busca de membro de familia mattos de celeirós

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Formação

busca de membro de familia mattos de celeirós

#221604 | shimity | 19 fev 2009 02:20

olá pessoal!
estou chegando. vindo do brasil. procuro informações sobre meu avô, ber nardo
maria de mattos, filho de josé maria de mattos e antônia precioza de azevedo
mattos. ele nasceu em celeirós, concelho de sabrosa, distrito de vila real, provincia trás - os- montes , em 14 de junho de 1870.
será que encontrarei uma alma boa para me ajudar a levantar os dados dele?
abraço para todos e boa sorte tambem.

Resposta

Link directo:

RE: busca de membro de familia mattos de celeirós

#221617 | tmacedo | 19 fev 2009 10:52 | Em resposta a: #221604

Caro(a) shimity:

Poderá pedir no Arquivo Distrital de Vila Real uma fotocópia do assento de baptismo de seu avô Bernardo Maria de Matos, nascido em 14.6.1870 em Celeirós, concelho de Sabrosa, filho de José Maria de Matos e Antónia Precioza de Azevedo.
Tem todas os dados necessários para o fazer.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: busca de membro de familia mattos de celeirós

#223482 | shimity | 12 mar 2009 00:53 | Em resposta a: #221617

boa noite,
sr. Antonio Taveira!

como o sr. me orientou, entrei em contato com com o advrl. e através de seu diretor, sr. manuel silva gonçalves, descobrimos que este assento batismal e certidão de nascimento lá não se encontra. todavia foram localizados os assentos dos meus tios-avós, irmãos de meu avô, bernardo maria de mattos. são eles josé augusto de mattos e antonio augusto de mattos (gemeos), nascidos em 15 de janeiro de 1865 e o outro irmão manuel maria de mattos nascido em 18 de agosto de 1869.meu avô nasceu em 14 de junho de 1870. também descobrimos que nestes assentos o nome dos pais de meu avô bernardo, seriam josé de mattos e não josé maria de mattos e de sua mãe,seria antônia da rocha e não antônia precioza de azevedo mattos.segundo este diretor, sr. manuel silva gonçalves,
aliás, de uma atenção tamanha, eu deveria entrar em contato com a conservatória do registo civil de sabrosa para lá verificarem a possibilidade do assento ter sido transcrito em data posterior a 1906.
já tentei este procedimento mas, infelizmente não obtive resposta. portanto é aí que me encontro.
caso o sr, possa me direcionar, lhe agradeceria imensamente.
atenciosamente,
antônia hamada

Resposta

Link directo:

RE: busca de membro de familia mattos de celeirós

#238862 | RodrigoVasconcelos | 12 set 2009 15:27 | Em resposta a: #221617

Boa tarde,

Caro António


Queria saber, por favor se possui alguns dados sobre Drº José Silvério Vieira de Sousa de Celeirós do Douro, o nome da esposa é que não sei. possuia a Casa da Fonte, além desta casa tinha a Casa das Eiras e outra em frente a esta junto da Igreja de Celeirós e outra ainda cor-de-rosa dos 2 lados da rua quem vai para o cemitério de Celeirós) e respectiva família (esposa,irmaõs dele e esposa, pais deles, etc), pois sou seu bisneto.
Sei também que tinhamos também laços familiares com o Drº Gastão Taveira, que era médico oftálmológico e tinha lojas de oftalmologia no Porto, era muito amigo de meu pai (não sei se será seu familiar),com casa em Vilarinho de S. Romão e Casa e quintas no Bragão, conheço também o seu neto Alex com quem brincava nas férias grandes em Celeirós, filho de Axel e da D. Mariasinha, esta filha do Drº Gastão Taveira.

Agradeço a atenção.

Um abraço,

Rodrigo Nuno Pereira Cabral de Sousa e Vasconcelos

email: vasconcelos@mail.tmn.pt
tlm: 96 212 74 25

Resposta

Link directo:

RE: busca de membro de familia mattos de celeirós

#239033 | tmacedo | 13 set 2009 23:23 | Em resposta a: #238862

Caro Rodrigo de Sousa e Vasconcelos:

José Silvério Vieira de Sousa (que possuiu a casa da Fonte - que fora dos condes de Vila Pouca, a casa em frente às Eiras e a casa "cor de rosa" no fundo da rua de Celeirós) era primo de meu trisavô Francisco Borges de Sousa de Magalhães (este sim dono casa das Eiras e da quinta do Bragão). Foi filho de José Silvério, José Ermelindo, engenheiro civil. A Mariasinha que refere (de facto Maria de Lurdes de seu nome) é prima direita, e não filha, de Gastão Taveira, meu pai. Também ela filha de outro médico Gastão Costa de seu nome. É filho de José Silvério, contemporâneo e amigo de meu pai? Ou dum seu irmão?

Se procurar no Geneal encontrará o nome de meu trisavô, já referido. Se seguir a sua ascendência pelos Sousas, chegará a uma Serafina de Sousa de Magalhães que é nossa antepassada comum. Do seu 1.º casamento com Pedro Fernandes descendem os Borges de Sousa, os Xavier Correia de Azevedo (de Paradelinha) e os Serôdios (de Fermentões e Celeirós). Do seu 2.º casamento com Manuel Rodrigues Cordeiro descendem os Sousas Cordeiro de Magalhães (de um ramo destes descendem os Vieira de Sousa).

Um abraço

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen