Familias de Braga, Vila Verde, etc

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#222573 | LBolacha | 01 mar 2009 21:23

Caros Confrades

Procuro informações sobre as ditas pessoas, ascendentes e ramos colaterais de:

1. Capitão Francisco Xavier de ARAÚJO n. 12/03/1772 - São Miguel de Prado, Vila Verde; f. 30/12/1856 - Sé, Portalegre. c.g.

2. Domingos de ARAÚJO n. Duas Igrejas, Braga; cc 16/08/1757 - São Miguel de Prado, Vila Verde.
3. Antónia da Mota CARNEIRO n. São Miguel de Prado, Vila Verde.

4. Custódio de ARAÚJO n. Santa Maria de Doçany (????)
5. Joana ALVARES n. Chascos, Duas Igrejas, Vila Verde.
6. André da MOTA n. Vila da Pica, Sampaio, Soutelo, Vila Verde.
7. Prudência de ARAÚJO n. Aldar, São Miguel do Prago, Vila Verde.


Sei que é pouco, mas sei que existe bastantes confrades a estudarem o distrito de Braga de e os Araújos de lá, e visto não ter oportunidade de me deslocar até Braga de momento, agradeço desde já toda a ajuda que me possa fornecer.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224031 | Chico Barbosa | 16 mar 2009 23:23 | Em resposta a: #222573

Caro LBOLACHA.
Sendo eu um novato nestas andanças,logo com pouco jeito para o assunto só entro aqui para de algum modo ver se por acaso posso ser útil.
Conheço bem todas as freguesias de que fala e apenas lhe posso deixar uma simples opinião.
Porque não tentar contactar a paróquia de São Miguel de Prado(onde actualmente se encontra Frei Hermano da Camara?)Estou certo que será bem sucedido.
Espero sinceramento contribuir com algo para a sua pesquisa.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224043 | LBolacha | 17 mar 2009 00:23 | Em resposta a: #224031

Caro Sr

Está a referir a contactar directamente com a paróquia? Teria algum interesse a nível histórico, mas não sei se obteria ajuda na minha pesquisa genealógica. Estou errado?

Peço desculpa mas não entendi completamente a sua sugestão.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224050 | pachancho | 17 mar 2009 05:42 | Em resposta a: #224043

Caro Levi,

estou a fazer cópia dos paroquiais de São Miguel de Prado para o Excel, mas como neste momento a minha disponibilidade, para me deslocar ao ADB, é pouca aínda só fiz o levantamento dos 3 primeiros livros, que vão desde o ano 1622-1678; o próximo a ser copiado será o livro nº498, que abrange os anos 1678-1704. Para chegar aos anos que pretende aínda me faltam +- 5 livros, quando lá chegar aviso-o. Pode ser que a letra comece a melhorar e as cópias se tornem mais rápidas.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224071 | LBolacha | 17 mar 2009 12:01 | Em resposta a: #224050

Cara Sra Paula

Não se lhei bem dizer, mas algo me diz que daqui a algum tempo será "a minha melhor amiga" =P
Fico-lhe desde já imensamente agradecido por ter resolvido partilhar esta informação do seu trabalho e desejo-lhe imensa sorte nesta auto-proposta tarefa.
Se não for muito incomodo, va dando noticias dos seus progressos, e estaremos cá sempre, para a falta de melhor, a encorajar.

Atenciosamente
Levi

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224115 | pachancho | 17 mar 2009 21:22 | Em resposta a: #224071

Caro Levi,

sem o Sra., por favor. Mal chegue ás datas que lhe interessam, terei todo o prazer em enviar-lhe uma cópia, em CD, dos registos.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224118 | Cianinha | 17 mar 2009 21:31 | Em resposta a: #224115

Cara Sra Paula

Verifiquei através do forum que costuma ter bastantes informações relativas a freguesias do concelho de Vila Verde. Por acaso tem alguma informação relativa aos anos de 1800 a 1900 da freguesia da Lage?


Cumprimentos
LCardeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224120 | pachancho | 17 mar 2009 21:38 | Em resposta a: #224118

Caro LCardeira,

sobre a freguesia da Lage, tenho alguns dados referentes a antepassados meus, o mais recente é de 1813, os apelidos são: Fernades Dias, Arantes, Machado, Ferreira Santarem, Leitão, Mota, Tinoco....

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224122 | Cianinha | 17 mar 2009 21:44 | Em resposta a: #224120

Cara Paula,

Eu estou á procura de informação sobre a família Fernandes Cardeira, também tenho uma avó Dias, de nome Custódia Maria Dias casada com Francisco José Fernandes Cardeira, moradores no lugar da Cardeira da freguesia da Lage entre 1800 e 1900, mas não sei os anos exactos. Se por acaso tiver alguma informação agradecia imenso.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224124 | pachancho | 17 mar 2009 21:53 | Em resposta a: #224122

Cara(o) Cianinha,

são anos mais recentes, os que procura; os meus parentes são do Lugar da Roupeira. Se por acaso souber algo, digo-lhe.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224125 | Cianinha | 17 mar 2009 22:02 | Em resposta a: #224124

Cara Paula,

Por acaso também tive familiares a morarem no lugar da Roupeira, os meus visavôs e avó paterno, mas neste caso, já depois de 1920.

Agradecida pela simpatia.

Um abraço,
LCardeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#224667 | LCNunes | 22 mar 2009 21:49 | Em resposta a: #224125

Caros confrades,

Em Parada de Gatim, Vila Verde, alguém tem conhecimento de uma Casa/Quintinha

antiga que era propriedade de Rosa de Sousa Ribeiro de Araújo, professora

primária, falecida por volta de 1950, e do seu marido Abel Augusto de Almeida,

igualmente professor?

A propriedade, salvo o erro, ficou para um filho médico residente em Lisboa,

de nome Dr. Joaquim Araújo de Almeida?

Qualquer informação sobre a Quinta e a familia partilhem se faz favor.

Aguardo comentários.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#228345 | jomimota | 04 mai 2009 00:32 | Em resposta a: #224120

Boa Noite,

Desculpe incomoda-la, mas como faz referência ao apelido Mota, e como cheguei agora aos registos que se encontram no Arquivo Distrital de Braga, aproveito para lhe perguntar se tem alguns dados relativos aos Motas e aos Cerqueira do lugar de Sizão, da freguesia de Barros, nomeadamente:

António José da Mota, nascido em Sizão, freguesia de Barros +/- em 1770
filho de Domingos da Mota e de Ana Maria Cerqueira.

Agradeço todas a informação disponível de ascendentes e colaterais.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#229757 | jomimota | 19 mai 2009 14:21 | Em resposta a: #228345

Cara Confrade,

Permita-me incomodá-la mais uma vez, mas como entretanto recebi do ADB, o assento de António José da Mota, não faz sentido deixar este pedido assim.
Entretanto passei a procurar por Domingos da Motta, filho de António da Mota e Benta Antunes mantendo-se a naturalidade em Barros, Vila Verde.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#235399 | HCRB | 31 jul 2009 15:14 | Em resposta a: #224050

Olá Paula

Eu habito em Prado S.Miguel e parte da minha Familia Materna é de Prado S. Miguel, verifiquei neste tópico que estás a fazer um levantamento dos livros paroquiais desta freguesia, toda a pesquisa que eu fiz, foi apenas nos livros paroquiais existentes ainda na paroquia, que salvo erro são desde meados de 1800 e não tenho grande possibilidade para me deslocar ao ADB, por muita pena minha.
Se me puderes ajudar com esses, para continuar as minhas pesquisas. Se precisares de algo, que eu possa ajudar tanto daqui como de coucieiro, estou ao dispor.

Obrigada
Helena Carolina

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#235401 | jomimota | 31 jul 2009 15:30 | Em resposta a: #235399

Cara Confrade,

Os meus antepassados que me dão apelido "Mota", julgo que tiveram origem exactamente em S. Miguel do Prado, tendo-se depois disseminado por outras freguesias do antigo concelho de Regalados.
Dentro das suas possibilidades gostaria que me informa-se de qualquer dado que ache relevante para a história dos "Motas" que aí tiveram origem.
Neste momento já vou nos anos de 17xx e ainda estou na freguesia de Barros, nomeadamente no lugar de Sobrado.
Para além dos paroquiais procuro bibliografia sobre a região, nomeadamente monografias.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239620 | milly | 19 set 2009 21:56 | Em resposta a: #235401

Caro Jorge Mota,

tenho antepassados « da Motta » de Vila Verde, nomeadamente:
1. Maria Joaquina (ou Maria Theresa) da Motta natural de Barros. Casou com Manuel António Nogueira também de Barros.
2. Sua filha : Maria Teresa da Motta , nascida em 1849 (ou 1850) no lugar de Sobrado em Barros. Casou em 1876, em Barros, com João da Lomba natural de Valdreu.

3. Manuel da Motta casou com Maria Marques natural de São Pedro de Valbom
4. Sua filha : Theresa Maria da Motta Marques nascida +/- em 1800 provavelmente em Gondomar, Vila Verde. Casou com Domingos Fernandes Cerqueira. Moradores em Gondomar.

Agradeço desde já qualquer informação sobre eles e seus colaterais.

Cumprimentos,
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239622 | jomimota | 19 set 2009 22:18 | Em resposta a: #239620

Cara Confrade,

Em minha posse só tenho o Livro de Baptismos N.º69, com data extremas 1708-1776.

De qualquer forma eis o que sei até agora:

N1 Francisco da Mota

Deste casamento teve:
N2 António da Mota (* ????; +????)

N2 António da Mota

Casou com Benta Antunes, na freguesia de Barros, concelho de Vila Verde (à época concelho de Regalados), a 6 de Dezembro de 1713. Foram testemunhas o Padre Francisco da Rocha, vigário de Vilarinho e o Padre Domingos Antunes, vigário colado de Atães. Foram moradores no lugar de Sizão, da mesma freguesia.
Deste casamento teve:
N3 Manuel (* Sizão, 1717; +????)
N3 Maria (* Sizão, 1718; +????)
N3 Domingos (* Sizão, 1723; +????)
N3 Mariana (* Sizão, 1726; +????)
N3 Josefa (* Sizão, 1729; +????)

N3 Domingos da Mota
Foi baptizado a 8 de Julho de 1723. Foi padrinho, Domingos, solteiro, filho de João Francisco e madrinha Maria, filha de Domingos Francisco da Estrada.

Casou com Ana Maria Cerqueira, na freguesia de Besteiros, concelho de Amares, a 12 de Setembro de 1764. Foram testemunhas o Padre António de Sá Costa, o Padre Pedro Luís de Arantes e o Padre Manuel Borges de Araújo, bem como Manuel José de Castro Soares, todos de Besteiros. Foram moradores em Sizão, freguesia de Barros, actual concelho de Vila Verde (à época concelho de Regalados).

Deste casamento teve:
N4 Francisca Joana (* Sizão, 09-04-1765; + Pombalinho, Soure 06-03-1836);
N4 Francisco José (* Sizão, 23-09-1766; + Pombalinho, Soure ????);
N4 António José (* Sizão, 27-08-1769; + Pombalinho, Soure, 03-05-1830);
N4 Manuel (* Sizão, 22-10-1772; +????);

Apanhei também uma Domingas (*1717) e um Domingos (*1720), filhos de um Francisco da Mota e uma Maria do Sobrado. Se me der a filiação do Manuel da Mota, talvez o consiga ligar, de qualquer forma vou pesquisar os últimos registos do livro, pois tenho a ideia de lá ter visto um Manuel da Mota. Se achar mais qualquer coisa digo.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239672 | milly | 20 set 2009 14:56 | Em resposta a: #239622

Caro Jorge Mota,

obrigada pela sua resposta.
Infelizmente, não tenho mais informação sobre Manuel da Motta.
Mas guardo preciosamento a sua resposta para quando tiver mais avançada.

Cumprimentos,
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239674 | jomimota | 20 set 2009 15:12 | Em resposta a: #239620

Cara Confrade,

Aproveito para lhe perguntar qual a relação entre o Manuel da Mota (3)e a Maria Joaquina (1).
E já agora qual a naturalidade de Manuel da Mota, pois este pode muito bem ser o meu N4, nascido a 22-10-1772, em Sizão, dado que teria 28 anos à data de nascimento de Teresa Maria.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239680 | milly | 20 set 2009 15:47 | Em resposta a: #239674

Ainda não encontrei relação entre Manuel Motta e Maria Joaquina.
Manuel Motta é meu 6° avô do lado da minha mãe
Maria Joaquina é minha 4° do lado do meu pai

Também não sei a naturalidade de Manuel Motta. Sei que sua mulher Maria Marques era natural de Valbom e sua filha morava em Gondomar donde era natural seu marido : Domingos Fernandes Cerqueira (que nasceu em 1798).

Valbom e Barros ficam perto de Gondomar. Vou talvez pedir a certidão de nascimento de Teresa Maria, ao ADB, para esclarecer esse ponto.

Cumprimentos,
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239699 | jomimota | 20 set 2009 18:07 | Em resposta a: #239680

Cara Confrade,

Fico então à espera de novos dados, e talvez nessa altura a possa ajudar.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239899 | jomimota | 22 set 2009 16:06 | Em resposta a: #239680

Cara Confrade,

Recebi ontem um CD com a digitalização do livro nº67, baptizados e casamentos da freguesia de Barros, ficando agora com os Baptismos de 1623 a 1778 e casamentos de 1653 a 1778.
Se pretender posso enviar uma cópia via Pando, para tal envie o seu email para jomimota arroba gmail ponto com.

Aproveito para lhe perguntar, pois obtive a confirmação de que a freguesia que procurava era mesmo Sampriz (Ponte da Barca), se os seus Cerqueiras têm alguma ramificação a Sampriz, dado que:

1) Ana Maria Cerqueira que casou com Domingos da Mota em Besteiros, foi baptizada em Sampriz;

2) Era filha natural de José Cerqueira de ??? e Rosa Soares de Cizão (Barros);

3) O filho de Ana Maria Cerqueira e Domingos da Mota, Francisco José da Mota, que foi Padre, recebeu a seu Património Eclesiástico (por Escritura de Doação) de Francisco Martins de Araújo e Antónia Maria Cerqueira moradores em Sampriz.

4) Suponho que Antónia Maria Cerqueira e José Cerqueira, teriam algum relacionamento familiar, possivelmente seriam irmãos.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239948 | milly | 22 set 2009 20:58 | Em resposta a: #239899

Caro Confrade,

jà lhe enviei o meu email. Agradeço-lhe desde jà.

Os meus Cerqueiras são quase todos da freguesia de Gondomar (Vila Verde), alguns de Gondoriz (Terras de Bouro) e os mais chegados (meu avô e minha mãe) de Aboim da Nóbrega (Vila Verde).
Não tenho, por enquanto, nenhum dado de Sampriz.

Cumprimentos,
Marilina Cerqueira Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239955 | jomimota | 22 set 2009 22:31 | Em resposta a: #239948

Cara Confrade,

Pois acho que os Cerqueira de Aboim da Nóbrega, pela leitura dos assentos que fiz, me dizem qualquer coisa, mas o tempo o dirá. Já agora até que ano é que chegou nos Cerqueira?

Terá novidades por correio electrónico.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#239966 | Analuz | 22 set 2009 23:54 | Em resposta a: #224120

Cara Ana
Acabei de ler suas palavras de 17/03/2009 e fiquei muito interessada sobre os dados que possui,referentes ao apelido Tinoco. Se puder me enviar, ficarei muito grata. Ouvi falar de alguns nomes: João Ferreira Tinoco, Thomé Ferreira Tinoco, Antônio Ferreira Tinoco,Sebastião Luís Tinoco da Silva(ou da Silva Tinoco). Precisaria saber muito mais , para concluir algumas linhas de raciocínio.
Muito obrigada, Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#240064 | milly | 23 set 2009 21:37 | Em resposta a: #239955

Caro Confrade,

Cheguei até ao ano de 1673 nos Cerqueira :
Maria Cerqueira nasceu no 14 de maio de 1673 em Gondomar. Casou com João Fernandes no 14 de setembro de 1705.
Seus pais : João Cerqueira e Maria Antónia de Araújo.

Cumprimentos,
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#240068 | jomimota | 23 set 2009 22:35 | Em resposta a: #240064

Cara Confrade,

Tão perto e não haverá ligação?

O José Cerqueira e a Antónia Maria Cerqueira de que lhe falei deverão ter nascido por volta de 1710 a 1720, mais ou menos. Não tem na sua Base de Dados nenhuns irmãos que tenham estes nomes e datas de nascimentos aproximadas?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Nota: Haveria assim tantos Cerqueiras no concelho de Vila Verde em 1700, para que possam não ter ligação?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#240580 | jomimota | 28 set 2009 23:53 | Em resposta a: #222573

Caros Confrades,

Procuro pelo casamento de Domingos Gonçalves do lugar do Mouro, freguesia de Barros com Maria da Mota, que deve ter ocorrido +- em 1620 (o primeiro filho que conheço nasceu em 1624, mas terá tido outros antes), eventualmente numa das freguesias vizinhas de Barros.
Este meu pedido, que sei não ser fácil, tem por suposição o facto de nos paroquiais de Barros não aparecerem mais Motas a não ser os descendentes de Maria da Mota, o que me leva a crer que ela não fosse da freguesia, ao passo que Domingos é sem dúvida natural da mesma. Eu suponho que ela será de uma freguesia vizinha de Barros, nomeadamente daquelas onde existiam mais "Motas", como Regalados, Prado ou Soutelo, e presumo que o casamento lá terá ocorrido dada a tradição de os casamentos ocorrerem na freguesia de que são naturais as senhoras.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#241032 | jomimota | 03 out 2009 11:32 | Em resposta a: #240580

Caros Confrades,

Descobri um novo facto, pois numa Escritura de Património Eclesiástico de 1655, aparece um Francisco de Mota, como testemunha nomeada por Domingos Gonçalves, também chamado de Domingos Fernandes, e Maria da Mota, morador em Passo (ou julgo que o lugar se chama Passos), freguesia de Santa Eulália de Sande, que fica ali logo abaixo da freguesia de Barros. Esta descoberta leva-me a crer que este Francisco da Mota seria irmão da "minha" Maria da Mota, e que esta ou é de Sande, e lá se deu o casamento ou então, será possível descobrir a naturalidade dela através do casamento do seu "irmão" Francisco da Mota.

O que venho pedir desta vez, a alguém que tenha pesquisado esta freguesia ou a qualquer confrade que vá ao ADB e não se importe de dar uma vista de olhos, será qualquer dado relativo a Francisco da Mota ou Maria da Mota, ou outros Motas, quer seja casamento ou mesmo baptismo e óbitos ocorridos na freguesia de Santa Eulália de Sande (actual concelho de Vila Verde), no período de 1620 a 1635.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#242936 | chardon | 27 out 2009 11:50 | Em resposta a: #222573

Caros Confrades,

Procuro informação sobre Miguel Nogueira Capitão. Na realidade não sei se se chamava apenas Miguel Nogueira e se o Capitão era função, uma vez que aparece nos registos de duas formas, umas vezes Miguel Nogueira Capitão e outras apenas Miguel Nogueira, mas julgo ser mesmo Miguel Nogueira Capitão. Teve um filho natural de Custódia Maria Leitão, também ela de Vila Verde. Eram naturais de S. Miguel de Aviz, concelho de Pico de Regalados. O filho de ambos chamva-se José Manuel Leitão e casou com D. Águeda da Soledade e Silva em Vila Franca de Xira a 7 de Dezembro de 1872. José Manuel Leitão tinha 27 anos, terá nascido em 1845, em Vila Verde.
Procuro informações tanto da família Nogueira Capitão como da Família Leitão desta localidade (pico de regalados, Vila Verde - Barcelos, Braga).

grato pela ajuda,
Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#249193 | aduraoc | 04 fev 2010 17:23 | Em resposta a: #224120

Enquanto foi portuguesa (há 3 gerações somos brasileiros...) toda a minha ascendência por linha masculina foi de São Miguel de Oriz, Vila Verde, Braga -- uma comunidade tão diminuta e antiga que não é possível não ser parente de todo o mundo, por lá.

O mais antigo antepassado conhecido por linha masculina foi Pedro Marttins Tinoco, nascido em São Miguel de Oriz em por volta de 1700. Ele foi foi meu hexavô, nº 128 na tabela de ancestrais, mas não se casou com a hexavó, embora ela conhecida.

O pentavô de nº 64 em referida tabale foi João da Silva (Martins) Tinoco, que se casou em 12 de setembro de 1753 com Antónia Coelho. Os dois eram filhos "naturais" e a mãe do nubente se chamou Seperina ou Severina da Silva. Tenho o registro deste casamento, que também menciona os nomes dos pais da Antónia.

O tetravô n° 32 na ahnentafel se chamou Antonio Coelho da Silva (Tinoco), nasceu em 16/4/1758 e se casou em 1765 com Luiza Maria (Simoens)

O trisavô nº 16 foi quem migrou para o Brasil trazendo pelo menos dois filhos, aqui 'enricando' e retornando a Portugal (para SMO, é claro) juntamente com um dos filhos e respectiva família. A herança em seu falecimento uns anos mais tarde foi polpuda o bastante para fazer um advogado português atravessar o Atlântico para vir ao Brasil negociá-la com os descendentes do filho que aqui ficou.

O bisavô, Joaquim José da Silva Coelho, casou-se no Rio de Janeiro com uma patrícia chamada Guilhermina Amália de Sena Durão (gente de Coimbra), de onde o sobrenome Durão Coelho que nos identifica a partir da bisa.

Naturalmente tenho mais dados, mas gostaria de ir além. Dou muito valor a conhecer colaterais e as suas histórias de vida, estando a disposição para contar o que sei. Tenho a impressão que a família cresceu, econômica e culturalmente no Brasil, pois aparentemente foi analfabeto aquele João da Silva (Martins) Tinoco lá em cima citado como pentavô, pois assinou em cruz o termo de seu casamento, foi o primeiro caso assim em toda a minha genealogia, despertando em mim alguma emoção, a descoberta do fato.

Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#251654 | catruas | 15 mar 2010 07:24 | Em resposta a: #224120

Cara Ana,

A família do meu marido é de S. Vicente do Bico. A mãe do meu marido tem Fernandes Dias e o pai é Soares.
Se tiver alguma informação referente a estas familias que possa partilhar, agradecia.

Cumprimentos.

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#268401 | loja7 | 11 jan 2011 18:52 | Em resposta a: #242936

Boa noite sou novo nestas andanças,mas o meu pai Joaquim leitão e a sua mãe rosa leitão eram de sampriz, será que pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#268491 | milly | 12 jan 2011 20:12 | Em resposta a: #268401

Boa noite loja7, este link pode ajuda-lo : http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#273401 | milly | 26 mar 2011 23:29 | Em resposta a: #268491

Boa noite

Alguns livros de Vila Verde (e não só) on-line :
https://www.familysearch.org/search/collection/show#uri=http://hr-search-api:8080/searchapi/search/collection/1850164

Para Jorge Mota :
* Manuel da Motta era Manuel José da Motta filho de Valentim José da Motta e Maria Fernandes. Não era o seu N4.
* Maria Joaquina da Motta nasceu em Barros a 22.7.1817, filha de António Xavier da Motta e Getrudes Coelho, neta paterna de Francisco da Motta e Rosa Calheiros

Cumprimentos,
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#273428 | LBolacha | 27 mar 2011 18:28 | Em resposta a: #273401

Cara Marilina

Desconhecia totalmente que era possivel ver livros online atraves dos mormons... Mt mt obrigado =D

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#273430 | jomimota | 27 mar 2011 20:02 | Em resposta a: #273401

Cara Marilina Marinha,

Quase de certeza que esses seus Motas de Barros entroncam nos meus, mais tarde ou mais cedo!

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#273479 | lelevegas | 28 mar 2011 19:44 | Em resposta a: #224122

Cara Cianinha,
Estou a utilizar este site pela primeira vez e estou a pesquisar minha arvore genealogica.
Eu tenho uma pessoa na familia que se chama Rosa Ferandes Cardeira nascida em 1795, filha de Domingos Fernandes e Mariana Arantes, Casada com Custodio Jose de Sousa nascido em 1797 na Laje cujos filhos desse matrimonio sao :sao Francisco de Sousa, Antonio de Sousa e Joao Jose de Sousa.
Por um acaso seria Rosa Fernandes Cardeira, parte da vossa familia?
Atenciosamente
Alessandra

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#274277 | milly | 09 abr 2011 19:50 | Em resposta a: #273430

Caro Jorge Mota,

encontrei os Motas em comum entre você e eu (do lado paterno) :

António da Mota e Benta Antunes => Meus 8° avôs (N2 na sua messagem do 19.09.2009 acima)

N3 Manuel da Mota (* 1717, Barros) que casou com Custódia Alves
N4 Francisco António da Mota (* 1752, Barros) que casou com Rosa Calheiros
N5 António Xavier da Mota (* 1794, Barros) que casou com Getrudes Coelho

Ainda não tenho o encontro entre estes Motas e os do meu lado materno que estão em Pico de Regalados.
Continuo a procurar....

Cumprimentos
Marilina Marinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#274280 | jomimota | 09 abr 2011 21:31 | Em resposta a: #274277

Boa Noite,

As suspeitas confirmaram-se.

Só podia ser dado que julgo que todos os Motas de Barros descendem do casal Domingos Gonçalves ou Fernandes e Maria da Mota. Como não aparecem mais nenhuns Motas nos paroquiais do início do Sec. XVII, presumo que esta Maria Mota fosse originária de fora da freguesia de Barros, eventualmente até de Pico de Regalados dada a sua proximidade.

Descrevo então aquilo que descobri até agora e que lhe possa interessar:

N1 Domingos Gonçalves e Maria Mota

N2 ???? Maria (Provado dado que foi madrinha de uma filha de seu irmão Francisco)
N2 1624 Francisco cc Angela Soares de Sande a 10-03-1650.
N2 1626 Gonçalo casou com Olaia Soares, filha de Paulo Soares em Sande a 15-04-1651
N2 1631 João Padre
N2 1635 Margarida

N2 Francisco Gonçalves cc Maria da Mota em Barros a 15-02-1654

N3 1654 Francisco
N3 1656 Maria
N3 1657 Ana
N3 1660 João
N3 1661 Margarida

N3 Francisco da Mota cc Maria Francisca em Barros a 17-01-1683

N4 ???? António (cc Benta Antunes)
N4 1675 Catarina
N4 1682 Francisco
N4 1684 Mariana
N4 1686 Jacinta

Neste momento e dado que os paroquiais de Barros terminaram, estou a tentar encontrar nas freguesias vizinhas o casamento de um Domingos Gonçalves / Fernandes de Barros e de uma Maria da Mota, para tentar ligar estes Motas com os das freguesias vizinhas.
Tenho em meu poder o património eclesiástico de João da Mota (Filho de Domingos Gonçalves e Maria da Mota), mas nada tem sobre os ascendentes deste.

Para já é tudo.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#295748 | MP | 26 jan 2012 20:27 | Em resposta a: #239899

Caro Jorge Mota,

Gostaria de lhe perguntar se conhece a ascendência de Francisco Martins de Araújo e de Antónia Maria Cerqueira, de Sampriz, casal a que faz referência na sua mensagem. A minha questão assenta no facto de serem meus sextos-avós e pouco conhecer desse ramo. O casal teve pelo menos uma filha (minha quinta-avó). Qualquer informação que me pudesse facultar seria de grande utilidade.

Atempadamente grato,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#295847 | jomimota | 27 jan 2012 22:29 | Em resposta a: #295748

Caro Confrade Mário Pimental,

Infelizmente pouco tenho a acrescentar ao que já referi anteriormente, mas certamente alguma ligação existirá entre estes "Cerqueiras". Quando os Paroquiais de Sampriz estiverem em linha, por certo que aparecerão novidades.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#295883 | MP | 28 jan 2012 12:36 | Em resposta a: #295847

Caro Jorge Mota,

Obrigado pela sua resposta. De facto, seria bom que os livros paroquiais fossem ficando online. Tenho reparado que no site Family Search estão a ser colocados aos poucos...

Atentamente,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Braga, Vila Verde, etc

#304720 | DurãoCoelh | 02 mai 2012 15:53 | Em resposta a: #249193

Fico enormemente intrigado por estar correndo tão por fora, nesta abordagem às famílias de Vila Verde, principalmente quando entram no centro do foco alguns nomes de São Miguel de Oriz tais como Silva Coelho, Fernandes, Coimbra, d'Araújo, TINOCO, Martins, Simões e Gonçalves.

Meu último antepassado conhecido pela linha de varonia é Pedro Martins Tinoco, hexavô. Ele foi pai de João Tinoco da Silva, que se casou com Antonia Coelha em 12 de setembro de 1753, o casal determinando a composição de apelidos que acompanhou a família pelas três gerações subsequentes até que o biso, Joaquim José da Silva Coelho, viesse a se unir, já no Brasil, a uma "Duroa" de Coimbra, compondo o sobrenome que é o meu e dos meus mais próximos, inclusive o avô (Durão Coelho).

Joaquim José da Silva Coelho, nascido em São Miguel de Oriz em 9 de outubro de 1833, foi filho de João Manoel da Silva Coelho, de 7 de novembro de 1789, e de Maria Rosa Fernandes, de 21 de outubro de 1798, estes seus pais casados em 1º de outubro de 1821. Todos e tudo de, ou em, SMO.

João Manoel da Silva Coelho, acima identificado, foi filho de Antonio da Silva Coelho, nascido em SMO em 16 de abril de 1758, e de Luiza Maria de Coimbra, nascida em SMO em 6 de agosto de 1765, o casamento dos pais se dando em 10 de março de 1787. Todos e tudo de, ou em, SMO.

Maria Rosa Fernandes, acima identificada, foi filha de Antonio d'Araújo, nascido em SMO em 17 de novembro de 1771, e de Custódia Maria Fernandes, nascida em SMO em 28 de agosto de 1791. Todos e tudo de, ou em, SMO -- São Miguel de Oriz.

Antonio da Silva Coelho, acima identificado, foi filho de João Tinoco da Silva e de Antonia Coelha, dos quais não tenho os dados de nascimento, mas sim os de casamento, de 12 de setembro de 1753, inclusive tendo os pais dos nubentes, a saber, Pedro Martins Tinoco e Serafina da Silva; Manoel Coelho e Páscoa Fernandes.

Luiza Maria de Coimbra, acima identificada, foi filha de José Antonio de Coimbra e de Ana Gonçalves Simões, dos quais não tenho os dados de nascimento, mas sim os de casamento, de 23 de fevereiro de 1754, em Caldelas, São Tiago, inclusive tendo os pais dos nubentes, a saber, Manuel José de Coimbra e Perpétua d'Araújo; Domingosa Simões e Antónia Gonçalves.

António d'Araújo, acima identificado, foi filho de Bento d'Araújo e de Felícia Fernandes, dos quais não tenho os dados de nascimento, mas sim os de casamento, de 15 de setembro de 1757, em São Miguel de Oriz, inclusive tendo os pais dos nubentes, a saber, Sebastião d'Araújo e Maria Fernandes; Sebastião Gonçalves e Custódia João.

Custódia Maria Fernandes, acima identificada, foi filha de José Fernandes e de Jerónima d'Araújo, dos quais não tenho os dados de nascimento, mas sim os de casamento, de 7 de janeiro de 1779, em São Miguel de Oriz, inclusive tendo os nomes dos pais do nubente bem como o da mãe da nubente, a saber: António Fernandes e Josefa d'Araújo; pai desconhecido e Águeda de Araújo.

Considerando que São Miguel de Oriz é dada como tendo atualmente 250 habitantes (duzentos e cinquenta!) e que a literatura lhe dá muita antiguidade entretanto sem jamais ter passado ter passado de 400 habitantes, creio que posso considerar absolutamente certo o parentesco com qualquer pessoa de origem local nos séculos passados, o problema consistindo em apenas identificar a relação.

-- Eu sei muito? Sim, sei bastante -- porém não o suficiente para subir à nona geração a partir da minha, pois da oitava geração eu sei apenas os nomes que relacionei.

Principalmente eu sei que os meus se imiscuem com a maior parte dos nomes que estão sendo citados na presente discussão.

Alberto

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#361604 | DurãoCoelh | 19 set 2015 20:05 | Em resposta a: #222573

Para tentar "agitar" o assunto que ficou estagnado, lanço a página com os costados de meu bisavô, concunhado e sócio de um Gonçalves de Araújo

Ahnentafel Chart for 8 Joaquim José (D'A) C.SILVA


First Generation

1. 8 Joaquim José (D'A) C.SILVA was born on 9 Oct 1833 in S.Miguel Oriz, V.Verde,Braga. He was christened on 17 Oct 1833 in S.Miguel Oriz, V.Verde, Braga. He died on 22 Sep 1875 in ,Rua de São Bento 3, RJ, Corte. The cause of death was pneumonia aguda, segundo o atestado do Dr. Pedro Affonso Franco. He was buried on 23 Sep 1875 in ,S.Francisco Xavier, Rio de Janeiro, Corte.

Joaquim married 9 Guilhermina Amália Senna DURÃO (C) daughter of 18 Manoel Paixão (M) CORREA and 19 Maria Amália Senna (R) (C) DURÃO on 17 Dec 1867 in São Pedro do RGS, Cidade do Rio Grande, RS, Brasil. Guilhermina was born on 25 Nov 1832 in T Bera, Almalaguês, Coimbra, CO.. She died in ,RJ, DF, Brasil. She was buried on 29 Nov 1898 in S.João Batista, RJ, DF, Br.


Second Generation

2. 16 João Manoel (C) COELHO SILVA was born on 7 Nov 1789 in , S. Miguel Oriz, VVerde, Braga. He was christened on 17 Nov 1789. He married 17 Maria Rosa FERNANDES D'ARAÚJO on 1 Oct 1821 in Freguesia de São Miguel de Oriz, concelho de Villa Verde, Arcebispado de Braga, Reino de Portugal.

3. 17 Maria Rosa FERNANDES D'ARAÚJO was born on 21 Oct 1798 in ,S.Miguel Oriz, VVerde, Braga. She was christened on 28 Oct 1798.


Third Generation

4. 32 António COELHO DA SILVA (TINOCO) was born on 16 Apr 1758 in ,S.Miguel Oriz, V.Verde, Braga, Pt. He was christened on 19 Apr 1758 in ,S.Miguel Oriz, Villa Verde, Braga, Pt. He married 33 Luiza Maria SIMOENS DE COIMBRA on 10 Mar 1787 in ,S.Miguel de Oriz, V.Verde, Braga, Pt.

5. 33 Luiza Maria SIMOENS DE COIMBRA was born on 6 Aug 1765 in ,S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. She was christened on 19 Aug 1765 in ,S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt.

6. 34 António FERNANDES D'ARAÚJO was born on 17 Nov 1771 in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He was christened on 22 Nov 1771 in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He married 35 Custódia Maria MACHADO FERNANDES on 25 Oct 1797 in Freguesia de São Miguel de Oriz, concelho de Villa Verde, Arcebispado de Braga, Reino de Portugal.
7. 35 Custódia Maria MACHADO FERNANDES was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. She was christened on 28 Aug 1779.


Fourth Generation

8. 64 João DA SILVA (MARTINS) TINOCO was born in ,S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He was christened in ,S.Miguel de Oriz, V.Verde, Braga, Pt. He married 65 Antónia COELHA on 12 Sep 1753 in Freguesia de São Miguel de Oriz, concelho de Villa Verde, Arcebispado de Braga, Reino de Portugal.

9. 65 Antónia COELHA was born in ,S.Miguel de Oriz, V.Verde, Braga, Pt.

10. 66 José António D'ARAÚJO DE COIMBRA was born in , SanThiago,Caldelo, Pt. He was christened in ,San Thiago, Caldelo, Pt. He married 67 Ana GONSALVES SIMOENS on 25 Oct 1797.

11. 67 Ana GONSALVES SIMOENS was born in ,San Thiago, Caldelo, Pt. She was christened in ,San Thiago, Caldelo, Pt.

12. 68 Bento D'ARAÚJO was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He was christened in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He married 69 Felícia FERNANDES GONÇALVES on 15 Sep 1757 in Freguesia de São Miguel de Oriz, concelho de Villa Verde, Arcebispado de Braga, Reino de Portugal.

13. 69 Felícia FERNANDES GONÇALVES was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. She was christened in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt.

14. 70 José FERNANDES .José married 71 Jerónima D'ARAUJO MACHADO on 7 Jan 1779 in Ponte. San Vicente,,.

15. 71 Jerónima D'ARAUJO MACHADO .


Fifth Generation

16. 128 Pedro Martins TINOCO was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He married 129 Serafina DA SILVA.

17. 129 Serafina DA SILVA was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt.

18. 130 Manoel COELHO was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He was christened in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. He married 131 Páscoa FERNANDES.

19. 131 Páscoa FERNANDES was born in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt. She was christened in S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt.

20. 132 Manoel José DE COIMBRA was born in ,S.Miguel de Oriz, V.Verde, Braga, Pt. He married 133 Perpétua D'ARAÚJO.

21. 133 Perpétua D'ARAÚJO was born in ,S.Miguel Oriz, V. Verde, Braga, Pt.

22. 134 Domingos SIMOENS was born in ,San Thiago, Caldelo, Pt. He married 135 Antónia GONSALVES.

23. 135 Antónia GONSALVES was born in ,San Thiago, Caldelo, Pt.

24. 136 Sebatião D'ARAÚJO .Sebatião married 137 Maria FERNANDES.

25. 137 Maria FERNANDES .

26. 138 Sebastião GONÇALVES .Sebastião married 139 Custódia JOÃO Fernandes.

27. 139 Custódia JOÃO Fernandes .

28. 140 António FERNANDES .António married 141 Josefa FERNANDES.

29. 141 Josefa FERNANDES .

30. 142 Ainda DESCONHECIDO .Ainda married 143 Águeda D'ARAÚJO.

31. 143 Águeda D'ARAÚJO .

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419625 | André Vila verde | 26 nov 2019 13:44 | Em resposta a: #222573

Boa tarde. O meu nome de família é Vila Verde. Posso ajudar em algo?

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419729 | DurãoCoelh | 29 nov 2019 14:48 | Em resposta a: #419625

Para embananar a minha pesquisa, eis que surgiu agora um João de Souza Tinoco que também teria sido filho de um Pedro Martins Tinoco. Este João de Souza Tinoco teria sido padre, mas um padre que se casou(!). Em sua inquirição de genere (1755) ele é dado com da freguesia de São Miguel do Prado. Uma imagem na segunda página do arquivo e que está bem clara diz que ele é filho legítimo de Pedro Martins Tinoco e de sua mulher Anna de Souza, nome diferente do de minha antepassada. Há uma confusão por homonimia, mas os envolvidos devem ser parentes. -- Haverá como estabelecer as distinções?

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419732 | DurãoCoelh | 29 nov 2019 16:31 | Em resposta a: #419729

Para embananar a minha pesquisa, eis que surgiu agora um João de Souza Tinoco que também teria sido filho de um Pedro Martins Tinoco. Este João de Souza Tinoco teria sido padre, mas um padre que se casou(!). Em sua inquirição de genere (1755) ele é dado com da freguesia de São Miguel do Prado. Uma imagem na segunda página do arquivo e que está bem clara diz que ele é filho legítimo de Pedro Martins Tinoco e de sua mulher Anna de Souza, nome diferente do de minha antepassada. Há uma confusão por homonimia, mas os envolvidos devem ser parentes. -- Haverá como estabelecer as distinções?

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419740 | AntonioGonçalves | 29 nov 2019 23:49 | Em resposta a: #419732

Caro Durão Coelho !

Uma pequena ajuda:


- Ana, n. 22, b. 24.9.1718, filha de Cipriana da Silva, solteira, pinheiros, P. Joseph da Silva, igreja e Ana, solteira, filha de Domingos Borges, falecido, subloureiros, Padre Francisco de Souto Coelho, abade
2) Thereza, n. 5, b. 11.6.1724, filha de Cipriana da Silva, solteira, pinheiros, P. Vicente da Silva Borges, casado e Thereza, solteira, pinheiros, Padre Francisco de Souto Coelho, abade
3) João
[João Tinoco da Silva, filho natural de Pedro Martins Tinoco e Cipriana da Silva, S. Salvadror de Dornelas, Amares (casou em S. Miguel de Oriz, a 12.9.1753, com Antonia Fernandes Coelho, rego, Oriz, filha natural de Manoel Coelho, S. Eulalia de Sande e Paschoa Fernandes, rego, S. Miguel de Oriz)]


- Bento, n.21, b.25.3.1679, filho de Frutuozo Martins e Margarida Tinoco, pinheiros, P. Antonio Vieira, estudante e sua may Isabel Vieira, mulher de Gaspar Rodrigues Ferreira, pinheiros
[Frutuozo Martins, filho de Gonçalo Martins, pinheiros e Maria Garcia, solteira, obra (casou em 15.2.1678, com Margarida Tinoco, filha de João Dias e Maria Tinoco)]
[João Dias, pinheiros - f. 29.8.1685 - h. genro Frutuozo Martins]
[Frutuozo Martins casado com Margarida Tinoco, pinheiros - f. 10.6.1708]
[Margarida Tinoco, viúva de Frutuozo Martins, pinheiro - f. 19.8.1723 - h. filho Bento Martins]
2) Pedro, n.4, b.8.11.1682, 4ª F, P. Pedro Lopes e Maria Tinoco, sua irmã, eiravedra
[Pedro Martins Tinoco, tenente de infantaria, filho Frutuozo Martins, falecido e Margarida Tinoco, S. S. Dornelas, Entre Homem e Cavado (casou, em 5.6.1719, com Ana de Sousa, filha de André de Sousa e Azevedo e Ângela de Sousa, falecidos, desta)]
3) Maria, n.13, b.20.10.1686, P. Padre Frutuozo Dias, coadjutor e Maria, filha de Gaspar Ferreira, pinheiros
[Francisco de Arantes, filho de Antonio Arantes e Mariana Vieira, falecida, soutelo, Caires (casou, em 25.1.1713, com Maria Tinoco, filha de Frutuozo Martins, falecido e Margarida Tinoco, viúva, pinheiros)]
4) Domingas, n.26.2, b.5.3.1690, P. Miguel Dias e sua filha Luzia, prima do baptizado
[Costodio Borges da Silva, filho de Domingos Borges e Maria da Silva, sobloureiros (casou, com dispensa por serem parentes em 3º e 4º de consanguinidade e 2º de afinidade e copula ilícita, por serença do Sr. Bispo, em 26.5.1722, com Domingas Tinoco, filha de Frutuozo Martins e Margarida Tinoco, pinheiros)]
5) Clemencia, n.23, b.29.11.1692, P. Francisco Dias, faquiais, Vilela e Maria Tinoco, tios do baptizado


Bom fim de semana


Nota: A sua linha masculina vem de Dornelas, Amares

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419789 | sonia gonçalves | 04 dez 2019 02:42 | Em resposta a: #419625

procuro pelos batismos de minha avó : Maria Rosa Rodrigues, em seu pedido de passaporte consta que ela é de Vila Verde vila Verde, casada Pedro Antonio Gonçalves exposto na roda da Santa Casa de Misericórdia de Braga .
Os pais da da avó : Domingos exposto e Joana Luiza Fernandes.
Filhos da minha avó : Pedro Gonçalves, Albina Gonçalves, Jose Gonçalves , Augusto Honçalves r a caçula nascida no Brasil em 1899.
Minha chegou no Brasil em 1896.
gostaria muito de saver onde nasceram e ter seus batismos para aderir a minha arvore genealogica.
Qualquer ajuda aceitarei com muita gratidão, tenho 77 anos e gostaria muito de dar continuidade a minha arvore.
Sonia Georgina Gonçalves

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419809 | DurãoCoelh | 05 dez 2019 15:06 | Em resposta a: #419789

Descoberto (descoberto!) o assento do batizado de meu hexavô pela linha de varonia! Trata-se do Pedro Martins Tinoco, como um simples nome já há muito posicionado em minha ahnentafel. Ele é de novembro de 1682. É óbvio, já que não podia deixar de ser, que o registro é infame pela caligrafia, pela paleografia e pela deterioração. Ainda não sei colocar imagens neste forum, mas publico a seguir o meu entendimento dela, com o que principalmente solicito é que me corrijam os erros de interpretação. Pedro Martins Tinoco nasceu em Amares, Dornelas, Braga, e o batizado está consignado no livro de registro de batizados de 1641 a 1694 em sua página de número 56. AGRADEÇO ENORMEMENTE A QUALIDADE DA ORIENTAÇÃO RECEBIDA.

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419810 | DurãoCoelh | 05 dez 2019 15:29 | Em resposta a: #222573

1 Quarta-feira de tarde, ? forão quatro de novembro
2 naceo pedro filho de Frutuoso Martins e de sua mer.
3 Margarida Tin-noca; e nos oitto do dto mez o bapti-
4 zou o Pe. Frutuoso dias meu baptizador; foram padrinhos
5 je Pe. Lopes e maria Tinnoca sua en
6 Vedra em fiz este ido dia
7 de Novembro de seiscentos oitenta e dous.

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#419917 | DurãoCoelh | 11 dez 2019 13:36 | Em resposta a: #419810

O Geneall está de parabéns! (Em razão das últimas colaborações avancei em pesquisas que estiveram travadas há anos!)

A.

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#421720 | DurãoCoelh | 14 fev 2020 21:01 | Em resposta a: #419917

Com os benefícios das intervenções de Regina Cascão e de Laura de Saint-Brisson Ferrari estive “estacionado” desde 27 de maio de 2008 em uma interpretação minha, posteriormente por elas aprimorada, do que aparentava ser a versão definitiva do assento DEFEITUOSO de um casamento de numerosas testemunhas entretanto omisso na declaração de casados, de João Tinoco da Silva, filho natural de Pedro Martins Tinoco, com SEVERIANA (ou Geneviana?) da Silva, da freguesia de Salvador de Dornellas (?), concelho de Amares, com Antonia Fernandes Coelha, filha natural de Manoel Coelho, da freguesia de Santa Eulália DE SANDE, e de Paschoa Fernandes, da freguesia de San Miguel de Oriz, do concelho de (reguelada?),

Entretanto, agora em 9 de fevereiro, recebi de Teresa Campos Coelho o Parecer que reproduzo a seguir:

De Teresa Campos Coelho
dom., 9 de fev. 20:10 (há 4 dias)

Caro Professor:
O registo de casamento está correto, e na forma usual não refere que estão casados - diz que fulano ou fulana tal recebeu como esposa ou marido , de quem são as testemunhas, e o pároco assina (veja alguns dos assentos de casamento que transcrevo).

A seguir transcrevo o registro conforme eu o captara:

Tue, May 27, 2008 at 12:33 PM
"Aos doze dias do mez de setembro da era de mil setecentos e cincoenta e tres annos se RECEBEO João Tinoco da silva, filho natural de Pedro Martins Tinoco e de SEVERIANA (ou Geneviana?) da Silva da freguesia do salvador de Dornellas? concelho de Amares, com Antonia Fernandes Coelha filha natural de Manoel Coelho da freguesia de Santa Eulália DE SANDE e de Paschoa Fernandes, da freguesia de San Miguel de Oriz, desse concelho (de Reguelada?), na forma do Sagrado Concilio Tridentino e constituiÇAM desse nosso archebispado, com licença do Doutor juiz dos casamentos em minha PRESENÇA eu padre Miguel Martins de Araújo vigário dessa freguesia de San Miguel de Oriz que lhe ____ na forma do Sagrado Concilio Tridentino e constituição (oficiando?) tudo na forma da lei, declaro que a dita ESPOSADA Antonia Fernandes Coelha e sua mãe Paschoa Fernandes ____ no lugar do REGO desta freguesia de San Miguel de Oriz e por VERDADE fiz esse assento que assinei com o esposado estando mais por testemunhas o PADRE Antonio Gonçalves o Padre Domingos DE SOUSA), JOSEPH Fernandes, JOSEPH Gonçalves, Manoel Martins, todos do lugar de ____la o padre JOSEPH Moreira Manoel Moreira Antonio Moreira joão Moreira do lugar do ____ . João de oliveira Manoel da silva do lugar da igreja todos dessa freguesia de san Miguel de oriz e outras mais PESSOAS que assistirão NESSA OCASIÃO ERA UT SUPRA.O Vigário Miguel Martins de Araújo.
_______
João + da Silva Tinoco. O PADRE Antonio Gonsalves
JOÃO DE OLIVEIRA Pe. José MORª de (Carvº?)
o Pe. Domingos de Souza Manoel
Martins"

Minhas questões passam a ser: (1) -- O que é um "esposado"? (2) Um "esposado" não é um casado? (3) Sob o regime do Padroado a Igreja estaria comprometida a registrar matrimônios de forma não cristâ? (4) -- Como possível a presença de tantos sacerdotes da Igreja como testemunhas na união à margem das disposições da Igreja?

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#421722 | DurãoCoelh | 14 fev 2020 21:23 | Em resposta a: #222573

Devo adicionar para esclarecer que a mencionada Teresa de Campos Coelho é uma professora de História da Arquitetura e a autora de um alentado trabalho acadêmico (de 540 páginas!) intitulado "OS NUNES TINOCO, uma dinastia de arquitetos régios dos séculos XVII e XVIII", já em livro e editado pela DOCUMENTA, bem como recém contemplado com o mais cobiçado prêmio literário de Portugal (Gulbenkian?) , tornando-se portanto a mais credenciada prestadora de informações sobre a família Tinoco, de tão especiais atributos. Mas nem por intermédio da Teresa, com quem venho mantendo correspondência direta, topei com uma explicação para o estranho assento eclesial do "recebimento" que não é matrimônio que tanto eu investigo.

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#436425 | Dani Dias | 19 set 2021 20:05 | Em resposta a: #224050

Cara Paula,

Pesquiso meus antepassados em São Miguel do Prado e li que você estava fazendo o levantamento dos livros na região, o que me interessa muito,
Eu procuro registros de Agostinho de Araujo, segundo informação foi batizado em 15/10/1679 filho de Domingos de Araujo e Domingas Barbosa.
Agradeço toda a ajuda

Cumprimentos
Danielle

Resposta

Link directo:

Familias de Braga, Vila Verde, etc

#436444 | pachancho | 20 set 2021 13:47 | Em resposta a: #436425

Cara Danielle, o registo encontra-se na imagem 6, terceiro na folha do lado direito, no livro cujo o link envio http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019222&FileID=721579

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen