Buscas na Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Buscas na Torre do Tombo

#221906 | João Faria | 23 fev 2009 11:49

Bom dia

Sou um bocado novo neste assunto, e queria ver se alguem me podia dar alguma ajuda; já consegui todos os elementos que existiam disponiveis no meu registo civil, tendo agora neessidade de me deslocar à Torre do Tombom para prosseguir com as buscas; o que eu queria saber é se tenho que me deslocar lá ou se há forma de consultar os microfilmes on line?
Se alguem me conseguir ajudar, agradecia

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#221956 | LBolacha | 23 fev 2009 19:37 | Em resposta a: #221906

Que tipo de coisas gostaria de encontrar?

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#221989 | João Faria | 23 fev 2009 23:36 | Em resposta a: #221956

Certidões de nascimentos de 2 bisavós; o mais estranho é que do lado paterno consegui as certidões no registo civil de Mafra, algumas delas mais antigas.

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#221993 | LBolacha | 24 fev 2009 00:21 | Em resposta a: #221989

Muito bem, ora se os registos que procura, ou seja, se os nascimentos dos seus ascendentes tiverem acontecido ha mais de 100 anos, é possível que eles se encontrem na Torre do Tombo, pelo que se tiver disponibilidade de lá ir, terá certamente toda a ajuda possível a partir dai. Mas atenção, nem todos os registos lá estão, pelo que aconselhava a saber em que local essas pessoas nasceram e casaram e telefonar primeiro a perguntar se os registos paroquiais dessa freguesia se encontram lá, evitando assim uma viagem desnecessária.

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#222019 | João Faria | 24 fev 2009 10:38 | Em resposta a: #221993

OK, vou então fazer isso. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#267646 | francisca valadao | 30 dez 2010 13:30 | Em resposta a: #222019

Alguém me poderá ensinar como posso ver online os registos na Torre do Tombo? Tentei mas ,para mim que sou abaixo de aprendiz, é tudo tão confuso, que desisti. Gostaria tb. que me dissessem se os registos dos Açores estão lá ou se é noutro local. Os registos que procuro são todos anteriores a 1885.

Desculpem esta pergunta tão básica, mas tudo o que tenho é interesse, sapiência é nula.

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#267652 | ndias | 30 dez 2010 14:37 | Em resposta a: #267646

Cara Francisca,

Sugiro que utilize o site etombo.com. Na página inicial aparece o nome dos distritos seguido do número de fundos disponíveis para cada um. Depois são sub-divididos por concelhos e paróquias, a este nível só aparecem os que têm fundos e poderá ver também se estão disponíveis os anos que pretende.
Para os Açores não há fundos disponíveis neste site mas mesmo assim pode vir a fazer-lhe falta para outras pesquisas.
Procure no site do Centro de Conhecimento doa Açores que eles têm registos paroquiais digitalizados.

Mais uma vez sugiro que faça pesquisas aqui no forúm sobre estes temas, perde-se algum tempo porque a informação é muita mas é bastante gratificante porque se pode aprender imenso e há um pouco de tudo.

Cumprimentos. Votos de Boas Festas.

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: Buscas na Torre do Tombo

#267654 | francisca valadao | 30 dez 2010 14:54 | Em resposta a: #267652

Fernanda, mais uma vez muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen