Família Villafanha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Villafanha

#225640 | pvillafanha | 05 abr 2009 22:08

Família Villafanha,
Buscamos informaçoes sobre o sobrenome Villafanha, em Portugal e em Brasil. Sua história, sua origem, seus descendentes, informaçoes que possam aproximar Villafanhas como família. Agradeço a quem possa informar.
Patricia Villafanha

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#225662 | jaboo | 06 abr 2009 03:18 | Em resposta a: #225640

Cara Patricia Villafanha,

Tenho conhecimento de um ramo "Vilafanha" em Ranhados (concelho de Meda). Mas a origem desses Vilafanhas é castelhana, de Ciudad Rodrigo: uma certa D.Isabel de Giral (filha de José de Vilafanha e de uma senhora de apelido Giral) foi viver para a vila de Almeida (distriot da Guarda) em fins do sec. XVI. Casou ai com Manuel da Fonseca Coutinho (descendente dos Fonseca Coutinhos que eram senhores do couto de Leomil e de Marialva) e teve pelo menos 2 filhas cuja descendencia acabaria por estabelecer-se em Ranhados (concelho da Meda).

A primeira filha foi D.Ana Maria Coutinho e casou com Bernardo de Abreu Magalhães e tiveram Manuel da Fonseca Coutinho que casa em Ranhados a 7/11/1660 com D.Ana de Faria Pinto dai natural, filha do capitão Cristovão de Ayala e Faria e de Josefa Rodrigues Pinto. Tiveram vários filhos em Ranhados mas so conheço a descendencia do filho José de Vilafanha de Ayala, que foi padre e que teve uma filha natural de Catarina Gracia. Essa descendencia usou o apelido Vilafanha Coutinho.

A segunda filha D.Elvira da Fonseca Coutinho casou com Jeronimo Botelho Rangel, natural de Ranhados, filho de Jeronimo Botelho e Maria de Novais. Tiveram uma filha D.Maria Coutinho de Vilafanha que casou com Francisco de Oliveira Cardoso, natural de Cedovim (filho de Fernando de Oliveira e Maria Cardoso) e com larga descendencia em Ranhados de apelido Vilfanha Coutinho e Vilafanha Cardoso, até pelo menos fins do sec. XVIII.

A notar que a D.Isabel de Giral tinha fama de ser cristã nova.

De onde são naturais os seus Vilafanhas? Eu não descendo directamente de Vilafanhas mas conheço os de Ranhados por eles terem casado com varios familiares meus.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#225688 | pvillafanha | 06 abr 2009 15:26 | Em resposta a: #225662

Olá, Sr.Joao Braz
Primeiramente, muito obrigada por responder de forma tao rápida e educada.
Sou filha de Adel Gonçalves Villafanha e Mariangela Lousada Villafanha (brasileiros de nascimento, com origem portuguesa e española), neta de Annibal Villafanha (Souropires-Pinhel) e Leonarda Gonçalves Pontinha (Ribeira dos Carinhos-Guarda). Meus avós paternos eram portugueses e imigraram à Sao Paulo-Brasil, com dois filhos: José e Manuel, nascidos em Toito-Guarda. Em Sao Paulo, na cidade de Candido Rodrigues tiveram mais filhos: Alípio, Casimiro, David, Lucília, Joel, Anibal, Adel e Maria. Tiveram mais tres crianças, mas estas faleceram ainda bebes. Temos contato com a Família Pontinha (avó paterna) no Toito-Guarda, sao muitos e demasiado queridos. Contudo, a família de meu avô paterno nao tinhamos muito conhecimento, a nao ser histórias que contava meu saudoso avô e que com sua resposta confirmo as histórias contada por ele. Apenas conheço meus primos e tios que sao descendentes dos que imigraram ao Brasil. Nao queria perder contato nem informaçoes que tanto meu avô preservava e estimava. Se possível gostaria de conhecer pessoalmente meus familiares e ainda mais em Junho que meus pais chegam a Salamanca. Será um grande presente ao meu pai! Vi que tem uma resposta de Milu, a conheço e é minha prima!!!
Meus sinceros cumprimentos e agradecimento,
Patricia L. Villafanha

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#225709 | MILU C | 06 abr 2009 18:26 | Em resposta a: #225688

Olá Prima como está?Estão todos bem?A minha mâe fala muito em si e temos muites saudades.
Quanto aos Villafanhas,aliás os nossos são também Villafanhas Coutinhos ,se consultar neste Forum o topico ""Melo e Távora do Minhocal-Celorico da Beira"encontra bastante matéria sobre os nossos Villafanhas.Estamos na base de dados do Genea,mas só consegui chegar até ao José Maria de Villafanha Coutinho,nosso 5ºavôEsta registado.Nasceu em Ranhados-Meda os registos estão em Lamego,mas ja lá estive e estão muito danificados ilegíveis,mas estou a tentar pelos casamentos.Na revista Tabardo nº4 vem um artigosobre a nossa familia Villafanhas Coutinhos de Ranhados;já enviei esta revista para o Brasil,para o tio Angelo.
UM grande abraço
Milu

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#225712 | pvillafanha | 06 abr 2009 18:54 | Em resposta a: #225709

Olá, Milu!!!
Como vocês vao? Olha, anota meu email para podermos falar com mais privacidade: pvillafanha@hotmail.com
Grande e forte abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#264885 | Pontinha19 | 05 nov 2010 23:42 | Em resposta a: #225712

Olá família Pontinha

Sou Maria Odete Gonçalves(Pontinha)Marques. Coloco o Pontinha entre parêntises porque o meu pai decidiu eliminá-lo do nosso nome, para meu desgosto.
Sou filha de Aida Gonçalves Pontinha e neta de João Gonçalves Pontinha. Todos nós nascemos no Toito-Ribeira dos Carinhos-Guarda.Os meus pais tiveram muitos filhos, por isso somos uma família com quase 50 pessoas.
A minha mãe falava muito de uns primos Villafanha e primos que tinham ído para o Brasil. Será que pertencemos à mesma família? Tudo leva a querer que sim

Cumprimentos
Maria Odete

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#264898 | Miguel E Pina | 06 nov 2010 16:16 | Em resposta a: #225662

Caro João Braz,

Qual é a fonte que sustenta a afirmação de que D. Isabel Giral tinha fama de ser cristã nova?
Desde já lhe agradeço a sua preciosa ajuda.

Saudações cordiais,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#264904 | jaboo | 06 nov 2010 18:02 | Em resposta a: #264898

Caro Miguel Esperança Pina,

Essa fama aparece referenciada na habilitação para o Santo Oficio de Antonio Valério de Lemos e Almeida que "esteve para casar" com Feliciana Angélica de Vilafanha Coutinho (4a neta da D.Isabel de Giral). Por esse motivo, naquela HSO também aparecem as diligências dessa Feliciana. As testemunhas dizem que D.Elvira (trisavo da Feliciana) nascera em Almeida mas que por parte de sua mãe procedia do Reino de Castela e que tinha raça de cristã-nova por essa parte.


Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Família Villafanha

#264909 | Miguel E Pina | 06 nov 2010 19:47 | Em resposta a: #264904

Caro João Braz,

Muito agradeço a sua rápida e esclarecedora resposta.
Não deixa de ser estranho que o Doutor Luís Cabral Moncada, no artigo sobre os Cabrais Camelos de Ranhados (Tabardo 4, pág. 204 e 205), ao transcrever parcilamente a HSO por si citada, nada refira da ascendência hebraica dessa D. Elvira, limitando-se a sublinhar que esta última era «de conhecida nobreza».

Saudações cordiais,
Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen