Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#220725 | Barata2007 | 08 fev 2009 21:50

Boa tarde a todos,
Procuro família que desconheço na zona da Pizoria.
Os únicos dados de que disponho são:
Maria Augusta nascida em 25.10.1893-Pizoria falecida em 30.7.1979-Lisboa

Filha de João Barata e de Maria Bernardina ambos de Cambas

Neta paterna de João Barata e Maria Cecília

Neta materna de João Fernandes e Iría Antónia

Irmã de:
Amélia Barata-Rouco(?)
Emília Barata-Pizoria
Piedade Barata-Orvalho
Prazeres-Pizoria
Irmão falecido em 1946-Pizoria

e talvez prima de:
Virginia Jesus Dias-Pousos
Umbelina Dias
Ascensão Jesus Antunes-Pousos

Tia de:
Manuel Fernandes
António Barata-filho da Prazeres?

Tenho também cartas trocadas entre Maria Augusta e Lilly Valente, que descobri aqui, ser Lilly-Juliette Senusson casada com João Barata Salgueiro Valente nascido em 1888 e falecido em 1928, e cuja família tem origem em Oleiros, mas que desconheço se pertencem ao mesmo ramo Barata porque nada, nessas cartas, o diz.

Muito grata desde já, por qualquer informação que me possam fornecer.

PBarata

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#220726 | FIGUEIRA | 08 fev 2009 22:18 | Em resposta a: #220725

Cara PBarata,

Sou da Pampilhosa da Serra e descendo dos Baratas de Oleiros (de diversos ramos), mas confesso que desconheço a localidade de Pizoria, apesar de saber onde fica Cambas.
Veja se encontra alguma coisa útil nestes tópicos http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Barata&tema=0&pesq_por=subject

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#220729 | henrdias | 08 fev 2009 22:42 | Em resposta a: #220726

Caro Nuno Figueira,

segundo o Dicionário Corográfico de Portugal, Pizoria é um lugar da freguesia de Cambas, concelho de Oleiros.

melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#220733 | FIGUEIRA | 08 fev 2009 22:50 | Em resposta a: #220726

Cara PBarata,

Só agora reparei neste excerto da sua mensagem:
"Tenho também cartas trocadas entre Maria Augusta e Lilly Valente, que descobri aqui, ser Lilly-Juliette Senusson casada com João Barata Salgueiro Valente nascido em 1888 e falecido em 1928, e cuja família tem origem em Oleiros, mas que desconheço se pertencem ao mesmo ramo Barata porque nada, nessas cartas, o diz."
Eu sou da família Barata Salgueiro, sou tetraneto de António Dias Barata Salgueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325669 falecido em 1907 na Quinta de Nossa Senhora da Boa-Memória, na aldeia dos Padrões, freguesia da Portela do Fojo, concelho da Pampilhosa da Serra, primo direito de Luís Antão Barata Salgueiro, avô de João Barata Salgueiro Valente.
Tenhom imensa informação sobre a família Barata em geral e sobre a família Barata Salgueiro em particular, desde o casamento, cerca de 1695, entre Damião Salgueiro, de Oleiros, com Feliciana Barata, de Álvaro.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS - pedi o seu mail ao moderador

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#220735 | FIGUEIRA | 08 fev 2009 22:54 | Em resposta a: #220725

Cara PBarata,

Só agora reparei neste excerto da sua mensagem:
"Tenho também cartas trocadas entre Maria Augusta e Lilly Valente, que descobri aqui, ser Lilly-Juliette Senusson casada com João Barata Salgueiro Valente nascido em 1888 e falecido em 1928, e cuja família tem origem em Oleiros, mas que desconheço se pertencem ao mesmo ramo Barata porque nada, nessas cartas, o diz."
Eu sou da família Barata Salgueiro, sou tetraneto de António Dias Barata Salgueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325669 falecido em 1907 na Quinta de Nossa Senhora da Boa-Memória, na aldeia dos Padrões, freguesia da Portela do Fojo, concelho da Pampilhosa da Serra, primo direito de Luís Antão Barata Salgueiro, avô de João Barata Salgueiro Valente.
Tenhom imensa informação sobre a família Barata em geral e sobre a família Barata Salgueiro em particular, desde o casamento, cerca de 1695, entre Damião Salgueiro, de Oleiros, com Feliciana Barata, de Álvaro.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS - pedi o seu mail ao moderador

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#250680 | FIGUEIRA | 28 fev 2010 19:09 | Em resposta a: #220725

Cara Paula Barata,

No próximo mês será publicado um estudo do qual sou coautor intitulado "Os Dias Barata Salgueiro da Madeirã: As Raízes duma Família do Antigo Termo da vila de Álvaro" onde é focado num dos seus títulos a origem da família Barata.

Cumprimentos,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#251763 | ajrei | 16 mar 2010 18:51 | Em resposta a: #250680

Caro Nuno Figueira,

Já nos cruzámos há um tempo atrás, na anterior Sede da APG, no lançamento das "Famílias da Beira Baixa".
Dê-me dicas sobre essa sua obra. Como creio que recordará, também sou Barata, pela minha avó paterna, cujo Pai, meu bisavô, era de Góis.

Cordiais cumprimentos,

António Barata Rei

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#252016 | FIGUEIRA | 21 mar 2010 19:33 | Em resposta a: #251763

Caro António Barata Rei,

Começo em Ana Barata, da vila de Álvaro, que em 1654 já tinha morrido, casada com António Mendes, e desconheço que deste ramo descenda António Francisco Barata, da vila de Góis.

Cumprimentos,

Nuno Miguel Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#301197 | jose37maria | 29 mar 2012 13:27 | Em resposta a: #252016

pode ser que sim

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#301218 | HRC1947 | 29 mar 2012 16:28 | Em resposta a: #301197

Confrade José Maria;

... " Pode ser que sim?..." Terá que se exprimir em bom Português de Portugal, para que possa ser ajudado!!
[sabe.... conta-se que um determinada criatura de tanta preguiça que tinha, acabou por morrer à sede, bem
junto a um rio.... onde corria bastante água !!]

Os m/ cumprimentos

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#304603 | jose37maria | 30 abr 2012 19:49 | Em resposta a: #301218

eu tenho familiares de ademoço que sao barata (jose barata) que nao sei se podem tem um ramo com os baratas ja agora se alguem sobe se podia me dizer se pertence e seus ascendentes




jose barata casou com maria joaquina


filhas maria do patrocinio

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310669 | cambasien | 24 jul 2012 18:38 | Em resposta a: #304603

Boa tarde,
os meus pais sao de cambas e estour pretender fazer a genealogia desta freguesia, se posso ajudar é com prazer

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310844 | sena1965 | 27 jul 2012 12:21 | Em resposta a: #310669

Bom dia

Estive a consultar a sua arvore genealógica e pareceu-me que uma das suas antepassadas mais antigas que lá tem é uma Maria Gil Marques que diz que nasceu em 1740.

Quer-me parecer que ela na realidade nasceu em 1749 (em 1740 a unica Maria que encontro é filha de Manuel Baptista e Teresa Martins do Rouco de Cima).

Com efeito encontrei em 1749 uma Maria (n. 13-Mar, b. 8-Abr-1749) filha de Manuel Gil e Isabel Marques de Cambas. Os pais haviam-se casado a 11-Jun-1748 filhos, respectivamente, de
Domingos Fernandes, defunto (Rouco de Cima) e Maria Gil, defunta (Caneiros), moradores em Cambas
e Pedro Marques, defunto (Caneiros), e Isabel Martins (Ademoço), moradores nos Caneiros.
Aqui defunto significa que já haviam morrido quando o casamento se celebrou.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310854 | cambasien | 27 jul 2012 18:30 | Em resposta a: #310844

Obrigado pela sua resposta
O senhor vê isso nos arquivos de castelo Branco, dos Mormoes ou da igreja? é que às vezes nao indicam a data de nasicmento, somente a idade que nao é sempre certa
também pode ser que vi mal quando apontei isso
Gostaria de consultar os seus dados desse ramo de cambas
Cumprimentos

Luis ANTUNES GARCIA

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310856 | cambasien | 27 jul 2012 18:50 | Em resposta a: #310854

o meu email
luis94@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310861 | sena1965 | 27 jul 2012 19:31 | Em resposta a: #310844

Bom dia

Esperando que esta Maria Gil Marques seja a que procura aqui lhe envio a sua arvore genealógica:

Maria (Gil Marques), filha de Manuel Gil e Isabel Marques.
Manuel Gil e Isabel Marques tiveram os filhos
13-Mar/ 08-Abr-1749 Maria
08-Set/ 14-Set-1750 Manoel
27-Jun/ 06-Jul-1752 João

Pais de Manuel Gil:
Domingos Fernandes (Rouco de Cima) e Maria Gil (Caneiros), (casamento 8-Jan-1690) que tiveram os filhos:
b.06-Jan-1697 Isabel
29-Jan/ 05-Fev -1699 Manoel (é o seu Manoel Gil)

Pais de Isabel Marques
Pedro Marques e Isabel Martins (casamento 30-Out-1707), moradores nos Caneiros, que tiveram os filhos:
21-Fev/ 02-Mar-1710 Manoel
04-Fev/ 10-Fev-1712 Isabel (é a Isabel Marques)
30-Dez -1713/ 07-Jan-1714 Maria
04-Jan/ 12-Jan-1716 António
10-Jun/ 18-Jun-1719 Joseph

Domingos Fernandes (b. 4-Abr-1660) é filho de
João Fernandes (Rouco de Cima) e Maria Martins (os pais destes não estão indicados; não devem ter casado em Cambas)

Maria Gil é filha de
Bento Gil (Caneiros) e (nome da mulher não indicado) (moradores nos Caneiros). Este Bento Gil terá casado 2 vezes, a primeira (a 13-Nov-1660) com Jerónima Antunes (Pisoria), com quem teve Maria (b. 3-Nov-1661). Jerónima Antunes morreu a 12-Out-1661. Provavelmente morreu de parto e a criança ficou quase um mês à espera de ser baptizada (mas um intervalo tão grande entre o nascimento e o baptismo, nessa altura, não era normal). Depois casou com Isabel Antunes, com quem teve 6 filhos.

Pedro Marques (b. 6-Mai-1677) é filho de
Domingos Antunes e Maria Manoel (Caneiros) (tiveram 9 filhos, não encontrei o casamento deles).

Isabel Martins (b. 15-Jan-1690) é filha de
Domingos Martins (n. 10-Nov-1652) e Luzia Gaspar (Ademoço) (n. 11 (?)-Dez-1654, b. 20-Dez-1654) (casados em meados de 1684, tiveram 4 filhos). Filhos de, respectivamente:
António Martins e Margarida Martins (Povoa). Não encontrei o casamento deles.
Luis Gaspar e Caterina Fernandes (Ademoço).Não encontrei o casamento deles.

Não consegui recuar mais. Ou estas (últimas) pessoas não se casaram em Cambas, ou o casamento não foi registado (seria estranho), ou quando o foi os pais não foram indicados.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310874 | cambasien | 28 jul 2012 00:22 | Em resposta a: #310861

Obrigado por estes elementos, fico muito agradecido
Onde foi buscar isso tudo?

Cumprimentos

Luis ANTUNES GARCIA

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310885 | sena1965 | 28 jul 2012 08:02 | Em resposta a: #310874

Aos livros mais antigos de Cambas. Estão na Torre do Tombo.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310887 | hmartins | 28 jul 2012 10:42 | Em resposta a: #310861

Caríssimo Joaquim Nogueira,

Intrometo-me no vosso diálogo de Cambas para perguntar se porventura se cruzou com o casal Manoel Gil + Catherina Domingues, naturais e residentes em Caneiros, Cambas.

São pais de Maria Domingues, b. a 11 Mai 1698 em Cambas, que veio a casar-se em Janeiro de Baixo com o alferes António Gaspar.

Agradeço-lhe uma vez mais qualquer informação que puder facultar.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310888 | hmartins | 28 jul 2012 10:51 | Em resposta a: #310887

Onde digo
"que veio a casar-se em Janeiro de Baixo"
deveria ter dito
"que veio a casar-se em Cambas a 22 Jul 1728 e a morar em Janeiro de Baixo"

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310893 | sena1965 | 28 jul 2012 11:46 | Em resposta a: #310887

Bom dia

Sim, cruzei-me com esse casal.

Manuel Gil (22-Mar/ 30-Mar-1670) e Caterina Domingues tiveram 4 filhos:

11-Mai-1698 (bapt. casa) Maria
01-Mai/ 09-Mai-1700 Isabel
26-Out/ 01-Nov-1703 Margarida
20-Mar/ 28-Mar-1711Manoel

Casaram-se a 7-Fev-1695 em Cambas.

Filhos de, respectivamente, Bento Gil e Isabel Antunes (Caneiros) e Simam Afonso e Isabel Domingues (Caneiros).

Bento Gil e Isabel Antunes (Caneiros) tiveram 6 filhos. Não encontrei o casamento deles e portanto não sei quem são os seus pais.

Simam Afonso e Isabel Domingues (Caneiros) tiveram 4 filhos, casaram-se a 16-Jul-1663 (em Cambas) e eram filhos de, respectivamente, Manoel Domingues e Maria Dias (Cerdeira) e Manoel Martins e Catarina Martins (Caneiros).

Do casal da Cerdeira nada sei. Quanto ao casal Manoel Martins e Catarina Martins:
Têm 7 filhos (a Isabel Domingues é a terceira, baptizada a 8-Fev-1637).

Manoel Martins e Catarina Martins são filhos, respectivamente, de :
Luis Martins e Lianor Domingues (Caneiros) e Domingos Martins, o novo, e Caterina João (Ademoço)

Luis Martins e Lianor Domingues tiveram 11 filhos (Manoel é o mais velho, baptizado a 21-Dez-1597). Casam-se a 23-Mar-1597 mas não há indicação dos pais, nem donde vêm.

Domingos Martins, o novo, e Caterina João (Ademoço) tiveram 5 filhos (Catarina é a segunda, bapt. a 25-Nov-1609). Casam-se a 7-Jun-1604 (em Cambas) mas não há indicação dos pais, nem donde vêm. É provável que ele seja filho de outro Domingos Martins (porque se assim não fosse porque o haveriam de chamar de "novo"?).

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310897 | cambasien | 28 jul 2012 12:01 | Em resposta a: #310893

estas pessoas sao suas antepassadas?

se sim, serà que somos primos afastados?

Luis ANTUNES GARCIA

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310901 | sena1965 | 28 jul 2012 13:09 | Em resposta a: #310897

Bom dia

Os meus antepassados (pelo lado de um bisavô) são principalmente de Ademoço; mas tambem já encontrei alguns (poucos) de Cambas, Pisoria e Rouco.
É perfeitamente possivel que haja antepassados em comum... tal como é bastante provável que algum rei de Portugal seja nosso antepassado ou um imperador romano. E não estou a inventar! É consequência da lei das probabilidades...
Há 800 anos a população portuguesa era inferior a um milhão. Cada pessoa que então teve filhos, netos, bisnetos terá agora muitos milhares (talvez milhões) de "netos". Se considerarmos dois portugueses ao acaso será altamente improvável que, recuando entre vinte a trinta gerações não haja pelo menos um (e seguramente mais do que um) avô em comum.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310918 | cambasien | 28 jul 2012 17:51 | Em resposta a: #310901

é verdade, tem razao, certamente temos todos um antepassado em comum

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310922 | hmartins | 28 jul 2012 18:31 | Em resposta a: #310893

Caríssimo Joaquim Nogueira,

Como sempre com informação ímpar. Nem sei como lhe agradecer de todas as informações que me tem facultado (e a tantos outros confrades aqui do Geneall). Muito obrigado.

Desculpe que pergunte, mas o senhor é historiador/investigador ou até escritor? Isto porque a forma como investiga as diferentes paróquias não é a que eu consideraria "normal" para uma pesquisa de antepassados. Vê-se que a sua investigação é profunda e inclui todos os elementos das paróquias investigadas.

Essa investigação tem algum objectivo de publicação futura? Seria deveras uma autêntica "enciclopédia genealógica" daquela região da Beira Interior que se denota já ter profundamente investigada.

Eu como mero curioso nestas andanças (e mesmo quando arranjo tempo acabo por bater com o nariz na porta da TT como foi o caso de hoje) faço a minha vénia ao seu trabalho monumental.

Mais uma vez o meu obrigado.
Hugo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#310954 | sena1965 | 29 jul 2012 11:41 | Em resposta a: #310922

Bom dia

Eu sou matemático mas gosto muito de História. O meu objectivo consiste em reunir elementos para um dia escrever a História da região da Pampilhosa da Serra. Por isso interesso-me pelos registos paroquiais e por todos os outros documentos que consiga obter sobre essa região (e limitrofes).

E pelo meio vou fazendo a minha arvore genealógica!

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#318185 | hmartins | 26 nov 2012 16:15 | Em resposta a: #310893

Caríssimo Joaquim Nogueira,

Encontro-me (finalmente) na posse de cópias e a analisar os assentos de acordo com os dados que facultou e venho-lhe fazer uma questão, pois tenho alguma dificuldade em chegar à mesma conclusão do senhor, onde refere "Luis Martins e Lianor Domingues tiveram 11 filhos (Manoel é o mais velho, baptizado a 21-Dez-1597)".

No baptizado de Manoel, àparte da possibilidade do dia ser 21 como refere ou 22 (a letra do assento deixa-me dúvidas), o que leio no assento é "fº de luis mis edem.ª domisgues". Como chegou à conclusão que seria lianor?

Obrigado.
Hugo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#318218 | hmartins | 26 nov 2012 23:21 | Em resposta a: #318185

Já agora aproveito para informar que, no casamento de Simam Afonso e Isabel Domingues, a data de casamento que leio é 17 e não 16 (é diferença mínima mas deixo aqui a minha leitura de qualquer forma).

Aproveito para perguntar se tem a data de casamento de Manoel Martins com Catarina Martins?

Mais uma vez obrigado.
HM

Resposta

Link directo:

RE: Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#318253 | sena1965 | 27 nov 2012 15:12 | Em resposta a: #318185

Boa tarde

Os onze filhos que eu encontrei foram os seguintes:

21-Dez-1597, Manoel (nos meus apontamentos também registei que o padre havia escrito "Mª Domingues")
21-Dez-1601, Pedro
16-Mar-1603, Domingos
24-Fev-1605, Maria
26-Ago-1606, António
04-Set-1607, Vicente
29-Out-1612, António
03-Jun-1615, Eria
5 (?)-Nov-1617, Lianor
12-Jan-1620, João
12-Ago-1621, Pedro

Quanto à questão que coloca:

Desde 1561 até 1597 só encontro nos Caneiros os seguintes casais:
Vicente (?) Anes e Lianor Alvares (1 filho)
Bartolomeu Pires e (Caterina Alvares) (3 filhos)
Lianor Vicente (?) (1 filho)
Miguel Pires e Marta Marques (4 filhos)
Domingos Anes e Marta Marques (1 filho)
António Bartolomeu e Maria João (1 filho)

ou seja até essa data não há filhos do casal Luis Martins e Lianor Domingues. Isso está correcto pois o seu casamento é de 23 de Março de 1597.
Aproveito para salientar que de entre os casais que lá vivem (e que citei) ninguem tem nomes parecidos com os do casal em questão.
Em Dezembro nasce um filho de Luis Martins e Maria Domingues (dos quatro nomes três coincidem com as do casal em questão). Este menino nasce 9 meses (menos uns dias) depois do casamento do casal Luis Martins e Leonor Domingues.

Em resumo: apesar de não poder afirmar a 100% (mas julgo que não andará longe) acredito que terá havido um engano do padre e que a Maria Domingues fosse, na realidade, Leonor Domingues.

Aproveito para fazer notar que a 20 de Agosto de 1581 é baptizada uma Leonor, filha de Domingos Anes e Marta Marques dos Caneiros. Como nessa altura o patronimico era muito usado será normal que quando se casasse tomasse o nome de Leonor Domingues. E se se tratar da mesma de que estamos a falar ter-se-ia casado com 16 anos, o que era possivel.

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#360478 | Sofy 86 | 16 ago 2015 19:30 | Em resposta a: #220725

Sou da Pisoria e tenho mais informações sobre a nossa Familia.

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#360543 | Sofy 86 | 18 ago 2015 13:38 | Em resposta a: #360478

Irmã de:
Amélia Barata-Rouco(?)
Emília Barata-Pizoria era a minha bisavó materna
Piedade Barata-Orvalho
Prazeres-Pizoria
Irmão falecido em 1946-Pizoria

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#360546 | Barata2007 | 18 ago 2015 14:49 | Em resposta a: #360543

Sério? Boa! Pode contactar-me para apg.barata@gmail.com?
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#360575 | Barata2007 | 19 ago 2015 15:35 | Em resposta a: #360543

Sério? Boa! Pode contactar-me para apg.barata@gmail.com?
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#360623 | jaferro | 20 ago 2015 22:00 | Em resposta a: #310861

Estimado Confrade Joaquim Nogueira,

Espero que esta o encontre bem.

A minha 6ª avó, Maria Gaspar, do Orvalho, Oleiros, foi casada 1ª vez (de um total de três), com Manuel Domingues, dos Caneiros, Cambas, filho de Domingos Martins, Caneiros, e de Isabel Domingos, Adamoço, em 05.10.1721, no Orvalho, Oleiros. Tem alguma informação sobre a ascendência deste Sr. Manuel Domingues?

Apenas por curiosidade, informou-o que descendo de Fernão Luís, meu 13º avô, de Pizoria, Cambas, pelo seu filho Luís Fernandes que casa em Janeiro de Baixo, em 03.11.1560, com Iria (Eria) Anes, filha de João Anes, de Bogas.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#370301 | cambasien | 03 jun 2016 18:36 | Em resposta a: #220725

Boa tarde

Estive a ver nos assentos de Obitos da freguesia de Cambas que entre agosto 1891 e maio 1892 houve pelo menos 25 menores que faleceram. Acho que é muito para uma freguesia destas, sobretudo que os outros anos a mortalidade não é tão importante.

Serà que houve uma epidemia naquela região aquele ano? E se é o caso o que seria essa doença?

Agradeço

Cumprimentos

PS : desculpai o meu português, nasci em França vou tentando falar de vêz em quanto a lingua dos meus pais....

Luis ANTUNES GARCIA

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#370321 | saintclair | 03 jun 2016 22:53 | Em resposta a: #370301

-
Caro Luis;
...Realmente os óbitos naquele ano 1891/1892, são praticamente
todos os dias.
Houve adultos e crianças. Talvez alguma doença
--
http://digitarq.adctb.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/840E62D2F5C08F99EA0A13046943B04F&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
---
Já descobri; foi a Tuberculose;
http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/5420/DM_Tuberculose%20no%20final%20do%20s%C3%A9culo%20XIX%20em%20Portugal.pdf?sequence=1#page=44
Quero agradecer pela tradução que enviou do Notário Gisbert.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Baratas da Pizoria, Cambas, Oleiros

#370323 | cambasien | 03 jun 2016 23:08 | Em resposta a: #220725

Obrigado SAintclair pela sua gentilhesa e disponibilidade.

Vous ler isso com muita atençao

Cumprimentos

Luis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen