Actual Conde de Burnay

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Direito | Famílias

Actual Conde de Burnay

#219186 | Luís A. Gomes | 22 jan 2009 01:44

Boa noite.
Sou estudante no ICSP e estou a fazer um trabalho para Sociologia sobre o Conde Henrique de Burnay.
Gostaria de incluir no meu trabalho uma árvore genealógica dos seus descendentes até ao actual detentor do título. Alguém me pode informar quem é, uma vez que neste site só aparece até Pedro Henrique de Burnay no princípio do século XX?
Desde já agradeço.
Cumprimentos,

Luís Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219189 | Luis_Froes | 22 jan 2009 02:52 | Em resposta a: #219186

Caro Luís Gomes,

Creio que a representação do título de Conde de Burnay se encontra na Marquesa-Mãe da Praia (também representante do título de Visconde do Marco), que encontrará aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7609

Também num outro tópico, para o qual remeto, verificará existir opinião semelhante:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=8984#lista

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219210 | Luís A. Gomes | 22 jan 2009 11:30 | Em resposta a: #219189

Caro Luís Froes,

Obrigado pela sua resposta. Será que me podia esclarecer o que quer dizer com "a representação do título de Conde de Burnay se encontra na Marquesa-Mãe da Praia"? Quer isto dizer que não existe um Conde de Burnay? O que significa representação? É o mesmo que ser titular? E, já agora,não deveria o titular ser um homem?
Segundo os lonks que me enviou este título deixa de estar vinculado à família Burnay para passar a sê-lo na família Coutinho. Como é isto possível.
Perdoe a minha ignorância, mas estou a entrar de novo nestas coisas e estes esclarecimentos são importantes para o trabalho que estou a fazer, que incide especialmente nos últimos anos da monarquia.
Obrigado e cumprimentos,

Luís Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219215 | Luis_Froes | 22 jan 2009 13:43 | Em resposta a: #219210

Caro Luís Gomes,

Não me peça desculpa, por amor de Deus, porque as suas perguntas fazem todo o sentido.

Dir-lhe-ei, sem a pretensão de ser exaustivo e rigoroso no plano jurídico, que quando digo que «a representação do título de Conde de Burnay se encontra na Marquesa-Mãe da Praia» quero dizer que a Marquesa da Praia (e Monforte) é a actual Condessa de Burnay, mas que, por circunstâncias que me são alheias, não requereu, como podia, o alvará (no caso do extinto Conselho de Nobreza) ou a autorização do actual Instituto da Nobreza Portuguesa (que é, hoje, mais ou menos consensualmente, e sem prejuízo de se poder debater esta questão, tido como o instituto regulador da identificação e reconhecimento das formas de tratamento, dignidades e distinções honoríficas portuguesas e dos seus destinatários criadas antes de 5 de Outubro de 1910) em que poderia ver reconhecido o seu direito ao título.

Existe a regra segundo a qual o varão precede, pelo que só na ausência deste é que a titularidade cai na esfera da senhora, o que ocorreu neste caso por morte sem descendência do único irmão da Marquesa da Praia.
E é por isso que, de facto, e como muito bem diz, o título de Conde de Burnay é hoje património dos Marqueses da Praia e da família Borges Coutinho.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219270 | Luís A. Gomes | 22 jan 2009 23:18 | Em resposta a: #219215

Caro Luís Froes,

Muito obrigado pelo seu pronto esclerecimento. Afinal não é tão complicado como parecia à primeira vista.
Devo dizer, a bem da verdade, que este site é uma ajuda preciosa. Sem ele nunca poderia ter esclarecido - também com a sua amável colaboração - esta dúvida que tinha há bastante tempo.
Mais uma vez obrigado.
Até breve,

Luís Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219296 | manelsp | 23 jan 2009 10:37 | Em resposta a: #219270

Já agora, não sei se conhece o comentário da "Senhora" Rattazzi sobre a Família Burnay. Malicioso, sem dúvida, mas claro quanto ao seu apogeu nos últimos anos do século XIX.
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219303 | Luís A. Gomes | 23 jan 2009 11:45 | Em resposta a: #219296

Caro Manuel Pizarro,


Muito obrigado pela sua informação.
Por acaso não conheço o comentário que refere.Será que me poderia informar onde se encontra?
Desde já agradeço.
Os meus cumprimentos,

Luís Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219304 | zamot | 23 jan 2009 11:53 | Em resposta a: #219296

Caro Manuel

O meu Avô costumava dizer com alguma graça " A unica coisa que herdei da herança Burnay foi a asma"

Um abc


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219311 | Luis_Froes | 23 jan 2009 13:19 | Em resposta a: #219304

Caro Zé Tomaz,

Tem graça, porque o meu Avô Zélito dizia exactamente o mesmo! Asma que eu herdei, por sinal...

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219421 | manelsp | 24 jan 2009 14:16 | Em resposta a: #219304

Caro Zé,
cá vai o texto, para que se ria, entendendo que esta senhora deixou cá poucos amigos por "pérolas" como esta. um abraço
Manel

Não é possível aludir ao comércio e indústria sem falar da tribo dos Burnays. Há entre os árabes várias tribos dos Bem Ahmet; os russos têm os cossacos do Don; Paris possui as carreiras da América; em Lisboa há os Burnays. Mas sosseguem, porque eles não assentam os arraiais na rua nem cozinham ao ar livre. É uma tribo elegante.
O primeiro Burnay, que há alguns Anos pisou solo português, era um bom belga, perceberam?... Da boa Bélgica, compreendem?... Foi pai de muitos filhos, que goram pais de tantos outros, e assim se constituiu a tribo dos Burnays. Desde então começou a entrar, a infiltrar-se, a penetrar em toda a parte e acabou por encher Portugal com os seus membros. Lisboa, Porto, as outras cidades do reino, as ilhas, tudo está invadido pelos Burnays que onde põem os pés deixam, como as borboletas da lagarta, milhões de ovos habilmente fecundados para a propagação da espécie. De quem é aquela tabacaria? Do Sr. Burnay. E aquele hotel? E aquela casa? E aqueles navios? E aqueles vapores? E aqueles omnibus? E aquela tinturaria? a quem pertence aquela cervejaria? Aquela fábrica de caldeiras? Aquela fundição? Esta mercearia? Esta padaria? Aquele armazém de modas? Aquela casa de campo? E aquela cordoaria?... Ao Sr. Jacinto Bu7rnay, ao Sr. João, Pedro, Paulo, Tiago Burnay. Sempre a um Burnay; uma verdadeira paródia do conto de Perrault, o Gato das Botas!
Afora as indústrias e comércio de todas as espécies, a família, ou para melhor dizer, a população dos Burnays,m tem também, pelas suas ramificações, influência política; cria deputados, ministros, etc; estes, uma vez no poder, enriquecem os pequenos Burnays embrionários, conseguindo obter para eles fornecimentos do Estado, benefícios, concessões e outras doçuras idênticas.
É tão numerosa a tribo dos Burnays que não bastam os 365 nomes dos santos do calendário para os distinguir. Há tantos, que tomaram números de ordem como os soberanos. Há Henrique XII Burnay, Vicente XXIV Burnay, Augusto II Burnay, Luís XIV Burnay, Constâncio V Burnay, João VII Burnay, etc., etc. Se os ovos continuarem a chocar receio bastante que a raça portuguesa acabe por ser absorvida pela raça burnay. Nesse dia a Lusitânia dará lugar à Burnaisia. Mencionaremos a par dos Burnays, quanto mais não seja como contraste, os galegos. Uns exploram, outros são explorados.
RATTAZZI, Maria, Portugal de Relance, Antígona, pp.301-302.

Resposta

Link directo:

RE: Actual Conde de Burnay

#219422 | manelsp | 24 jan 2009 14:17 | Em resposta a: #219303

Ja anexei o texto na mensagem que enviei ao confrade Zé Tomaz neste tópico
Cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen