Jorge de Cabedo de Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15147 | GSantos | 03 jan 2002 03:06

Gostava de saber o nome dos pais de Jorge de Cabedo de Vasconcelos, que foi avô do primeiro Visconde de Zambujal, Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo Branco do Couto.

Desde já agradeço a quem me possa ajudar.

Guilherme Santos

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15148 | rafael mião | 03 jan 2002 03:11 | Em resposta a: #15147

Amanhã ou ainda esta noite talvez consiga responder-lhe,sem prejuizo de alguém responder antes,o que é de louvar.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15149 | rafael mião | 03 jan 2002 03:36 | Em resposta a: #15147

Ex.mo Senhor
O terreno onde construi a minha casa,onde habitualmente resido,no Faralhão,arredores de Setúbal,era da Casa Cabedo,de Setúbal e ainda tenho em meu poder o recibo da Companhia Geral de CRÉDITO pREDIAL Português,que amortizei em 22/7/1971,em nome de Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo Branco do Couto e o título de "distrate"(?) foi-me entregue a 6/10/1971.E aqui próximo de minha casa existia uma capela da invocação de Santo Ovídio,por isso a povoação actual é Faralhão e Santo Ovídio,Capela própria edificada por Manuel Cabedo,filho de Jorge Cabedo e de D.Teresa Pinheiro,que a vinculou e deixou aos descendentes de seu irmão Miguel de Cabedo no séc.XVI.Na igrEJA MATRIZ DE sETÚBAL(Santa Maria)existe um lindo mausoléu(campa)armoriado com as armas dos-Cabedos.Tenho mais apontamentos,mas não os tenho agora à mão.
Talvez o que lhe digo pouco ou nada lhe deve interessar,mas como há quem leia os tópicos e apreciam estas pequenas histórias,que eu também gosto muito,lembrei-me de dar esta informação curiosa,sem outro intuito.
Com os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15162 | GSantos | 03 jan 2002 13:51 | Em resposta a: #15149

Obrigado pela pronta resposta.

A pergunta que fiz vem também do interesse em saber donde lhes vem o nome 'Sardinha da Cunha'.

Obrigado

Guilherme Santos

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15163 | GSantos | 03 jan 2002 14:00 | Em resposta a: #15149

Sei que no início do século XVIII viveu o Dr. Filipe de Abranches Castelo Branco, que teve pelo menos dois filhos: Manuel da Cunha Sardinha e Luís de Abranches Castelo Branco.

Haverá alguma relação entre eles?

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15175 | rafael mião | 03 jan 2002 15:33 | Em resposta a: #15163

Digo-lhe já,enquanto tento saber onde tenho qualquer coisa do tombo da casa-QUEBEDO ou Quevedo,mas existe numa casa(logo vejo se existe ainda)perto da igreja de São Julião,em Setúbal e para mim uma maravilha,pela sua simplicidade e escultura,é pequena e parece-me do séc-XV,não tem elmo,paquife e muito menos timbre e são falantes:Salemas?ou antes-Sardinhas-o que deve ser.Gosto gosto muito de heráldica é raro não olhar para a referida pequena pedra de armas,com carinho,embora eu não tenha nada a ver com Salemas e Sardinhas.Mas,nunca se sabe,porque em GENEALOGIA,nunca acabamos por destrinçar todos os nossos ramos familiares,por muito que vivamos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#15176 | rafael mião | 03 jan 2002 15:36 | Em resposta a: #15175

Quando falo em -tombo-não haja confusão:são uns apontamentos sobre os Quebedos e nada mais.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#340877 | lsimas | 13 jan 2014 14:27 | Em resposta a: #15149

Caro Rafael Carvalho,
O meu nome é Luís Filipe da Costa Cabedo e Simas e a minha avó paterna, Maria Aldegundes de Saldanha da Gama de Cabedo, era filha do 4.º Visconde do Zambujal, José Bruno de Cabedo e Vasconcelos Sardinha da Cunha, pelo que a informação que refere na sua mensagem é de todo o interesse para mim, uma vez que estou a recolher um conjunto de informação sobre os Cabedos de Setúbal.
Ficaria muito grato se me pudesse enviar cópias do que refere.
Aguardo um seu contacto

Luís Simas

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Cabedo de Vasconcelos

#345090 | yesbut | 14 abr 2014 22:30 | Em resposta a: #340877

o 1.º Barão e 1.º Visconde de Zambujal foi JORGE DE CABEDO DE VASCONCELOS SARDINHA DA CUNHA, nascido em 1783 e faleceu em 1850, casado com Rita Delfina da Graça de Almada e Lencastre; o 2.º foi JOSÉ BRUNO DE CABEDO E VASCONCELOS SARDINHA DA CUNHA, nascido em 1811 e falecido em 1874, casado com Carlota Augusta da Cunha Sousa e Vasconcelos Montaury; o 3.º foi JORGE DE CABEDO E VASCONCELOS SARDINHA DA CUNHA, nascido em 1843 e falecido em 1898, casado com Teresa Maria da Conceição Pais de Sande e Castro; o 4.º foi JOSÉ BRUNO DE CABEDO E VASCONCELOS SARDINHA DA CUNHA, casado com Maria Augusta Saldanha da Gama. Este último casal é o progenitor da minha mãe MARIA ALDEGUNDES SALDANHA DA GAMA DE CABEDO SIMAS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 11:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen