Lista Emigrantes Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Lista Emigrantes Brasil

#213607 | gasparini | 19 nov 2008 23:04

Busco lista de emigrantes Brasil. Arquivo Paroquial e Civil - São Vicente - Madeira.
Certidão de nascimento de João da Cruz Andrade - nascimento provável 1879/1881(filiação: Daniel António de Andrade e Maria Henriqueta da Silva, estes casados em São Vicente - 1876)

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#213618 | beto vieira | 20 nov 2008 04:02 | Em resposta a: #213607

procuro as listas de passageiros dos vários navios que atracaram ou em santos ou no rio de janeiro entra 1928 e 1929 vindo de lisboa . Procuro alguma coisa sobre um certo Antonio afonso vieira

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214122 | SILVIAMC | 26 nov 2008 19:38 | Em resposta a: #213607

Busco a lista de emigrantes portugueses para o Brasil a partir de 1880,para achar a certdidão de nascimento do meu avô,Jose´de Carvalho Sobrinho,que veio para o Recife,Pernamuco,onde se casou e morreu,por volta de al35 a l949.Ele deve ter vindo de Trás os Montes,com certeza de navio,Muito Cordialmente,silvia caetano

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214124 | SILVIAMC | 26 nov 2008 19:43 | Em resposta a: #213618

Por favoe,quem tiver alguma lista de passageiros de navios,vindos de Portugal para o Brasil,para os Portos de Santos,Rio de Janeiro ou Recife, entre 1880 e 1900,faça a gentileza de me enviar para ver se encontro o meu avô,José de Carvalho Sobrinho.Cordialmente,Silvia Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214326 | ksaraujo | 29 nov 2008 14:35 | Em resposta a: #214122

Olá, Silvia.

Talvez eu poderei lhe ajudar com informações adicionais sobre o seu avô!
Mande um e-mail para o meu endereço particular em

k e l so n (a rr ob a) h o tm ai l . com

(escreva tudo junto) e, assim que me for possível, responderei, está bem?

Abraços e boa sorte,

Kelson

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214330 | SILVIAMC | 29 nov 2008 15:35 | Em resposta a: #214326

Caro Kelson,Meu avô chamava-se José de Carvalho Sobrinho,filho dos portugueses Francisco Carvalho e Delphina Ferreira,possivelmente de Trás os Montes.Uma vez recebi uma informação através desse forum de que eles deveriam ser do Concelho de Alijó.Meu avô veio para o Brasila,cho que sem os pais,talvez por volta de 1890,um pouco antes,um pouco depois,casando-se com Violante de Carvalho, com quem teve8 filhos.Acho que entrou pelo porto do Recife,cidade onde se casou e morreu,por volta de l938,mais ou menos.Digo isso ,porque,minha mãe que não era a mais velha,nasceu em 1913.Preciso muito da cetidão de nascimento dele para obter a cidaania portuquesa.Seria uma alegria se você pudesse ajudar-me.Muito Cordialmente,Silvia Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214331 | ksaraujo | 29 nov 2008 15:47 | Em resposta a: #214330

Mande um e-mail para o meu endereço particular em

k e l so n (a rr ob a) h o tm ai l . com

(escreva tudo junto) e, assim que me for possível, responderei, está bem?

Abraços e boa sorte,

Kelson

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214757 | Tecry | 05 dez 2008 01:41 | Em resposta a: #214124

Silva, Qual a filiação do Seu avô??
Encontrei o seguinte:
José de Carvalho
Data de Saída de Portugal : 22/10/1907
Destino - Rio
57 Anos
Nascimento - Fafe
Filiação : João Carvalho e Maria Oliveira
Seria este?

Observem todos que acessam a este forum: No site:
Museu do Emigrante tem uma listagem em DIÁSPORA com uma lista de emigrantes vindos para o Brasil: http://www.museu-emigrantes.org/museu.htm
É interessante.

No Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, encontra-se a lsitagem original de todos os navios vindos para o Brasiil. São relacoes originais transformadas em PDF
Abracos
Tecry

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214785 | SILVIAMC | 05 dez 2008 16:01 | Em resposta a: #214757

Caro Tecry,Muitissimo obrigado pelasua gentil informaçã.No entanto,acho que não deva ser meu avô , que era filho de Francisco Carvalho e Delphina Ferreira.Acho que ele deve ter vindo ´para o Recife,pois foi lá que se casou e morreu e onde se encontra o resto da família.Vou pesquisar no site do museu dos emigrantes.Gostaria também de fazê-lo no Arquivo Nacional,para onde já enviei e.mai e nunca recebi resposta.Você tem o site do Arquivo Nacional?Muito Cordialmente,Silvia Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#214827 | Tecry | 06 dez 2008 00:58 | Em resposta a: #214785

Olá Silvia,
Segue o solicitado:

http://www.arquivonacional.gov.br

CLIQUE em :
Movimentação de Portugueses no Brasil(1808 - 1842)

Abs

Tecry

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216178 | SILVIAMC | 22 dez 2008 20:09 | Em resposta a: #214757

Obrigada pela gentil resposta.Meu avô,Jose de Carvalho Sobrinho, era filho dos portugueses Francisco Carvalho e Delphina Ferreira.Acha que pode me ajudar e encontra informações a respeito?Certidão de casamentos dos bisavós,ou de nascimento do avô?Muito Obrigada por qualquer ajuda,Silvia CaetanoA

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216232 | Tecry | 23 dez 2008 12:44 | Em resposta a: #216178

Silvia,

Infelizmente não posso ajudar pois moro no Rio de Janeiro.
Lendo suas mensagens anteriores, li que vc enviou emails para o Arquivo Nacional. Minha sugestão é que vá ao Arquivo, no andar térreo . Vc pode pesquisar o que vc quiser, eles têm tudo nos computadores . Eu estive lá vendo listagem de navios. Eles têm os originais das listagem de TODOS os navios (por ano) que vieram para o Brasil. Só que: são originais escaneados e colocados em PDF para consulta nos computadores... Além de informações de nome, data, navio, idade (?), procedência não existe nenhuma outra informação sobre os viajantes.
Abs, Tecry

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216400 | paupir | 26 dez 2008 16:07 | Em resposta a: #214331

Hola, soy de Argentina
Mi abuelo emigró para Brasil, Rio de Janeiro entre 1912/1916. Donde puedo averiguar si exixten datos sobre su desembarque, y demás datos? ya que necesito saber en que año llegó el exactamente. SU nombre era Alexandre Pires, de Vale de Espinho, Sabugal, Guarda, Portugal
Muchas gracias!
Paula Piris

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216413 | ksaraujo | 26 dez 2008 19:46 | Em resposta a: #216400

Hola, Paula.

Por favor, escriba un mensaje a mi correo electrónico según arriba que le responderé lo más pronto posible.

Saludos,

Kelson

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216931 | gasparini | 31 dez 2008 19:12 | Em resposta a: #213607

Brasil, SP:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/cultura/museus.htm

http://sampa.art.br/museus/memorialimigrante/

http://sp450anos.terra.com.br/interna/0,,OI236630-EI2551,00.html

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#216940 | gasparini | 01 jan 2009 00:45 | Em resposta a: #216931

Atalho para pesquisa (São Paulo - Brasil)
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

Apenas digitar o nome ou apelido e ... . ( votos de sucesso).
Abraços cordiais.
Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#218426 | edu777 | 14 jan 2009 17:35 | Em resposta a: #214124

por favor quem tiver uma lista de passageiros de navios,vindosde portugal para o brasil,para os portosde santos,rio de janeiro e soao paulo entre 1900 a 1930,faca a gentileza de me enviar.pois preciso saber se ali consta a freguesia do meu avo,vindo de portugal.desde ja agradeco todos aqueles que estao lendo e se protificarem em me ajudar.pois Deus os abensoara no nome de Jesus.meu avo se chama fracisco barroso nasceu 22 de marco de 1892 em lisboa.obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#249528 | Samuel C O Castro | 08 fev 2010 19:46 | Em resposta a: #216940

Prezados colegas,

Na tentativa de auxilar aos colegas, complemento as informações acima, repassando o que recebi, indicando o site contendo a "Lista de Chegada de Navios Imigrantes em Portos Brasileiros" , aqui em http://weber.ruiz.googlepages.com/navios_imigrantes.html . Na oportunidade, informo que não conheço outros elementos dos dados ali contidos.

Fraterno abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#249530 | M.Ribeiro | 08 fev 2010 20:55 | Em resposta a: #214757

Tecry

Estou vendo que a sua mensagem já tem um ano. Isto que você informa significa que se eu for ao Arquivo Nacional já posso pesquisar todas as listas de todos os navios que trouxeram portugueses em 1910 para o Rio de Janeiro, para achar os nomes de meus bisavós? Durante muito tempo isto não era possível porque o Arquivo encontrava-se em reforma.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#253174 | MartaV | 15 abr 2010 11:23 | Em resposta a: #249528

Caro Samuel de Castro,

Reparei que possui algumas informações sobre a forma de pesquisar portugueses emigrados para o Brasil. Daí que lhe esteja a pedir ajuda.
De que forma poderei saber informações sobre Portugueses que foram para o Brasil no séc XIX (pelos anos 30, 40 ou 50), mais concretamente para o Rio de Janeiro, mas não à procura de trabalho, ou seja, passando pelas hospedarias, etc. Falo de Portugueses com um certo estatuto social que, por qualquer razão, resolveram instalar-se no Brasil. Já pesquisei no site do arquivo nacional Brasileiro e nada encontrei.

Agradeço uma ajuda no sentido de eu poder continuar as minhas pesquisas sobre os meus ascendentes.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

PS Coloquei, um pouco antes do envio desta mensagem uma outra, com conteúdo idêntico, iniciando um novo tópico. Infelizmente ainda não tinha visto este tópico onde agora escrevo!

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#253179 | Samuel C O Castro | 15 abr 2010 14:56 | Em resposta a: #253174

Prezada Marta,

Em outros links tenho indicado o site www.telelistas.net, onde se pode localizar pessoas no Brasil que tenham telefone atualmente. Podendo ali se procurar por nome completo, apelidos compostos, ou simples, neste caso quando são bastante incomuns, também por Estado, e quando se sabe, por cidade.

Já, especificamente quanto a seu pedido, não tenho informações para lhe ajudar, pois não sei se no Rio de Janeiro tinha algum Organismo a exemplo da Hospedaria do Imigrante que existiu em São Paulo. Naquela cidade (RJ), creio que se contatasse o Consulado português, bem provável que eles possam dar alguma dica para esse tipo de pesquisa. Pela NET, podes conseguir o endereço e telefone de contato do Consulado. No próprio site da telelistas indicado, digitando por nome Consulado de Portugal e selecionando RJ, encontra-se 2 endereços, podendo para lá escrever ou telefonar.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Ótima semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#253181 | MartaV | 15 abr 2010 15:05 | Em resposta a: #253179

Caro Samuel Castro

Muito obrigada pela rápida resposta. Irei tentar o consulado, pode ser que tenha sorte.

Um abraço,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#318726 | santos | 06 dez 2012 17:30 | Em resposta a: #253181

Agradeço a quem possuir a lista de imigrantes do porto de leixoes para o brasil entre 1860 e 1870 o especial favor de me enviar. Vas_1950@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#318736 | MartaV | 06 dez 2012 20:18 | Em resposta a: #253179

Caro Samuel Castro,

Agradeço-lhe as indicações. Infelizmente, quanto a este ramo da família, parece-me que cheguei a um "beco sem saída", pois o acesso a fontes fora de Portugal tem sido complicado.

Um abraço,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Lista Emigrantes Brasil

#318823 | mila1000 | 08 dez 2012 22:41 | Em resposta a: #318736

Confreira Marta,
Qual o nome da pessoa que está procurando?Em que ano ela chegou ao Brasil?

Tentarei ajudá-la no que for possivel.

Mila

Resposta

Link directo:

Lista Emigrantes Brasil

#404097 | xtna | 13 jun 2018 14:13 | Em resposta a: #214122

Silvia. Achei o nome de meus avós na Cidade de Braga, Portugal. no Arquivo Distrital. Lá é responsável por toda aquela região , inclusive Tras-dos-Montes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 13:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen