Arquivo da Universidade de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Arquivo da Universidade de Coimbra

#225463 | nfpdesousa | 03 abr 2009 17:06

Gostaria de saber se alguem me poderia ajudar, relativamente a alguma informação sobre José Pereira da Silva Monteiro Marramaque, natural da freguesia de Fornos, Marco de Canavezes, filho de António Pereira da Silva Marramaque natural da freguesia de Baltar, Paredes e de D. Catarina Pereira.

Este nasceu no ano de 1760, foi Bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, probavelmente entre 1775/1795 e será relativamente a esta sua formação na UC que eu gostaria de ser informado, pelo menos relativamente ao ano em que terá terminado, ou começado.

Desde já o meu muito obrigado a todos aqueles que poderão ajudar

Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225473 | nfpdesousa | 03 abr 2009 20:56 | Em resposta a: #225463

Peço desculpa, quanto à informação que transmiti, este é filho D. Maria Teresa Pinto da Mota e não de D. Catarina.


Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225481 | Pedro França | 03 abr 2009 23:06 | Em resposta a: #225463

Caro Nuno:

Só agora é que tropecei na sua mensagem.
Aguarde-me aqui lá para segunda-feira, pode ser?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225495 | nfpdesousa | 04 abr 2009 02:47 | Em resposta a: #225481

Posso desde já dizer que quanto a este assunto é um prazer poder aguardar, agradecendo desde já a sua atenção.

Abraço
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225514 | João Mamed | 04 abr 2009 12:42 | Em resposta a: #225481

Caro Pedro França

Gostava que me ajudasse na leitura de um assento de casamento, freguesia de Murtede, livro misto 0001, folha 478:

"Aos 10 dias de Outubro de 1599 recebi o Fco. Roiz filho de ?????? e de sua mulher Cª Jorge já defunta moradores na Silvan freguesia de Casal Comba com Joana Francisca (viuva de Fco. João?) filha que foi de Pº Anes e sua mulher Andresa Jorge já defuntos"

Agradeço a sua atenção

Um abraço

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225545 | Pedro França | 04 abr 2009 19:42 | Em resposta a: #225514

Caro João:

Vou ver o que posso fazer.
Aguarde-me aqui, 'tá?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225579 | João Mamed | 05 abr 2009 09:14 | Em resposta a: #225545

Obrigado Pedro,

Um abraço
joão

Resposta

Link directo:

Para o João Mamede

#225933 | Pedro França | 09 abr 2009 02:50 | Em resposta a: #225514

Caro João:

Então, é assim:
- "...filho de Rº Lco [= R(odrigo) Lourenço]..."
- "... Joana Francisca viuva m(oradora) E(n)xofens [= Enxofães, freguesia de Murtede, concelho de Cantanhede] f(ilha) q(ue) foy de P(edro) Anes e sua molher Andresa Jorge..."

E isto é o que se me oferece dizer a respeito. Ah! O livrto é o Misto 1 mas a folha é a 153vº.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Nuno Filipe

#225934 | Pedro França | 09 abr 2009 02:56 | Em resposta a: #225495

Caro Nuno:

Então é assim:
- Localizei o verbete de José Pereira da Silva Monteiro (apenas assim), natural de Penafiel (no verbete das matrículas em Direito, entre 30.10.1780 e ?.10.1784 (5º ano). No verbete de actos e graus vem que é natural do Marco (Penafiel).
Era filho de António Pereira da Silva.
Saíu bacharel formado em Leis a 15.07.1785.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Mamede

#225950 | João Mamed | 09 abr 2009 10:22 | Em resposta a: #225933

Caro Pedro

Obrigado pela sua disponibilidade.

Boa Páscoa.

Um abraço,
joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Nuno Filipe

#225964 | nfpdesousa | 09 abr 2009 13:09 | Em resposta a: #225934

Gostaria de agradecer informação que me forneceu, pois este é sem qualquer duvida que eu procuro, pois é do Marco, comarca de Penafiel neste periodo. No vervete de actose graus não dizia o nome da mãe?
Se eu desejar obter mais alguma informação, sei que me devo dirigir ao AUC, mas gostaria de saber em que tipo de livros pesquisar, sabe-me dizer em que tipo de livro devo efectuar alguma pesquisa futura?

Mais uma vez os meus agradecimentos

Abraço
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#225982 | jomimota | 09 abr 2009 16:25 | Em resposta a: #225481

Boa Tarde,

Gostaria de saber que tipo de documentos (cópias) podemos obter junto do Arquivo Distrital de Coimbra?
Quando é que estes documentos estarão disponíveis online?

É que tenho dois antepassados meus, pai e filho que se formarem no curso jurídico, em Coimbra, a saber:

- Joaquim José da Mota, que em 1826 estava no 2.º ano jurídico;
- Joaquim Maria de Sá e Mota, que nasceu em 1859, e que deve ter frequentado o curso, entre 1867 a 1884 (ano em que estava colocado em Ansião como Procurador Régio).

Agradeço desde já qualquer informação.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#226026 | Pedro França | 09 abr 2009 22:09 | Em resposta a: #225982

Caro Jorge:

Se quiser, como é coisa pouca, posso passar a vista pelos verbetes e ver qual foi o percurso académico desses seus antepassados recentes. Talvez haja certidões de idade dos mesmos ou já tem rewferências ao seu nascimento?
Devo dizer que quanto a reproduções de matrículas, actos e graus ou certidões de idade - tudo fundo da Universidade - só por digitalização.
Aguarde-me aqui lá para segunda-feira.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Nuno Filipe

#226027 | Pedro França | 09 abr 2009 22:17 | Em resposta a: #225964

Caro Nuno:

Nos verbetes, tal como nos livros de matrículas ou nos actos e graus, o nome das mães não aparece, a menos que, já recentemente, apareça alguma mãe viúva (já nem falo de mãe solteira) como chefe de família e isso é coisa praticamente inexistente antes da República. Portanto, regra geral, só vem o nome do pai.
Agora, como o seu "Marramaque" ou "Marramach" entrou para a UC depois da reforma pombalina de 1772, com alguma sorte pode ser que exista a sua certidão de idade.
Quer aguardar por segunda-feira? Ou não está interessado?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#226038 | jomimota | 09 abr 2009 23:18 | Em resposta a: #226026

Boa Noite,

Agradeço desde já a sua atenção.

Só tenho aquele que acho que é o Assento de Baptismo do Joaquim Maria (25-02-1859, Santa Cruz - Coimbra), embora tenha referências ao seu nascimento em Cantanhede, pois este é exposto, contudo sabe-se quem é o pai e a mãe (Isabel Maria Guedes) graças a uma escritura de perfilhação e respectiva carta de legitimação das quais já tenho cópia e actos posteriores (baptismos do filhos do Joaquim Maria). Quanto ao Joaquim José, sei que nasceu em Pombalinho, Soure, mas não sei quem são os seus pais.

Agradeço desde já qualquer informação adicional que me possa fornecer, e aproveito para lhe perguntar não sequência do que referiu (..."só por digitalização."), se é possível pedir ao AUC, as respectivas digitalizações, e já agora como devo proceder.

Grato pela atenção dispensada.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Nuno Filipe

#226090 | nfpdesousa | 10 abr 2009 17:03 | Em resposta a: #226027

Mais uma vez é com um enorme prazer que aguardarei a sua informação. Portanto desejo-lhe sorte para que encontre a certidão de idade do meu caro "Marramaque".


Até breve, um abraço

Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

Arquivo da Universidade de Coimbra

#226093 | Lourval | 10 abr 2009 18:02 | Em resposta a: #225481

Caro Pedro França,

Tenho em mãos o registro do casamento religioso de Basílio da Silva Cordeiro, aqui no Brasil, que diz que o mesmo nasceu em Cantanhede em 13-06-1880. Mas não diz qual freguesia. Eu acredito bastante que tenha sido Murtede. Murtede já está on line. Mas não há registros para o ano de 1880. Consultando os registros existentes verifiquei que há muitos Cordeiros e há Silvas. Aliás, Basílio é filho de José da Silva Cordeiro e Ana Pereira.

Caro Pedro França, gostaria que você desse uma olhada para mim se existe o batismo de Basílio em 13-06-1880, em Murtede (Cantanhede), filho de José da Silva Cordeiro e Ana Pereira. No óbito dele constou o mesmo 13 de junho mas 1882.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

Para o Lourval

#226347 | Pedro França | 14 abr 2009 13:27 | Em resposta a: #226093

Caro Lourval:

Não há nada para esseas datas em Murtede e em Ourentã.
Tentei a hipótese de Ourentã porque sei que aí também há Corderos mas, nada de Silvas Cordeiros, entre 1880-82.
Abraço.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Nuno Filipe

#226348 | Pedro França | 14 abr 2009 13:44 | Em resposta a: #226090

Caro Nuno:

Localizei um José Pereira da Silva Monteiro, conforme a certidão de idade (nº 81, Lº XXXII, 1ª Série, do Auc).
Nasceu a 15.11.1760 e foi baptº a 30 desse mês na fregª de S.ta Marinha de Fornos, bisp do Porto, comarca de Sobretâmega, para o lugar do Marco.
Era neto patº de Manuel Ferreira, de S. Miguel do Anjo/Baltar, e de Catarina Pereira, do Seixal/Baltar.
Era neto matº de José Monteiro, de Salvador do Tabuado e de Maria Teresa, de Sob(...), da fregª de S.ta Marinha de Fornods.





















































































Caro Nuno:

Localizei a certidão de idade de José Pereira da Silva Monteiro - nº 81, Lº XXXII, 1ª Série, no Auc.
Nasceu a 15.11.1760 e foi baptº a 330 desse mês e ano, para o lugar de Marco, fregª de S.ta Marinha de Fornos, comarca de Sobretâmega, bispº do Porto.
Era filho de António Pereira da Silva e de Maria Teresa, moradores no lugar do Marco.
Era neto patº de Manuel Ferreira, de S. Miguel o Anjo, Baltar, e de Catarina Pereira, do Seixal/Baltar.
Era neto matº de José Monteiro, de Salvador do Tabuado, e de Maria Teresa, de Sob(...?)/S.ta Marinha de Fornos.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Jorge Mota

#226349 | Pedro França | 14 abr 2009 13:51 | Em resposta a: #226038

Caro Jorge:

Localizei a Joaquim José da Mota - certidão de idade nº 38, Lº XXIV, 1ª Série, ano lectivo de 1825/26.
Foi baptº em Pombalinho/Soure, a 10.01.1809/f. 67 e nasceu a 29.12.1808.
Era filho de António José da Mota e de Joaquina Rosa, da mesma freguesia e lugar.
Era neto patº de Domingos da Mota e de Ana Maria Cerqueira (?) - não confirmei nos paroquiais a abreviatura deste apelido - oriundos de Sizão/Sisão, da fregª de arros/concº de Vila Verde do Minho.
Era neto matº de Luís Joaquim e de Violante de Sá, do lugar de Cotas/Pombalinho.
Os padrinhos foram o prior de Pombalinho Francisco José da Mota e sua irmã (do prior ou do baptizado?) Francisca Joana, da mesma vila.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#226352 | Pedro França | 14 abr 2009 14:00 | Em resposta a: #226349

Caro Jorge:

Faltou-me acrescentar que o "seu" Joaquim José da Mota saiu doutor em Cânones a 22.04.1837 (bacharel formado a 02.05.1836, licenciado a 13.04.1837).

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#226355 | Vieira-SimõesIII | 14 abr 2009 14:27 | Em resposta a: #225481

Caro Pedro França

Espero que não seja abuso aproveitar a deixa e pedir-lhe para ver o que pode encontrar sobre o Doutor Nicolau da Costa Preto de Magalhães, em 1815 vivia na vila de Atalaia.
Penso que deve ter saído formado por volta de 1775.

Desde já muito obrigado pela atenção,
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

Para o Lourval

#226368 | Lourval | 14 abr 2009 16:42 | Em resposta a: #226347

Muito obrigado, Pedro!

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#226378 | jomimota | 14 abr 2009 18:53 | Em resposta a: #226352

Boa Tarde,

Agradeço imenso a atenção que teve para comigo, e o tempo que perdeu com estas minhas pesquisas.
Os dados que me deu são concerteza do Joaquim José da Mota que procurava, quer pelo local de nascimento quer pela filiação materna, que origina o apelido´"Sá", utilizado pelo seu filho Joaquim Maria de Sá e Mota.

Mais uma vez grato pela informação transmitida.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#226449 | jomimota | 15 abr 2009 13:37 | Em resposta a: #226352

Caro Confrade Pedro França,,

Lamento por ter induzido em erro quanto à eventual data de nascimento de Joaquim Maria de Sá e Mota, pois referi 25-02-1859, quando devia ter dito 25-02-1849, o que já condiz com a possível data da certidão de idade se situar a partir de 1867 (data que já tinha indicado), sendo que concerteza em 1884, já teria terminado o curso dado que estava colocado em Ansião.

Grato pela Atenção demonstrada.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Para o Nuno Filipe

#226467 | nfpdesousa | 15 abr 2009 18:06 | Em resposta a: #226348

Caro Pedro França

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Abraço
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

Penela

#226513 | Lourval | 16 abr 2009 08:51 | Em resposta a: #226347

Caro Pedro França,

Quando tiver um tempinho, gostaria de saber se houve um casamento entre Diogo Mendes e Maria João, em Santa Eufêmia (Penela) ou em 1657 (mais provável) ou em 1656.

Tiveram filhos entre 1658 e 1677 na Cumeeira mas não encontrei o casamento deles lá.

Agradeço antecipadamente
Lourval

ps: é possível localizar os processos de dois padres, irmãos, António Vaz (atuava na Cumeeira cerca de 1610) e Manuel Vaz (atuava no Castelo Viegas cerca de 1610)? Eles tinham uma irmã chamada Cristina Luís, casada com Francisco João, que teve filhos entre 1606 e cerca de 1625 na Cumeeira, mas também não localizei o casamento deles.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#232731 | Ctassi | 26 jun 2009 20:56 | Em resposta a: #225481

Preciso de ajuda para localizar os dados pessoais de um antepassado meu que estudou na Universidade de Coimbra.
Consegui aqui no Brasil, as certidões de casamento e de óbito dele. Quanto a de nascimento, as datas ficam confusas. Não sei ao certo quando ele nasceu para que eu possa procurar no Arquivo da Cúria no Rio de Janeiro.
E pior ainda, na certidão de casamento diz que ele era filho de Antonio Aniceto de Brito Lima e de Anastácia Isabel de Campos Esteves da Câmara. Consegui o inventário de Anastácia Isabel, datado de 1805, e nele não consta o Mariano como seu filho e herdeiro, falam de outros filhos, mas dele não.
Assim sendo, a única opção que eu tenho para averiguar a filiação correta dele, seria nos documentos aí de Portugal, já que a Universidade de Coimbra tem o registro de matrícula de todos os seus estudantes. O que eu sei é que ele fez a Leitura de Bacharéis em 1807.
Aguardo ansiosamente uma resposta
Claudia Tassi

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#232739 | Pedro França | 26 jun 2009 22:59 | Em resposta a: #232731

Cara Cláudia:

Se quiser que eu a ajude, tem de me dizer o nome completo desse seu antepassado.
Por outro lado, só para a semana que vem e sem indicar dia certo, é que poderei averiguar-lhe isso e descarregar aqui, ok?
Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra

#232776 | Ctassi | 27 jun 2009 15:12 | Em resposta a: #232739

Caro Pedro França

Obrigada pela atenção.
O principal do pedido, eu esqueci de mencionar, desculpe.
O nome dele é Mariano José de Brito Lima.
Nasceu no Rio de Janeiro, filho de Antonio Aniceto de Brito Lima, de Vila Nova de Cerveira, e de Anastácia Isabel de Campos Esteves da Camara, do Rio de Janeiro.
Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1807.
Nos Anais da Biblioteca Nacional, aqui no Rio de Janeiro, encontrei as seguintes informações:
Estudante Brasileiro na Universidade de Coimbra
Matemática 15-X-1799 (obg). Filosofia 16-X-1799 (obg) . Direito 2-X-1801.
Em relação aos estudos dele, estas são as informações que possuo.
O que o Sr. puder conseguir de dados sobre ele, ficarei muito agradecida.
Atenciosamente
Claudia Tassi

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jorge Mota

#234603 | jomimota | 20 jul 2009 12:31 | Em resposta a: #226349

Caro Pedro França,

Mais uma vez venho solicitar-lhe dentro das suas possibilidades, o favor de me ver o que se consegue encontrar sobre Francisco Maria de Carvalho, nascido em 09-03-1816, em Torres Vedras, freguesia de S. Pedro da Vila, filho de Arcénio Francisco de Carvalho e de Valentina Benedita da Conceição, que se formou bacharel em direito pela Universidade de Coimbra. Suponho que o seu percurso académico terá decorrido entre 1834 (reabertura da Universidade), e o ano de 1845, onde já era Advogado e participou em acções ligada à Revolta da Maria da Fonte / Patuleia.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 14:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen