Rates, Póvoa de Varzim

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Rates, Póvoa de Varzim

#218243 | mafs | 12 jan 2009 21:58

ex. mos srs

relativamente a esta freguesia nao estao disponiveis no Arquivo Distrital do Porto os registos de baptismos de 1774 a 1826. podem me informar se ha alguma forma de os consultar ou outra forma de registo que os substitua.

obrigado

mafs

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340202 | mafs | 31 dez 2013 15:54 | Em resposta a: #218243

Ex. mos srs

relativamente a esta freguesia nao estao disponiveis no Arquivo Distrital do Porto os registos de baptismos de 1774 a 1826. podem me informar se ha alguma forma de os consultar ou outra forma de registo que os substitua.

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340209 | Limão | 31 dez 2013 18:54 | Em resposta a: #340202

Cara mafes,

S. Pedro de Rates, nem sempre pertenceu ao Porto, penso que já pertenceu a Braga, ou Barcelos. Ao longo da história, são sempre efectuadas alterações, com o propósito de lançar a confusão no Povo. Assim lhe convém.
Por mim, isso devia ser estritamente proibido. S. Pedro de Rates, já foi vila, outrora muito importante, nos "Caminhos de Santiago" de Compostela, que ligavam a Barcelos, a a Tui, na Galiza.
Mas, mesmo hoje em dia, continuam esses lacaios do poder, a extinguir freguesias, a torto e a direito, que mais tarde vão trazer muitos transtornos ás populações. Desertificarão o país, se ninguém se lhe opuser.
Mudam os nomes ás ruas e aos lugares, mesmo históricos, extinguem freguesias, acabam com os comboios económicos, fecham as estações, e os apeadeiros, etc,.., tudo pelo interesse mesquinho de compadrice, destroem tudo, acabam com Portugal.
Cumprimentos,

Limâo.

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340215 | rfmc | 31 dez 2013 22:20 | Em resposta a: #340209

-

"A freguesia de São Pedro de Rates foi, antigamente, uma vila da comarca de Barcelos, composta por uma só freguesia, de invocação de São Pedro; era abadia da apresentação do ordinário e comenda da Ordem de Cristo. Em 1839 aparece na comarca de Barcelos; em 1852 na de Vila do Conde e, em 1884, na da Póvoa de Varzim. Pertence à diocese de Braga.
Localidade
Rates - Póvoa de Varzim
Estatuto legal
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos.
História custodial e arquivística;
Incorporações efectuadas pela Conservatória do Registo Civil da Póvoa de Varzim (19 de Março de 1940, 30 de Março de 1943, 28 de Março de 1953, e 16 de Dezembro de 2004) e pelo arquivo Distrital de Braga. Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase. Em 1994 foi publicado o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, no âmbito do Inventário do Património Cultural Móvel. "
----
http://pesquisa.adporto.pt/details?id=491968
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340247 | tdmatos | 01 jan 2014 21:07 | Em resposta a: #340202

Boa tarde,

Também me deparei com hiatos aproximadamente no mesmo período que refere, na freguesia de (Santa Maria de) Terroso, Póvoa de Varzim, aquando consulta no AD Porto (online). Também me pergunto onde estarão os livros que faltam. Não estão na Igreja Paroquial nem no Arquivo Distrital de Braga, nem no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim (cujas cópias digitais dos livros foram compradas ao AD Porto)...

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340248 | mafs | 01 jan 2014 21:22 | Em resposta a: #340247

Boa noite

Que localidades estudou?

Podia mos trocar informações, quer trocar email?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340272 | tdmatos | 02 jan 2014 11:16 | Em resposta a: #340248

Bom dia,

Estudei (não exaustivamente) Terroso, Amorim e Beiriz, pois tenho antepassados nessas três freguesias. Tenho também em Rates mas não consegui investigar essa linha devido ao hiato nos livros da paróquia de Terroso. O meu email é tiagodanielmatos arroba gmail.com (tudo junto).

Cumprimentos

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340296 | ppb | 02 jan 2014 18:51 | Em resposta a: #340248

Boa tarde,

Quando estudei a minha família de Vila do Conde, Junqueira e Santagões, perto de Rates, deparei-me com situação semelhante.
Entrei no site do arquivo do Porto e fiz o pedido de consulta e reprodução e, quase sempre, eles enviaram o que pedi.
Pode ser por não terem tudo digitalizado.
Experimente contactá-los e verá se não existe o período que pretende ou se apenas não está disponível.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: Rates, Póvoa de Varzim

#340311 | mafs | 02 jan 2014 22:54 | Em resposta a: #340296

boa noite

tenho vários antepassados em Junqueira

podemos trocar dados.

peça meu email ao moderador

obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 12:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen