Pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de Ajuda

#222575 | cmiguelps | 01 mar 2009 21:48

Caros confrades,

Sou principiante nestas andanças e gostaria da Vossa ajuda para avançar na linha principal da minha árvore genealógica.
O meu bisavô foi exposto e baptizado em Chavão, Barcelos, Braga no ano 1884.
No assento de baptismo é-lhe dado o nome de ANDRÉ JACYNTHO e é dito que foi encontrado por PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA, casado, jornaleiro, junto aos portões de sua casa, no lugar de Cabo, freguesia de Chavão, às três horas da Manhã, do dia de Baptismo. Tinha os seguintes sinais: “um bilhete a pedir que se desse o nome de André Jacyntho e que fosse muito estimado, porque seria pago o seu trabalho; duas camizas, um apertador, uma baeta vermelha, quatro pannos, sendo um de linho, outro de baeta, e dous de chita, dous lenços brancos e um crucifixo”.
Foi padrinho PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA, casado e jornaleiro, e madrinha MARIA JOAQUINA DE OLIVEIRA, casada e jornaleira, ambos de Chavão.
No registo de casamento é tratado apenas por ANDRÉ JACINTO, apesar de para todas as restantes pessoas serem indicados os respectivos sobrenomes. No registo de nascimento de um filho, ANTÓNIO DOS SANTOS PEREIRA (meu avô), é indicado o nome do pai como sendo ANDRÉ JACINTO PEREIRA e que é neto paterno de TEREZA MARIA MOREIRA, sem qualquer outro dado sobre a mesma.
No registo de Óbito, é novamente designado apenas por ANDRÉ JACINTO, indicando que é natural de “exposto do Hospício de Barcelos” e que é filho ilegítimo de pais incógnitos.
Que devo depreender dos dados que até agora obtive?
Que conselhos me dão para o passo seguinte na minha pesquisa?

Agradeço desde já a atenção dispensada e na esperança que alguém me poça ajudar,

Os meus melhores cumprimentos

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda

#222583 | Luis K. W. | 01 mar 2009 23:22 | Em resposta a: #222575

Miguel,
É natural que no Registo de Baptismo (1884) e de Casamento apareça apenas como André Jacinto, sem apelido (nome de família).

Já o facto de a «provavel» mãe (Teresa Maria Moreira) ter aparecido anos depois - se não for um erro do padre que registou o baptismo do seu avô António - é que é um facto pouco habitual.
Ou era vox populi, ou ela assumiu-se (talvez à hora da morte?).

Quanto ao «PEREIRA» do André Jacinto é que me parece um mistério. Talvez quando encontrar a sua trisavó...

Como encontrar a sua (possível) trisavó?
Só "batendo" todos os registos paroquiais das freguesias em volta do lugar do Cabo, em Chavão-Barcelos (por exemplo: as Maria-Teresas nascidas entre 1840 e 1870), talvez filha de um Pereira e de uma Moreira.

Boa sorte.
Luís K. W.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda

#222660 | cmiguelps | 02 mar 2009 21:05 | Em resposta a: #222583

Caro Luis,

Muito obrigado pela pronta resposta e pelas dicas que me deixou.
Certamente irão ser um bom contributo para dar mais alguns passos.

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen