Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Brasil

Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#213657 | JBacelar | 20 nov 2008 18:53

Caros Confrades,

procuro informações sobre este meu antepassado, que nasceu em S. Paio de Vizela em 13.08.1839 e faleceu em São Paulo (Brasil) em 13.10.1914.

Pelo que sei, era um iluminista e defensor do Abolicionismo no Brasil, tendo desempenhado um papel importante nesse aspecto na cidade de Sorocaba.

Aguardo por notícias.

João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#214583 | JBacelar | 03 dez 2008 00:49 | Em resposta a: #213657

Outras ligações:
- S. José de Mepomuceno
- Jacareí

Existe alguém com mais dados deste escritor de Guimarães?

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#217156 | JBacelar | 03 jan 2009 01:36 | Em resposta a: #214583

Caros confrades, no começo de mais um ano, volto a insistir. Será que alguém tem mais dados relativamente a este meu antepassado e ascendentes/ descendentes?

Votos de um excelente 2009
JBacelar

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#234097 | JBacelar | 13 jul 2009 15:09 | Em resposta a: #217156

Perdoem-me a insistência, mas continuo a precisar de dados relativamente a este assunto. Parece-me que os seus irmãos usaram todos o apelido Gomes, mas variavam o último apelido entre Oliveira (materno) e Azevedo.

Cumprimentos
JBacelar

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#257837 | fromeroprado | 04 jul 2010 03:19 | Em resposta a: #234097

Quem foi Azevedo Sampaio?

Antonio Gomes de Azevedo Sampaio foi um português, nascido na freguesia de Caldas de Vizela em 13 de agosto de 1839 e que abandonou a terra natal devido suas idéias republicanas. Chegou ao Rio de Janeiro em 1854 e em Jacareí em 1868. Era farmacêutico e naturalista; homem culto, liberal e republicano, influente na vida pública local e líder do movimento abolicionista. Foi o autor do livro “Abolicionismo” em 1890. Era cunhado do industrial Luis Simon e faleceu em São Paulo em 13 de outubro de 1914.

fromeroprado@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#257951 | JBacelar | 05 jul 2010 15:42 | Em resposta a: #257837

Caro amigo,

obrigado pela sua informação. Adiantou alguns dados que não sabia, como é o facto de ele ser cunhado de Luis Simon, e a data exacta do falecimento, que eu não sabia ser 13 ou 18, pela difícil caligrafia do documento que tenho e que faz essa referência.

Penso, no entanto, ser de alguma forma um erro dizer que ele abandonou Portugal devido às suas ideias republicanas, pois ele tinha apenas 15 anos. Se a informação que pesquisei estiver correcta, acredito mais que tenha abandonado Portugal à procura de uma vida melhor, uma vez que parece que o seu pai tinha sido preso por ter tomado partido de D. Miguel durante as lutas de sucessão com o seu irmão, D. Pedro IV de Portugal, depois D. Pedro I do Brasil.

Tem mais informações que me possa dispensar? Descendência, por exemplo?

Muito grato,
JBacelar

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#286704 | Walter Willy | 07 set 2011 15:21 | Em resposta a: #213657

Eu sou bisneto de um irmão dele chamado João Gomes de A zevedo que viveu em Taruaçu distrito de São João Nepomuceno. E tenho algumas cartas de parentes de Portugal. Entrarei em contato brevemente.

Resposta

Link directo:

RE: Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#286725 | JBacelar | 07 set 2011 19:02 | Em resposta a: #286704

Aguardo então o seu contato.

cumprimentos
João Bacelar

Resposta

Link directo:

Escritor António Gomes d'Azevedo Sampaio

#415407 | limeliee | 06 jun 2019 18:45 | Em resposta a: #213657

Ola,

Sou historiadora e pesquisadora e no momento busco informações sobre o senhor Antonio Gomes de Azevedo Sampaio.
Vocês poderiam compartilhar fotografias, caso tenham? Ou mesmo documentação que se relacione a participação dele no movimento abolicionista da cidade de Jacareí?

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen