Quinta do Portal - Verride

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Cargos

Quinta do Portal - Verride

#230266 | Dsousa | 23 mai 2009 15:47

Caros Senhores,

Alguém sabe alguma coisa sobre esta quinta, que em 1705 pertencia a Antónia Nunes, nela moradora, irmã do Padre Manuel Nunes da Costa? Agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Portal - Verride

#230369 | LProjecto | 24 mai 2009 16:49 | Em resposta a: #230266

Caro Daniel de Sousa,

Não obstante o facto de não ter resposta para a sua questão, aproveito a oportunidade para lhe perguntar se acaso nas suas pesquisas se deparou com alguma informação relativa aos seguintes indivíduos da zona de Verride, Montemor-o-Velho:

a) António Monteiro (Machado ?!), n. Verride, c.c. Maria Rodrigues Faim, n. Verride. Foram pais de, pelo menos, José Machado, n. aprox. 1850/60 – Verride, c.c. Ana Jorge, n. 25.01.1850 – Gesteira, c.g.

b) Ana Reis, n. aprox. 1845/35 – Verride, filha de Baltazar Rodrigues Bispo, n. Verride, c.c. Úrsula Reis, n. Samuel, c.g.

c) João Dias Alemão, n. aprox. 1830, filho de Bernardo Dias Alemão e de Isabel Gaspar, todos de Verride, c.g.

d) Mariana Pereira, n. aprox. 1830, filha de João Gonçalves Carraca (do Brito) e de Teresa Pereira, todos de Verride, c.g.

Aproveito para perguntar aos confrades que estudam a freguesia de Verride, se encontraram, nessa freguesia, alguma referência a indivíduos de apelido “Sá” por volta de 1850.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Portal - Verride

#230381 | Dsousa | 24 mai 2009 18:42 | Em resposta a: #230369

Caro Luís Projecto Calhau,

Desconheço esses nomes, embora já me tenha deparado com os apelidos Carraca e Faim, mas não em Verride. Tenho bastantes “Carracas”, mas são todos da Granja do Ulmeiro.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Portal - Verride

#230402 | LProjecto | 24 mai 2009 21:55 | Em resposta a: #230381

Caro Daniel Sousa,

Em todo o caso, fico-lhe grato pela gentileza da resposta.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Quinta do Portal - Verride

#242477 | Vasconcelosminas | 21 out 2009 21:46 | Em resposta a: #230369

Caro Luís Projecto Calhau,

Não tenho elementos de seu direto interesse. Há alguns anos, pesquisando assentos de batismos em Verride, por diversas ocasiões deparei-me com o apelido Bispo nos livros paroquiais, no período de fins do século XVII e ao longo do século XVIII. Não os anotei, por não serem do meu interesse.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Sá - Verride

#242563 | LProjecto | 22 out 2009 18:03 | Em resposta a: #242477

Caro José Roberto Vasconcelos

Muito agradeço a sua intervenção. Aguardo, na expectativa, a publicação online dos RP de Verride.

O tal casal, Baltazar Rodrigues Bispo e Úrsula Reis, foram avós, pela via de sua filha Ana Reis, de um José de Sá.

Na verdade, a origem desse apelido "Sá", que ainda hoje é usado por alguns indivíduos seus descendentes, suscita-me alguma curiosidade...

Ora esse José de Sá era filho de pai incógnito e o apelido "Sá" deixa no ar a possibilidade de o mesmo lhe advir por via dessa ascendência "incógnita", pois não o encontro na sua ascendência materna (pelo menos até aos seus avós).

Não faço, tão pouco, a mais pequena ideia se, de facto, aparecem indivíduos de apelido "Sá" em Verride na primeira metade do séc. XIX.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen