Castro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Castro

#219360 | rogerio4 | 23 jan 2009 19:55

Senhor Samuel Castro
Sou novo no site e não sei se entrei pelo sítio certo, mas como sou Castro e tenho alguns dados de nomes de antepassados meus - Castros - pode ser que estes poucos elementos sirvam para ajudar a colmatar algumas "faltas" de elementos que necessite. Já agora, agradeço qualquer informação relacionada com estes nomes que lhe menciono. Não sei se é esta a maneira correcta, mas começo pelos dados mais "longínquos".
Pêro de Castro, sr. do Assento, em Antime c. c. Jerónima Maria n. S.Paio 13.03. 1633(?) tiveram Gonçalo de Castro c. c. Maria Gonçalves (Loureira) n. Eirós, Quinchães, tiveram Domingos de Castro b. em Quinchães 25.11.1640 c.c. Isabel Gonçalves b. 9.10.1639, f. 26.09.1684, tiveram Ana de Castro, b. em Eirós, Quinchães em 1663, c.em 6.09.1693 c. Jerónimo de Andrade n. em Docim, Fafe, em 18.2.1666. tiveram António de Castro e Andrade n. 25.04.1705 c. c. Francisca Lopes da Silva tiveram António José de Castro e Azevedo, sr. da Casa de Vila Boa em Joane, V.N.Famalicão, c.c. Maria Teodora Cardoso do Couto e Vasconcelos, tiveram Francisco Jerónimo de Vasconcelos e Castro, com.ordem N.Sra.Conceição,sr de Vila Boa, n. 24.08.1786 c.c. Maria José Corrêa de Faria, tiveram Vicente Manuel de Vasconcelos e Castro, sr. de Vila Boa, c.c. Joaquina Correia Machado n. na Quinta da Lamela, Guimarães, em 2.08.1824, tiveram Maria Emília Ribeiro de Vasconcelos e Castro c.c. Rodrigo Martins de Oliveira e Sousa da Quinta da Lamela, Guimarães, tiveram Cipriano de Castro Martins n. Qta da Lamela em 1886 - meu avô.
Espero que a lista seja útil.
Cumprimentos,
Rogério P.C.M.

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219369 | Samuel C O Castro | 23 jan 2009 21:42 | Em resposta a: #219360

Estimado Rogério,

Agradeço seu contato, que me é sempre prazeiroso responder. Esse contato poderia ter sido feito em algum tópico que iniciei, onde numa mensagem minha, poderia me contatar, baltando entrar no link "responder para o fórum". Mas tudo bem.

Pesquisando na base, não encontrei os nomes informados. Mas, tenho ali uma pendência de ligação de um possível casal de primos, onde de um lado tem os ascendentes e descendentes na base, mas no outro não consegui entroncar a pendência que abaixo exponho e acho deve ter alguma ligação com os que informaste:

Avelino Augusto Pereira de Castro Guimarães – N-14.4.1906, na V. do Conde
Esposa: D. Maria Vitória de Almeida Garrett Corrêa de Freitas (ou Vitória de Castro Garrett Corrêa) – N- 21.3.1906, na Freguesia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso, onde foi B-28.5.1906 – C-12.11.1929, na Capela da Quinta do Penedo - DOAFSTSD, pg 179 - PRIMOS ?
(Filha de D. Maria Antônia Andrade da Fonseca e Castro e de Álvaro de Almeida Garrett Corrêa de Freitas), neta de Maria Amélia Andrade e de Francisco Manuel da Fonseca e Castro, N-11.5.1811, Santiago de Castelões, Vila Nova de Famalicão - DOAFSTSD, pg 157, bisneta do Cap. mor Manuel Custódio Fonseca de Araújo e de D. Custódia Joaquina de Castro, moradores em vossa Casa e Quinta de São Tiago de Castelões, trineto de Francisca Maria de Araújo, do Lugar do Rio, Santa Marinha da Costa, arrebaldes de Guimarães, e de João de Castro e São Paio (ou José de Castro Sampaio), Freg. de S. Eulália, Fafe, tetraneta de Bentura de Castro e de Perpétua da Costa e São Payo, do Lugar da Feira, Santa Eulália de Fafe, pentaneta de João de Castro e de Maria de Barros, C-29.1.1673, em Santa Eulália de Fafe, res. lugar da Feira, Sextaneta de Salvador de Castro e Ana de Freitas, septuaneto de Pedro Castro e de Maria Gonçalves, octavo neto de Pedro Castro, Antime, Fafe e Jerônima Salgado).

Vendo aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=121143&fview=e , também tratam de uns Castros que parece ter ligação tanto em minha pendência, quanto nos dados que informaste.

Informo-lhe que tenho imenso interesse em entroncar todos esses Castros em minha base, portanto, caso descobrires a ascendência do Pero de Castro, Sr. do Assento, peço sua gentileza de me informar. Se conseguirmos esse objetivo, gostaria que me enviasse todos os dados que tens, pois será com prazer que os incluirei junto aos demais.

Ratifico meus agradecimentos pelo contato e interesse em ajudar. Muito obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219381 | ruifaria3 | 24 jan 2009 00:05 | Em resposta a: #219369

Caro Samuel de Castro,
Pedro de Castro era filho de João Gonçalves de Castro e de sua primeira mulher Catarina Pires. Foi senhor do casal do Outeiro de Antime, onde casou duas vezes; a primeira com Ana Teixeira, a segunda com Jerónima de Sampaio. Teve geração dos dois matrimónios, sendo que apenas os filhos do segundo matrimónio tomaram o apelido Castro. Foram eles: Maria de Castro casada com Tomé Pinheiro de Medelo, onde segue geração; Pedro de Castro casado com Maria Gonçalves; Gonçalo de Castro casado com Maria Gonçalves a Loureira de Eirós Quinchães; Jerónimo de Castro casado com Maria de Sampaio do casal da Ribeira, Antime; Roque de Castro casado cm Isabel Fernandes e Agostinho de Castro casado com Madalena Fernandes de que trata o tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218695#lista
Um abraço
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219407 | Samuel C O Castro | 24 jan 2009 12:03 | Em resposta a: #219381

Estimado Rui Faria,

Muitíssimo obrigado por mais este excelente esclarecimento, que servirá tanto para mim, quanto ao colega Rogério.

Assim que tiver um tempo, o que me é extremamente difícil, vou ver se monto um esquema com todas essas informações, para melhor poder visualizar a composição dessa interessante linhagem, que infelizmente ainda não consegui entroncar na grande base, mas que um dia haveremos de lá chegar.

Caso você já tiver em Arquivo essa composição e puder enviar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br fico-lhe muito grato.

Será que não existe alguma antiga obra que restrate esses ramos de Castros de Fafe e região? Tenho visto muitas informações dispersas, que não consigo entroncar na base, pois vejo que há necessidade de retroagir mais nessas linhagens para poder estabelecer um possível ligação junto aos demais.

Muitíssimo obrigado por estar atento aos Castros em geral e pela disponibilização dos importantes dados. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219447 | Luisa Castro | 24 jan 2009 17:52 | Em resposta a: #219407

Caro Samuel

O mesmo João Gonçalves de Castro casado três vezes, uma delas com Catarina Pires, é ascendente de José de Castro e Sampaio casado com Maria Rita Dias Castro , * 1792 + 1874 que consta da sua base http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=288284 .

Penso que as mensagens anteriores são suficiente para fazer a ligação mas se precisar de alguma ajuda diga.


Espero que esta informação lhe seja útil;

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219485 | Samuel C O Castro | 25 jan 2009 11:29 | Em resposta a: #219447

Estimada Luísa,

Sim, dá para se fazer a ligação do José de Castro e Sampaio com o ascendente dele João Gonçalves de Castro. Sendo esse último pendente de entroncamento junto aos demais da base.

Pretendo fazer um apanhado geral desse ramo e depois enviar por e-mail para você e o Rui, para melhor podermos visualisar as descendências dessa linhagem.

Caso você já o tenha, peço sua gentileza de me enviar, para isso estou solicitando seu contato.

Muito obrigado. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219507 | ruifaria3 | 25 jan 2009 16:41 | Em resposta a: #219447

Cara Luísa de Castro
Numa rápida consulta à inquirição de Francisco José de Castro somos informados de que é filho do boticário Francisco de Castro e de sua mulher Maria da Costa. Neto paterno de João Francisco e de sua mulher Maria Gonçalves do lugar de Castro freguesia de Santa Eulália a Antiga de Fafe. Neto materno de António Jorge e de sua mulher Catarina da Costa, lavradores, moradores no lugar da Boavista Santa Maria de Vila Fria. Uma das testemunhas afirma ainda ter conhecido o pai de António Jorge, seu homónimo. Como se vê o apelido Castro, parece, também neste caso, ter a mesma origem, Fafe.
Um abraço
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219515 | OAOJ | 25 jan 2009 19:07 | Em resposta a: #219507

Caro Rui Faria

Continuando nos Castros de Fafe, conhecerá a ascendência de Olaia de Castro, que vivia em Golães, Fafe onde casou com Pedro de Pontes (ou Portas), e onde tiveram um filho Domingos de Castro, nascido em Golães a 28.12.1639 ?

Um abraço e desejando que esteja a passar um bom fim de semana

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219517 | mosorio | 25 jan 2009 19:28 | Em resposta a: #219485

Olá Samuel ,

Votos de um bom Fim de semana.Das minhas pesquisas na Ilha da Madeira

Filhos de Tristão de Castro e Távora e sua mulher Grácia de Castro Calaça
Minha ascendente - D. Maria da Silva Barreto casada com Manuel Alves de Gamboa
Irmãos encontrados;

*D. Antónia da Silva casada com Lançarote Teixeira de Velosa no Funchal, Sé em11.02.1626,Lançarote é filho de Custódio Teixeira de Mendonça e de Ana Pestana de Velosa, estes constam da BD do GeneAll numa Genealogia AD de Nicolau de Bettencourt. Lançarote e Antónia da Silva pediram dispensa de consanguinidade de 4º grau, trisavós comuns ( quais ? ).

*D. Isabel da Silva ou de Castro casa em 1624 com João Carvalho

*André de Távora da Silva casou com D. Maria de Meneses em 1653, seus pais já defunctos( do noivo ).
E é tudo por agora.
Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219526 | Samuel C O Castro | 25 jan 2009 21:53 | Em resposta a: #219517

Estimada Maria Emília,

Cito abaixo o que tinha na base, com excessão do André, que agora incluí.

Muitíssimo obrigado. Maravilhosa semana para ti também. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

xxx

Grácia de Castro (Grácia de Castro Calaça, Inês de Castro Calaça, Inácia de Castro Calaça) – N-1580
1º Esposo: Cristóvão Martins Salvago
2º Esposo: Manuel Tristão de Castro e Távora – N-1578, na Madeira – C-1602
O casal já era F-em 1653 - (filho de André Gonçalves de Távora – Primos ?) - Fhs:

1) Maria Silva Barreto – N-1614, na Madeira
Esposo: Manuel Alves de Gamboa - C-18.10.1641 - c. s.
2) Isabel da Silva – Esposo: João Carvalho da Gama Mendonça – C-23.10.1624
Fhs: a) Inês da Silva de Castro - Esp: Manuel Friz .......... - C-28.1.1654 – APGDFM, pg 63-v
3) Antônia da Silva – Esposo: Lançarote Teixeira de Velosa – APGDFM, pg 56
4) André de Távora da Silva – Esposa: Maria de Meneses – C-1653

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219530 | mosorio | 25 jan 2009 22:13 | Em resposta a: #219526

Samuel,

André casa na freguesia da Sé do Funchal em 29 de Outubro de 1653, filho de Francisco ....? e de Marcelina Moniz.
Porque Grácia é tambem chamada de Inês e Inácia ? Só encontrei nos assentos Grácia e não fala de outro casamento com Martins Salvago.

No assento de casamento de Lançarote pode ler-se:
.....nam tiveram outro algum impedimento mais que o do quarto grao de con sanguinidade em que são parentes para o que me apresentaram hua Sentença de
dispensa......

Agradeço que me elucide sobre Grácia .

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219531 | Luisa Castro | 25 jan 2009 22:16 | Em resposta a: #219507

Caro Rui Faria

Mais uma vez muito obrigada por estas úteis informações! Realmente, os meus Castros também são de Fafe... Vamos lá a ver é se os consigo ligar com os já referidos neste forum.


Cumprimentos
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219532 | Luisa Castro | 25 jan 2009 22:18 | Em resposta a: #219485

Caro Samuel

Já enviei o meu contacto para o seu email.

Cumprimentos
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219533 | ruifaria3 | 25 jan 2009 22:23 | Em resposta a: #219515

Caro João Afonso
Lamento mas não possuo quaisquer informações sobre a ascendência Eulália de Castro. Ainda assim, não será de todo improvável que a sua ascendência radique nos Castros do lugar de Castro em Santa Eulália. Aconselho-o, à falta de registo de casamento, a analisar os apadrinhamentos do casal.
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219534 | mosorio | 25 jan 2009 22:27 | Em resposta a: #219530

Samuel,

Foi com esta base que pedi os restantes irmãos da Maria da Silva Barreto ao Arquivo Regional da Madeira

Távoras --- Procedem de André Gonçalves de Távora, cujo filho Manuel Tristão (ou Manuel Tristão de Távora) viveu no Porto Santo e lá casou por 1560 com Grácia de Castra (dos Sobrarbos ou Castros), havendo, entre outros, estes filhos: D. Isabel da Silva (ou de Castro), casada em 1624 com João Carvalho; D. Antónia da Silva, casada no Funchal com Lançarote Teixeira de Velosa (dos Vasconcelos); André de Távora da Silva, casado com D. Maria de Meneses; D. Maria da Silva Barreto, casada com Manuel Alves de Gambões, dos quais procedem os Medinas. Os descendentes dos Távoras existem dispersos por várias povoaçóes da Madeira, como Funchal, Estreito de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, S. Vicente, etc., e também no Porto Santo
Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219573 | Samuel C O Castro | 26 jan 2009 16:06 | Em resposta a: #219530

Estimada Maria Emília,

Além de Grácia, ela deve ter sido chamada, também, de Inês ou Inácia, numa dessas referências: AHM, vol VII, n.º 1 - FMPS, Castro, pg 200 – NMHHN, vol I, pg 271, inclusive, sobre o possível casamento com Cristóvão Martins Salvago.

Só poderei rever essas referências quando voltar a ver pela última vez as obras referidas, coisa que creio demorará bastante, pois de momento estou iniciando a pesquisa na obra GIM (Genealogia da Ilha da Madeira), disponibilizada no tópico "Obra genealógica meu trisavô", aqui do Geneall em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218628&fview=e . Com possibilidade de ali também ilucidar as dúvidas acima.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219619 | mosorio | 26 jan 2009 22:09 | Em resposta a: #219573

Caro Samuel,

Calculo que Grácia com filhos casados em 1626, 1641,1653 ( nesta data já o casal tinha falecido) não tenha tido muito tempo para casar com outro que não Manuel Tristão, que acha ? Só se esse casamento foi antes do nascimento de Lançarote cerca de 1600.

Abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219654 | Samuel C O Castro | 27 jan 2009 12:07 | Em resposta a: #219360

Prezado Rogério,

O tópico por ti criado, já gerou muitas mensagens de pessoas que poderão ter ascendentes comuns aos seus, se puder posicionar-se, complementando informações, creio será de utilidade para todos.

Pedi seu contato ao Geneall, se pude contatar-me, fico-lhe muito grato, pois gostaria de enviar-lhe por e-mail um documento que estou preparando desses Castros (ainda não entroncados na base, mas com imenso interesse nesse sentido) e que, assim que concluído, pretendo enviar também para os demais colegas envolvidos.

Agradeço uma atenção. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219657 | Samuel C O Castro | 27 jan 2009 12:47 | Em resposta a: #219619

Estimada Maria Emília,

Realmente o espaço de tempo é curto, mas como ela N-1580 e C-1602, com 22 anos, com o Tristão, poderia antes ter casado com o Cristóvão e separados em seguida, ou ficado viúva. Coisa a se confirmar.

O Lançarote sendo genro dela, não acho aconselhável comparar com o provável nascimento dele.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219658 | rogerio4 | 27 jan 2009 12:54 | Em resposta a: #219447

Caro Samuel Castro,
Já lhe enviei o meu email. Obrigado.

Na informação de Luísa Castro de 24.01, "O mesmo João Gonçalves de Castro casado três vezes, uma delas com Catarina Pires, é ascendente de José de Castro e Sampaio casado com Maria Rita Dias Castro , * 1792 + 1874 que consta da sua base"
Serão estes João Gonçalves de Castro e Catarina Pires, pais do "meu" Pero de Castro, sr. do Assento, Antime, casado com Jerónima Maria em em 16... e avós de Gonçalo de Castro casado em 1636 com Maria Gonçalves ( a Loureira ) de Eirós, Quinchães?
Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219669 | Samuel C O Castro | 27 jan 2009 13:49 | Em resposta a: #219658

Estimado Rogério,

Só agora percebi que o e-mail que hoje recebi, em nome de "G Castro Martins", que veio sem assinar, trata-se do seu. Depois que respondí, é que entrei aqui no Geneall.

O interesse de seu contato via e-mail, é para poder enviar-lhe por aquela via, um documento que estou montando dos Castros que estamos retratando aqui neste tópico. Assim que estiver concluído, estarei enviando para você e para os demais colegas aqui participantes. Peço aguardar. Ok.

Confirmo o que o colega Rui Faria diz, que o seu Pedro de Castro é filho do João Gonçalves de Castro, casado 3 vezes. Isso estará demonstrado no documento que estarei lhe enviando depois.

Sua mensagem de hoje, das 12:54, você deve ter respondido em mensagem de outra pessoa (não respondeu uma minha), pois não recebi a mensagem de comunicação do Geneall. Outra pessoa a recebeu em meu lugar. Você deve sempre responder no link "responder para o fórum" na própria mensagem da pessoa a quem você quer responder. Ok.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#219683 | mosorio | 27 jan 2009 15:55 | Em resposta a: #219657

Caro Samuel,

Foi distração minha, tem razão Lançarote é genro e a filha podia ser bem mais nova do que o marido. Não existe no Arquivo Regional da Madeira o termo de casamento de Grácia e Manuel Tristão, uma pena....

Muito obrigada

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227639 | migcah | 26 abr 2009 22:49 | Em resposta a: #219517

Cara Sra D. Maria Emília,

Também descendo de Tristão de Castro e Távora e sua mulher Grácia de Castro Calaça, mas pela sua filha D. Isabel da Silva c.c. João Carvalho da Gama e Mendonça (Dos Anes de Azevedo)

Os trisavós comuns a Lançarote Teixeira de Velosa e a D. Antónia da Silva, que tem o 4º grau de consaguinidade julgo serem Miguel Teixeira de Vasconcelos e Ana Calaça, bisavôs pelo lado materno de Custódio Teixeira de Mendonça. (conforme vem no nobiliário de HHN).


É interessante que a sua antepassada, D. Maria da Silva, também tenha o apelido Barreto, aliás Silva Barreto, que só se encontra nos Homens de Sousa, e no tronco dos Câmaras Lemes.

Até agora não consegui perceber como e porquê.

Os melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227696 | mosorio | 27 abr 2009 11:22 | Em resposta a: #227639

Caro Miguel de Castro Henriques,


Só hoje vi a sua mensagem , que agradeço. O que está escrito é " Maria da Silva Barecta" Barecta= Barreto que lhe foi dado em homenagem a algum antepassado ,creio eu, e que provávelmente pode ser de algum dos que referiu.

Os pais , Grácia de Castro e Manuel Tristão devem ter casado cerca de 1605, digo isto porque dos filhos tenho as seguintes datas;

Isabel da Silva ou de Castro que sabia casada com João Carvalho mas cujo casamento não encontrei no ARM.Pode ver neste link
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1170584

Antónia da Silva casa em 1626
Maria da Silva Barecta em 1641
André de Távora da Silva em 1653
Há uma grande diferença temporal entre o 1º os outros dois casamentos!

É incrível como tudo se vai encaixando! Não conheço o Nobiliário de HNN, já tentei na internet mas não consegui.Tenho a assinatura dele e de um cunhado , testemunhas que foram num casamento em 1702, de Domingos de Abreu Florença com Vitória Teixeira de Aguiar, meus antepassados.

Documentalmente não posso encaixar os meus , só mesmo por essa dedução de grau de consanguinidade que liga o casal Antónia da Silva e Lançarote Teixeira de Velosa.

Os meus melhores cumprimentos

Maria Emília Sanches de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227703 | 7estrelas | 27 abr 2009 12:39 | Em resposta a: #227696

D. Maria Emília,

Agradeço os dados que me apresentou.

Isabel da Silva ou de Castro terá casado por 162...ou 163...
De facto o seu casamento não consta do ARM.

Curioso que a descendência de D. Isabel da Silva de todos esses apelidos - Távora, Castro, Barreto, Calaça - tenha retido só o Silva.
O que pode indicar que de facto era dos velhos Silvas do Reino.

Existe de facto uma grande diferença temporal nos casamentos. Mas os homens podiam casar-se até qualquer idade. Possivelmente André de Távora da Silva terá casado com mais de 50 anos, o que explica a data tardia em relação ao casamento da primeira irmã.

Tem o registo do casamento de André de Távora da Silva? Eu gostaria de saber o nome dos padrinhos ou testemunhas.


Entretanto há uns dois anos atrás descobri a pista destes Távoras na Terceira (Açores).
Segundfo o ferreira Drummond, dos Anais da Ilha Terceira, existiu um certo Cap. Bernardo de Távora, na Terceira, que fazia parte do número dos "Capitães velhos" e era irmão de André Gonçalves de Távora e de seu irmão Francisco Gonçalves de Távora - deste último provem os Meireles de Távora do Canto e Castro, Viscondes de Meireles.

Sendo assim é possível que os Távoras da Madeira tenham vindo da Terceira.

A referência ao grau de consagunidade é preciosa, pois indica mesmo os trisavôs comuns. E como não pode ser de todo pelo lado Pestana de Velosa (da Ana Pestana de Velosa c.c. Custódio Teixeira de Mendonça) tem forçosamente que ser pelo lado do Custódio. E aí aparece como trisavô comum a Ana Calaça, filha de Rui Calaça de Viveiros e de Ana Ferreira (de Castro), casada com Mioguel teixeira de Vasconcelos - (Este descedente de Gaspar mendes de Vasaconcelos c.c. uma filha de Tristão Vaz , 1º Cap. Donatário de Machico. )

E assim se explica o nome Grácia de Castro Calaça, mulher do Tristão de Castro e Távora.

Acresce que o nome Grácia é comum nesse ramo dos Calaças e Castros do Porto Santo, por essa altura.


Devo acrescentar de qualquer modo que o estudo dos Calaças até agora feito pelos genealogistas madeirenses é no mínimo um pouco confuso. Com datas absurdas, filiações um pouco feitas por instinto, e sem grandes bases documentais.

Let's join forces! e ver se um dia conseguimos deslindar estes Silvas, Barretos, Távoras, Calaças e Castros.


Com os melhores cumprimentos,


Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227704 | migcah | 27 abr 2009 12:47 | Em resposta a: #227696

D. Maria Emília,

Agradeço os dados que me apresentou.

Isabel da Silva ou de Castro terá casado por 162...ou 163...
De facto o seu casamento não consta do ARM.

Curioso que a descendência de D. Isabel da Silva de todos esses apelidos - Távora, Castro, Barreto, Calaça - tenha retido só o Silva.
O que pode indicar que de facto era dos velhos Silvas do Reino.

Existe de facto uma grande diferença temporal nos casamentos. Mas os homens podiam casar-se até qualquer idade. Possivelmente André de Távora da Silva terá casado com mais de 50 anos, o que explica a data tardia em relação ao casamento da primeira irmã.

Tem o registo do casamento de André de Távora da Silva? Eu gostaria de saber o nome dos padrinhos ou testemunhas.


Entretanto há uns dois anos atrás descobri a pista destes Távoras na Terceira (Açores).
Segundfo o ferreira Drummond, dos Anais da Ilha Terceira, existiu um certo Cap. Bernardo de Távora, na Terceira, que fazia parte do número dos "Capitães velhos" e era irmão de André Gonçalves de Távora e de seu irmão Francisco Gonçalves de Távora - deste último provem os Meireles de Távora do Canto e Castro, Viscondes de Meireles.

Sendo assim é possível que os Távoras da Madeira tenham vindo da Terceira.

A referência ao grau de consagunidade é preciosa, pois indica mesmo os trisavôs comuns. E como não pode ser de todo pelo lado Pestana de Velosa (da Ana Pestana de Velosa c.c. Custódio Teixeira de Mendonça) tem forçosamente que ser pelo lado do Custódio. E aí aparece como trisavô comum a Ana Calaça, filha de Rui Calaça de Viveiros e de Ana Ferreira (de Castro), casada com Mioguel teixeira de Vasconcelos - (Este descedente de Gaspar mendes de Vasaconcelos c.c. uma filha de Tristão Vaz , 1º Cap. Donatário de Machico. )

E assim se explica o nome Grácia de Castro Calaça, mulher do Tristão de Castro e Távora.

Acresce que o nome Grácia é comum nesse ramo dos Calaças e Castros do Porto Santo, por essa altura.


Devo acrescentar de qualquer modo que o estudo dos Calaças até agora feito pelos genealogistas madeirenses é no mínimo um pouco confuso. Com datas absurdas, filiações um pouco feitas por instinto, e sem grandes bases documentais.

Let's join forces! e ver se um dia conseguimos deslindar estes Silvas, Barretos, Távoras, Calaças e Castros.


Com os melhores cumprimentos,


Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227710 | mosorio | 27 abr 2009 13:38 | Em resposta a: #227704

Caro Miguel de Castro Henriques,

Tudo o que me conta é apaixonante ! De facto para além de datas e freguesias todos os demais dados conseguidos num paroquial são preciosos.

No casamento de André de Távora não são referidas testemunhas
As testemunhas do casamento de Lançarote foram ; Manuel Ferreira de Carvalho e Francisco Moniz Hermitam ( será apelido ?), que me parece ser o nome do pai de Maria de Meneses, esposa de André.

De um dos casais da Ilha da Madeira do qual descendo , apelido Aguiar, consegui recuar até Vila Boa do Bispo de onde eram originários, mas fico por aqui também por falta de assentos , curiosamente encontrei no livro de Felgueiras Gaio o seguinte e que pela semelhança de nomes e referencia a Machico me aguçou a curiosidade e porque referiu Tristão Vaz , 1º Cap. Donatário de Machico envio-lhe a minha pesquisa




Casamento

Em 17.de Junho de 1639 recebi a Francisco do Couto, filho de Melchior Luís e de Margarida Gonçalves, de Mexide com Camília de Aguiar, filha de Clemente Teixeira e de Isabel de Aguiar ,de Meregeiro ,todos de Vila Boa ( Bispo), foram padrinhos Baltazar Pereira Mota Roio e Pantaleão Pereira.

Filho:
Domingos Pereira de Aguiar *24.10.1649. Bp 28.10.1649,Concelho de Bemviver, Vila Boa do Bispo. foi padrinho António de Madureira da Lagem

Casou
Funchal, Sé, Ilha da Madeira, Ermida de S. Sebastião 24.12.1675
com Inácia Rodrigues



CASA E QUINTA DE LIDRAES EM VILA BOA DO BISPO


N 11 ISABEL FERNANDES VIEIRA filha de Beatriz Afonso Vieira N 10 do § 19. Casou com Pedro Anes Lordelo Sr. da quinta de Lidraes na freguesia de Vila Boa do Bispo concelho de Bemviver fº. de João Vaz Lordelo ambos Fidalgos da Casa Real como provou seu neto António de Sequeira por um Instrumento público feito no ano de 1586 o qual João Vaz Lordelo era Sr. da quinta de Lidraes e casado com D. Maria Martins de Sousa, e filho de João Fernandes Lordelo que casou na Ilha da Madeira com D. Isabel Teixeira filha de Tristão Vaz Cap.am do Machico ttº. de Teixeiras § 84 N 1 (para Lordelos ver ttº. de Grans § 2 N 4)
12 Pedro Vieira Lordelo
12 Jorge Vieira Lordelo § 112
12 Teresa Vieira m.er de Baltazar Soares da Mota c.g. no ttº. de Motas § 11 N 1
12 D. Maria Vieira c.c. Fernão da Mota Soares irmão de seu cunhado c.g. nos Motas § 25
12 Justa Vieira c.c. Gaspar Moreira de Castelões, c.g.
12 (Mécia Vieira c.c. Baltazar Pereira Coutinho fº. de António Coutinho c.g. nos Coutinhos § 319 N 9)

N 12 PEDRO VIEIRA LORDELO fº. de Isabel Fernandes Vieira N 11 (Fidalgo da Casa Real) foi Sr. da quinta de Lidrães. Casou com Isabel de Aguiar de Sequeira irmã de D. Francisca de Aguiar m.er de Francisco Vieira de Altero neste ttº. § 108 N 13 no ttº. de Sequeiras § 14 N 4
13 António de Sequeira Lordelo
13 Francisca Sequeira m.er de Manuel Ribeiro c.g.
13 Maria de Aguiar Vieira § 113
13 Antónia de Aguiar m.er de Lopo Teixeira de Castelões s.g.

N 13 ANTÓNIO DE SEQUEIRA LORDELO fº. de Pedro Vieira Lordelo N 12 (Fidalgo da Casa Real) sucedeu na Casa e quinta de seu pai, viveu pelos anos de 1586 fez instrumento de sua nobreza na forma que acima se diz. Casou com Isabel Pinto da Fonseca
14 D. António Cónego de S. Agostinho
14 Pedro Vieira Prior de Miranda
14 Anastácia Pinto § 111 14 António Pinto Lordelo s. estado
14 Isabel Pinto da Fonseca

N 14 ISABEL PINTO DA FONSECA fº. de António de Sequeira N 13 casou em Aveiro com Miguel Ferreira de Almeida
15 António de Sequeira morreu afogado no Tâmega
15 filhos frades, e uma freira.

§ 111
CASAL DE LIDRAES

N 14 ANASTÁCIA PINTO filha de António de Sequeira Lordelo N 13 do § 110. Casou além do Tâmega com Gaspar Vieira de Leão
15 D. Henrique Prior de Vila Boa do Bispo
15 Gaspar Vieira Abade de ...........................................
15 D. Maria Vieira que foi H. da Casa do Lidrães por morte de António de Sequeira N 13 acima § 110. Casou com Domingos Vieira de Melo Sr. da Casa e Morgado do Ribeiro c.g. no ttº. de Macedos § 1 N 17.

§ 112

N 12 JORGE VIEIRA LORDELO fº. de Isabel Fernandes Vieira N 11 do § 110. Casou em Resende com Maria da Mota
13 Justa Vieira

N 13 JUSTA VIEIRA filha de Jorge Vieira Lordelo N 12 casou com o Cap.am Gaspar Moreira de Castilho irmão de Lopo Moreira da Vila Nova de Castelões
14 Luís Ferraz da Mota Abade de Real junto do Douro
14 Gaspar Ferraz Abade de Castelões
14 Francisca da Mota c.c. Jerónimo Ferraz fº. de Filipa Ferraz e seu marido Baltazar Luís no ttº. de Ferrazes § 24 N 10 c.g.

§ 113

N 13 MARIA DE AGUIAR VIEIRA filha de Pedro Vieira Lordelo N 12 do § 110 casou com Fernando do Couto Monterrozo (Fernão do Couto foi Padroeiro da Igreja de Rozem) fº. de Pedro Anes Monterrozo, e sua m.er Maria Gonçalves Travassos Srª. da quinta de Amela além do Tâmega. Achei também que este Pedro Anes Monterrozo fora fº. e neto de cidadãos da cidade do Porto, e casado com Beatriz Anes Monteiro moradores na quinta do Picão freguesia de Vila Boa do Bispo de sobre Tâmega, e Beatriz Anes Monteiro filha de Afonso Monteiro homem muito nobre da freguesia de Gigaintos na freguesia de Mesquinhate concelho de Baião no ttº. de Monterrozos, ou Monterroios § 1 N 7
14 Pedro Anes Monterrozo (14 Pedro Anes Monterrozo diz uma memória fora Padroeiro de Rozem, e Sr. da Casa da Serra. Casou com Teresa Anes e teve
15 D. Antónia do Couto c.c. Baltazar ou Matias Pereira filha de D. Maria Pinheiro, e Gil Pereira c.g. no ttº. de Pinheiros § 27 N 10)
14 Baltazar Vieira Monteiro
14 Aires de Aguiar Vieira casado com Domingas Barbosa c.g. no ttº. de Monterrozos § 2 N 8
14 Paulo Vieira Abade de Paços de Gaiolo
14 Maria de Aguiar m.er de Manuel Teixeira de Seixas c.g. no § 140
14 Clemente Vieira Prior junto a Coimbra
14 Brás Vieira mor. em Santarém
14 Ana Vieira casada com António André chamado o Índio

N 14 BALTAZAR VIEIRA MONTEIRO fº. de Maria de Aguiar Vieira N 13 sucedeu na Casa de seu pai, e herdou a do Picão. (diz-se no ttº. de Monterrozos Padroeiro da Igreja de Rozem). Casou com D. Joana de Azevedo filha de Estevão Rabelo da Lagem, e D. Maria de Azevedo no ttº. de Azevedos § 59
15 O Dr. António de Castro Cónego de S. Agostinho, foi Prior em Coimbra
15 O Dr. Manuel de Azevedo frade Bernardo Prior de Alcobaça
15 Fr. João Monterrozo frade Bernardo
15 D. Helena 15 D. Maria, freiras
15 D. Francisca de Azevedo que foi H. m.er de Gaspar Monteiro de Barros c.g. no ttº. de Monteiros § 9 N 15.

Com os melhores cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227718 | clcastro | 27 abr 2009 14:13 | Em resposta a: #219658

Rogério,

Estive consigo há varos anos na sua casa de Paredes de Coura, na qual ficou de me dar cópia do trabaho no nosso primo comum D. António Castro Xavier Monteiro e da fotografia do quadro proveniente da casa de Vila Boa, mas que presumo ter-se esquecido, pois até à data nada recebi.

Relativamente à linha em causa tenho-a já estudada, mas os dados podem ser-lhe facultados pelo Samuel. Mas se precisar diga.


César Ferreira de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227722 | Samuel C O Castro | 27 abr 2009 14:37 | Em resposta a: #227639

Prezado Miguel,

Disponibilizo abaixo o que tenha em minha base do ramo que tens tratado com a Maria Osório, informando DD-MM-AA dos casamentos referidos:

Manuel de Castro - o Velho – C-1510, e viveu na Ilha de Porto Santo. Em 1526, justificou sua ascendência.
Esposa: D. Ana Calaça - AHM, vol VII, FMPS, Castro, pg 200 – NMHHN, vol I, pg 135 - GIM, Tomo II, pg 111 - Fhs:

A) Grácia de Castro (Grácia de Castro Calaça, Inês de Castro Calaça, Inácia de Castro Calaça) – N-1580
1º Esposo: Cristóvão Martins Salvago
2º Esposo: Manuel Tristão de Castro e Távora – N-1578, na Madeira – C-1602
(filho de André Gonçalves de Távora – Primos ?) - Fhs:

1) Maria Silva Barreto – N-1614, na Madeira – Esposo: Manuel Alves de Gamboa - C-18.10.1641 - c. s.
2) Isabel da Silva (Isabel de Castro) – Esposo: João Carvalho da Gama Mendonça – C-23.10.1624 - Fhs:
a) Inês da Silva de Castro - Esp: Manuel Friz .......... - C-28.1.1654 – APGDFM, pg 63-v
3) Antônia da Silva – Esposo: Lançarote Teixeira de Velosa – C-11.2.1626, Sé - APGDFM, pg 56 – GIM, Tomo V, pg 118-v
4) André de Távora da Silva – Esposa: Maria de Meneses – C-29.10.1653, Sé, Funchal

Como diz descender da Isabel da Silva (Isabel de Castro) c. c. João Carvalho da Gama Mendonça, peço sua gentileza, se possível, informar os demais filhos do referido casal. Como também, a descendência da Inês da Silva de Castro c. c. Manuel Friz.

Fico-lhe muito grato no que for possível disponibilizar. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227726 | Samuel C O Castro | 27 abr 2009 15:06 | Em resposta a: #227696

Prezada Maria Emília,

Disponibilizo abaixo o que tenha em minha base do ramo que tens tratado com o Miguel de Castro Henriques, informando DD-MM-AA dos casamentos referidos:

Manuel de Castro - o Velho – C-1510, e viveu na Ilha de Porto Santo. Em 1526, justificou sua ascendência.
Esposa: D. Ana Calaça - AHM, vol VII, FMPS, Castro, pg 200 – NMHHN, vol I, pg 135 - GIM, Tomo II, pg 111 - Fhs:

A) Grácia de Castro (Grácia de Castro Calaça, Inês de Castro Calaça, Inácia de Castro Calaça) – N-1580
1º Esposo: Cristóvão Martins Salvago
2º Esposo: Manuel Tristão de Castro e Távora – N-1578, na Madeira – C-1602
(filho de André Gonçalves de Távora – Primos ?) - Fhs:

1) Maria Silva Barreto – N-1614, na Madeira – Esposo: Manuel Alves de Gamboa - C-18.10.1641 - c. s.
2) Isabel da Silva (Isabel de Castro) – Esposo: João Carvalho da Gama Mendonça – C-23.10.1624 - Fhs:
a) Inês da Silva de Castro - Esp: Manuel Friz .......... - C-28.1.1654 – APGDFM, pg 63-v
3) Antônia da Silva – Esposo: Lançarote Teixeira de Velosa – C-11.2.1626, Sé - APGDFM, pg 56 – GIM, Tomo V, pg 118-v
4) André de Távora da Silva – Esposa: Maria de Meneses – C-29.10.1653, Sé, Funchal

Do casal Isabel da Silva (Isabel de Castro) c. c. João Carvalho da Gama Mendonça, caso souber, peço sua gentileza, informar os demais filhos. Como também, a descendência da Inês da Silva de Castro c. c. Manuel Friz.

Quanto ao Nobiliário do HHN, poderás acessar no site http://www.nesos.net/ , após cadastrar (não achei como, cadastrei-me há muito tempo), clique na bolinha em frente ao "Acesso à base de dados" , depois indique o e-mail que ali cadastrou e a PassWord, em seguida clique em Pesquisa, no espaço em branco digite Henrique Henriques de Noronha, a seguir em Livros: 7 registros, na tela seguinte terás os 3 volumes da obra, clique no primeiro, depois em Imagens/Textos, se aparecer a mensagem do "Warning - Security", do Java, clique em Run, daí em diante abrir as páginas desejadas.

Maravilhosa semana. Boas Pesquisas. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227732 | mosorio | 27 abr 2009 15:31 | Em resposta a: #227726

Caro Samuel,


Obrigada pela atenção. Já consegui aceder ao Nobiliário de HHN.

Abraço e votos de uma óptima semana.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227739 | migcah | 27 abr 2009 16:32 | Em resposta a: #227722

Caro Samuel,

Obrigado pela info. que disponibilizou. No entanto, devo dizer que há desde logo um problema com a Grácia de Castro Calaça ser filha de Manuel de Castro "O Velho". Dada a data em que Manuel de Castro faz a sua justificação de nobreza, 1526 (ele teria no mínimo 20 e poucos anos) e a altura em que Grácia de Castro Calaça (nascida em 1580) se casa pela segunda vez - 1602 faz com que ele tivesse mais de cem anos...e que tivesse sido pai de Grácia de C.C aos 80 e tal o que parece pouco provável.

Manuel de Castro "O Velho" quando muito será o avô de Grácia de Castro Calaça -

Quanto a
2) Isabel da Silva (Isabel de Castro) – Esposo: João Carvalho da Gama Mendonça

(ele é dos Anes de Azevedo, conforme vem no título Vares, on line na NESOS)

– C-23.10.1624 - Fhs:
a) Inês da Silva de Castro - Esp: Manuel Friz .......... -

Manuel Friz. trata-se de Manuel Fernandes Dinis, filho doutro.

C-28.1.1654 – APGDFM, pg 63-v

tiveram Sebastiana da Silva c.c. (1697) com António Rodrigues de Gouveia (#2 do título Rodrigues de Gouveia da Revista das Artes e da História da Madeira, Nº 30, 1960 - on line na NESOS).

b) Manuel da Silva (de Mendonça) c.c. 1659 com Inácia das Neves

que tiveram
b 1) André da Silva ou de Faria c.c. Paula Gomes (Jardim) c.g.

(envio-lhe, se quiser, para o seu mail, a descendência destes até mim. )

Por agora é tudo, um abraço e disponha sempre,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227757 | migcah | 27 abr 2009 20:14 | Em resposta a: #227710

Cara D. Maria Emília,


Na Biblioteca Genealógica On-line encontram-se os seguintes Távora: o primeiro é o nosso ; -)) e também aparece julgo o irmão Francisco Gonçalves de Távora

# André Gonçalves Távora
# Antónia Gonçalves de Távora
# Brites Gonçalves de Távora
# Cecília Gonçalves de Tavora
# Domingos Gonçalves Távora
# Francisco Gonçalves de Tavora
# João Gonçalves de Azevedo Távora
# João Gonçalves de Tavora
# Leonor Gonçalves de Tavora
# Manuel Gonçalves Távora


Agradeço as suas informações muito interessantes sobre os seus Aguiar e os Lordelo. Não sabia que os Lordelo da Madeira tinham tido descendência em Portugal.
Também descendo de João Fernandes de Lordelo c.c. uma filha do Tristão Vaz.

E notei o aparecimento do apelido Monterosso. Eu tenho um Gaspar Pinto de Monterrosso c.c. Guiomar Pinto, de Soalhães, que passou à Madeira em 155... Ele era da Comarca de Bemviver. É tudo o que sei dele.


Fancisco Moniz Hermitam : Ermitão, nunca tinha ouvido esse apelido. Deve ser dos Moniz de Meneses quase de certeza.

O M.el Ferreira de Carvalho deve ser dos Baiões e dos Castros e Calaças do Porto Santo. Faz todo o sentido que aí esteja como parente próximo.

Os melhores cumprimentos,

Miguel CH

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227795 | mosorio | 28 abr 2009 10:21 | Em resposta a: #227757

Prezado Miguel Castro Henriques,


Agradeço a informação relativamente aos Gonçalves Távora. Encontrei na BD um casamento na Sé / 1640 , Antónia Gonçalves de Távora, provavelmente poderá nada ter a haver ,vou pedir ao ARM, não custa verificar o nome dos pais.

Quanto aos Aguiar de Bemviver pode ser apenas uma coincidência, e não terem nada a ver com a Casa de Lidrais, os nomes e apelidos são muito semelhantes em cada região do país.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227810 | Samuel C O Castro | 28 abr 2009 13:14 | Em resposta a: #227739

Amigo Miguel,

Obrigado pelas novas informações e pelas dicas que deste na NESOS, que estou vendo naquele site.

Quanto a ascendência da Grácia de Castro Calaça, realmente não deve estar correta. Assim que possível, vou verificar nas referências que constei em minhas informações, para se confirmar se faz referência ao possível pai (Manuel).

Ainda sobre ela, tenho na base outras duas MCC:

João Rodrigues Calaça - O das Areias – F-no Sítio das Areias, de Porto Santo
Esposa: Francisca Perestrelo – APGDFM, pg 57-v - GIM, Tomo I, pg 171 e, Tomo V, pg 278-v - Fhs:

a) Grácia de Castro Calaça (Grácia de Castro Drumond) – Esposo: Pedro Jorge
Ambos N-de Porto Santo – C-Porto Santo - APGDFM, pg 57-v e 71-v - GIM, Tomo I, pg 95 e, Tomo V, pg 263
(O filho desta Manuel de Castro - C-27.3.1599, Machico)

xxxxxx

Joana de Paiva - Esposo: Francisco Gil de Menezes - APGDFM, pg 62 - GIM, Tomo I, pg 177 e, Tomo V, pg 301-v - Fhs:

a) Grácia de Castro Calaça – Esposo: Gabriel Pestana de Velosa - C-10.6.1573, P. Santo - APGDFM, pg 62 e 64-v – GIM, Tomo I, pg 177 e, Tomo V, pg 28 - Tio dela

xxxxxx

Há possibilidade da GCC que mencionei, ser uma das duas que acima mencionei.

Se puderes fazer a gentileza de enviar-me, por e-mail, a descendência até você, fico-lhe muito grato.

Muito obrigado por tudo. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227825 | migcah | 28 abr 2009 15:03 | Em resposta a: #227795

Cara Maria Emília,

Há um só ramo de Távoras na Madeira, portanto essa Antónia Gonçalves de Távora é quase de certeza um membro dessa família.

Por acaso não tem nada sobre os Pintos, de Soalhães, séc XVI e Pintos , de Bemviver, mesma data?

Cumprimentos,


Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227835 | migcah | 28 abr 2009 16:05 | Em resposta a: #227810

Caro Samuel,

Não tem nada que agradecer. Eu e qualquer pessoa que tenha o apelido Castro é que lhe agradecemos o seu esforço e dedicação à causa dos Castros, pela qual tem pugnado com tanto brio.

Creio que v. é capaz de ter acertado na mouche. Com


a) Grácia de Castro Calaça – Esposo: Gabriel Pestana de Velosa - C-10.6.1573, P. Santo - APGDFM, pg 62 e 64-v – GIM, Tomo I, pg 177 e, Tomo V, pg 28 - Tio dela

De facto podem ser estes os pais de Grácia de Castro (Calaça) mulher do Tristão de Castro e Távora.

E não a outra Grácia também conhecida como Grácia de Castro Drummond. E isto pela simples razão que o apelido Drummond, devido ao seu status e à preferência que na Madeira se mostrava por esse apelido, prevaleceria de algum modo na descendêcia, o que não se verifica. Verifica-se sim que o Silva, Castro e Távora prevalecem.


Peço desculpa ser um pouco longo. Acrescento o título Pestanas Velosos, do nobiliário do HHN.



PESTANAS VELLOSOS. /



§ 1.º /



N.º 1 – Duarte Pestana de Brito (1) Fidal- / go Escudeiro d’a Casa d’El Rei, viveu n’esta / Ilha, onde: /

Casou com Leonor Homem de Souza, filha / H. de Garcia Homem de Souza, e de Catharina / Gonçalves d’a Camara, em titulo de Homens / Souzas, § 1.º, N.º 1.º /



De quem houve. /



2 – Jorge Pestana d’a Camara. / (2). /

2 – Estevão Pestana, que morreu solteiro em 1510, s. g. /

2 – Beatriz Pestana, que morreu solteira / em 14 de Septembro de 1510, e fez morgado / de seus bens. /

2 – Izabel Rodrigues, que não casou. /

2- Uma filha, mulher de Rodrigo Af- / fonço, d’a Ilha de S. Miguel. /

Houve B. B. /

2 – Mecia Pestana. /

2 – Ignez Pestana. /



(1) Na margem externa, com a mesma tinta e caligrafia, está o teór seguinte: - (1) Este Duarte Pesta- / na de Brito foi Ar- / mador Mór d’o Reino, / cuja filiação se acha- / rá em titulo de Pes- / tanas Alardes, n’este / T.º , a f. 41. /

(2) Na margem externa, com a mesma tinta e caligrafia, se acha o teór seguinte: - (2) 2. Duarte de Brito / Pestana, cuja successão / se vê n’este T.º a f. 41. /

2 – Joanne Mendes / de Brito, cuja sucecces- / são se vê em titulo / de Britos Oliveiras n’o / T.º 1.º, a f. 64. /

2 – Pedro de Brito / de Oliveira, cuja suc- / cessão se vê n’o dicto / T.º a f. 64. /

2 – Jorge Pestana d’a Camara, filho 1.º de / Duarte Pestana de Brito, foi accrescentado / n’o foro de fidalgo Cavalleiro n’o anno de 1503. /

Casou com Beatriz de Góes, filha de / Lançarote Teixeira, e de Beatriz de Goes, em / titulo de Teixeiras, § ..., N.º..../



De quem houve. /



3 – Gabriel Pestana d’a Camara //



(verso)



3 – Guimar Pestana, mulher de Pedro Rodrigues / Calaça, e de Maior d’o Canha, em titu- / lo de Nettos, § ..., N.º ..../

3 – Gabriel Pestana d’a Camara, filho H. de / Jorge Pestana d’a Camara. /

Casou pel-os annos 1520 com Cecilia de / Paiva, filha de Luiz Doria, o Velho, e de Anna / de Paiva sua mulher, em titulo de Vellosas, / § ...., N.º ..., a qual morreu em 30 de Maio / de 1554, e jaz com seu marido em St.ª Clara/n’a Capella d’o seu enterro d’elle, que hoje serve / de Sachristia. /



De quem houve. /



4 – João Pestana d’a Camara. /

4 – Jorge Pestana d’a Camara, § 2.º /

4 – André Pestana, § 3.º /

4 – Lançarote Teixeira, que nasceu em / 1535, e foi forado de fidalgo Cavalleiro n’o / anno de 1581, e casou n’o Porto Sancto / com Anna Vaz, /

4 – Miguel Pestana, que nasceu em 1538 / e vivia solteiro pel-os de 1556. /

4 – D. Anna de Paiva d’a Camara, s. g. /

4 – Filippa de Brito d’a Camara, que mor- / reu môça. /

4 – João Pestana d’a Camara, filho 1.º de Ga- / briel Pestana, nasceu pel- os annos 1526. /

Casou n’o Porto Sancto com Anna Fer- / reira, filha de João Rodrigues Callaça, e de / Anna Ferreira, em titulo de Netos, §...., N.º ..../



De quem houve. /



5 – Gabriel Pestana de Vellosa. /

5 – Gabriel Pestana de Vellosa, filho de João / Pestana d’a Camara, cha- mou-se de Vello- //



(fol. 44)



de Vellosa por herdar o morgado d’os Vellosas, que / teêm esta obrigação. /

casou n’o Porto Sancto com Grácia Callaça. /

De quem houve. /



6 – João Pestana de Vellosa, s. g. /

6 – Luiz Pestana de Brito, que casou com / Ignez Martins, s. g., e morreu em septembro / de 1620, e jaz em S. Bartholomeu desta Cidade. /

6 – Jorge Pestana de Vellosa, s. g. /

6 – Gabriel Pestana de Vellosa, s. g. /

6 – Miguel Pestana de vellosa, s. g. /

6 – Duarte Pestana de Vellosa. /

6 – Guimar Pestana, 1.ª mulher de Pedro Bu- / galho, filho de Luiz Bugalho, e de Anna Fer- / reira d’a Fonceca; aquelle filho único de / Pedro Bugalho, natural d’a Guarda em Por- / tugal; e esta, filha de Roque Ferreira; e fôrão / paes de: /

7 – Genebra de Castro de Brito, mulher de / Francisco Moniz de Menezes, filho de / Francisco Manuel Moniz, e de D. Per- / pertua de Mendôça, em titulo de Moni- / zes, § 5.º, N.º 3.º /

6 – Anna Ferreira, mulher de Pedro Lomeli- / no, filho de Antonio Ba- rão, e de Magda- / lena Lomelino, c. g. em titulo de Netos, §...., N.º..../

6 – Cecilia de Paiva, que esteve captiva em / Argel quando os Mouros tomarào o Porto / Sancto em Agosto de 1617, e lá casou com / Antonio de Mesquita, Malhorquim, tam- / bem captivo, e resgatados vivêrão n’esta Ilha, / c. g. /

6 – Maria d’as Neves, mulher de Antonio / Ruas de Melim, d’o Porto Sancto, filho de / Antonio Ruas, e de Magdalena Lomeli- //



(verso)



Lomelino, c. g. /

6 – Duarte Pestana de Vellosa, filho 6.º de Gabriel / Pestana, succedeu n’a Casa de seu pae por morte / se seus irmãos. /

Casou n’a Ilha d’o Porto Sancto com Fran- / cisca de Castro, filha de Antonio Ruas e de Magda- / lena Lomelino. /



De quem houve. /



7 – Gabriel Pestana de Vellosa. /

7 – Gabriel Pestana de Vellosa, filho de Duarte / Pestana de Vellosa, her- dou a casa de seu pae, e / vivia n’o anno de 1700. /

Casou tambem n’a Ilha do Porto Sancto / com D. Maria Escócia, filha de Sebastião Co- / elho Callaça, e de D. Maria Escócia. /



De quem houve. /



8 – Duarte Pestana de Vellosa, solteiro, / falleceu Sargento Mór d’o Funchal em 21 / de Maio de 1718. /

8 – Miquel Pestana de Vellosa. /

8 – Luiz Pestana, Clerigo. /

8 – João Pestana. /

8 – Adrião Pestana. /

8 – D. Marianna de Vellosa. /

8 – D. Francisca de Castro, que morreu solteira. /

8 – D. Martinha de Vellosa. /

8 – D. Izabel Doria. /

8 – Miguel Pestana de Vellosa, filho 2.º de / Gabriel Pestana de Vellosa, que morreu em vida / de seu pae. /

Casou n’a Villa da Calhêta com D. Ga- / briella d’a Camara, filha de Braz Mendes de / Souza e de sua 1.ª mulher D. Catharina /de Moura / De quem //



(fol. 45)



De quem houve. /



9 – Duarte Pestana de Vellosa. /

9 – Fr. Paulo.............. Frade Gracianno d’a Provin- / cia d’as Canarias. /

9 – D. Marianna, mulher de Manuel de / Faria e Almeida, filho de Manuel de Faria / natural de Portugal ( por alcunha o Daí daí ) / D. Vicencia, mulher de José Ferreira de / Mesquita, morador n’a Crujeira d’a Ata-/bûa, filho de José Ferreira, e de sua mulher / Maria d’a Trindade ( Era amazia d’o Vig.º de Atabûa) (vide pag. 125, continuação d’o / § 1.º d’este T.º ) / (1)



§ 2.º /



N.º 4 – Jorge Pestana d’a Camara, filho 2.º / de Gabriel Pestana, § 1.º, N.º 3.º, nasceu pel- os annos 1530. /

Casou n’o Porto Sancto com Ignez Fer- / reira Drummond. /



De quem houve. /



5 – D. Anna d’a Camara. /

5 – D. Anna d’a Camara, filha H. de Jorge / Pestana. /

Casou com Fernão Teixeira de Carva- / lho. /



De quem houve. /



6 – Fr. Antonio d’a Madre de Deus, Fra- / de Agostinho. /

6 – D. Luzia d’a Camara. /

6 – D. Luzia d’a Camara, filha de D. Anna / d’a Camara, foi herdeira d’a casa de seus / paes. /

(1) esta parte escrita entre parênteses, é acrescentada com tinta e caligrafia diferentes do original

Casou com João de Madureira de Fi- / gueiredo, filho de Manuel de Madureira //



(verso)



de Amaia, e de Hellena de Moraes. /



De quem houve. /



7 – Fernão Teixeira de Madureira. /

7 – Fernão Teixeira de Madureira, filho de D. Luzia / d’a Camara, her- dou a casa de seus paes. /

Casou com D. Margarida de Perada, filha / de Francisco Gonçalves Cabral, e de D. Filippa / d’a Fonceca, filha de João Nunes d’a Fonceca, / e de Izabel Gramaxo de Perada, em T.º de Cardosos /de Gaula, § 3.º, N.º.../



De quem houve. /



8 – D. Ignacia d’a Camara, que herdou a ca- / as de seus paes, e casou com Diogo de Or nel- / las de Vasconcellos, filho de Ayres d’Ornel- las / de Vasconcellos, e de D. Catharina Pereira / em titulo de Ornellas, § 2.º, N.º 7.º /



§ 3.º /



N.º 4 – André Pestana, que algum tempo / se chamou André Doria Pestana, filho de Gabriel / Pestana, § 1.º, N.º 3.º, nasceu pel- os annos de / 1552; foi Fidalgo Cavalleiro, como seu paee avós. /

Casou n’o Porto Sancto, onde viveu, com Filip- / pa de Bairos e Brito, Senhora principal. /



De quem houve. /



5 – D. Anna Pestana de Vellosa mulher de Cus- / todio Teixeira de Mendonça * Fidalgo da Casa Real * , filho de Pedro / Teixeira de Ferreira,e de Izabel de Mendon-/ça,em titulo de Teixeiras Vasc.ºs, § ....., N.º....//

(

Resposta

Link directo:

RE:Castro

#227856 | mosorio | 28 abr 2009 18:06 | Em resposta a: #227825

Caro Miguel ,

Não tenho nada sobre Marco de Canaveses para meu desgosto . Contactei ontem um senhor da S. Genealogistas a ver se me ajuda um pouco com os de Bemviver.

Como alia sempre os padrinhos do casal a alguma" familiaridade "peço-lhe ajuda neste casal, porque eu não pesco nada.
Muito obrigada.

Maria Emília


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1178731

Manuel Pestana( cas. 1652) é filho de Pedro Pestana e de Inês Fernandes, casa com Isabel Rodrigues, filha de Francisco Alves e Isabel Dias
No casamento ( 1623))de Pedro Pestana são testemunhas Martim Vaz de Cairos e Diogo Barradas.

Francisco Alves (cas.1616), é filho de Luís Alves e Maria Roiz . Isabel Dias é filha de
João Dias e de Maria Fernandes. Padrinhos; Luís Esmeraldo de Atouguia, João Rodrigues Furtado e .... . Vou colocar o assento para me ajudar nestes nomes , o assento não está nas melhores condições.

http://img139.imageshack.us/img139/830/casfranciscoalveseisabe.jpg

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227876 | Samuel C O Castro | 28 abr 2009 22:04 | Em resposta a: #227835

Prezado Miguel,

Volto a agradecer sua excelente contribuição, pois pesquisando nas 3 referências (AHM-FMPS ; NM-HHN; e GIM), que mencionei no Manuel de Castro, somente numa delas (AHM, vol VII, FMPS, Castro, pg 200) faz referência a uma filha Grácia de Castro Calaça c. c. Cristóvão Martins Salvago. Nas demais referências, cita apenas que o dito Manuel teve outros filhos com descendência na Ilha.

Bem provável que quando citei, erroneamente, que ela havia C-em 2ª núpcias com o Tristão de Castro e Távora, ainda não havia localizado (constado) a outra GCC. Só com as suas ponderações sobre a distância de datas, é que me dei conta do erro que havia cometido, mas ora corrigido.

Parte do título que acima descreveste, já consta de minha base.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227963 | migcah | 29 abr 2009 17:53 | Em resposta a: #227795

Cara D. Maria Emília,

Tenho que me corrigir eu disse que não podia ser de todo pelo lado Pestana de Velosa, mas fui ver melhor no FMPS, no título Brito, pg 288 e 289), e penso que afinal pode.

Com efeito Ana Pestana de Velosa que c. em 1575 com Custódio Teixeira de Mendonça, era filha de André Pestana ou Dória c. por 1555 com Filipa de Barros.

Sucede que há um irmão de André Pestana ou Dória, chamado João Pestana da Câmara (portanto tio da Ana Pestana de Velosa) que casa com Ana Ferreira de Castro, filha de João Rodrigues Calaça e de Ana Ferreira (a célebre Ana Ferreira, "A Velha da Serra" do Porto Santo, que já fez correr muita tinta. Supunha-se que era Dama do Paço, mas não é verdade. Que é filha de Diogo Fernandes de Castro, possível pelo apelido, mas não está documentado. Que tem uma ligação com os Ferreiras da Casta Grande, igualmente possível mas resta demonstrá-lo com documentos. etc.)


Seja como fôr, um filho destes, chamado Gabriel Pestana de Velosa (morgado como o pai, primo direito de Ana Pestana de Velosa)) c.por 1573, no Porto Santo c. uma Grácia de Castro Calaça, filha de Francisco Gil e de Ana de Paiva, neta paterna de F.co Anes de Castro e de Oriana Mendes (em título de Calaças).


Logo julgo que há uma possibilidade destes serem os pais da Grácia de Castro (Calaça) que casa com o Tristão de Castro e Távora. E de se cumprir assim o parentesco em 4º grau que o registo de casamento refere.




"A referência ao grau de consagunidade é preciosa, pois indica mesmo os trisavôs comuns. E como não pode ser de todo pelo lado Pestana de Velosa (da Ana Pestana de Velosa c.c. Custódio Teixeira de Mendonça) tem forçosamente que ser pelo lado do Custódio. E aí aparece como trisavô comum a Ana Calaça, filha de Rui Calaça de Viveiros e de Ana Ferreira (de Castro), casada com Miguel Teixeira de Vasconcelos - (Este descendente de Gaspar Mendes de Vasaconcelos c.c. uma filha de Tristão Vaz , 1º Cap. Donatário de Machico. )"

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#227968 | mosorio | 29 abr 2009 19:16 | Em resposta a: #227963

Caro Rogério Castro Henriques,


Agradeço todo o manancial de informações com que fui priveligiada, bem haja. Existe este casamento no AMR;


Francisco Gil
e Porto Santo 1573
Luzia Calaça

Não poderão ser estes os pais de Grácia?

Não sei se leu o meu pedido que lhe fiz ontem sobre uns Pestanas/ Dias/ Rodrigues, se calhar pouco oportunos, mas como está tão por dentro destas famílias atrevi-me a abusar da sua generosidade.

Se quiser o assento de Lançarote, eu digitalizo e coloco aqui na NET.

Melhores cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228027 | mosorio | 30 abr 2009 11:11 | Em resposta a: #227963

Prezado Miguel Castro Henriques,


Guardei todas as informações que me tem enviado num documento Word, são deduções muito pertinentes com base na consanguinidade do casal Lançarote e D. Antónia.Anexo o link onde está a imagem do assento de casamento do casal.

Entre os termos de casamento que vou pedir hoje ao Arquivo da Madeira, vou incluir o de Francisco Gil e Luzia Calaça. O Arquivo tem todos os assentos de baptismo de Porto Santo até 1911, se este casal tiver uma filha Grácia pode ser que seja a nossa.

http://img56.imageshack.us/my.php?image=caslanaroteteixeiradevef.jpg

Melhores cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE:Castro

#228041 | migcah | 30 abr 2009 13:15 | Em resposta a: #227856

Cara Maria Emília,

Não sei se este Pedro Pestana c.c. Inês Fernandes era dos Pestanas Velosas.

Martim Vaz de Cairos, era juíz, salvo erro. E era da misteriosa gente chamada Cairos. Julgo que ainda está por apurar ao certo a origem desse apelido. Os Barradas eram gente proeminente no princípio da colonização madeirense.

Luís Alves e Maria Fernandes também não sei quem são. Há a dificuldade de terem apelidos bastante comuns, o que limita muito a pesquisa. Ainda que o Luís Alves pudesse ser Alves ou Álvares de Atouguia... mas não me palpita, porque caso o fosse quase de certeza teria o Atouguia, que valia por si e pelas alianças familiares.

O Luís Esmeraldo de Atouguia e o Furtado são dois "big shots", dois mandachuvas locais. Podem ou não ser aparentados com os nubentes.

Terá que se apurar os assentos de ambos, quiçá as mulheres são parentes dos nubentes.

Não lhe consigo adiantar muito mais nisto. Só pedindo mais registos, se for possível.

Quanto a Bemviver, pois há que ter a paciência genealógica e aguardar ; -)


Os melhores cumprimentos,

MCH

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228042 | migcah | 30 abr 2009 13:23 | Em resposta a: #228027

Cara D. Maria Emília,

Obrigado por ter mandado o documento do casamento do Lançarote/D.Antónia.

Francisco Gil c.c. Luzia Calaça são um dos 3 candidatos a serem pais da Grácia de Castro Calaça-

Não tenho agora aqui à mão mas Francisco Gil e Luzia Calaça parece-me que eram primos. Ele era Francisco Gil de Castro. Confirmo depois.


Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228299 | mosorio | 03 mai 2009 16:18 | Em resposta a: #219654

Olá Samuel,

Cá vai mais um Castro, não sei se entronca na sua BD, é da minha, isto é de um dos filhos do meu antepassado Capitão Manuel Francisco de Vasconcelos - Madeira-
Pedro Higino de Vasconcelos.

Casamento 1773, Sé , Funchal. Este casamento foi por procuração o noivo encontrava-se em Lisboa.

Pedro casou com Luzia Maria da Conceição, filha de Gonçalo de Sousa * da Ilha de S. Miguel e de Vicência Ferreira , neta materna de ANTÓNIO DE CASTRO e de sua muher D. Maria da Silva, neta paterna de João Rodrigues e de sua mulher D. Margarida de Sousa.

Votos de um execelente dia.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228300 | mosorio | 03 mai 2009 16:18 | Em resposta a: #219654

Olá Samuel,

Cá vai mais um Castro, não sei se entronca na sua BD, é da minha, isto é de um dos filhos do meu antepassado Capitão Manuel Francisco de Vasconcelos - Madeira-
Pedro Higino de Vasconcelos.

Casamento 1773, Sé , Funchal. Este casamento foi por procuração o noivo encontrava-se em Lisboa.

Pedro casou com Luzia Maria da Conceição, filha de Gonçalo de Sousa * da Ilha de S. Miguel e de Vicência Ferreira , neta materna de ANTÓNIO DE CASTRO e de sua muher D. Maria da Silva, neta paterna de João Rodrigues e de sua mulher D. Margarida de Sousa.

Votos de um execelente dia.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228315 | Samuel C O Castro | 03 mai 2009 19:31 | Em resposta a: #228300

Estimada Maria Emília,

Muito grato por mais esta informação. Trata-se de pessoas que ainda não conseguir entroncar na base, mas salvei os dados para futuro.

Ratifico meus agradecimentos. Excelente dia para ti e familiares. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228440 | migcah | 05 mai 2009 13:59 | Em resposta a: #228027

Cara Maria Emília,

Não sei se já terá todos estes dados. (Parte já tem).

Entre parenteses as folhas dos Apointamentos de Feliosberto Bettencourt de Miranda onde ods pode encontrar

Custódio Teixeira de Mendonça, foi filho 3º de Pedro Teixeira de Ferreira. Foi Moço de Câmara da Casa Real. por alvará 19 Ag 1559. Justificou a sua ascendência em S. Cruz. (56) Casou a 15 Nov 1604 no Porto Santo c. Ana Pestana de Vellosa "A Velha" filha de André Dória e Filipa de Barros de Brito. (65v).

Se quiser tenho mais sobre a ascendência de Custódio Teixeira.

Estes Pestanas Velosas e Pestanas da Câmara (título Britos, do FMPS pg 288, 289) casam-se bastante no Porto Santo que é o viveiro dos Castros Calaças. Os casamentos serão entre PVs e CCs serão uns 5 ou 6. E possivelmente mais.

O que ao mesmo tempo facilita e complica as coisas. Facilita porque há uma boa probabilidade da nossa Grácia Calaça ter ascendência PV. Complica porque há vºarias possibilidades de descendência.

Vamos vendo o que fica no sedimento e o mais que se conseguir apurar.

Com os melhores cumoprimentos


Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228474 | mosorio | 05 mai 2009 17:52 | Em resposta a: #228440

Prezado Miguel,


Agradeço os elementos que me enviou, não os tinha.O que conheço da ascendência de Custódio Teixeira de Mendonça é o que está aqui na BD.
Tenho aqui um casamento que mandei vir, por ser de apelido Aguiar que tenho vindo a estudar,o meu interesse era saber porque foram para a Madeira os meus Couto Aguiar, aparentemente não entroncam com os meus.

Abril de 1717.

Capitão Cabo Fernando de Morais e Aguiar, filho de João de Morais Catanho e de Luzia Calaça de Vasconcelos
Com
D. Luzia Telo de Meneses, viúva de Luís Pestana de Velosa, filha do Cap. Egas Moniz de Meneses e de D. Catarina de Meneses e Vasconcelos.

Foram dispensados por serem parentes.

Aguardo o assento de casamento de Luzia Calaça e de Francisco Gil entre outros.
Só hoje vi a resposta que me enviou no dia 30.04, muito obrigada. O assento com nomes curtos chamou-me a atenção pelas tetemunhas de "peso " e pela assinatura de um Dias que bem pode ser da família, e por ser uma época tão recuada quando tão poucos eram letrados!

Meus cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#228506 | migcah | 05 mai 2009 21:49 | Em resposta a: #228474

Cara Maria Emília,

Descobri que tinha dados sobre a Luzia Calaça e o Francisco Gil.

Casados em 1573 ela era filha de Gonçalo Rodrigues e de Maria Calaça. Ele de Francisco Gil e de Joana de Paiva, sua prima-irmã, filha de Ana Ferreira de Castro (e Menses) e de Sebastião Coelho. E neto de Gil Eanes Alves de Castro c.c. Uriana de Meneses e bisneto de João Rodrigues Calaça (o patriarca dos Calaças) e de Ana Ferreira ( de Castro).

Francisco Gil de quem pediu os dados era irmão de Grácia de Castro Calaça, c.c. Gabriel Pestana de Velosa.

Estes dados constam do título Calaça, da obra do Felisberto Bettencourt de Miranda.

Vejamos se o registo confirma ou desmente estes dados.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229161 | mosorio | 12 mai 2009 22:30 | Em resposta a: #228506

Caro Miguel Castro Henriques,

Chegou o assento de casamento de Francisco Gil e Luzia Calaça, os dados batem certo com os do título Calaça da obra que referiu na sua mensagem. Não faço ideia como contornar a falta do termo de casamento de Manuel Tristão e Grácia de Castro.
Não sabemos se Manuel e Grácia tiveram irmãos e muito menos os apelidos usados.
Se tiver alguma ideia que queira partilhar.... estou mesmo desanimada!

Meus cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229177 | migcah | 13 mai 2009 02:18 | Em resposta a: #229161

Cara D. Maria Emília,

O Manuel Tristão não deve ter tido irmãos porque como se comprova na base de dados do ARM há muito poucos Távoras, e os que há descendem todos dele.

A Grácia de Castro Calaça certamente entronca no primeiro Calaça, João Rodrigues Calaça e na Ana Ferreira de Castro. São estes, acho eu, os trisavôs comuns ao Lançarote Teixeira de Velosa e sua mulher.

Pelo menos este ponto julgo que é firme.

O Manuel Tristão é filho do André Gonçalves de Távora, e sobrinho do Francisco Gonçalves de Távora e do Cap. (Velho) Bernardo de Távora.


O Manuel Tristão também aparece referenciado (mormente na Geneall) como Manuel Tristão da Silva e Távora.

(Bernardo - nome do seu tio - e Bernardim são nomes usados pela família Távora )

Envio-lhe um excerpto de um texto interessante que respiguei na Net (Julgo que é da Progenea, que tem bons colaboradores). Demonstra que há conhecimento dos Távoras da Madeira e Porto Santo e que são considerados um ramo dos Távoras.


Távoras Emigrantes – Emigrantes Távoras
A 13 de Janeiro do ano de 1759, foram executados, num descampado onde fica
actualmente a praça Afonso de Albuquerque, em Belém, seis membros da mais alta
nobreza portuguesa, na sequência daquele que ficou conhecido como “Processo dos
Távoras”.


A teia de acontecimentos que levou à condenação à morte, execução destes
fidalgos e posterior reconhecimento da injustiça então praticada relativamente à maioria
deles, são amplamente conhecidos, mas o mesmo não se pode dizer relativamente à
genealogia desta família. A verdade é que se perdeu o rasto a alguns dos membros da
família Távora, e logo surgiram boatos de que estes teriam emigrado para o Novo
Mundo, onde ainda hoje existiriam descendentes seus.
O surgimento destas histórias pode ter quatro fontes: em primeiro lugar é
possível que, de facto, alguns descendentes das famílias perseguidas tenham escapado à
perseguição em Portugal, emigrando para outros países, onde naturalmente casariam e
deixariam descendência; em segundo lugar, temos a hipótese de alguns daqueles que
crêem ser descendentes dos supliciados, o serem de outros ramos da família Távora, que
não se esgota, de todo, na família próxima do Marqueses (um destes ramos que muito
possivelmente terá contribuído com um grande número de emigrados desta família para
o Novo Mundo, é o ramo das Ilhas de Porto Santo e Madeira).

*****

Há Gonçalves de Távora anteriores ao André e Francisco Gonçalves de Távora.

Resta estabelecer o link.
Como há que estabelecer o link entre a Grácia de Castro Calaça eo João Rodrigues Calaça.

Talvez a Maria do Monte Aguiar tenha algo a dizer, no nobiliário do seu trisavô, o Morgado Pereira de Agrela, há referências aos Távoras. Mas ainda não as vi.

Seria interessante também pedir o assento de baptismo de todos os filhos do Manuel Tristão, e ver se há novos dados. Os nomes dos padrinhos podiam ser esclarecedores.

Ver também se existe o assento de óbito dele e da Grácia de Castro, e dos filhos.

Eu pela minha parte não creio que seja um lost case. É intrincado. Já cheguei a pensar que ele era XN. Mas seria muito dificil que a filha de um XN casasse com um filho de um Governador do Porto Santo, e FCR, como foi o Custódio Teixeira de Mendonça.

Portanto, não me parece que seja XN. Também porque o seu tio , era Capitão,(dos Capitães Velhos da Terceira - os mais antigos, e eram todos da nobreza) posto que não seria dado a XNs, nessa altura, contexto e circunstâncias.

Como vê a pesquisa está longe de estar acabada.

Per ardua ad astra!

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229285 | mosorio | 13 mai 2009 23:06 | Em resposta a: #229177

Caro Miguel,

Não conheço a obra tão gentilmente posta à nossa disposição pela Maria do Monte Aguiar, o tempo falta-me para me dedicar à sua leitura.

Envio dados de dois casamentos que ainda não constam na BD.Pode ser que tenham algum interesse.


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=982813
D.Ana casou 1710 com Luís Soares de Faria Severim , filho de João Soares Vermim( Vilmy ou Veronim)e de Francisca de Severim.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1011699
D.Tomásia casou em 1731 com Gonçalo José de Vasconcelos, filho de António Teixeira de Vasconcelose de D. Brizida Fávila de Vasconcelos, foram tt Amaro de França Uzel e o Rev Pe Francisco e Almeida Matos

Relativamente a assentos de baptismo é para esquecer, são poucos os existentes na AM online para épocas tão remotas.

Ainda bem que continua esperançado na resolução desta genealogia, sempre fico mais animada.

Meus melhores cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229551 | mosorio | 17 mai 2009 00:05 | Em resposta a: #228506

Caro Miguel de Castro Henriques,


Uma luzinha ao fundo do túnel.

Onde procurar uma Habilitação de Génere na Ilha da Madeira?

Eram investigados os antepassados até aos bisavós ou mais .

Isto numa tentativa de saber algo mais sobre Grácia e Manuel Tristão bisavós do habilitado.



António de Medina e Vasconcelos

Pai: Manuel da Silva de Medina e Vasconcelos
Mãe: Maria Ana da Silva de Távora * 1642

Habilitou-se ao sacerdócio em 1706.

Meus melhores cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229590 | mosorio | 17 mai 2009 17:19 | Em resposta a: #229177

Caro Miguel ,

No assento de casamento de Ana de Vasconcelos e Silva que mandei vir da Madeira, diz que ela é filha de Manuel da Silva de Medina e de sua mulher Mariana da Silva ( Távora ), o noivo, Luís de Faria Severim ,é filho de João Soares Vermim ( Veronim / Vilmy )e de Francisca de Severim .
Não sei se tem o livro " Família Medina da Ilha da Madeira "do Dr. João Cabral do Nascimento

Transcrevo parte do parágrafo I, do dito trabalho de J.C.D.N.

Pedro Coelho de Sousa casou com Ana da Silva de Andrade

Manuel da Silva Medina casou com sua parente Mariana da Silva de Távora, filha de Manuel Alves de Gamboa e Maria da Silva Barreto e neta materna de Manuel Tristão de Castro e Távora e de Grácia de Castro Calaça
Ana da Silva de Vasconcelos cas, 1710 com Luis Soares de Faria Severim , filho de João Soares Severim de Faria e de Maria Luísa de Bettencourt e Freitas.

Este erro não interfere nas nossas ascendências, mas a sua correcção pode ser útil a alguem.

Cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229596 | migcah | 17 mai 2009 18:30 | Em resposta a: #229590

Cara D.Maria Emília,


Vão intercalados os meus comentários-

No assento de casamento de Ana de Vasconcelos e Silva que mandei vir da Madeira, diz que ela é filha de Manuel da Silva de Medina e de sua mulher Mariana da Silva ( Távora ),

****** Eram primos?

, Luís de Faria Severim ,é filho de João Soares Vermim ( Veronim / Vilmy )e de Francisca de Severim .

****** Segundo Clode (in FMPS, pgs 332, 333), João Soares Veromim, foi cônsul holandês na Ilha da Madeira, por carta régia de D. Afonso V. (26 Maio 1667)-

Ela é Francisca de Faria Severim. filha de Manuel Marques de Lima, tabelião de notas, e de Francisca de Faria Severim, naturais de Amesterdão. Esta era filha de Cristovão de Faria Severim, almoxarife da Ilha da Madeira em 1629.

Não sei se tem o livro " Família Medina da Ilha da Madeira "do Dr. João Cabral do Nascimento

***** Não tenho, embora não desconheça essa família que foi notável na Madeira, e o Dr. João Cabral do Nascimento - um homem versátil e muito talentoso que foi poeta, historiador, genealogista, jornalista, director do ARM, etc. e um dos mais prolíficos e bons tradutores portugueses - era amigo do meu Pai.

Transcrevo parte do parágrafo I, do dito trabalho de J.C.D.N.

Pedro Coelho de Sousa casou com Ana da Silva de Andrade

Manuel da Silva Medina casou com sua parente Mariana da Silva de Távora, filha de Manuel Alves de Gamboa e Maria da Silva Barreto e neta materna de Manuel Tristão de Castro e Távora e de Grácia de Castro Calaça
Ana da Silva de Vasconcelos cas, 1710 com Luis Soares de Faria Severim , filho de João Soares Severim de Faria


****** Era Capitão

e de Maria Luísa de Bettencourt e Freitas.

***** Deve ser dos Bettencourt de Freitas.

Este erro não interfere nas nossas ascendências, mas a sua correcção pode ser útil a alguem.

******* Creio que sim.

Cumprimentos,


Miguel de CH

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229617 | mosorio | 17 mai 2009 22:13 | Em resposta a: #229596

Prezado Miguel de Castro Henriques,

Mariana e Manuel eram primos.

As informções referentes aos pais de Luís de Faria Severim constam da genealogia dos Medina , elaborada pelo Dr. João Cabral do Nascimento.

Do dr. Cabral do Nascimento desconhecia o seu dom para a poesia.

O Sr. é um grande conhecedor de famílias da Madeira, meus parabéns , a minha admiração e respeito.



Cumprimentos
Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#229619 | mosorio | 17 mai 2009 22:30 | Em resposta a: #229617

Miguel de Castro Henriques nasceu em Buenos Aires, é poeta .....


ME

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232547 | r9937n | 23 jun 2009 17:27 | Em resposta a: #227732

Registo de casamento de Manuel da Silva e Inácia das Neves: Santo António, 1659, Livro 212, Folha 16, ele filho de João Carvalho da Gama Mendonça e de D. Isabel da Silva e neto de Duarte de Carvalho Teixeira e de D. Ana Travassos Vasconcelos.

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232549 | mosorio | 23 jun 2009 18:30 | Em resposta a: #232547

Caro Confrade r9937n,

E neto materno de....
Peço-lhe que se tiver os restantes dados incluíndo padrinhos os transcreva .
É descendente deste casal?
Grata pela informação.


Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232603 | r9937n | 24 jun 2009 18:25 | Em resposta a: #232549

As testemunhas são:
Licenciado Lourenço de Matos Coutinho e Mateus da Gama.

Encontrei a sequência seguinte, que estou estudando:

Manuel da Silva, casado em 1659 em Santo António (L 212, F 16) com Inácia das Neves é pai de André da Silva e João da Silva.

André da Silva casou com em 1679 com Paula Gomes (Santo António, L 211, F 22), pais de
Manuel da Silva, casado com em 1733 com Jacinta Gomes, em São Roque (L 231, F 31), pais de
Bento da Silva, casado em 1784 com Josefa Maria (São Roque, L 233, F 3).

João da Silva casou em 1708 com Isabel Gomes (Santo António, L 211, F 64 vº), sendo pais de
Francisca Gomes, casada em 1727 com Manuel de Andrade (E. Calheta, L 211, F 134), pais de
Bernardina Maria, casada em 1750 Manuel Rodrigues (Santo António, L 212, F 130vº) pais de
Josefa Maria, casada em 1789 com Bento da Silva (São Roque, L 233, F 3).

Bento da Silva e Josefa Maria são pais de
Maria Rosa (da Silva), casada em 1811 com José Ribeiro (São Roque, L 234, F 5vº, pais de
José Ribeiro, casado em 1861 (Santa Maria Maior, L 2113, F 3vº) com Maria Júlia Sousa, pais de
Maria Margarida Ribeiro, casada em 1884 com Francisco Rodrigues, em Santa Maria Maior (L 2135, F 4vº), avós maternos do autor deste e-mail, Rui José da Conceição Nunes, residente no Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232610 | mosorio | 24 jun 2009 21:41 | Em resposta a: #232603

Boa noite confrade Rui Nunes,

Se os pais de D. Isabel da Silva forem Grácia de Castro e Manuel Tristão, então temos antepassados comuns, presumo que nomeou os avós paternos de Manuel da Silva na primeira mensagem. Os Gama Mendonça são ascendentes do confrade Miguel de Castro Henriques.
Agradeço a gentileza em partilhar os seus dados comigo, notei no nome Bento que tambem tenho nos meus. Gostava de saber a filiação do seu Manuel de Andrade e do Manuel Rodrigues.
Muito obrigada

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232612 | LProjecto | 24 jun 2009 22:22 | Em resposta a: #227726

Caro Samuel de Castro

Permita-me que lhe pergunte se consta, na sua base de dados, algum Gaspar de Castro Lobo Pimentel, que foi casado com Joaquina Josefa Rebelo. Tiveram, pelo menos, um filho chamado António (ou Augusto) de Castro Lobo Pimentel, n. Cano - Sousel, que casou com Maria Gertrudes Morgado, n. St.º André - Estremoz. Estes, por sua vez, foram pais de, pelo menos, um filho chamado Luís António Lobo Castro Pimentel, n. 2.3.1883 - St.º André - Estremoz?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232616 | r9937n | 24 jun 2009 23:05 | Em resposta a: #232610

Cara Confrade Maria Emília

Creio que a D. Isabel da Silva que referi no meu e-mail é filha de Grácia de Castro e Manuel Tristão, de acordo com os estudos que conheço, pois é identificada como tendo casado com João de Carvalho da Gama Mendonça. Existem, sim, dúvidas quanto à paternidade de João Carvalho, mas o registo de casamento de seu filho Manuel da Silva elimina, ao que penso, todas as dúvidas.

Quanto a Manuel de Andrade e Manuel Rodrigues, tenho os dados relativos a muitos dos seus ascendentes. Se me indicar o seu e-mail posso enviar-lhos em PDF.

Aguardo a sua resposta.

Rui Nunes
ruijcnunes@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232661 | Samuel C O Castro | 25 jun 2009 16:02 | Em resposta a: #232612

Prezado Luís Projecto Calhau,

Sim, essa linhagem está entroncada junto aos demais da base, mas parada no último que informaste Luís Antônio Lobo de Castro Pimentel. Se tiveres dados da descendência dele e puder me disponibilizar, fico-lhe muito grato.

Se precisar de dados da ascendência dele, diga-me através do de e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços).

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232689 | LProjecto | 25 jun 2009 22:42 | Em resposta a: #232661

Prezado Samuel de Castro,

Acabei de lhe enviar o e-mail para o endereço que indicou.

Eviei-lhe todos os elementos de que disponho. Ficarei grato se puder partilhar para o meu e-mail a ascendência de António Lobo de Castro Pimentel.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232693 | Samuel C O Castro | 26 jun 2009 00:17 | Em resposta a: #232689

Prezado Luís,

Enviei para seu e-mail os dados solicitados. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232755 | facs | 27 jun 2009 01:51 | Em resposta a: #227757

Caro Miguel

Peço desculpa de desviar do assunto dos castros . Mas o meu amigo tocou num apelido de nome Monteroso? ou Monterrosso? ´que Monterroso Faz parte da tres familias saloias. Se na realidade e Monterroso talvez consiga algo, Votos de bom Fim de Semana,

francisco Canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232793 | facs | 27 jun 2009 21:33 | Em resposta a: #228440

Caro Miguel

Esses Britos a que fazem alusao, com o entroncamento, da familia Castro e da familia Pestana e dos vasconcelos, por um acaso terá haver alguma coisa com o Bernardo Brito Antunes 1º Visconde da Nazaré?

com os mehores cumprimentos

Francisco Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232795 | mosorio | 27 jun 2009 22:21 | Em resposta a: #232755

Boa noite confrade Francisco Canas,


Não está a comunicar com o mail do Miguel de Castro Henriques . Para o fazer tem que deixar a sua mensagem numa cujo nikename é migcah.
É descendente dos Canas das TFS ? Conheço alguns elementos dessa família.
O apelido Monterroio/ Monterrosso / Mota Roio " conheço " os de Marco de Canaveses , Vila Boa do Bispo , por ser padrinho de uma antepassada minha e os que constam do livro de Felgueiras Gaio.

Melhores cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232806 | migcah | 28 jun 2009 01:28 | Em resposta a: #232547

Caro Raul Nunes,

O Manuel da Silva de Mendonça, casado na data que indica e corresponde à que eu tenho) com Inácia das Neves (que era Romão, filha de Domingos Fernandes Romano e Maria Jorge ) são o tronco dos Silvas Romãos de S. António, Madeira.

Nesse registo que indica, tem a certeza que Duarte de Carvalho Teixeira e D. Ana Travassos Vasconcelos (dados como avôs maternos de Manuel da Silva) não foram acrescentados a posteriori? E o registo apresenta as assinaturas das testemunhas? (o que significaria que não é uma cópia).

Estas minhas perguntas devem-se a que eu tenho - baseado no título VARES, on line na NESOS - por pais do João Carvalho de Mendonça a Sebastião de Carvalho c.c. Antónia de Vares.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232808 | migcah | 28 jun 2009 01:39 | Em resposta a: #232549

Cara D. Maria Emília,

Como vai? Tenho avançado um pouco mais na linha dos Távoras do Manuel Tristão. Graças ao Manuel Abranches de Soveral e também com uma pequena ajuda do João Távora, filho do falecido genealogista, o Marquês de Abrantes, e a mais umas pesquisas nos Anais da Ilha Terceira, do Ferreira Drummond, creio estar em condições de poder supor que os nossos Távoras provem dos "de Mogadouro." Bernardo de Távora, irmão de André Gonçalves de Távora, (pai do Manuel Tristão) era juiz, capitão de ordenanças e fazia parte dos fidalgos de Angra, Ilha Terceira.

Vou tentar desenvolver mias este tema quando tiver mais tempo.


Entretanto Mateus da Gama, era capitão. Descendia de um Tavira c.c. com uma Lopes da Costa, XN. Era cunhado do Licenciado Lourenço Matos Coutinho. Ambos vem aqui na geneall. O "link" que os leva a ser padrinhos ou testemunhas provem dos Teixeiras de Vasconcelos. São um ramo dos Teixeiras de Tristão Vaz,

Por agora é tudo,

Cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#232813 | facs | 28 jun 2009 01:58 | Em resposta a: #232795

Ola Maria Emilia

Sim, sou parente dos canas das tres familias saloias, o meu ramo e Frederico Franco Canas, simplesmente achei curioso pois consta o apelido monterrosso na familia, e ao abordar a arvore de Samuel Castro, emesmo a sua reparei nesse apelido que me chamou atenção, a proposito trabalhei com uma senhora de Porto Santo, que tem o apelido Freitas de Vasconcellos Pestana

Um abraço Francisco Cannas

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#233010 | migcah | 30 jun 2009 12:38 | Em resposta a: #232755

Caro Francisco Canas Simões,

Belchior Pinto de Monterroso, viveu nos finais do séc. XVI. Era da Comarca de Bemviver (Porto). Até agora não me consta nada que o ligue às 3 famílias saloias. Mas se tiver dados sobre os Monterrosos de Bemviver, ou se estes tiverem alguma ligação com os da região saloia, certamente interessa-me.

Os melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#233012 | migcah | 30 jun 2009 12:46 | Em resposta a: #232793

Caro Fancisco António,

Infelizmente não lhe sei dizer se estes Pestanas de Brito, que aparecem no século XV, na Madeira, terão alguma coisa a ver com Bernardo Brito Antunes.
Mas penso que não, em parte porque tendo estes Britos tido grande proeminência no séculos XV, XVI e XVII, na Madeira depois o apelido foi-se perdendo. Doutra parte nenhum genealogista madeirense refere essa conexão. O Clode, por exemplo, que se preocupava muito com titulares madeirenses, ou titulares com ascendência madeirense, teria feito uma referência. Até porque esses Britos foram "grands noms" na Ilha, e metade ou mais da nobreza da Ilha descendia deles.

Os melhores cumprimentos,

Miguel de Castro Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#235392 | Luisa Castro | 31 jul 2009 13:10 | Em resposta a: #219507

Caro Rui,

Tenho tentado obter IG do Arquivo distrital de Braga mas não tenho tido muito êxito. Os meus pedidos continuam em espera. Lembrei-me que talves conseguisse ter acesso às IG que procuro, uma vez que, pareceu-me, com alguma facilidade acedeu à IG de Francisco José de Castro. As principais IG que procuro são:

Bento Brochado Ribeiro, P 31530, Pt 1398, 1738-08-27
Fº de Luís Brochado Ribeiro – Antónia Brochado Teixeira

José Brochado Soares, P 23224, Pt 1048. 1780-08-30
Fº de António Brochado Soares – Teresa Sousa.

Será que me pode ajudar?
Obrigada por toda a colaboração,

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#235394 | clcastro | 31 jul 2009 13:47 | Em resposta a: #235392

Cara Luisa Castro,


O serviço que pretende está desactivado por falta de verbas. Só pode consultar presencialmente.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#235397 | Luisa Castro | 31 jul 2009 14:42 | Em resposta a: #235394

Caro César de Castro,

muito obrigada pela informação. Significa, então, que se eu for pessoalmente ao Arquivo Distrital de Braga poderei consultar as referidas IG, certo? Sabe se está aberto no mês de Agosto?


Melhores cumprimentos,
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#235400 | clcastro | 31 jul 2009 15:19 | Em resposta a: #235397

Cara Luisa Castro,

Presumo que não fecha para férias.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#235408 | jsarmento | 31 jul 2009 16:42 | Em resposta a: #227639

Caro Senhor Miguel de Castro Henriques

No sangue transmontano, sobretudo de Vinhais, corre sangue Silva Barreto procedente de Francisco da Silva Barreto, cuja ascendência tem sido um verdadeiro enigma, e que está aqui na base em: (segundo Gayo)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=300823

Como estabelece uma relação Silva Barreto/Homem de Sousa, muito grato ficaria se me pudesse indicar alguma pista para pesquisa.

Com os meus melhores cumprimentos

José Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#263361 | andrewferreira | 03 out 2010 21:29 | Em resposta a: #233010

Caro Miguel,

Você tem mais alguma informação sobre esse Belchior Pinto de Monterroso? Ou sua origem? Acredito descender de seu filho, o feitor Francisco Pinto.
A base de dados do Genea realmente indica o nascimento de Guiomar em Soalhães, Marco de Canaveses, e o RGFPM (no tt Pinto do Campanário) a indica como natural de "Bemviver, temo da Comarca do Porto", mas não indicam o nascimento de Belchior.
No trabalho Família Pinto, de João António Joaquim Pinto, tanto Belchior tanto Guiomar são naturais de São Lourenço do Douro, Benviver, Porto. E, por último, nesse site que encontrei recentemente (http://telesfamily.com/familygroup.php?familyID=F12971&tree=Teles), ele aparece como apenas Belchior Pinto, natural do Porto, Portugal, e é citado como "Belchior Pinto, de Monterroso, Porto" (o RGFPM já dizia não haver certeza se Monterroso era seu apelido ou local de nascimento ou residência).
Qualquer ajuda é bem vinda.
Cumprimentos,
Andrew F. Zanelato Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#263364 | andrewferreira | 03 out 2010 22:13 | Em resposta a: #233010

Caro Miguel,
A propósito, desculpe-me por desviar do assunto do tópico, e também pela data (só agora percebi que é tópico antigo), mas você teria algo sobre a origem do sobrenome Biar, de João Afonso Ferreira Biar, filho de Gaspar Ferreira, que parece-me seria natural de Parede de Coura? Li algo sobre ele em outro fórum, e penso que você quem escreveu. Estava pensando se Biar não teria alguma origem judaica.
Ou então algo sobre a naturalidade ou descendência do "famoso" Álvaro Figueira de Chaves, marido de Isabel Soares Ferreira, que já vi em várias obras como "homem muito nobre que jaz na igreja de S. Sebastião de Câmara de Lobos", mas nenhuma cita sua origem ou de onde vem sua nobreza? E seria essa Isabel Soares Ferreira a "mulher nobre da Câmara de Lobos" que foi amante de Manuel de Noronha, o neto do Zarco?
Cumprimentos,
Andrew F. Zanelato Ferreira

Resposta

Link directo:

Castro

#423341 | MarceloTerra | 17 abr 2020 01:27 | Em resposta a: #227639

Caro Miguel,
De antemão me desculpo por acionar o assunto de uma postagem tão antiga, mas nas minhas pesquisas online, fui trazido até aqui.
Também descendo de Tristão de Castro e Távora e Gracia de Castro Calaça, exatamente como você, pela filha D. Isabel da Silva c.c. João Carvalho da Gama e Mendonça. Estou em busca de algum documento (bibliografias; certidões; trabalhos acadêmicos etc), algo que possa documentalmente comprovar que D. Isabel da Silva é realmente filha do casal Tristão e Gracia, supracitados.
Outra dúvida: tens conhecimento de que Tristão, em outros momentos, é também citado como Manuel Tristão?
Desde já agradeço qualquer contribuição.
Com os melhores cumprimentos.
Marcelo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 12:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen