Militar servindo no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Formação

Militar servindo no Brasil

#217316 | iplcamara | 04 jan 2009 16:44

Bom Ano de 2009 para todos. Venho participar deste forum, esperando encontrar alguém que me possa orientar.

Sou brasileira. Moro em Lisboa. De minha família paterna (de tradição militar), consegui chegar a meu trisavô, o Coronel Antonio Jozé de Lima, nascido na Bahia, em 1804, cirurgiáo ajudante do Exército, filho e neto de pai e avô homônimos.

Embora ainda nada tenha encontrado sobre o pai (meu tetravö). achei um Capitão de Artilharia Antonio José de Lima que, em 1755, viajou a Natal, no Rio Grande do Norte, para cerimônia de instalação da nova Câmara Municipal (Fonte: MEDEIROS FILHO, Olavo.Aconteceu na Capitania do Rio Grande.Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte,1997, p.101-108).

Pelas datas, este poderia ser meu pentavô. O que eu necessitaria agora, portanto, seria encontrar uma lista dos militares portugueses que, no século XVIII, estariam servindo à Coroa no Brasil.

Alguém pode me orientar? Desde já agradecida. Irene Pessôa de Lima Cämara

Resposta

Link directo:

Capitão de Artilharia António José de Lima

#217329 | abribas | 04 jan 2009 18:08 | Em resposta a: #217316

Olá Irene,
Não domino essa área, mas por acaso já tentou no livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal" http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440 do Nuno Borrego?

Pode ser que algum confrade mais atento, e possuidor do livro, possa entretanto dar uma ajuda, verificando se existe algo sobre o Capitão de Artilharia António José de Lima no referido livro.
Abraço e Bom Ano
António

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#217353 | Gilson Nazareth | 04 jan 2009 21:31 | Em resposta a: #217316

Irene,
Tudo certo?
Tente no Arquivo do Exercito/RJ encontrar as "RAZÕES DE CADETE" do seu antepassado nascido em 1804.
Eles atendem por email ,vindo a consulta de fora do RJ.

Nas razões costuma ter a certidão de batismo.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Artilharia António José de Lima

#217403 | iplcamara | 05 jan 2009 10:37 | Em resposta a: #217329

Prezado Antonio,

Obrigada pela pronta resposta. Vou procurar o livro e comprá-lo para dar continuidade à minha pesquisa. No Rio, pude adiantar alguma coisa junto ao Ministério do Exército, a respeito de meus antepassados militares. Agora, já estou de volta a Lisboa e vou trabalhar na sua ascendência.

Um afetuoso abraço, Irene

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#217406 | iplcamara | 05 jan 2009 10:49 | Em resposta a: #217353

Prezado Gilson,

Já estive no Ministério do Exército no Rio e pesquisei os maços de "Fé de Ofício" de meus parentes. Fora a data de nascimento e o nome do pai (homônimo), não consegui nenhuma outra informação concreta sobre os ancestrais.

Obrigada pela dica.

Abraço,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#217466 | Gilson Nazareth | 05 jan 2009 16:57 | Em resposta a: #217406

Irene,
Na Fé de Ofíucio tem raros dados genealógicos.
Nas Razões de Cadete o canditado tem que provar sua BOA ORIGEM.
Só pessoas de um certo nível social podiam ser oficiais do exercito ou marinha.
Pesquisar nas Razões de Cadete pode ser sua soluição.
A coleção começa em 1808 e vai até a Repúublicva.,quando desaparece o instituto de cqualidade de sdangue.
Boa sorte
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#217471 | iplcamara | 05 jan 2009 17:20 | Em resposta a: #217466

Gilson,

Muito obrigada pela boa orientação. Vou entrar em contato com o Min. Exército e temtar descobrir alguma coisa.

Abraço,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#226858 | NISGM | 19 abr 2009 17:03 | Em resposta a: #217471

E estando em Lisboa já pensou em procurar por esses nomes no Arquivo Histórico Militar? Parece que seu parente já seria coronel do Exército brasileiro mas tendo nascido em 1804 não poderiam seus (dele) antepassados ser também militares e portugueses?
Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#226865 | iplcamara | 19 abr 2009 17:13 | Em resposta a: #226858

Prezado Nuno,

Obrigada. Estou em contato com o Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa. Há vários documents que preciso de tempo para ir pesquisar. Vamos ver... Obrigada pela dica.

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Militar servindo no Brasil

#226867 | NISGM | 19 abr 2009 17:21 | Em resposta a: #217316

Prezada Irene,

Eu sugeria o Arquivo Histórico Militar, em santa apolónia, junto ao Museu militar, como outra frente a seguir em paralelo. Em princípio terão folha corrida (currículo) de todos os oficiais portugueses já falecidos.

Pode ser que o seu capitão de artilharia esteja por lá, ou que pelo menos alguém lhe explique como era o sistema com os militares nas colónias, muitas vezes pertencentes a regimentos portugueses deslocados temporariamente para o Brasil.

E se a família se manteve sempre tão militar é possível que já antes do coronel Antonio José de Lima seu (dele) pai e avô também já fossem militares

Não sei se no século XVIII existia em Portugal um quadro próprio de oficiais/militares coloniais, como mais tarde chegou a haver.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen