Barba de Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Barba de Menezes

#230673 | Nelita | 28 mai 2009 09:18

Caros Confrades:

Alguém estuda a família Barba Menezes, com ligaçações a Armamar?

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230692 | vbriteiros | 28 mai 2009 14:12 | Em resposta a: #230673

Cara Nelita,

Veja Correia de Azevedo " Brasoes e Casas Brasonadas do Douro" ,pág 314 : ... em 1788 Gaspar Cardoso de Carvalho, FCR, casou com D. Maria Joana Barba, filha de Gonçalo Barba Correia Alardo, senhor da Casa da Romeira em Leiria, e de sua mulher D. Ana Meneses, esta filha do Senhor de Negrelos( Tadeu Lopes)
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230695 | tmacedo | 28 mai 2009 14:31 | Em resposta a: #230673

Cara Nelita:

Os Barba Menezes julgo que possuiram a quinta de S. José do Barrilário, no Vacalar, onde nasceu o meu amigo Alfredo Borges de Macedo que deles descende.
O que procura?

Cumprimentos


António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230703 | Henrique Figueira | 28 mai 2009 16:49 | Em resposta a: #230673

Cara Confrade,

Não sei se adianta alguma coisa, mas os Barba de Menezes foram Viscondes de Trancoso.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230754 | FraQueiroz | 29 mai 2009 13:03 | Em resposta a: #230673

Cara Nelita
Tenho alguns Barba de Menezes, mas são de Leiria.
São todos descendentes deste casamento (em 1751):

- Gonçalo Barba Correia Alardo de Pina e Lemos, Senhor do Morgado da Romeira e das Quintas do Amparo e Matrena, Alcaide-mor de Leiria.
com
- Ana Joaquina Lourença de Carvalho Camões e Menezes, filha de Tadeu Luís António Lopes de Carvalho da Fonseca e Camões (Morgado da Camoeira, Senhor dos Coutos de Negrelos e Abadim) e de sua segunda mulher Francisca Rosa de Mendonça e Menezes.

Desconheço a existência de outros Barba de Menezes que não os descendentes deste casamento.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230767 | Nelita | 29 mai 2009 16:24 | Em resposta a: #230754

Caro Francisco Queiroz:

Não estudei, como já disse, os Barba de Menezes. Sei que uma família de Viseu ainda tem esse sobrenome.

Os documentos manuscritos a que me refiro são de bens situados em Armamar dos quais fazem parte quintas, vinhas, propriedades, etc, situados em Vacalar, Mil Lobos, Tões e outros lugares, que herdados ou adquiridos por compra ou troca, nos vão dando a ideia da transmissão de propriedade, desde por exemplo a escritura de uma compra de "Hum talho de vinha" que fez Manuel Cardoso de Carvalho a Bernardo de Carvalho a 18 de Janeiro de 1675.

-João de Queirós e Menezes...(Lamego-1735)



-Um testamento mostra-nos que António da Silva e Magalhães e Castro, morador no Porto, casado com D. Leonor Francisca de Alpoim, deixa seus bens e dividas a seu irmão Francisco de Santa Catarina e Silva, Cónego Secular de São João Evangelista, estes filhos de Dona Catarina Josefa de Almeida (1753)

-Venda de umas casas no Porto, na Rua de São Bento da Victoria, feitas a Dona Ana Maria de Araújo, viúva (1731)

-Compra de Lourenço de Carvalho de Almeida, do lugar de Travanca, termo da Vila de Armamar ( 1740)

-Bens de Gaspar Cardoso de Carvalho Fonseca e Vasconcellos, FCR, morador no Porto com propriedades em Armamar.

-Os Barba e Menezes, dos quais penso, sem certeza, descenderem os que residem em Viseu.

São justificantes como "únicos e universais herdeiros" de propriedades em Armamar (1853), de seu irmão Gaspar Cardoso de Carvalho Fonseca e Vasconcellos, que falecera abintestado.

-Gonçalo Cardoso Barba de Menezes, casado com Dona Maria Amália Rangel de Alpoim e Menezes, residentes em Lisboa

-Dona Ana Virgínia Cardoso Barba de Menezes, moradora na cidade do Porto

-Dona Maria Emília Cardoso Barba de Menezes e Rodrigo Cardoso Barba de Menezes, moradores na Vila de Armamar.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230777 | FraQueiroz | 29 mai 2009 18:46 | Em resposta a: #230767

Obrigado pelos seus dados.
Confirma-se que são descendentes dos Barbas Alardos do ramo de Leiria / Santarém, ou seja, de uma das filhas do casamento que referi. Se procurar na Internet com "Barba de Menezes" e "Barba Alardo" vai encontrar um site de genealogia em alemão com a ligação aos que lhe interessam.
Esses Barba de Menezes afastam-se do tema da minha pesquisa, pois desligam-se da região de Leiria.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230795 | aeiou2 | 29 mai 2009 21:52 | Em resposta a: #230777

Caro Francisco Queiroz,

O site de genealogia alemão é do Dietrich Oberg?
Bem ele é meu primo e publicou o que eu lhe enviei sem me dizer nada.
Mas que sirva também para os outros
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230798 | FraQueiroz | 29 mai 2009 22:05 | Em resposta a: #230795

Sim.
É o único que surge,fazendo a pesquisa como indiquei.
Obrigado
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Barba de Menezes

#230820 | aeiou2 | 30 mai 2009 02:42 | Em resposta a: #230673

Cara Nelita,

Em tempos estudei parte dessa família e realmente aparece como o Francisco Queiroz indicou num site alemão,Dietrich Oberg, mas essa parte vem em português pois faz parte do meu ficheiro
Naquilo que poder ajudar pergunte

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen