Coelhos de Campos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Coelhos de Campos

#213020 | magno | 11 nov 2008 18:15

Alguém tem informações dos Coelhos de Campos da zona de Viseu, mais precisamente de Nespereira, freguesia de Mundão.

1.º Onde se encontram estes registos de nascimento, casamento e óbito?
é que tenho consultado os livros desta paróquia e não encontro nada.

2.º Tenho na minha linhagem uma descendente de um Coelho de Campos desta região. Alguém poderá confirmar algum destes dados:

1.João Pereira - nasceu em 27-11-1741 em Nespereira, Mundão, Viseu
1.1. Mãe - Rosa de Campos (também conhecida por Rosa Margarida) - Nasceu em Nespereira, Mundão (também aparece em Viseu)
1.2. Pai - Manuel Pereira - Nasceu em S. Cristóvão, S. Pedro de France
1.1.1. - Avô materno - João de Campos Coelho Loureiro - Nasceu em Viseu - licenciado e a exercer em Viseu (aparece numas certidões como "é por tradição...")
1.1.2. - Avó materna - Francisca de Almeida (não se sabe se casaram ou reconheceram as filhas: Rosa de Campos e Catarina Maria de Campos)

Todas as informações sobre este ramo são importantes, pois podem-me colocar no caminho para o apelido Coelho que aparece no Nobiliário.

Desde já o meu obrigado.
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213030 | Mavasc | 11 nov 2008 20:14 | Em resposta a: #213020

Caro confrade

Os Coelho e Campos andam aqui pelo Genea, mas dispersos, e não os tenho estudados.Há informação sobre eles na revista Viseense Beira- Alta, e há muitos por aqui.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=548027
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1035651

Ponha o nome no motor de busca e vai encontrar uma série deles, da mesma família, mas ainda não ligados. Ao que me lembre, o nome primitivo seria Coelho do Campo, e creio que vêem de um Senhor de Nespereira. São de Viseu, Mundão e Coutos de Santa Eulália ( Couto de Baixo e Couto de Cima).

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213077 | magno | 12 nov 2008 15:02 | Em resposta a: #213030

Desde já o meu obrigado pela sua resposta. Pelo genea ando farto de andar, mas falha sempre a ligação a este meu lado, daí ter posto a 1ª questão se estes registos de nascimento, de casamento e de baptismo estão nos livros de registos paroquiais de Mundão, ou se seriam registados em livros próprios por pertencerem à nobreza?

É que estou a fazer o levantamento dos índices da freguesia de Mundão e lá não constam estes senhores (pelo menos no livro Cx 16 n.º 4 - nascimentos de 1727 a 1746). O livro 1 e 2 estão muito detriorados e o nº 3 já exige uma boa dose de paciência para decifrar.


Se souber de mais alguma informação que me possa ajudar agradecia.
Já agora onde posso encontrar a dita revista e qual o número onde refere esta família.
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213107 | Mavasc | 12 nov 2008 18:21 | Em resposta a: #213077

Caro confrade Magno

A Revista Beira Alta é editada pela Assembleia Distrital de Viseu, mas sei de um confrade que a consultou cá em Lisboa na Hemeroteca Nacional, perto do Camões. Pelos índices verá onde andam os seus Coelhos do Campo.
Como lhe disse, eles são, também do Couto de Cima ( ou de Baixo?), talvez os encontre nos paroquiais desta zona.
Se quizer o contacto de um descendente, também lho posso dar, mas não sei se se interessa por genealogia.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213110 | magno | 12 nov 2008 19:04 | Em resposta a: #213107

Eu sou de Viseu. Vou tentar arranjar por cá a revista.

Assim vai ser mais fácil :)
O interesse aqui é de pessoas apaixonadas pela genealogia.

Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213111 | Mavasc | 12 nov 2008 19:20 | Em resposta a: #213110

Caro Magno

Fiz-me entender mal: não sei se esse descendente dos Coelho e Campos, o meu colega Rui, se interessa por genealogia!
Em Viseu, na Assembleia Distrital, encontra a Revista Beira Alta.

Eu também sou meia de Viseu, no caso, Moreira de Campos ou Moreira de Almeida Campos

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213140 | dvl | 13 nov 2008 09:58 | Em resposta a: #213110

Caro Magno,

Já consultou o Felgueiras Gayo no título de Coelhos, Campos, e também em " A Família Coelho de Campos Oficializada pelo Santo Ofício, de Luiz de Mello Vaz de São Payo, 1992?

Existe também outro livro que trata de várias famílias de Viseu, entre elas, os Coelho de Campos, Almeidas, etc, mas eu só tenho fotocópias e não sei o nome do dito livro.

Tenho bastantes dados sobre os Coelho e Campos, morgados da Nespereira. Se quiser contactar-me para o meu email: dvl70@hotmail.com

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#213150 | hbanha | 13 nov 2008 12:15 | Em resposta a: #213140

Caro Magno

No Livro Ascendências Visienses de Manuel Abranches de Soveral, existe um capitulo dedicado aos Campos Coelho, que se inicia com Gonçalo Pires Coelho que terá nascisdo cerca de 1360 e que termina com Francisco de Campos Coelho nascido cerca de 1603.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#219487 | magno | 25 jan 2009 12:07 | Em resposta a: #213020

Renovo o pedido

Preciso de informações de:

1.1.1. - Avô materno - João de Campos Coelho Loureiro - Nasceu em Viseu - licenciado e a exercer em Viseu (aparece numas certidões como "é por tradição...")

Deve ter nascido entre 1660-1690

Se era Licenciado, deve existir algum registo nos registos de Bachareis ???

Como o nome dele só aparece na certidão de casamento de um neto, não sei qual o nome dos pais, localidade ...
Assim a única esperança é que exista algum registo sobre este nome em Viseu (Mundão)

Obrigado por toda e qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220115 | magno | 01 fev 2009 07:20 | Em resposta a: #213140

Caro Confrade

Viva. Enviei-lhe em 16-11-2008 um mail e como não obtive resposta, gostaria de saber se recebeu o mail.

Desde já o meu obrigado.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220117 | hbanha | 01 fev 2009 10:18 | Em resposta a: #220115

Caro Magno
Como a mensagem se encontra no seguimento da minha presumo que se tenha referido a mim no que respeita ao mail.
Na verdade não recebi qualquer mail seu, se for o caso responda a esta mensagem.
Melhores cumprimentos.
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220118 | magno | 01 fev 2009 11:08 | Em resposta a: #220117

Obrigado pela sua pronta resposta, mas o mail que enviei foi para o Confrade Duarte Vilardebó Loureiro.

No entanto se me poder ajudar sobre este assunto dos Coelhos de Campos, ficaria muito agradecido.

É que estou desesperado, pois não consigo encontrar o elo de ligação desta família com a minha onde só consta o apelido Coelho e dada a proximidade, se não mesmo a mesma localidade (Nespereira).

Já agora o meu mail magno.jc@gmail.com

Com os melhores cumprimentos
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220122 | jacques | 01 fev 2009 13:14 | Em resposta a: #220118

Caro Magno

Pode consultar o seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=119227.

É possível que tenha alguma informação interessante para si.

No Felgueiras Gaio há um parágrafo em Coelhos dedicado aos Coelhos do Campo de Nespereira.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220125 | magno | 01 fev 2009 13:49 | Em resposta a: #220122

Caro Confrade,

desde já o meu obrigado pela resposta. Eu tenho o livro digitalizado do Felgueiras Gaio retirado da Biblioteca Nacional. E tenho feito a ligação dos Coelhos de Campos dessa obra com a que consta no GENEA.

O que é muito estranho é que consultando os registos paroquiais de Mundão, não encontro referência aos Coelhos de Campos, de Nespereira ou então não consigo essa ligação.

Com os melhores cumprimentos
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Coelhos de Campos

#220149 | jacques | 01 fev 2009 19:29 | Em resposta a: #220125

Caro Confrade

Será que a família terá registado os descendentes noutro concelho onde também tinha propriedades?

A minha Avó materna nasceu na Quinta do Cedro, Peso da Régua, então propriedade da Família, mas como também tinham bens em Lamego, nomeadamente a Casa de Calvilhe, foi lá registada, já com 5/6 anos, pois ela lembrava-se do facto.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen