Roque de Melo, governador de nagasaki

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Arquivos | Regiões

Roque de Melo, governador de nagasaki

#222241 | tito sousa | 26 fev 2009 19:17

Caros confrades,

Gostaria de ter alguma informação sobre a geneologia de Roque de Melo, governador da cidade japonesa de Nagasaki. Estive, no arquivo dos Mellos de Serpa, com o seu testamento na mão, mas agora não o consigo encontrar aqui no site. Será que alguém me pode ajudar?

Cumprimentos,

Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Roque de Melo, governador de nagasaki

#222247 | Luis_Froes | 26 fev 2009 19:54 | Em resposta a: #222241

Caro Francisco Franco de Sousa,

Não será este o Roque de Melo que procura: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180725 ?

Ao que parece, nada tem que ver com os seus Ficalho, mas como não adiantou datas nem mais pormenores, temos de começar por algum lado.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Roque de Melo, governador de nagasaki

#222251 | tito sousa | 26 fev 2009 20:24 | Em resposta a: #222247

Caro Luis Froes,

Desde já agradeço-lhe a paciência para me ajudar. De datas sei que este tal Roque de Melo é do século XVII, portanto mil seiscentos e qualquer coisa. Desculpe tão vaga informação, mas é a única que tenho. Agradeço-lhe mais uma vez a ajuda toda que me possa dar.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Roque de Melo, governador de nagasaki

#316902 | AMAssis | 09 nov 2012 11:45 | Em resposta a: #222251

Meu Caro Francisco,

Se não me engano, conhecemo-nos em Serpa nos Ficalhos. Estava a ajudar a Juja a digitalizar fotografias... é filho da Anica, não é?

O Roque de Melo que foi não apenas governador - mas o fundador de Nagasaki. Levei a casa dos seus primos um académico norte-americano que está a fazer um estudo, com algum folego, deste personagem.

Ele é, de facto, da sua gente: é filho de Pedro de Melo, neto de Diogo de Melo, e bisneto de Henrique de Melo e trineto de João de Melo, 1º alcaide-mor de Serpa nesta família - todos estes seus antepassados. No Arquivo Ficalho há vários documentos dele datados entre 1582 e 1604, assim como existe o testamento de sua filha D. Benta de Melo, professa da Conceição de Beja, que herdou seu tio Francisco.

Digo-lhe, entretanto, que estou em fase de conclusão de um livro sobre os Melos Ficalho, que será muito provavelmente apresentado lá para Março do ano que vem. Se quiser falar comigo, aqui lhe deixo o meu mail : antonio.assis@sapo.pt

Abraço,

António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen