Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Pessoas | Famílias | Regiões

Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#226984 | mosorio | 20 abr 2009 23:10

Boa noite aos genealogistas que frequentam este forúm,

Preciso de ajuda , não consigo recuar mais por falta de assentos no Arquivo Regional da Madeira.

D. Antónia da Silva( minha antepassada) , casa com Lançarote Teixeira de Velosa
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=848482

No assento diz que foram dispensados do 4º grau de consanguinidade.
Podemos ver a árvore de costados de Lançarote na morada que indiquei, a minha pergunta ;
Qual dos casais poderá ser comum aos dois?

Meus melhores cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#226989 | NISGM | 20 abr 2009 23:30 | Em resposta a: #226984

Peço desculpas pela brusquidão, mas a propósito de alguém que procurava familiares do Ceará e com os apelidos Carneiro Pinto e que intitulou a sua mensagem com um "Procuro Parentes" copio o que lá disse.


«Confesso que não entendo os títulos que tanta gente dá aos tópicos. Como é o seu caso.

"Procuro parente", como já referi noutros tópicos, é um título que não lembra ao diabo.

Os tópicos em discussão podem ser pesquisados pelo que o ideal era que tivessem títulos sugestivos indicando do que está exactamente à procura.

Fazendo a referida busca, dei com 17 tópicos de pessoas que se lembraram de intitular as mensagens com o título "procuro parentes".

Ora, como aqui no Genea toda a gente procura parentes é pouco provável que alguém que se chame Carneiro Pinto se lembre de abrir uma mensagem que se chame "procuro parentes".

Como imaginará, a probabilidade de que a mensagem "Procuro parentes" se refira a um Carneiro Pinto é muito, muito, muito, muito, muito reduzida.

Se eu me chamasse Carneiro Pinto, ou Carneiro ou Pinto pesquisaria mensagens com esses nomes e seria essas que eu iria ler.

Se fosse do Ceará ou de Fungalvaz também iria ler mensagens que tivessem essa indicação.

Nunca iria ler uma "procuro parente", "procuro família", "antepassados em Portugal", "family", "família".


Aliás, se eu tivessse a sorte de ser Carneiro Pinto, ou de ser do Ceará, e vir cá hoje até podia abrir esta mensagem por acaso e dar com a sua busca de familiares.

Isto se achasse que valia a pena ir abri-la.

Mas, infelizmente, podia só cá vir daqui a uma semana e era bem possível que a mensagem tivesse caído para a sétima ou oitava folha de mensagens, soterrada na brutal quantidade de tópicos que diariamente por aqui caem.


Garanto-lhe que não me passaria pela cabeça procurar e ir ler todas as combinações possíveis de mensagens mal intituladas (dos "família" aos "certidões") esperando que alguma se referisse a Carneiros Pintos ou ao Ceará.


Resumindo, amanhã, já ninguém lhe irá responder à sua questão, pura e simplesmente porque a sua mensagem está na folha seguinte e não tem uma identidade própria que a torne de pesquisa fácil.

Se mesmo com um título de tópico em condições é bem difícil achar quem lhe possa responder imagine com um título como o seu.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#226991 | LBolacha | 20 abr 2009 23:34 | Em resposta a: #226989

Caro Sr

Eu achei muito bem este seu comentário a vários post que realmente eram sobre procuro parentes, mas este não é!! Este é uma pedido de ajuda ou opinião sobre um facto concreto...

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#226994 | mosorio | 20 abr 2009 23:46 | Em resposta a: #226989

Caro nuno de m.

"Se mesmo com um título de tópico em condições é bem difícil achar quem lhe possa responder imagine com um título como o seu."


Já agora permito que me sugira um titulo para o tópico que iniciei. Nunca pensei obter resposta tão rápida... como a sua por exemplo ,obstante o titulo!

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#227003 | NISGM | 21 abr 2009 00:50 | Em resposta a: #226991

E acha mesmo que alguém descobre qual é o facto concrecto com "aos entendidos"?

É óbvio que padece do mesmo mal de outros tópicos como "procuro parente", quem é que se lembra de dar uma ajuda sobre uma questão madeirense numa coisa que se chama "Aos entendidos"?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#227004 | NISGM | 21 abr 2009 00:54 | Em resposta a: #226984

Cara Maria Emília,

por exemplo

"Falta de Assentos na Madeira"

"Consaguinidade de Lançarote de Velosa e Antónia da Silva"

"Costados de Lançarote de Velosa e Antónia da Silva"

"Lançartote de Velosa, Madeira"

"Antónia da Silva"


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#227005 | LBolacha | 21 abr 2009 01:06 | Em resposta a: #227003

Em relação ao titulo até lhe dou razão, em relação ao resto, neste caso não, embora apenas neste caso pois achei a sua resposta em relação aos diversos "procuro parente" bastante esclarecedora e embora directa, nada ofensiva

Resposta

Link directo:

Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227014 | mosorio | 21 abr 2009 07:15 | Em resposta a: #226984

Boa noite aos genealogistas que frequentam este forúm,

Preciso de ajuda , não consigo recuar mais por falta de assentos no Arquivo Regional da Madeira.

D. Antónia da Silva(irmã de Maria da Silva Barreto , minha antepassada) , casa com Lançarote Teixeira de Velosa
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=848482

No assento diz que foram dispensados do 4º grau de consanguinidade.
Podemos ver a árvore de costados de Lançarote na morada que indiquei, a minha pergunta ;
Qual dos casais poderá ser comum aos dois?

Meus melhores cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Aos entendidos

#227046 | mosorio | 21 abr 2009 14:38 | Em resposta a: #227003

Caro nuno de m.


Devia ter escrito " Aos entendidos em genealogias da Madeira ", não há dúvida que fui pouco feliz na escolha do título.
Agradeço a sua atitude formadora e bem intencionada.

Atenciosamente

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227050 | DD | 21 abr 2009 15:47 | Em resposta a: #227014

Prezada Maria Emília
Pondo de parte a discussão, até agora inútil, do nome que poderia dar ao seu pedido, tb estou interessado em obter ajuda para recuar, um pouco mais, na averiguação destes meus antepassados: - Catarina Homem D El-Rei e Manuel Pereira Durães, ou da filha deste casal - Luiza Homem D El-Rei e João Barbeitos Padrão
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=851168.
Poderá dizer-me , ou poderá qualquer dos frequentadores deste Forum, como aceder aos assentos paroquiais da Região da Madeira, desses tempos recuados?
Desde já muito grato.
Cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227059 | mosorio | 21 abr 2009 18:00 | Em resposta a: #227050

Caro Miguel Valdevez,


Se consultar a base de dados deste sitio encontra ;

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=812038

Envie um e-mail para a Dra. Fátima Barros,directora do Arquivo Regional da Madeira e pede uma reprodução do termo de casamento do casal Manuel Pereira Durães com Catarina Homem D' El Rei , Calheta, 1664 . Pode efectuar o pagamento através do NIB do arquivo , faz em seguida a digitalização do talão multibanco . Será contactado para efectuar o pagamento da fotocópia e do porte .Envia a digitalização que serve de comprovativo de pagamento o que abrevia o tempo de espera, caso não o fizer terá que esperar que a contabilidade comunique que efectivou o pagamento. Espero ter sido clara. Os assentos da Madeira estão todos aqui. Tenho os livros de casamento da Madeira, não todos , a maioria, disponha.

Cumprimentos

Maria Emília
fatimabarros@arquivo.madeira.org

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227083 | DD | 21 abr 2009 21:21 | Em resposta a: #227059

Prezada Maria Emilia
Fico-lhe muito grato pela rápida e elucidativa informação ao meu pedido.
Vou seguir as sugestões e e reaalizar as diligencias que indica.
Com os melhores cumprimentos.
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227089 | mosorio | 21 abr 2009 22:00 | Em resposta a: #227083

Prezado Miguel de Valdevez,


Só agora reparei que a sua árvore começa e acaba em duas gerações, qual foi o seu fio condutor?


Meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/MADEIRA

#227091 | mosorio | 21 abr 2009 22:04 | Em resposta a: #227089

Peço desculpa , não me identifiquei.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Barbeito/homem Del Rei

#227147 | filipe.jardim | 22 abr 2009 10:18 | Em resposta a: #227050

Caro Miguel,

Também sou interessado nos casais que menciona, nomeadamente de João Barbeitos Padrão. Tenho alguma informação, sobre a ascendência e descendência do mesmo.

Caso queira partilhar informações: filipe.jardim (arroba)netmadeira.com

Não sei da amplitude da sua informação acerca do mesmo, mas começando pelo mais básico, como bem deve saber, é o mesmo estar ligado à Casa Amiosa. (+ inf. em www.monumentos (ponto) pt

quanto aos Homens del Rey de D. Luzia, com as devidas reservas do autor...

"D. Luísa Homem del Rey, anteriormente referenciada, era neta materna de António Gonçalves Pinto e de Maria do Loreto Homem del Rey, sendo esta última filha de Francisco Homem del Rey e de Catarina Gonçalves, (filha de João Velho, tabelião, e de Margarida Gonçalves), neta paterna do capitão Francisco Homem del Rey, que foi o 2.º Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Calheta , e viveu na Vila da Calheta onde casou em 15 ou 19 de Novembro de 1562 com Clara Afonso, filho de Pedro Afonso, armado Cavaleiro em Mazagão, Norte de África, Cavaleiro da Ribeira Brava (e de Leonor Homem ), este último filho de Gonçalo Fernandes, da Serra de Âgua" ("Apontamentos para a Genealogia de Famílias Madeirenses" - FBM)

"Em sucessivas gerações permaneceu o cargo de provedor nesta família: o referenciado “Francisco Homem del Rey foi Provedor em 1586; seu bisneto Mathias Homem del Rey em 1620 (casou com Maria Gonçalves de Távora, pais de Inês Portes del Rey), seu trineto, Cap. Baltazar Homem del Rey em 1636. Com a ligação dos Homem del Rey aos Souto (Pedro do Souto casou com Inês Portes del Rey, por volta de 1634), a tradição da manutenção dos cargo de Provedor na família Homem del Rey continua nos Souto: o Cap. João do Souto (filho dos anteriores) foi Provedor em 1707 e 1724; em 1743, o Cap. José de Souto e Mendonça (neto) foi nomeado Provedor, cargo que exerceu por vários anos, terminando com este uma tradição de família que remontava ao Séc. XVI” ("Os Bettencourt da Ilha da Madeira ao Planalto da Huíla." - JAA)

Cumprimentos,

FJ

Resposta

Link directo:

RE: Barbeito/homem Del Rei

#227168 | DD | 22 abr 2009 14:18 | Em resposta a: #227147

Caro Filipe Jardim
Agradeço a sua gentil msg e os preciosos elementos genealógicos que me facultou.
Usarei a via e-mail para uma conversa mais detalhada.
Cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Costados de Lançarote Teixeira de Velosa/Madeira

#227179 | DD | 22 abr 2009 15:22 | Em resposta a: #227091

Cara Maria Emlia
Grato pelas suas msg.
Creio que poderá encontrar a ascendencia e descendencia dos "Homem d El-Rei"nos lugares indicados na msg de filipe.jardim,de 22.4.2009, aqui, que me dispensa, neste momento, de mais desenvolvimentos.
Fico, no entanto ao dispor.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen