Arquivo da Universidade de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias

Arquivo da Universidade de Coimbra

#225200 | ffarrajota | 31 mar 2009 16:46

Caros Listeiros,

Gostaria da imensa ajuda de vocês, caso alguém possa ter alguma informação sobre Manoel Ferreira da Cruz, se graduou na Universidade de Coimbra, cerca de 1880 (talvez um pouco depois), salvo engano, era agronomo. Seus pais eram Antonio Simoes da Cruz e Joana Maria, natural do concelho de Anadia.

Muito Obrigado e melhores cumprimentos,

Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225312 | Pedro França | 01 abr 2009 22:47 | Em resposta a: #225200

Cara Fernanda:

Vou ver o que posso encontrar ainda esta semana.
Aguarde-me aqui.
Abraço.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225368 | ffarrajota | 02 abr 2009 16:39 | Em resposta a: #225312

Caro Pedro França:

Agradeço deste já sua colaboração.
Estarei aguardando.

Abraço.

Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225484 | Pedro França | 03 abr 2009 23:28 | Em resposta a: #225368

Cara Fernanda:

Encontrei alguns indivíduos com o nome de Manuel Ferreira da Cruz mas:
- 1º) Um era da vila de Eixo, Cânones, da 2ª metade do séc. XVIII/ Fac. de ;
- 2º) Um era de Maçãs de D. Maria, Cânones, séc. XVIII;
- 3º) Um era de Semide, Cânones, das duas últimas décadas do séc. XVII.

Não há nenhum matriculado para o séc. XIX com este nome...pior ainda se seguiu agronomia. Não estou a ver esse curso em Coimbra. Tenho um tio engenheiro agrónomo que se formou em Lisboa...não havia ainda esse curso nos anos quarenta do séc. XX em Coimbra.

Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225690 | ffarrajota | 06 abr 2009 15:35 | Em resposta a: #225484

Caro Pedro França:

Agradeço imensamente sua ajuda, mas acredito que tenho informações incompletas, ou na realidade, Manuel Ferreira da Cruz, seguiu o curso técnico agrónomo, vez que em 1889 já se encontrava no Brasil com a idade de 21 anos.
Mas necessito obter informações concretas.

Novamente muito obrigado e melhores cumprimentos.

Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#233357 | Amador | 04 jul 2009 16:41 | Em resposta a: #225200

Caríssima Fernanda

Só agora deparei com o seu pedido de ajuda. Sem investigação mais profunda que poderei fazer oportunamente, devo informar que a sua questão não está correctamente posta. Que ei saiba, o ensino agrícola em Coimbra no último quartel do Século XIX era ministrado na então Escola Nacional de Agricultura onde em 1898 foi criado o curso de Regente Agrícola. Alterado o título noa anos 30 logo voltou a ser regente agrícola até 1975 com o de engenheiros técnicos agrários.
Será suficiente esta ajuda?

Cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#235819 | amrr | 06 ago 2009 10:10 | Em resposta a: #225484

Caro Pedro França,

Sei que é muito ocupado, mas agradecia se pudesse dar uma olhadela ao meu tópico "Coimbra - Miranda do Corvo - Pedido de ajuda", em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=235538#lista

Obrigado.
Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#236920 | Pedro França | 20 ago 2009 16:13 | Em resposta a: #235819

Caro Arlindo:

Estou de férias em Évora. Vou controlando os meus mails graças a um espaço net gratuito existente na CM de Évora.
Poderei ver-lhe isso quando regressar, lá para a semana que vem, mas, como não funciono com os assentos on-line e sim com os assentos conforme se encontram nos livros, peço-lhe que me descarregue os dados fundamentais para aceder às personagens que procura e que já se encontrem identificados: datas de baptº, ou casamento, freguesia (se é a freguesia da vila de Miranda do Corvo ou do concelho desta).
Se entretanto tiver conseguido algum resultado nessa busca, agradecia que me avisasse para não estar a trabalhar dobrado.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#236962 | amrr | 20 ago 2009 22:15 | Em resposta a: #236920

Caro Pedro França,

Desde já agradeço a sua disponibilidade.

Os dados fundamentais, incluindo as datas são os que apresento:

============================================

2040 - SILVESTRE FERNANDES
n. Chapinha, freg. e conc. Miranda do Corvo, e foi b. a 03/01/1677, na mesma freg.

----------------------------------------------------------

4080 - SILVESTRE FERNANDES
morou no lugar do Espinho.
c. a 22/02/1666, na freg. Miranda do Corvo, com:
4081 - ISABEL FRANCISCA
morou no lugar da Chapinha

----------------------------------------------------------

8160 - ÁLVARO DIAS
morou no lugar do Espinho.
f. a 21/01/1682, no Espinho, freg. Miranda do Corvo.
c. a 31/05/1643, na freg. Miranda do Corvo, com:
8161 - MARIA SIMÕES
morou no lugar do Espinho.
f. a 03/05/1676, no Espinho, freg. Miranda do Corvo.

8162 - DOMINGOS FRANCISCO
morou no lugar da Chapinha

8163 - BÁRBARA FERNANDES
morou no lugar da Chapinha
f. a 08/05/1680, na Chapinha, freg. Miranda do Corvo.

============================================

Os registos que gostaria de encontrar são:

I- Baptismo de Silvestre Fernandes (4080);
II- Baptismo de Isabel Francisca (4081);
III- Casamento de Domingos Francisco (8162) e Bárbara Fernandes (8163);
IV- Óbito de Domingos Francisco (8162).

Todos estes registos terão, com muita probabilidade, ocorrido na freguesia de Miranda do Corvo (locais de Espinho e Chapinha).

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#237019 | Pedro França | 21 ago 2009 15:57 | Em resposta a: #236962

Caro Arlindo:

Topei tudinho. Sei exactamente o que fazer. Apenas espero, como lhe disse antes, que aguarde pelo meu regresso à base, para a semana que vem. Ainda estou em Évora e neste preciso momento, a recorrer aos serviços do tal espaço net da Câmara. Muito útil e funcional, sobretudo para quem está de passagem ou de férias por aqui.
Ficamos então assim, combinados, tá?
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#237307 | amrr | 24 ago 2009 23:02 | Em resposta a: #237019

Caro Pedro,

Desde já agradeço a sua disponibilidade, mas também não quero atrapalhar o seu trabalho, até porque não tenho pressa nos referidos dados.

Por acaso, espero também poder passar pelo Arquivo Distrital de Évora no próximo mês de Setembro, pois é lá que se encontram os registos de grande parte dos meus antepassados.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238003 | Pedro França | 01 set 2009 22:49 | Em resposta a: #237307

Caro Arlindo:

Não pude adiantar mais nada senão confirmar os dados que me enviou.
Ainda localizei um Domingos Francisco da Chapinha, mas nunca me apareceu tendo por mulher uma Bárbara Fernandes, e sim, Maria e Isabel Fernandes; por isso, não posso garantir que se trate dos seus.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238010 | amrr | 01 set 2009 23:27 | Em resposta a: #238003

Caro Pedro,

Em todo o caso agradeço muito o tempo que despendeu com a minha questão.

Se necessitar de alguma coisa do Arquivo Distrital de Évora ou do Municipal de Elvas disponha, pois, em princípio, irei lá na próxima semana.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238178 | M. Olinda | 04 set 2009 12:39 | Em resposta a: #233357

Sr. Henrique Ferraz

Pesso desculpa por entrar neste tópico, mas tenho andado a tentar encontrar um registo de um ancestral que penso deveria ter sido professor na escola agrícola de Coimbra na primeira metade do século XIX. Foi-me comunicado que a referida escola só começou a funcionar em Coimbra a partir de 1858. Agradecia que me informasse da exactidão desta informação e/ou se ela já existia com outra designação.

Os meus cumprimentos

MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238316 | Amador | 06 set 2009 11:40 | Em resposta a: #238178

Cara confrade Maria Olionda

Só agora deparei com o seu pedido a que, com muito gosto, respondo. O ensino agricola começa verdadeiramente no ano de 1852 com o decreto de 16 de Dezembro de Fontes Pereira de Melo. A "Escola Agrícola" de Coimbra passou por vicissitudes importantes ao longo dos anos: transferências, mudanças de nome e designação dos cursos ministrados, etc. etc. Para me facilitar a pesquisa do nome que pretende será bom que me o indique. Possuo elementos que talvez levem á sua descoberta.

Mande sempre, sou

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238334 | ICurate | 06 set 2009 16:29 | Em resposta a: #238003

Caro Pedro França,

Queria pedir-lhe o favor de me confirmar, quando tiver tempo, um nome que não consigo decifrar no livro de casamentos de Arzila. Em 20 de Fevereiro de 1720 casou, Brizida de Campos e queria que me confirmasse o nome do pai da noiva. Esta informação está na folha 94 do livro ou página 221 nos registos disponibilizados na internet.
Desde já agradecida.

Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238335 | Pedro França | 06 set 2009 16:46 | Em resposta a: #238334

Cara Ana:

Está bem. Uma vez que me dá a localização do assento e é só reproduzir o que lá está posso incluir o seu pedido na minha agenda para esta semana.
Aguarde-me aqui, s.f.f..
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238368 | M. Olinda | 07 set 2009 01:17 | Em resposta a: #238316

Sr. Hermínio Ferraz

Obrigada pela pronta resposta.

Então é assim: o meu trisavô Joaquim Augusto de Carvalho Cyrne, nasceu em Pernambuco mais ou menos entre os anos de1799 e 1801. Segundo ouvia dizer à minha mãe este meu ancestral veio para Coimbra onde casou e onde deu aulas na Escola Agrícola. Entretanto fiz uma pesquisa e fui informada que na data provável em que teria exercido estas funções esta escola não existia. Mais tarde uma certidão de casamento e um inventário referenciavam que era professor de primeiras letras ou seja professor primário.
Isto deixou-me intrigada pois não percebo porque, tanto a minha mãe como um tio, insistiam que ele ers professor na Escola Agrícola, e acrescentavam que a quinta onde residia era junto à escola.
Como este ensino começa em 1852 tambem pode ter acontecido ele ter dado lá aulas a partir desta data independentemente de ser prof. primário.
Para mim o mais importante era mesmo localizar um qualquer documento onde fizesse referência ao seu local de nascimento,(Pernambuco é muito vasto ) para poder obter a sua certidão de nascimento, pois só assim conseguirei prosseguir as minhas pesquisas. Sei que era filho de José Alves de Carvalho (Cyrne) e de Feverónia Rita Pimenta de Carvalho, ele nascido possivelmente no Maranhão e ela em Coimbra. Já fiz algumas pesquisas na net e descobri que em Pernambuco houve na época várias famílias "Alves de Carvalho" e também vários "Cyrnes" mas depois os outros elementos não coincidem.

Não imagina como lhe ficava reconhecida se me descobrisse algo de válido. Ando já há bastante tempo nesta pesquisa, mas está a parecer-me que é uma luta perdida. Apesar de eu não ser pessoa para desistir começo a perder a esperança, pois já não sei a quem recorrer, o Brasil não fica ao virar da esquina e mandar pesquisar é muito dispendioso

Mais uma vez obrigada pela atenção.
Os meus cumprimentos.

M. Olinda Carvalho Roma das M. Hortinhas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238518 | Pedro França | 09 set 2009 01:41 | Em resposta a: #238334

Cara Ana:

Então, é assim:
- Brísida de Campos, mulher de António Pereira, era filha do Licenciado Manuel Rodrigues Figueiredo, já defunto, e de Mariana de Campos, de Arzila.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238705 | ICurate | 10 set 2009 21:46 | Em resposta a: #238518

Caro Pedro,

Agradeço imenso o seu esclarecimento. Se não for abuso agradecia, sem pressas, que me visse se existe matrícula na UC para o Manuel Rodrigues Figueiredo.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238857 | moogies | 12 set 2009 14:57 | Em resposta a: #238705

Caro Pedro França:
Não querendo abusar da sua disponibilidade, muito lhe agradecia se me pudesse ajudar pois encontro-me num "beco sem saída".
Não consigo encontrar a certidão de baptismo do meu avô, António Ferreira de Almeida (ou talvez d'Almeida).
O ano de nascimento deve ser 1886. Na certidão de nascimento do meu pai ele está como natural de Coimbra, no registo de casamento, em Santa Comba Dão com Maria José Ferraz de Leão em 1912, consta Coimbra S. Bartolomeu, ele com 26 anos. Era residente em Santa Comba Dão, actividade Regente Agrícola, filho de Francisco Augusto Ferreira de Almeida natural de Monte de Lobos, e Maria Emilia da Conceição Madeira, neto paterno de Bacharel Izidoro Zeferino de Almeida e Joaquina Carlota Ferreira, moradores em Monte de Lobos.
Quando pedi a pesquisa para o AUC informaram-me que nas pesquisas efectuadas nos livros da freguesia de S. Bartolomeu nos anos de 1885/1886 e 1887 não tinha sido encontrado o registo.
Será que é outra freguesia?
Muito lhe agradeço antecipadamente qualquer informação que me possa dar.
Melhores cumprimentos.
Margarida Ferreira de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#238992 | evieira | 13 set 2009 16:32 | Em resposta a: #225312

Caro Pedro França

Venho mais uma vez fazer-lhe um pedido:

Será que, dentro da sua disponibilidade, pode encontrar mais informações sobre:


-Licenciado Padre António de Azevedo, natural ou das Lapas ou da Ribeira Ruiva, Torres Novas, deve ter nascido depois de 1600 e já era formado em 1655.

-Doutor Diogo Álvares de Sousa, já formado em 1656, possivelmente natural da fregª da Madalena, Tomar.


Desde já agradeço a atenção,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#239079 | Amador | 14 set 2009 16:01 | Em resposta a: #238368

Cara Confrade Maria Olinda

Após algumas pesquisas confirmo o teor da mensagem anterior e digo mais:
Após a criação do ensino agrícola em Portugal pelo já citado decreto de 16 de Dezembro de 1852 do Ministro do Reino Fontes Pereira de Melo, foram estabelecidas "quintas de ensino em número, pelo menos, uma em cada uma das provincias do Reino" onde seria ministrado o primeiro grau do ensino agrícola. Em 1862, por Decreto de 10 de Setembro começa a funcionar na Granja do Marquês a Quinta Regional de Sintra ministrando o curso de Regente Agrícola. Em 2 de Dezembro de 1886 é criada a Escola Prática Central de Agricultura, denominação da Escola de Coimbra, transferida no ano seguinte de Sintra para Coimbra.
O ano zero da Escola de Coimbra -1887- foi o ano da instação. 1888 será o Ano Um. Conhecemos todos os nomes do corpo docente desse primeiro ano. Não figura nele o nome do seu ancestral. Nem nos anos seguintes. Há. porém, um pormenor que talvez tenha interesse. A par dos dois cursos então ministrados -Regentes Agrícolas e Regentes Florestais- funcionavam paralelamente cursos de monitores pecuários, operários rurais e tratadores pecuários, todos de nível elementar. Em investigações paralelas sabemos que em tais cursos havia professores primários no corpo docente. Não encontramos porém mais do que a referência.

É o que lhe posso dizer no momento. Se algo mais me vier ao conhecimento, informarei.

Cumprimentos

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#239151 | M. Olinda | 14 set 2009 23:17 | Em resposta a: #239079

Caro Confrade

Agradeço a sua informação, que vem confirmar o que me havia sido informado anteriormente. Assim sendo chego à conclusão de que ou o meu tetravô não era professor da Escola Agrícola ou se o foi tê-lo-ia sido em Sintra, porque ele faleceu em 1867, e assim fica logo excluida esse hipótese.
Se ele era professor de primeiras letras como é referido na certidão de óbito onde poderei encontrar esses registos? (se é que eles existem).Sei que era necessário uma licença régia para se exercer a profissão de professor, mas não faço a mínima ideia onde se poderão encontrar tais registos. O ensino era a maioria das vezes exercido nos conventos, mas com a extinção de muitas ordens religiosas é muito provável que muita documentação tenha sido transferida ou mesmo destruida.
Como vê são apenas hipóteses e mais hipóteses...

Mais uma vez agradeço a sua colaboração.
Os meus cumprimentos

Maria Olinda

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#240830 | moogies | 01 out 2009 12:23 | Em resposta a: #238518

Caro Pedro França:
Não querendo abusar da sua disponibilidade, muito lhe agradecia se me pudesse ajudar, pois encontro-me num "beco sem saída".
Não consigo encontrar o assento de baptismo do meu avô, António Ferreira de Almeida (ou talvez d'Almeida).
O ano de nascimento deve ser 1886. Na certidão de nascimento do meu pai ele está como natural de Coimbra, no registo de casamento, em Santa Comba Dão com Maria José Ferraz de Leão em 1912, consta Coimbra S. Bartolomeu, ele com 26 anos. Era residente em Santa Comba Dão, actividade Regente Agrícola, filho de Francisco Augusto Ferreira de Almeida natural de Monte de Lobos, e Maria Emilia da Conceição Madeira, ambos residentes em Santa Comba Dão. Quando pedi a pesquisa para o AUC informaram-me que nas pesquisas efectuadas nos livros da freguesia de S. Bartolomeu nos anos de 1885/1886 e 1887 não tinha sido encontrado o registo.
Será que é outra freguesia?
Muito lhe agradeço antecipadamente qualquer informação que me possa dar.
Melhores cumprimentos.
Margarida Ferreira de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#240831 | moogies | 01 out 2009 12:40 | Em resposta a: #238518

Caro Pedro França:Em relação ao meu pedido agradeço resposta para o meu e-mail margarida_nr@hotmail.com
Renovo os agradecimentos, cordialmente,
Margarida Ferreira de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#240934 | Pedro França | 02 out 2009 14:07 | Em resposta a: #238992

Caro Edmundo:

Então, é assim:
Localizei apenas nos verbetes dos estudantes da UC (nas ordenações não vêm):
- António de Azevedo, de Torres Novas, bacharel formado em Cânones a 29.05.1637. Era filho de Pedro Gonçalves.
- Diogo Álvares de Sousa, de Tomar, bacharel formado em Cânones a 18.07.1650. A filiação estará somente nos livros de matrículas.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#240941 | Pedro França | 02 out 2009 14:27 | Em resposta a: #238334

Cara Ana:

Há várias "Marias" na terra. Para a época em questão é melhor ter o casamento do pai - Manuel Rodrigues Figueiredo - porque há vários com este nome para a mesma época, muito próximos. Pode ser que no assento de casamento, se tiver, apareça o pai e a sua naturalidade.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#240958 | evieira | 02 out 2009 16:01 | Em resposta a: #240934

Caro Pedro França

Muito obrigado pela simpatia e informações prestadas. Que outra documentação poderá existir sobre o primeiro, António de Azevedo? Estou muito interessado pois será irmão de uma antepassada minha.

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#270522 | pileco | 12 fev 2011 23:38 | Em resposta a: #225312

Caro Pedro França. Estou tentando encontrar informações a respeito de Manuel (ou Manoel) Antunes, casado com Maria José de Sousa e, através dos mesmos, obter a certidão de nascimento de João Antunes de Sousa. Conforme dados que possuo, João nasceu em 10/10/1878, no distrito de Coimbra. Alguns dizem que no Conselho de Penacova.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen