Bº Alentejo - Familia Bexiga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222891 | FS | 05 mar 2009 09:30

Bons Dias Caros Confrades

Será que alguém conhece esta família e tem alguma informação sobre ela que possa disponibilizar e compartilhar na zona de Serpa?


Cumprimentos



FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222907 | FIGUEIRA | 05 mar 2009 13:49 | Em resposta a: #222891

Caro(a) FS,

No concelho do Pedrógão Grande (distrito de Leiria) existe uma família com esse apelido.
Não sei a sua origem, mas esta zona está perto do Rio Zêzere, até onde então ia a influência do Grão-Priorado do Crato.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222916 | paulobsilva | 05 mar 2009 15:18 | Em resposta a: #222891

Por acaso conheço uma família Bexiga na Vila de Serpa, fui colega de dois filhos, não sei se poderá ser do mesmo ramo.

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222936 | aeiou2 | 05 mar 2009 17:52 | Em resposta a: #222891

FS,

Tive uma colega na Faculdade que era Bexiga, por parte da Mãe, e era da zona de Évora.Não sei se a família materna, vinha de Serpa, mas vou perguntar

Cumprimentos

MOOM

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222937 | aeiou2 | 05 mar 2009 17:54 | Em resposta a: #222907

Tem graça, tenho uns Fernandes Bexiga de Pedrógão Grande, mas julgo que seria uma alcunha, pois aparece e desaparece numa geração.

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira MArtins

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222943 | FS | 05 mar 2009 19:22 | Em resposta a: #222936

Boas Tardes Caros Confrades

Estes Bexigas de que me refiro, viveram na Aldeia Nova de São Bento por volta de 1750, mas como ainda não consultei nada anterior a esta data estou um bocado em branco. Quando tiver mais noticias coloco no forúm


Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222949 | jataide | 05 mar 2009 20:01 | Em resposta a: #222943

Caro FS,

Recebi, hoje, o assento de Maria Nunes VVargo (*11.9.1796, não sei se está lembrado mas facultou-me o casamento dela), é filha de Catarina de Jesus VVargo e neta materna de Manuel Rodrigues Bexiga da Aldeia Nova de S Bento e de Margarida de Jesus de VVargo.

Paterna: Joaquim Nunes nat de Santana de Cambas (Bento Martins V.Mértola e Glória ou Grazia Martins de Santana de Cambas)
Estarão relacionados?

Cpts
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222963 | FS | 05 mar 2009 21:11 | Em resposta a: #222949

Boas Noires Cara Confrade
Estão relacionados sim senhor, só que de momento tenho que abandonar o computador. Prometo-lhe que no fim de semana coloco tudo o que tenho sobre eles.

Cumprimentos


FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222968 | FIGUEIRA | 05 mar 2009 22:06 | Em resposta a: #222937

Cara Maria,

Ainda hoje existe a família Bexiga em Pedrógão Grande!
Eu tenho uma antepassada de nome Maria Fernandes Bexiga, minha nona-avó, não sei onde terá nascido.
Era casada com Manuel Rodrigues, moradores, na Madeirã, que na altura pertencia na freguesia de Álvaro, pelo que não consigo avançar mais, mas Pedrógão Pequeno (que fica ao lado de P. Grande) é ao lado da Madeirã.
Este casal foi pai pelo menos da minha oitava-avó Feliciana Rodrigues, casada com Manuel Rodrigues Cutella, filho de Manuel Rodrigues e de Isabel Simões.
O neto, Manuel Rodrigues Cutella nasceu em 1740.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#222988 | aeiou2 | 06 mar 2009 08:56 | Em resposta a: #222968

Caro Nuno,

Não estou em casa e não posso consultar o meu ficheiro familiar, mas logo à noite logo lhe direi.Engraçado !!

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223035 | aeiou2 | 06 mar 2009 22:37 | Em resposta a: #222968

Caro Nuno,

O que tenho dos Bexiga:
1.Joaquina Maria Fernandes Bexiga n.15.4.1762, Vale Longo, Pedrógão Grande cc 26.10.1784Manuel Luiz, o Moço, n.Lapa, N Sra da Graça, Pedrógão Grande etenho uma irmã desta, Maria Fernandes Bexiga, n.17.01.1743 Vale Longo, PG

2.Manuel Fernandes Bexiga, Pesos Fundeiros
3.Maria Henriques , Pesos Fundeiros

4.António Fernandes Bexiga
5.Maria Domingas
6.Manuel Neto
7.Maria Henriques

Na 7. Julgo que temos alguma relação.

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223039 | FIGUEIRA | 06 mar 2009 23:14 | Em resposta a: #223035

Cara Maria,

É curioso ver que a Joaquina Maria Fernandes Bexiga e a Maria Fernandes Bexiga, apesar de irmãs, tenham 19 anos de diferença, até podem ser mãe e filha, pelo que devemos estar entre a irmã mais velha e a mais nova.
A minha Maria Fernandes Bexiga está a ser avó em 1740, pelo que terá nascido em c. 1690.
O apelido duplo Fernandes Bexiga (ainda para mais sendo invulgar) indiciam ser da família!
É uma questão de se ver os casamentos em Pedrógão Grande e apanhar uma Maria Fernandes Bexiga a casar com um Manuel Rodrigues da Madeirã (Álvaro).
A minha Maria Fernandes Bexiga será da geração do António Fernandes Bexiga, dos Pesos Fundeiros, terra essa onde eu tenho antepassados de apelido Lopes.
Por curiosidade tenho uma tia que nasceu no Valongo.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223055 | aeiou2 | 07 mar 2009 07:15 | Em resposta a: #223039

Caro Nuno,

São irmãs. E também tenho mais dois filhos do 4.Antonio Fernandes Bexiga irmãos do 2.Manuel Fernandes Bexiga, que são Francisco Fernandes Bexiga e a Maria Fernandes Bexiga, que não tenho datas, e que aparecem em outros assentos.
Também tenho uma Lopes mas do Casal da Francisca

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223120 | FS | 08 mar 2009 06:31 | Em resposta a: #222963

Bons Dias Cara Manuela Aleixo

Envio-lhe o que tenho sobre a Catharina de Jesus, versão curta, sem colaterais, se estiver interessada nos colaterais depois falamos.

JOAQUIM NUNES, natural de Santa Anna de Cambas, filho de Bento Martins(Nunes) e de Gregória Martins naturais de Santa Anna de Cambas, neto paterno de Barão Pedro e de Maria Nunes, não fazem referancia aos avós maternos, casou em Vale de Vargo em 29-08-1796 com CATHARINA DE JESUS, natural de Vale de Vargo, baptizada em 03-09-1770 filha de Manoel Rodrigues Bexiga natural de A.N.S. Bento e de Margarida de Jesus natural de Vale de Vargo.

MANOEL ROIZ BEXIGA, natural A.N.S. Bento filho de Francisco Roiz Bexiga e de Maria da Saúde naturais de A.N.S. Bento, casou em Vale de Vargo em 06-09-1767 com MARGARIDA DE JESUS, natural de Vale de Vargo, baptizada em 01-01-1735, filha de Sebastião Roiz Ursa natural de A.N.S. Bento e de Maria Roiz natural de Vale de Vargo.
SEBASTIÃO ROIZ URSA natural de A.N.S. Bento, filho de Bento Lopese de Igñês Afonço naturais de A.N.S. Bento casou com MARIA ROIZ natural de Vale de Vargo, baptizada em 24-03-1699, filha de António Borralho natural de Santa Luzia das Pias e de Margarida Roiz.
ANTÓNIO BORRALHO, natural de Santa Luzia das Pias, filho de Domingos Vaz e de Ignês Borralha naturais de Santa Luzia das Pias.
MARGARIDA ROIZ, filha de Domingos Afonço e de Maria Roiz naturais de Vale de Vargo. Estes últimos não tenho datas porque são anteriores às datas em que há R. Paroquiais de Vale de Vargo.

Diga-me se quer também os colaterais, porque então teremos de arranjar outra forma de lhos enviar porque a familia é razoavel em tyermos de quantidade,

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223178 | jataide | 08 mar 2009 21:01 | Em resposta a: #223120

Caro confrade FS,

Não tenho palavras para lhe agradecer toda a ajuda que me tem dado, se lhe puder ser útil, vivo em Faro p.f. disponha.

Quanto aos colaterais, realmente tenho interesse neles (Borralhos e Martins), gostava de saber se houve mais que um Manuel Rodrigues Bexiga, se houve mais filhos com o nome de Jesus, mas penso que deverá ser muito trabalhoso para si por isso não sei se já estou a abusar. Fica ao seu critério, o que resolver, para mim está bem!

Mais uma vez, muito obrigada,

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223216 | FS | 09 mar 2009 07:58 | Em resposta a: #223178

Bons Dias Cara Manuela
Se quiser eu envio-lhe um ficheiro com a familia toda entroncada, é só enviar o seu endereço electrónico para: fs_familia@hotmail.com . Peço que seja um endereço electrónico do msn porque o meu antivirus não aceita ficheiros não certificados e barra-os, por isso é que tem que ser do msn.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223245 | jataide | 09 mar 2009 13:48 | Em resposta a: #223216

Bom dia, Caro FS,

Muito obrigada.
Mandei-lhe já uma mensagem do meu correio electrónico, para o endereço referido.
Cpts

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#223586 | Adr Cust | 13 mar 2009 10:11 | Em resposta a: #223216

Caro Confrade FS,

Não tenho ancestrais com o nome Bexiga em Serpa ou penso que não tenho. Tenho-os sim em Faro – Estói, e quem sabe até possam ter ligações aos seus, afinal Serpa não fica assim tão longe, aqui vão:

Trisavó paterno: José Viegas Bexiga Júnior *Faro, Estói 13.01.1835 cc Maria da Conceição
Trisavó materna: Maria do Rosário Bexiga *Faro, Estói 26.01.1850 cc Manuel Nunes 17.09.1872, em Estói.

Ambos são filhos de:
José Viegas Bexiga *Faro, Estói 05.11.1805 cc Maria do Carmo em São Brás de Alportel, em 04.08.1828.

Netos de: Manuel Viegas Bexiga *Faro, Estói c1711 cc Maria Teresa Lopes c1796

Bisnetos de: Francisco Viegas cc Maria Teresa cuja naturalidade desconheço não por falta de investigação, simplesmente não encontro o casamento dos meus 5.ºs avós Manuel Viegas Bexiga e Maria Teresa Lopes.

Se por acaso tiver algo que esteja relacionado agradeço a divulgação.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Bexiga

#253046 | mfaisca | 12 abr 2010 19:10 | Em resposta a: #223586

Caro sr. Custódio,

Eu tenho um Joaquim Martins Bexiga cc Rosalina Guerreiro Apolónia, pais de um Joaquim Martins Bexiga nascido por volta de 1888 em São Clemente Loulé. Gostraria de ter mais infomações sobre esta ascendência, mas ainda não encontrei os registos no ADF.

Se tiver alguma informação curuzada com essas pessoas, agradeço que me diga qqr coisa.

Obrigada e Melhores cumprimentos,

Sandrine

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#253049 | Lourval | 12 abr 2010 19:21 | Em resposta a: #222968

Caro Nuno,

Existe uma família Bexiga na Póvoa de Rio de Moinhos. Todos derivam do casal Manuel Gonçalves Bexiga e Maria Domingues, casados na Póvoa em 24-03-1670.

Também há muita gente de Álvaro na Póvoa.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#353928 | alcardoso2 | 23 jan 2015 12:12 | Em resposta a: #222891

Bom dia,

Por acaso sou de família Bexiga, mas na zona de Vila Franca de Xira.

Trisavô: Manuel Lopes Bexiga (11 de Abr de 1861 - 20 de Set de 1947) filho de: Manuel José Lopes Bexiga e de Ana Maria.

Sabem se houve algum parente que veio habitar para a zona de Arruda dos Vinhos?

Cumprimentos,

André Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#354002 | anasalmeid | 24 jan 2015 20:48 | Em resposta a: #353928

Uma boa noite a todos:

Li com alguma curiosidade as mensagens anteriores. Vivo em Viseu e conheço um colega Professor com o apelido "Bexiga" - Fernando Luís Monteiro Bexiga". Não sei se terá alguma ligação à família em causa.

Com os meus cumprimentos.
Ana Bela Alves

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#366793 | cdsilva | 06 mar 2016 00:49 | Em resposta a: #353928

Olá,

O meu bisavô era José Lopes Bexiga Júnior. De acordo com a sua filha e minha avó, ele era dessa região.

Este em Lisboa entre 1917 e 1919, pelo menos, como militar. Tinha uma estrutura óssea bem marcada e usava bigode.

Casou com Laura Albertina Motta e teve dois filhos, mas faleceu quando estes eram ainda jovens.


Por favor responda a esta mensagem de modo a cruzarmos mais dados, se for caso disso.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Bexiga

#377911 | Sig_55 | 20 fev 2017 16:46 | Em resposta a: #222891

tenho o apelido Bexiga.
Os meus pais e os meus irmãos são oriundos do baixo Alentejo mais precisamente de Baleizão.
O meu pai nasceu em Baleizão - Luís Francisco Bexiga, filho de Francisco Mariano e a minha mãe Ana Albino Marques, filha de Albino Marques, nasceu em Ourique mas depois foi viver para Baleizão.
Eu nasci em Moçambique para onde os meus pais e irmãos rumaram naos cinquenta.
Se alguém conhecer dado diga alguma coisa, pois p apelido não é comum.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen