Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#225630 | FraQueiroz | 05 abr 2009 20:08

Tenho referência a Álvaro de Araújo e a Francisco de Araújo, ambos fidalgos, que viveram no início do século XVI, provavelmente na região de Leiria.
Álvaro de Araújo era da Casa do Rei D. Manuel e Vedor da Duquesa.
Francisco de Araújo era Contador do Almoxarifado de Leiria, Pederneira e Óbidos.
Ambos estão referenciados na Torre do Tombo online, com menção ao pagamento das suas tenças.
Sucede que ainda não encontrei a ligação entre os dois (que deve existir) e, sobretudo, não pude ainda entroncar estes dois fidalgos em qualquer genealogia de Araújos.
Agradeço qualquer achega.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226123 | Saba | 11 abr 2009 05:44 | Em resposta a: #225630

Esta a fazer algum trabalho sobre Araujos?

Tenho Araujos de Lisboa e da Beira Alta.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226127 | FraQueiroz | 11 abr 2009 12:43 | Em resposta a: #226123

Não estou a fazer trabalho sobre Araujos. Apenas estou a tentar perceber quem eram estes araujos, que se ligam à família que estou a estudar, sem se perceber bem porquê ou quem eram. Apenas é certo que eram fidalgos e que não são mencionados em nobiliários clássicos, como Gaio ou Alão de Morais.
Se tiver alguma pista, agradeço.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226128 | Maria_Silv | 11 abr 2009 12:44 | Em resposta a: #226123

Caros confrades Luís Ramos e Francisco Queiroz,

Procuro alguém que tenha pesquisado os Araújos, especialmente na região norte, pois não encontro o meu trisavô, oriundo de Vila Real.
O problema é que não sei qual é a freguesia em que ele terá nascido, pois apenas consta Vila Real no assento de baptismo do seu filho.
O seu nome é Miguel de Araújo - nascido em Vila Real (não é dada a freguesia). Filho de Joaquim de Araújo e de Antónia Florinda (ou Arminda - não se percebe bem a grafia). Terá nascido por volta de 1835/45. Casou com Joana Marques Geraldes e viveu no Porto onde foi Guarda de Alfândega, à data de nascimento do seu primeiro filho (1875).
Já contactei o Arquivo Distrital de Vila Real mas, como devem calcular, sem a freguesia ou localidade é muito difícil encontrar.
Também comecei a pesquisar os paroquiais de Vila Real on-line, mas de um modo aliatório, já que não tenho a localização exacta do seu nascimento.
Encontrei alguns Araújos, mas não o que pretendo. Inclusivé, encontrei um Miguel de Araújo, de 1721, no livro de testamentos da freguesia de Murça (1721 - 1763)que não corresponde bem à data que procuro.
Os apontamentos que tomei dos Araújos que fui encontrando estão um bocado dispersos e não correspondem às datas que procuram, já que procuro por datas mais recentes, mas podem não ser de todo inúteis...
Peço desculpa por me intrometer no fórum desta maneira, mas necessito mesmo de um empurrãozinho neste ramo familiar que tem ficado para trás por não encontrar o Miguel.
Se os confrades me ajudarem a deslindar este caso ficaria eternamente grata.

Desejos de uma boa Páscoa,

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226135 | DD | 11 abr 2009 15:22 | Em resposta a: #226128

Caros frequentadores do Forum
Tb estou interessado nos "Araújos" do Norte, especialmente dos vindos da "Casa de Araújo", na Galiza, provável origem do apelido.
Especialmente me interessavam os "Araújos", senhores de Valdepoldros e Campelo, na Galiza, e que vieram para Portugal, fixando-se nos concelhos de Melgaço e Valadares.
Qualquer referencia, ou ajuda, será recebida com antecipados agradecimentos.
Cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226140 | JMSA | 11 abr 2009 16:50 | Em resposta a: #226135

Também tenho interesse em tudo o que se relacione com os Araújos de Melgaço.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226159 | pedroacpinto | 11 abr 2009 21:43 | Em resposta a: #225630

Há uma carta de Francisco de Araújo, datada de Anvers em 22.9.1543, a respeito, entre outras coisas, do testamento da infanta e duquesa de Saboia.

No Digitarq aparece mais alguma coisa, talvez consultando os livros possa encontrar alguma menção de parentesco:

Francisco de Araújo, vedor da casa da duquesa, irmã do rei, mercê do ofício de contador da comarca e almoxarifados de Leiria, Óbidos e Pederneira. Substitui nesse ofício Henrique da Silva que perdera o ofício por sentença dos desembargadores por culpas que lhe puseram. 6.2.1511, - Chancelaria de D. Manuel I, liv. 8, fl. 20v
http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=bs&ID=3862070


A Francisco de Araújo, contador em Leiria, mercê, com esse ofício, de Janeiro de 1514 em diante, de 15.000 rs. de mantimento anual, entrando aí os 12.180 rs. que até então recebia. Os quais dinheiros haveria à custa del-rei enquanto durasse o arrendamento do almoxarifado, sendo-lhe dado desembargo na Fazenda para onde os houvesse. 26.8.1514 - Chancelaria de D. Manuel I, liv. 15, fl. 135v
http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=bs&ID=3865776

Há um Álvaro Araújo, cavaleiro, registado no Liv. de Matrícula da O. de Santiago, a 12.12.1493 (TT, OS, Liv. 275, f. 1) e um Francisco de Araújo, tb. cavaleiro na mesma Ordem e livro, f. 76. Este era escrivão dos autos e moradias da rainha, recebendo carta de hábito em 1532. (V. Mª Cristina Pimenta, As Ordens de Avis e de Santiago na Baixa I. Média, pp. 315, 421). Pode ver dados sobre eles neste artigo online:
http://209.85.229.132/search?q=cache:cj65BNTgx_cJ:www.ehumanista.ucsb.edu/volumes/volume_02/Dutra/020603Dutra.pdf+"New+Knights+in+the+Portuguese+Order+of+Santiago"&cd=7&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt


Nos meus apontamentos tenho também registo de um Francisco de Araújo na Chancelaria de D. João III, Privilégios, Lº 5, f. 281, armado cavaleiro em 3.3.1556 em virtude dos seus bravos serviços numa batalha no Cabo Mosandão (Oman) contra os turcos. Eis o texto:

Dom Joam etc,
outra tall carta de comfirmação de caualeiro como a atras stprita nem mais nem menos a framçisquo d arauJo estamte nas ditas partes da Jmdia asynada pollo dito sennhor e feyta e sobstprita pollos ditos escriuães no dia mes e anno atras comtheudo.,

a carta "atrás escrita" que serve de matriz é estoutra:

Dom Joam etc, a quamtos esta minha carta virem faço saber que por parte de Joam nunez estamte ora nas partes da Jmdia me foy apresemtado huum aluara de dom fernamdo de meneses que foy por capitão moor da armada que dom afomso de noronha meu muyto amado sobrinho seu pay estamdo por viso Rey nas ditas partes mamdou aos estreitos de meca e baçoraa por ter nouas que o turquo mamdaua huuma armada grosa sobre a fortaleza d ormuz feyto a quimze d outubro do anno de quinhemtos cimquoemta e quatro, pollo quall se mostraua que por não achar no estreyto de meca a dita armada se veyo a baçoraa e emuernou no porto de mazcate omde teue nouas que era saydo de baçoraa ale chelily com quimze gales Reaes de que era capitão moor com as quaes vinha pera mequa por mamdado do turquo, e que semdo disto sabedor se fez prestes com aa dita armada e fora em busca dele e o achou no cabo de mocandão e ahy amdou as bombardadas com o dito ale espaço de meyo dia, e por o vemto acalmar fogira a Remo com as ditas galles e como as perdeo de vista se fora na vollta da costa da persia atraues por mazcate pera lhe tomar a diamteira omde soube que estauão e Jmdo em busca delas as emcomtrou e peleJou com o dito halle e o desbaratou tomamdo lhe seys das ditas gales nas quaes catiuou e tomou todos os Rumes que nelas achou e muitas peças d artilharja e das outras gales que se acolherão matarão e ferirão muita Jemte e porque neste feyto se achou o dito Joam nunez e foy no galeão do dito dom fernamdo e o fez muito bem de sua pesoa como se delle esperaua o fizera e armara caualeiro segumdo tudo mais largamemte era comtheudo e decrarado no dito aluara Pedimdo me por merçe que lho comfirmase e mamdase que lhe fosem gardados os preuilegios e liberdades dos caualeiros.,
E visto seu Requerimemto e queremdo lhe fazer merçe ey por bem e me praz de lhe comfirmar o dito aluara como de feito comfirmo e ey por comfirmado e quero que ele goze e vse daquy em diamte de todos os preuilegios liberdades graças e framquezas de que gozão e de direito deuem de gozar e vsar os caualeiros por mim comfirmados, e ele seraa obrigado a ter armas segumdo forma da ordenação emquamto amdar nas ditas partes e laa for morador e vimdo se em allguum tempo viuer ao Reyno teraa cauallo e armas comforme a dita ordenação,
Notefico o asy a todos meus desembargadores corregedores ouujdores Juizes Justiças ofiçiaes a que esta carta for mostrada e o conhecimemto dela pertemçer e lhes mamdo que a cumprão gardem e fação Jmteiramemte comprir e gardar como se nela comtem,
Dada em lixboa a tres de março balltesar fernamdez a fez anno do nasçimemto de noso senhor Jesuu cristo de mill e quinhemtos cimquoemta e seys,
e deste teor lhe foy pasada outra carta pera Jrem por duas vyas, João de castilho a fez escreuer.,

Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro de Araújo / Francisco de Araújo, fidalgos

#226180 | FraQueiroz | 12 abr 2009 14:36 | Em resposta a: #226159

Caro Pedro Pinto
Obrigado pelas suas referências. Três delas são certamente dos Araújos que me interessam.
Agradeço-lhe duplamente, pois verifiquei, através da sua mensagem, que a base de dados em "Torre do Tombo online" e "Digitarq" não é coincidente e faltam dados numa que existem na outra. À custa disso, fui verificar na "Digitarq" um nome que não encontrava na "Torre do Tombo online" e ali consta, o que me permitiu desde logo esclarecer outra dúvida.
Juntando os dados que indicou com os que já tinha, suponho que Álvaro de Araújo fosse pai de Francisco de Araújo. Porém, é uma mera suposição. Podia ser tio ou irmão mais velho. Que eram parentes directos, para mim, não tenho grandes duvidas. De outro modo, não surgiam documentos de ambos numa documentação familiar que estou a estudar, a qual nada tem a ver com Araujos. Portanto, continuo com a mesma dúvida: a que família Araújo pertenciam? Duvido muito que esse tipo de documentos que indicou esclareça, mas vou pedir reprodução à Torre do Tombo e logo constatarei.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen