Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#229435 | Pinduka | 15 mai 2009 11:08

Bom dia,

Haverá algum confrade que me possa auxiliar na ascendência de Luísa Pimentel, que casou em Podentes, Penela a 19.01.1656 c. António Brandão Castelo Branco * 08.08.1613 ?.
Deste casamento, houve pelo menos o meu 8º Avô, Estêvão de Miranda Brandão Castelo-Branco * Tábua, Midões 09.08.1657 + Póvoa de Midões 30.09.1730. Obrigado.

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#244244 | henrdias | 15 nov 2009 23:16 | Em resposta a: #229435

Caro Pedro Costa Pinto,

não será grande auxílio, mas posso-lhe adiantar que havia Pimentéis por essa data, aí bem perto de Penela.

Trata-se do casal Martim Pimentel e Luísa Cordeiro do Alvorge, Ansião.

Este casal está na origem dos Pimentéis de Maçãs de D. Maria, através do seu filho António Gomes Pimentel, natural do Alvorge e casado com Catarina Neto da Aguda, Figueiró dos Vinhos, e do seu neto Rafael de Abreu.

O Rafael de Abreu foi padre, mas deixou descendência. Foi baptizado em Maçãs de D. Maria em 20.08.1631, e consta nos verbetes dos ordinandos (ordenações sacerdotais) do AUC - Maçãs de D. Maria, de 1652, cx. 1627.

Foi através destes verbetes (e da gentileza do confrade Pedro França), que se soube da existência destes Pimentéis do Alvorge, dos quais o meu primo Luís Piçarra descende. Numa investida rápida que fizemos nos paroquiais do Alvorge, recordo-me que encontra-mos o António Gomes Pimentel a baptizar uma criança em 19.01.1583, (julgo por estar em perigo de vida?), e o padrinho foi o seu pai, o tal Martim Pimentel.

É o que me apraz dizer, e julgo que à falta de melhor, poderá ser uma boa hipótese de estudo.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#247209 | luis262 | 06 jan 2010 11:39 | Em resposta a: #229435

Caro Pedro Costa Pinto,

Conseguio encontrar alguma coisa sobre a ascendência de Luísa Pimentel ?
Sobre os Pimenteis do Alvorge, como referiu o Henrique, não conseguimos, até à data, saber mais nada...
Sobre as posteriores ligações da família Pimentel Teixeira e ascendências respectivas, muito se conhece, mas o ramo Pimentel está parado no dito Martim Pimentel.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180451

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#247263 | Pinduka | 06 jan 2010 22:57 | Em resposta a: #247209

Caro Luís Piçarra


Confesso abertamente que não me tenho debruçado sobre a ascendência da referida Luísa Pimentel, no entanto por interesse na área de Miranda do Corvo, por mero acaso confrontei-me com o tópico Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches, onde o meu primo Pedro França (cuja Avó materna é prima co-irmã do meu Avô paterno) havia colocado no passado dia 30 de Dezembro, que Luísa Pimentel é irmã inteira de Maria Sarinha, casada com Baltazar Arnao de Queirós,ambas de Podentes (Concelho de Penela). A referida Maria Sarinha vem citada na obra sobre os Arnaos de Manuel Arnao Metelo.
Espero assim poder tê-lo auxiliado, comprometendo-me que caso saiba mais dados referentes à descendência, informá-lo.

Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#247268 | henrdias | 06 jan 2010 23:52 | Em resposta a: #247263

Caro Pedro Costa Pinto,

sendo assim, a ascendência dessa Luísa Pimentel, será a de Maria Sarinho Pimentel:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=314490

não é verdade?

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luísa Pimentel, casada em Podentes.

#247297 | luis262 | 07 jan 2010 13:43 | Em resposta a: #247263

Caro Pedro Costa Pinto,

Obrigado pelos dados que disponibilizou.
Pela parte que me toca também não deixarei de o informar caso consiga saber mais alguma coisa sobre estes Pimenteis, ou sobre a sua eventual relação com os Pimentel Teixeira , quem descendo pelo lado materno.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Podentes.

#384458 | jliberato | 14 set 2017 12:19 | Em resposta a: #229435

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para o tópico que lancei "Árvore de costados de Bernardo Fernandes Casanova, da Póvoa de Varzim" em
http://geneall.net/pt/forum/172129/arvore-de-costados-de-bernardo-fernandes-casanova-da-povoa-de-varzim/#a384302
Contém elementos de Podentes.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen