Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#229195 | ihintza | 13 mai 2009 09:42

Caros confadres,

Alguém sabe qual é a dita freguesia de "Cima d'além do Douro"?

Obrigada.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#229209 | amrr | 13 mai 2009 12:32 | Em resposta a: #229195

Rocío,

Em que contexto surge essa expressão?
Foi retirada de um livro de registo paroquial? De que freguesia?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#229220 | ihintza | 13 mai 2009 14:24 | Em resposta a: #229209

Caro Arlindo,

Essa expressão apresenta-se num assento paroquial do ano 1742 dum filho deste meu parente da "Cima d'além do Douro". Esse assento é da freguesia de Eucisia, concelho de Alfândega da Fé, Distrito de Bragança.

Nesse assento apresentam-se estes outros dados:

A mulher do meu parente da "Cima d'além do Douro" é também natural da dita freguesia de Eucisia.
A mãe dele é natural de Carapito, concelho de Aguiar da Beira, Distrito de Guarda.
O pai dele é natural do lugar de Santa Marinha, bispado de Coimbra, o qual, segundo a minha dedução pode ser ou o lugar de Santa Marinha da freguesia de Seia, concelho de Seia, distrito de Guarda, pois grande parte do concelho de Seia perteneceu ao bispado de Coimbra, ou a freguesia de Forninhos, concelho de Aguiar da Beira, distrito de Guarda, pois o órago dessa freguesia é Santa Marinha e pertenece ao mesmo concelho que a freguesia de nascimento da sua mulher.

Obrigada.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#238537 | ihintza | 09 set 2009 10:31 | Em resposta a: #229220

Renovo o pedido.
Muito obrigada.

Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#238567 | JCC | 09 set 2009 15:05 | Em resposta a: #229220

Cara Rocio Cardoso

Será que pode transcrever ipsis verbis a referencia a CIMA além do Douro

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#239981 | ihintza | 23 set 2009 08:12 | Em resposta a: #238567

Caro João,
Desculpe a demora.

Veja no seguinte link o assento de nascimento do neto do meu parente de Cima d'além do Douro. Nesse assento poderá ver a referencia ao seu avó e naturalidade.

http://img28.imageshack.us/img28/5706/joaquimjose.jpg

Também lhe deixo o assento do filho. Neste assento não aparece o dito lugar de Cima d'além do Douro mas sim as freguesias das quais os pais do meu antepassado são naturais.

http://img5.imageshack.us/img5/6/antoniojose.jpg


Obrigada.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#239983 | tmacedo | 23 set 2009 09:34 | Em resposta a: #239981

Cara Rocio Cardoso:

Não será:
....natural da (...) meda dallem do douro..... A Meda, para quem escreve a norte do Douro fica no outro lado, alem Douro.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240082 | amrr | 24 set 2009 00:28 | Em resposta a: #239981

Cara Rocío Cardoso,

Parece-me que o que está escrito é:

«(...) eimeda de Álem Douro (...)»

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240094 | ihintza | 24 set 2009 08:27 | Em resposta a: #239983

Caro António,

O que você diz é possível. Estive a ver o site da cámara municipal da Meda e esta freguesia, em tempos, também foi conhecida por Ameda ou Almeda, pelo que também pode ser que fosse conhecida por alguma coisa assim como Eimeda.

Além disso, os pais deste meu antepassado também eram oriundos do distrito de Guarda, mas não do concelho de Meda e sim do concelho de Aguiar da Beira. O pai era natural da freguesia de Forninhos e a mãe da freguesia de Carapito.

O meu antepassado casou na freguesia de Eucisia, concelho de Alfândega da Fé, com uma mulher oriunda dalí pelo que não sei como todas estas freguesias podem encaixar.

Obrigada pela sua ajuda.
Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240095 | ihintza | 24 set 2009 08:30 | Em resposta a: #240082

Caro Arlindo,

Também tinha pensado que estava lá escrito "Eimeda" e não "Cima" mas, mesmo assim continuo sem saber qual é a freguesia.

O confadre António, na menssagem dacima diz que a dita freguesia pode ser a freguesia da Meda, no concelho de Meda (Guarda).

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240096 | ihintza | 24 set 2009 08:43 | Em resposta a: #239983

Uma coisa mais. Já diz o pais do meu antepassado era oriunda da freguesia de Forninhos, concelho de Aguiar da Beira, mas na verdade há outra possibilidade.

Ele era oriundo do lugar de Santa Marinha, bispado de Coimbra, o qual, segundo a minha dedução pode ser ou a freguesia de Forninhos, concelho de Aguiar da Beira, distrito de Guarda, pois o órago dessa freguesia é Santa Marinha e pertenece ao mesmo concelho que a freguesia de nascimento da sua mulher, ou o lugar de Santa Marinha da freguesia de Seia, concelho de Seia, distrito de Guarda, pois, em tempos, grande parte do concelho de Seia perteneceu ao bispado de Coimbra.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240104 | JCC | 24 set 2009 11:05 | Em resposta a: #239981

Cara Rocio Cardoso

Embora não consiga uma leitura definitiva não me parece haver dúvidas que a palvara em causa tem seis letras o que inviabiliza a leitura "cima".

Por outro lado a penúltima letra é, sem dúvida, um "d" e a úlitma pode ser um "a" ou um "o", embora me parece mais um "a". A terceira é um "m". Temos por isso, seguramente:

xxmxda.

Supondo que a primeira é um "e" como parece por comparação com outras palavras no mesmo texto te´riamos:

exmxda

A partir daqui é mais confuso. A segunda letra parece um "i" mas não encontro uma palavaa que faça sentido... Se fosse um "r" poderia ser "ermida".

Enfim, não consigo melhor

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240115 | amrr | 24 set 2009 14:06 | Em resposta a: #240095

Cara Rocío Cardoso,

E já obteve o registo de casamento de António Martins com Joana Lopes?

Caso ainda não o tenha feito, deverá procurar o mesmo, numa destas freguesias (pela ordem indicada):

- Valverde, conc. Alfândega da Fé;
- Santa Justa;
- S. Paio de Eucísia.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#240129 | ihintza | 24 set 2009 14:43 | Em resposta a: #240115

Caro Arlindo,

O Arquivo Distrital de Bragança não dispõe de documentos destas freguesias do século XVIII pelo que só posso contactar com a Diocese de Bragança-Miranda.

Contactei com eles por email para me fazerem esta e outras pequenas pesquisas que preciso do distrito de Bragança à dia 5 de Maio e ainda não obtive resposta. Eles devem ter muito trabalho e demoram sempre muito. A ultima vez que solicitei uns registos, eles demoraram um ano.

Você fica perto da diocese?

Obrigada pela atenção e ajuda.
Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#242776 | amrr | 25 out 2009 14:29 | Em resposta a: #240129

Cara Rocío Cardoso,

Não. Eu resido muito longe de Bragança, na zona sul do país.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#242782 | Jpteixeira | 25 out 2009 15:37 | Em resposta a: #240129

Cara Rocío Cardoso:

Também acho que o colega António Taveira tem razão.
A expressão "além" tem o significado de "para o lado de lá de " o que na prática significa "abaixo de ", neste caso a Sul do Douro. Esta expressão era antagónica da palavra "Riba", que siginificava " do lado de cá de" ou "acima de".
Potanto, acho que é "... eimeda da lhem do douro", como o António Taveira referiu.

Reparei, contudo, e daí a minha intervenção neste tópico, que o nascimento ocorreu em 1784 e não em 1742 como inicialmente refere. A última palavra da data "coatro", apesar de mal escrita, não deixa margem para dúvidas que se trata do número 4, isto, claro, na minha interpretação.

Cumprimentos

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Qual freguesia é esta Cima d'além do Douro?

#242797 | ihintza | 25 out 2009 16:21 | Em resposta a: #242782

Caro Júlio,

Muito obrigada pela sua intervenção.

A troca de datas foi um erro meu.
Uma das imagens corresponde ao assento de baptismo dum neto do meu parente. Este assento é de 1784 e nele faze-se referencia a dita freguesia "d'além do Douro".
A outra imagen é do assento de baptismo do filho deste meu parente "d'além do Douro". Este assento de baptismo é de 1742.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen