Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230130 | jomimota | 22 mai 2009 13:32

Caros Confrades,

Por acaso alguém sabe quais as habilitações académicas ou outras, que os Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar, bem como os detentores das Cadeiras de Ensino Primário deveriam deter para poderem leccionar?
De algumas passagens que li na internet, fiquei com ideia de que em alguns casos haveria o acumular de funções com a de Escrivão e Tabelião, será esta dedução correcta?
Existe algum local onde se possa consultar quem e onde exerceu estas funções?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230259 | jomimota | 23 mai 2009 14:52 | Em resposta a: #230130

Caros Confrades,

Ninguém tem nenhuma ideia?

Seria assim tão simples, bastaria saber ler, escrever e contar, ter uma família ou um "padrinho" bem colocados, e qualquer um se poderia candidatar (eventualmente pagando a mercê), aos lugares de Mestre, Escrivão ou Tabelião?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230385 | JASP | 24 mai 2009 19:08 | Em resposta a: #230259

Caro Jorge Mota

Se era simples, era tão simples como hoje ....

Como não indicou uma data exacta para o que pretende saber sobre os Mestres de Ler, Escrever e Contar, suponho que esteja a referir-se ao final do século XVIII. Por isso recomendo, para começar, a leitura de Novos estudos de História da Educação / Joaquim Gomes Ferreira. Coimbra: Quarteto Editora, 2001, onde poderá encontrar mais bibliografia sobre o assunto, alguns mapas e listas de professores, com especial incidência no Distrito de Coimbra.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230387 | jomimota | 24 mai 2009 19:19 | Em resposta a: #230385

Caro Jorge Afonso,

Desde já agradeço já a indicação da Bibliografia apontada.
O período a que me refiro, compreende os finais do séc. XVIII (pós Pombal) e séc. XIX.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230397 | jomimota | 24 mai 2009 21:17 | Em resposta a: #230385

Caro Confrade,

Não consegui ter acesso ao livro que sugeriu, mas entretanto estive a consultar outras fontes que me levam a concluir, que para se ter acesso à profissão era necessário apenas efectuar um exame prévio, pelo que suponho que na generalidade o acesso às citadas profissões se faria à data com a conclusão dos estudos menores.
De qualquer forma e se tem acesso à referida obra, e uma vez que dela consta um mapa dos mestres de Coimbra, será que também inclui Pombalinho, Soure? Quem lá vem listado?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230428 | Conde | 25 mai 2009 12:29 | Em resposta a: #230130

Os opositores aos concursos públicos e os exames respectivos estão na Torre do Tombo, por regiões e por concelhos. Têm elementos "de genere" e ainda "vita et moribus". Suponho que é Ministério do Reino.
Felicidades. Para mim foi fabulosa a descoberta.

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230472 | jomimota | 25 mai 2009 21:40 | Em resposta a: #230428

Caro Conde,

Grato pela sua preciosa ajuda.
Já agora aproveito para lhe perguntar, nada disso está informatizado?
A pesquisa a ocorrer será apenas local, certo?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230507 | Conde | 26 mai 2009 12:13 | Em resposta a: #230472

Nada informatizado e nem indices decentes tem. Ou seja, é preciso ver maço a maço.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230734 | M. Olinda | 29 mai 2009 00:44 | Em resposta a: #230385

Senhor Jorge Afonso

Agradeço que me informe onde poderei consultar a obra de JOAQUIM GOMES FERREIRA uma vez que o meu trisavô era professor régio e deve ter exercido possivelmente entre 1820/30 até 1865, em Coimbra.
Há algum tempo pedi à Direcção Geral de Educação de Coimbra que me indicassem onde poderia obter informações sobre os professores que exerceram a sua actividade nesta época e a resposta que obtive foi que procurasse documentação junto da respectiva escola. Claro esta resposta foi descabida uma vez que nenhuma desta documentação está nas escolas. Suponho que alguns destes professores exerciam nos conventos, mas que tinham que ter uma autorização régia para o fazer. Seria assim ou estarei enganada? Estará esta documentação arquivada no ARQUIVO DISTRITAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA,nos arquivos ECLESIÁSTICOS ou poderei encontrá-la apenas na T.T.?
AGRADEÇO A ATENÇÃO PRESTADA.
MARIA OLINDA.

P,S. Como me apercebi que o Senhor está pesquisando este tema se, por acaso, encontrasse o nome de JOAQUIM AUGUSTO DE CARVALHO CYRNE ,agradecia que me transmitisse essa informação.

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230735 | M. Olinda | 29 mai 2009 00:58 | Em resposta a: #230385

Senhor J. Afonso

Na mensagem que acabei de enviar referi, por lapso, " Direcção Geral de Educação de Coimbra" quando deveria ter referido "Direcção Regional de Educação de Coimbra".


MARIA OLINDA

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230755 | FraQueiroz | 29 mai 2009 13:22 | Em resposta a: #230472

Pelo caso que conheço e publiquei recentemente [QUEIROZ, Francisco - O mestre-escola da Madalena e de Valadares nas primeiras três décadas do Liberalismo. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 63, Dezembro de 2006, p. 21-22.] para se ser mestre escola nessa época não seria preciso grandes estudos, pois havia mestres que até escreviam pior do que um vulgar empregado no comércio.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230796 | manuelr | 29 mai 2009 22:01 | Em resposta a: #230755

Caro Francisco Queiroz

Por acaso sabe esclarecer-me, sobre as habilitações de um vulgar empregado no comércio, nas 3 décadas do Liberalismo?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230803 | FraQueiroz | 29 mai 2009 22:28 | Em resposta a: #230796

Não sou a pessoa indicada para responder a isso com segurança.
De qualquer modo, eu constatei um facto e não me atrevi a teorizar sobre a formação dos empregados de comércio nessa época. Além do mais, a minha base para poder fazer constatções é o Porto. Talvez os empregados de comércio, na mesma época, em vilas mais pequenas, tivessem formação mais rudimentar.
Como digo, não sou a pessoa indicada para atirar palpites. A realidade é que o dito mestre-escola escrevia mesmo muito mal, a tal ponto que um jornal da época publicou integralmente a carta em que ele pedia a aposentação, o que me permitiu saber quem era, pois estes mestres-escola não são fáceis de detectar, dado que eram escolas muito informais, com pouco rasto documental.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mestres Régios de Ler, Escrever e Contar

#230807 | manuelr | 29 mai 2009 22:43 | Em resposta a: #230803

Caro Francisco Queiroz

A minha pergunta não tem a ver com as habilitações do Mestre Escola. Se ele escrevia pior que um empregado de comércio ou não. Ainda hoje há muito Ministro que fala e escreve pior que um empregado de comércio.
A minha observação tem a ver com outra coisa.
Normalmente, nessa época, quem tinha lojas e portanto comércio, eram os judeus. E estes sabiam bem contar e escrever (claro, nem todos, mas certamente a maior parte). Podia ser que soubesse alguma coisa de concreto. De qualquer maneira, agradeço a informação-

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen