Família Sá Lemos de Mirandela

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Família Sá Lemos de Mirandela

#228636 | rslguedes | 07 mai 2009 11:55

Caros confrades,

Meu trisavô José Maria de Sá Lemos, filho de Maria Josefa Mesquita Meneses, minha trisavó. Viveram em Mirandela. Sei que eles doaram um terreno para construção da Capela de Nª Srª do Amparo, em Mirandela, por volta de 1855.

Alguém me pode informar sobre os ascendentes, ou ligações a outras familias, destes meus antepassados?

muito obrigada
Cumprimentos
Raquel Sá Lemos Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#229108 | rslguedes | 12 mai 2009 14:56 | Em resposta a: #228636

Perdão : Maria Josefa Mesquita Meneses era minha tetravó.

Obrigada
Raquel

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#229365 | gmg | 14 mai 2009 20:10 | Em resposta a: #228636

Cara Senhora D. Raquel Lemos Guedes,

Entre em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança.
Julgo ter visto lá qualquer coisa sobre os Sá e Lemos, mas de Bragança. Quem sabe se os antepassados da sua tetravó D. Maria Josefa Mesquita Menezes, eram de lá.

Outra coisa lhe sugiro:

No mesmo Arquivo Distrital de Bragança, há um índice de documentos (que se encontram guardados, digo aqueles que chegaram às mãos do Arquivo Distrital), com uma lista de Capelas e seus instituidores. Pode muito bem encontrar lá o nome dos seus antepassados, referindo qual a naturalidade dos mesmos e com quem eram casados (ou viúvos de...)

O endereço é: mail@adbgc.dgarq.gov.pt e deverá endereçar o pedido à Exma Senhora Directora.

Também tenho antepassados da zona de Mirandela (freguesias limítrofes). Pode ser que tenhamos algum parentesco.

A V.Exª, respeitosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#229397 | rslguedes | 14 mai 2009 23:24 | Em resposta a: #229365

Caro Luis,

Muito obrigada pela sua ajuda.
Realmente deu-me uma boa ideia, pois consultando esses documentos, eu encontre, talvez, alguma coisa. Pedir ao ADBGC registos de baptismo, casamento ou obito sem qualquer data, não resulta, como já me aconteceu. Dizem sempre não encontrar nada, como é natural. Mesmo calculando uma margem de 20 ou 25 anos, é muito difícil, julgo.

Grata
Raquel Sá Lemos Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#242260 | PBL | 18 out 2009 22:33 | Em resposta a: #228636

Cara Raquel Sá Lemos Guedes,
Tenho na minha família Sá e Lemos.
Tratam-se dos filhos do casal José Filipe Borges de Lemos e de D. Maria Lauriana Rosa Perpétua de Sá, ambos de Vila Franca de Xira, que viveram entre 1757 e 1830.
Será que existe ligação aos seus?
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#242262 | rslguedes | 18 out 2009 22:44 | Em resposta a: #242260

Caro Pedro de Lemos

Eu descendo de um a família de (até onde sei) Mirandela. Meu trisavô José Maria de Sá Lemos viveu em Mirandela/Vila Flor/Macedo de Cavaleiros. Seu filho Adelino Augusto de Sá Lemos, viveu em V.N.Gaia até ao final de sua vida.

Cumprimentos Raquel Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#242265 | Luís Neves | 19 out 2009 01:00 | Em resposta a: #242262

Cara Raquel Guedes:

De acordo com as "Memórias" do Abade de Baçal, um dos três solares brasonados dos Cortiços, antiga vila e actual freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, pertenceu à família Sá Lemos Costa. Sobre os Lemos Costa dos Cortiços há bastante informação aqui na base de dados do Geneall.
Cumprimentos

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#242344 | rslguedes | 20 out 2009 12:04 | Em resposta a: #242265

Caro Luis Neves

Muito obrigada pela informação que me dá. Deu-me uma grande ajuda.

Um abraço
Raquel Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248818 | MEMeneses | 30 jan 2010 09:27 | Em resposta a: #228636

Bom dia, Raquel acho que a vou poder ajudar. Alguns anos atrás integrei um grupo que fez um trabalho sobre Mirandela e um dos temas, sendo até o aquele me competia, era “Capelas e Cruzeiros”. Uma das capelas era a de Nossa Senhora da Conceição, na margem direita num lugar a que chamam Golfeiras, que hoje em dia é parte integrante da cidade. Os últimos possuidores desta capela, que por escritura de 25/2/1855 a cederam para a construção da capela de Nossa Senhora do Amparo foram os seus antepassados. Até aqui já sabia, certo? A novidade é! Esta capela estava na propriedade da Quinta da Rocha a qual fazia parte de uma basta extensão de propriedades agrícolas, quase a totalidade da margem direita de Mirandela, que na sua maior parte, ainda hoje pertencem à sua família. Hoje consegue encontrar os seus parentes pelo apelido de Lemos, há quem lhe chame os Lemos de Golfeiras. Eu contactei com eles e posso-lhe garantir que são pessoas que, apesar da posição que ocupam na cidade são bastante acessíveis. Aquele tipo de pessoa que dizemos que tem nobreza no coração. Espero ter-lhe ajudado

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248842 | rslguedes | 30 jan 2010 20:02 | Em resposta a: #248818

Caro Meneses

Não calcula com agradeço a sua amabilidade. Felizmente já consegui entrar em contacto com esses meus familiares . Esse trabalho que fez foi alguma vez publicado?

Mais uma vez grata pela sua ajuda
Um abraço
Raquel de Sá Lemos Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248858 | vbriteiros | 31 jan 2010 00:04 | Em resposta a: #248818

Pode dizer-me se estudou a Capela da Casa dos Doutel em Cabanelas-Mirandela? Desde já grato pela informação que me possa facultar.
Cumprimentos
V Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248864 | MEMeneses | 31 jan 2010 01:12 | Em resposta a: #248858

Peço-lhe imensa desculpa de não o poder ajudar mas o meu trabalho em Mirandela era centrado nas capelas e cruzeiros que existiam na antiga vila. Fora desta só estudei as das povoações, lugares e quintas que agora estão integrados na cidade como sendo Golfeiras, Vale de Madeiro, Mourel, Freixedinha,Bronceda e Choupim. No entanto envio-lhe a lista porque pode despertar-lhe curiosidade alguma delas.
Capela de S. Sebastião
Capela de S. António (construida em 1701 por Paulo de Sá Morais)
Capela de s. Miguel (1757 anexa à casa da família Teixeira Homem)
Capela de S. Mateus (fins do séc. XVII fundada por Mateus Vasques Guevara)
Capela de S. Francisco (1766 anexa à casa da família Mena Barreto)
Capela de S. Tiago (prtencente há família Pinto Cardoso)
Capela de S. Marinha
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres ( 1664 contígua ao paço dos Távoras)
Capela de S. Cosme
Capela de S. José (1658 fundada por Luís de Sequeira)
Capela de Nossa Senhora da Conceição ( em Golfeiras, os últimos possuidores antes dela passar para a confraria do Santíssimo foi a família Lemos) porteriormente 1859 começou a ser edificada a Capela de nossa Senhora do Amparo
Capela de S. Francisco (em Golfeiras)
Capela de Santa Comba (em Golfeiras, esta capela era cabeça do morgado de Santa Comba
Capela de S. Brás (em Golfeiras)
Ermida a Nossa Senhora da Espectação (vale de Madeiro)
Ermida do Mourel não encontrei registos da invocação
Capela de S. Bartolomeu (Freixedinha)
Capela de S. Domingos (Bronceda)
Ermida de nossa Senhora da Graça 8Quinta do Choupim)

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248867 | MEMeneses | 31 jan 2010 01:40 | Em resposta a: #248842

Já era para ter sido publicado, mas há promessas e compromissos que ainda não passaram disso mesmo!

Fazer um estudo da Família Lemos talvez me parecesse muito motivante, como sabe foi uma das grandes proprietárias rurais Transmontanas. No vale da Vilariça as grandes casas agrícolas têm quase todas ascendência Lemos. Há solares lindos da família Lemos, em Vila Flor, Vilarelhos, Cortiços,.... e vocês são mesmo uma só família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248869 | rslguedes | 31 jan 2010 02:38 | Em resposta a: #248867

Cara amiga MEMeneses,

Pode entrar em contacto comigo ? O meu email : mariaraquelguedesarrobagmailpontocom

Um abraço
Raquel de Sá Lemos Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248872 | jsarmento | 31 jan 2010 10:29 | Em resposta a: #248864

Bom dia Cara(o) MMeneses

Ando já há algum tempo á procura de informações sobre o Paulo de Sá Moraes, cujo Morgado - vulgo dos Moraes Sarmento (?) - seria vinculado à Capela de S.António?. Pode dar-me alguma pista?

E a Capela de S.Brás era vinculo de algum Morgadio? De que família?

Peço desculpa por tanto pedido, mas nestes assuntos, quando se abre uma janela de informaçao, a gente
normalmente perde um pouco a vergonha!

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248879 | MEMeneses | 31 jan 2010 12:49 | Em resposta a: #248872

Em relação à capela de Santo António de cabeça lembro-me que no ano 1758 era administrador desta capela D. Doroteia Maria de Castro, viúva de Vasco de Morais Sarmento, provedor em 1745 da Santa Casa da Misericórdia e mais tarde capitão-mor da vila de Mirandela. Tenho de consultar os meus apontamentos mas acho que lhe vou poder dar mais informação.
A de S. Brás em Golfeiras, pertencia ao morgado de S. Brás, da família do desembargador Miguel da Rosa Pimentel, de Mirandela, cuja filha D. Antónia Morais Sarmento Pimentel casou com seu tio Bartolomeu de Macedo Malheiro de Morais, morgado de Meles, e desembargador da Relação do Porto.
Talvez também seja importante saber sobre outra capela também em Golfeiras. _Era a de Santa Comba, em 1758 era admtr. dela António Bernardo de Morais Sarmento irmão de Vasco morais Sarmento, que foi capitão-mor da vila de Mirandela. Esta capela era cabeça do morgado de Santa Comba, de que eram admtr. os Morais Sarmento, morgado instituído por Francisco Morais do Campo, filho de Baltazar Morais.
Espero que tenha ajudado, Mirandela é uma cidade cheia de história.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248880 | MEMeneses | 31 jan 2010 12:50 | Em resposta a: #248872

Em relação à capela de Santo António de cabeça lembro-me que no ano 1758 era administrador desta capela D. Doroteia Maria de Castro, viúva de Vasco de Morais Sarmento, provedor em 1745 da Santa Casa da Misericórdia e mais tarde capitão-mor da vila de Mirandela. Tenho de consultar os meus apontamentos mas acho que lhe vou poder dar mais informação.
A de S. Brás em Golfeiras, pertencia ao morgado de S. Brás, da família do desembargador Miguel da Rosa Pimentel, de Mirandela, cuja filha D. Antónia Morais Sarmento Pimentel casou com seu tio Bartolomeu de Macedo Malheiro de Morais, morgado de Meles, e desembargador da Relação do Porto.
Talvez também seja importante saber sobre outra capela também em Golfeiras. _Era a de Santa Comba, em 1758 era admtr. dela António Bernardo de Morais Sarmento irmão de Vasco morais Sarmento, que foi capitão-mor da vila de Mirandela. Esta capela era cabeça do morgado de Santa Comba, de que eram admtr. os Morais Sarmento, morgado instituído por Francisco Morais do Campo, filho de Baltazar Morais.
Espero que tenha ajudado, Mirandela é uma cidade cheia de história.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248895 | jsarmento | 31 jan 2010 16:59 | Em resposta a: #248880

Muito obrigado. Esta informação é preciosa para mim.
Tenho uma relação muito especial com Mirandela, não só porque tenho várias ascendências Mirandelenses mas por que casei com uma neta do Coronel António Faria e vou frequentemente a Frechas. Em Mirandela sinto-me verdadeiramente em casa!

Esta D.Doroteia de Moraes Castro é minha 6ª avó e pelo vistos uma cunhada - D.Leonor Maria Quitéria de Moraes Sarmento, irmâ de António Bernardo de Moraes Sarmento e de Vasco Moraes Sarmento - casou em 23.08.1723 com meu 6º avô, António de Moraes Castro, 4º Morgado de Santo António dos Aciprestes, em Santa Valha, Valpaços.

O curioso é que normalmente as genealogias não fazem o Vasco de Moraes Sarmento, irmão deste António Bernardo, e ambos filhos de Baltasar de Moraes Sarmento e Sá, 4º Morgado de Santa Comba. Francisco de Xavier Moraes Sarmento, em "Familias Transmontanas" faz este Vasco de Moraes Sarmento flho de um Lucas Bernardo de Moraes Sarmento e de D.Maria de Mendonça Corte-Real e neto paterno de um António de Moraes Sarmento e de D.Mariana de Espinoza (será de Espinhosa?)

Se puder dispensar informação mais detalhada, fico-lhe muito grato

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248899 | MEMeneses | 31 jan 2010 17:39 | Em resposta a: #248869

Já agora se não é indiscrição com que parentes já contactou em Mirandela? É que eu tinha o contacto de um ou dois e não sei o que lhe fiz.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248912 | MEMeneses | 31 jan 2010 20:05 | Em resposta a: #248895

Coronel António Faria? Por acaso não é um Senhor que faz parte do Lions Club de Mirandela?
Na minha adolescência tinha uma prima que era Leo e acho que conheci o seu avô num jantar no castelo de Santa Maria da Feira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248916 | rslguedes | 31 jan 2010 21:04 | Em resposta a: #248869

Cara amiga MEMeneses,

Pode entrar em contacto comigo ? O meu email : mariaraquelguedesarrobagmailpontocom

Um abraço
Raquel de Sá Lemos Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248928 | vbriteiros | 31 jan 2010 23:50 | Em resposta a: #248864

muito obrigado pela informação
cumprimentos,
V. Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#248942 | jsarmento | 01 fev 2010 09:11 | Em resposta a: #248912

Bom dia

Sim, penso que é a mesma pessoa. O Coronel António Faria, falecido em 1995 com 96 anos, era sobejamente conhecido em todo o Trás-os-Montes. No site da Câmara Municipal de Mirandela, na página de Personalidades do Concelho, está publicada uma breve biografia. Era um senhor fantástico, de uma energia inesgotável e sempre muito dinâmico até à hora da sua morte. Penso que colaborava em todas ou quase todas as instituições mirandelenses!

Melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#249251 | jsarmento | 05 fev 2010 12:14 | Em resposta a: #248912

Bom dia MEMeneses

Peço desculpa por voltar a incomodar. Tenho muito interesse na informação relativa à Familia de Vasco de Moraes Sarmento, sobretudo confirmar a sua ligação ao Morgado de Santa Comba.

Poderá fazer o favor de me indicar onde está disponível essa informação?

Com os meus melhores cumprimentos

José Alexandre Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#250268 | a mesquita | 21 fev 2010 17:05 | Em resposta a: #248864

Boa tarde :
So hoje tive comuicação no forum-
Venho-lhe pedir se tem alguma informação disponivel sobre a quinta do Choupim ,Capela de Nosa Senhora da Graça entretento desaparecida e de que já tinha noticia e da quinta do Mourel.
Ambas pertenceram a minha familia de que tento "encontrar as pontas"
Agradeço-lhe desde já a sua ajuda,agardando de qualquer modo a publicação do seu esperado livro.

A Mesquita"

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#250448 | a mesquita | 24 fev 2010 22:09 | Em resposta a: #248864

Peço-lhe ajuda para tentar esclarecer factos referentes a minha familia:
Assim peço-lhe se me faculta as informações que dispõe acerca das ermidas-capelas de Nossa Senhora da Graça na quinta do Choupim e morgadio relacionado, bem como da existente no Mourel.Ambas pertenceram a familiares .
Com os maiores agradecimentos
A Mesquita

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266106 | InterCidades | 29 nov 2010 23:39 | Em resposta a: #250448

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266107 | InterCidades | 29 nov 2010 23:39 | Em resposta a: #248880

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266108 | InterCidades | 29 nov 2010 23:40 | Em resposta a: #249251

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266109 | InterCidades | 29 nov 2010 23:40 | Em resposta a: #248916

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266110 | InterCidades | 29 nov 2010 23:41 | Em resposta a: #242265

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

Mirandela

#266111 | InterCidades | 29 nov 2010 23:41 | Em resposta a: #242260

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Lemos de Mirandela

#267135 | a mesquita | 20 dez 2010 18:56 | Em resposta a: #248864

Peço-lhe ajuda para tentar esclarecer factos referentes a minha familia:
Assim peço-lhe se me faculta as informações que dispõe acerca das ermidas-capelas de Nossa Senhora da Graça na quinta do Choupim e morgadio relacionado, bem como da existente no Mourel.Ambas pertenceram a familiares .
Com os maiores agradecimentos
A Mesquita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen