Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#232927 | fgrellet | 29 jun 2009 15:39

Boa tarde! Gostaria da ajuda de vocês para o seguinte problema:

Estou em busca do registo de baptismo de meu bisavô para efeito de naturalização de minha mãe. Sei com certeza que ele nasceu em Anadia, mas não sei em qual freguesia para facilitar minha busca. Por este motivo, acabo conseguindo um número muito alto de resultados nas pesquisas pelo site de buscas da Direcção-Geral de Arquivos.

Existe algum outro modo de descobrir em qual freguesia ele nasceu?

Agradeço desde já a atenção.

Atenciosamente,

Fernando de Oliveira Grellet.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#232996 | odt58 | 30 jun 2009 04:29 | Em resposta a: #232927

Nao deseista.graças a generosidades das pessoas deste forum. consegui a certidão de nascimento do meu avô

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233008 | RCCORREIA | 30 jun 2009 12:30 | Em resposta a: #232927

Daria alguma ajuda ter o nome do seu bisavô e datas aproximadas para o seu nascimento.

E presumo esteja a referir-se a Anadia, Aveiro, Portugal.

Se indicar esses dados talvez seja mais fácil.

Para nascidos nos últimos 100 anos deve tentar a Conservatória do Registo Civil da Anadia. Antes dessa data o Arquivo Distrital de Aveiro.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233023 | fgrellet | 30 jun 2009 15:40 | Em resposta a: #232996

Obrigado pelo apoio! Isto para mim é mais do que um simples documento, é resgatar meu passado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233025 | fgrellet | 30 jun 2009 15:45 | Em resposta a: #233008

O nome dele era Leonel Rodrigues Ferreira, filho de António Ferreira Duarte e Maria Clara Duarte. A data de nascimento que tenho é 21 de dezembro de 1887.

Desculpe! Está certo, me referi a Anadia, Aveiro, Portugal.

Nas pesquisas que tenho feito pela internet, os retornos têm sido basicamente do Arquivo Distrital de Aveiro.

Obrigado pelo retorno!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233031 | M.Ribeiro | 30 jun 2009 17:52 | Em resposta a: #233025

Fernando
Como você está encontrando dificuldade nas pesquisas pela internet, penso que seria necessário apenas pedi-la diretamente ao Arquivo Distrital de Aveiro. Anadia tem 16 freguesias e então só precisariam pesquisar em 16 livros, na data de 21 de dezembro de 1887. Não esqueça de fornecer também a a filiação.

Marli Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233064 | fgrellet | 01 jul 2009 03:38 | Em resposta a: #233031

Obrigado pela idéia! Posso tentar, é algo que ainda não tinha pensado.

Tenho uma dúvida: e se esta data estiver errada? Não tenho certeza absoluta dela, estou me baseando na data que consta da certidão de óbito. A certidão de óbito, por sua vez, não é portuguesa - meu bisavô emigrou para o Brasil, onde veio a falecer.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233079 | M.Ribeiro | 01 jul 2009 12:49 | Em resposta a: #233064

Fernando

Primeiro trabalhe com a hipótese da data estar correta, e eu acredito que esteja, e faça o pedido da pesquisa, porque se não estiver, aí a coisa complica.

Segue abaixo o novo endereço eletrônico do Arquivo Distrital de Aveiro que levantei de outras mensagens aqui do fórum, uma vez que desde ontem não se consegue acessar o site deles.

Se você for do Brasil ou de outro país fora de Portugal diga isto na mensagem. Não se esqueça de dizer que é pedido de pesquisa nas 16 freguesias de Anadia, o que deverá ser possível de se feita, já que você indicará a data do nascimento.

Marli

mail@adavr.dgarq.gov.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233080 | fgrellet | 01 jul 2009 13:01 | Em resposta a: #233079

Muito obrigado! Mandarei uma mensagem a eles.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233081 | M.Ribeiro | 01 jul 2009 13:10 | Em resposta a: #233080

Fernando

O email acima foi retirado de mensagem no fórum de dezembro de 2008, mas a mensagem que enviei retornou.

Digitando Arquivo Distrital de Aveiro no Google deveria nos remeter a eles, mas também não tem dado certo.

Em último caso, resta o telefone que levantei em outra mensagem no fórum, e que é (00351) 234 377 990, nem que seja para você perguntar rapidamente qual é o email correto deles e adiantar o assunto. Não se esqueça do código da operadora, caso ópte pelo telefonema. Com a diferença de 4 horas do Brasil para Portugal, e caso você esteja no Brasil, agora devem estar fechados para a hora de almoço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233118 | fgrellet | 01 jul 2009 20:38 | Em resposta a: #233081

OK! Sim, estou no Brasil, mas não tentei fazer contacto até agora. Estranhamente, tentei acessar o sítio de internet da Direcção-Geral de Arquivos, e não tive sucesso. Talvez estejam com problemas técnicos.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233445 | M.Ribeiro | 06 jul 2009 19:40 | Em resposta a: #233118

Oi Fernando

O Angelo da Fonseca colocou a mensagem "Paroquiais de Aveiro on-line", no dia de hoje, às 17,35h. Lá ele dá alguma orientação para as pesquisas.

Veja se você mesmo consegue pesquisar os livros de batismo das 16 freguesias do concelho de Anadia (ou seriam 14?) na data de 21 de dezembro do ano de 1887. Pelo Google levante os nomes de todas elas. Se a data do nascimento é de 21/12/1887, o batismo deverá ter ocorrido logo após a esta data.

Dei uma olhada na primeira freguesia que aparece, se não me engano, chamada Aguadão, que não sei a que concelho pertence, mas não é de Anadia. Mas não consegui abrir o livro, ao contrário do que ocorreu quando fiz a pesquisa sobre os meus avós, em Baião, Porto. Tirei até cópia do registro de batismo da minha avó pelo meu computador. Claro que cópia sem nenhum valor legal.

Espero que você tenha sorte.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233457 | M22F04M72 | 06 jul 2009 23:21 | Em resposta a: #232927

Olá Fernando
Envio-lhe as direcções
Arquivo Distrital de Aveiro
Director - Lucinda Santos
Rua Dr. Alberto Souto
Bonsucesso, Aradas
3810-417 Aveiro
Portugal
Telefone - 234377990 / Fax - 234377999 / Mail - mail@adavr.dgarq.gov.pt / Web - http://adavr.dgarq.gov.pt
___________________________
Conservatória Registo Civil de Anadia
Rua Aníbal Simões Pina
Edifício Alameda
3780-228
Anadia
Portugal
Telefone - 231519610 / Fax - 231519619 / Mail - crc.anadia@dgm. mj.pt
___________________________________
A data que indica deve constar no Arquivo Distrital mas isso não é certo, por isso antes de fazer pedido peça a informação se já constam no Arquivo os Registos Paroquiais da Anadia e de todas as freguesias indicando a data que pretende. Dessa forma fica de posse de um dado importante pois caso não constem terá que enviar o pedido à Conservatória. Como não tem certeza da Freguesia as coisas serão mais complicadas e mais caras. Não terá hipótese de a saber através do Registo de Casamento do seu Avô(á)?
Envio-lhe as Freguesias que fazem parte do Concelho de Anadia
AMOREIRA DA GÂNDARA - ANCAS - ARCOS - AVELÃS DE CAMINHO - AVELÃS DE CIMA MOGOFORES - MOITA - ÓIS DO BAIRRO - SANGALHOS - SÃO LOURENÇO DO BAIRRO
TAMENGOS - VILA NOVA DE MONSARROS - VILARINHO DO BAIRRO - PAREDES DO BAIRRO
AGUIM.
Em on-line o Distrito de Aveiro só tem um Concelho - Ovar, pelo que só entrando em contacto com o Arquivo é que conseguirá obter dados concretos, isto se não conseguir saber a Freguesia.
Infelizmente não sou desse Distrito daí não poder oferer-me para o ajudar na busca mas quem sabe alguém por aqui o venha a ajudar. Mais tente tudo para saber a Freguesia. Cá tendo a Freguesia tudo é menos complicado.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233468 | fgrellet | 07 jul 2009 10:50 | Em resposta a: #233445

Obrigado! Mesmo que eu consiga uma cópia sem valor, é um avanço.

Mandei uma mensagem eletrônica ao Arquivo Distrital de Aveiro depois que o sítio de internet dele voltou ao ar na sexta-feira, e estou no aguardo de uma resposta.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233469 | fgrellet | 07 jul 2009 11:07 | Em resposta a: #233457

Obrigado pelas informações!

Tenho uma cópia da certidão de casamento do meu bisavô. Ele casou-se aqui no Brasil, e minha família já possuía uma cópia deste documento. Não me lembro de ter visto este dado lá, verificarei novamente, antes de qualquer outra acção.

Obrigado também pela lista das freguesias! Me dá uma referéncia que antes não tinha. Antes sequer poderia distinguir se uma freguesia era de Anadia ou não.

Aos poucos, juntando um dado aqui, outro ali, creio que vou conseguir meu intento.

Atenciosamente,

Fernando Grellet.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233490 | fgrellet | 07 jul 2009 15:34 | Em resposta a: #233468

Complementando a mensagem anterior, para meu azar o Arquivo Distrital de Aveiro já respondeu, dizendo que não encontrou o registo em nenhuma das freguesias de Anadia, na data que eu informei.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233500 | M22F04M72 | 07 jul 2009 18:09 | Em resposta a: #233469

Olá Fernando
Quando recebi a sua resposta fiz um telefonema para o Arquivo Distrital de Aveiro e fui informada de que têm os Registos Paroquiais de todas as Freguesias do Concelho de Anadia até 1904. Sendo assim pode esquecer a Conservatória. Estive a pensar e como me diz que na Certidão que tem não consta senão que era natural de Anadia é possível que ele seja natural mesmo de Anadia e não de alguma freguesia do Concelho de Anadia. Porque não faz o seu pedido indicando como naturalidade Anadia? Eu tentava. Escreva para o Arquivo indique os dados que tem (nome, data de nascimento, filiação e naturalidade - Anadia).Pode e até é preferível fazê-lo por mail e neste caso, ou se escrever carta, indique o seu. Por mail costumam ser mais rápidos e caso conste dão-lhe logo conhecimento de quanto terá de pagar. Dado que me parece que necessita de uma certidão autenticada diga isso também.
Espero que consiga.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233511 | M.Ribeiro | 07 jul 2009 19:07 | Em resposta a: #233500

Maria Matos

Acho que você não viu a mensagem do Fernando de 15h34 já dando conta de que o Arquivo Distrital de Aveiro não encontrou nada na data fornecida, em nenhuma das freguesias do concelho de Anadia, estando incluída logicamente a freguesia de Anadia.

O Arquivo Distrital de Viana do Castelo, a quem já recorri, costuma fazer pesquisas também à frente e atrás da data fornecida. Penso que seria essa a pesquisa que agora deveria ser solicitada ao Arquivo Distrital de Aveiro, pelo Fernando. Ou que alguém de Aveiro se dispusesse a fazer isto, como já vi acontecer aqui neste fórum.

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233513 | M22F04M72 | 07 jul 2009 19:29 | Em resposta a: #233511

Marli Ribeiro
Obrigado por me ter chamado à atenção para a mensagem anterior do Fernando
Parece-me então que alguma coisa não bate certo. Mas logo que possa vou entrar em contacto de novo com o Arquivo e voltar a fazer a pergunta. Caso me digam o que escrevi ao Fernando indagarei o motivo da resposta que lhe deram. Pode se ter dado o caso de não terem o(s) livro(s) referente áquele ano. Mas de todas as Freguesias??? Estou intrigada.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233514 | M22F04M72 | 07 jul 2009 19:29 | Em resposta a: #233511

Marli Ribeiro
Obrigado por me ter chamado à atenção para a mensagem anterior do Fernando
Parece-me então que alguma coisa não bate certo. Mas logo que possa vou entrar em contacto de novo com o Arquivo e voltar a fazer a pergunta. Caso me digam o que escrevi ao Fernando indagarei o motivo da resposta que lhe deram. Pode se ter dado o caso de não terem o(s) livro(s) referente áquele ano. Mas de todas as Freguesias??? Estou intrigada.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233550 | fgrellet | 08 jul 2009 00:26 | Em resposta a: #233469

Preciso retificar minha mensagem anterior. A certidão de casamento que tenho é de minha avó, não de meu bisavô. Era por isso que não lembrava de ter visto nela qualquer menção a freguesias.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233554 | fgrellet | 08 jul 2009 00:34 | Em resposta a: #233550

Como a certidão de casamento foi emitida por um cartório brasileiro, e somente consta a filiação neste tipo de certidão, o cartório não perguntou qual era a freguesia do registo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233557 | fgrellet | 08 jul 2009 00:41 | Em resposta a: #233514

Fico no aguardo da resposta do Arquivo antes de enviar mensagem a eles.

Enquanto isso, tentei fazer minha própria busca no sítio do Arquivo de Aveiro, mas curiosamente, a página de pesquisas do sítio não abria campos para inserção de parámetros de pesquisa.

Obrigado pela ajuda, Maria e Marli!

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233591 | M.Ribeiro | 08 jul 2009 12:18 | Em resposta a: #233554

Fernando
Cartórios brasileiros jamais perguntam qual é a "freguesia" de nascimento de cidadãos portugueses quando vão emitir qualquer documento, seja de casamento ou óbito.

A sua primeira mensagem dizia que você queria a certidão de nascimento (batismo) de seu bisavô para naturalizar a sua mãe. (Digo "batismo" porque antes de 1910 era este registro que valia como documento de nascimento em Portugal). Mas para chegar à naturalização da mãe é preciso chegar antes à naturalização do avô ou da avó, considerando-se que nenhum deles seja portugues. E este me parece ser o seu caso, não há avô ou avó que seja português ou portuguesa.

Como a certidão brasileira de casamento não é mais a do seu bisavô, mas a da sua avó, quer dizer então que você não tem nenhum dado do seu bisavô, não é isto? A data de dezembro de 1887 não diz mais respeito ao nascimento do seu bisavô, como você supunha, pelo que estou entendendo, e por isso nada foi encontrado em Aveiro.

Li ontem no tópico do Angelo da Fonseca que indiquei para você acima que não se conseguirá chegar aos "registros" do Arquivo Distrital de Aveiro on-line, mas apenas saber os anos dos livros que o Arquivo tem para serem pesquisados. Então, não perca seu tempo.

Penso que, antes de mais nada, você deverá entrar em contato com o Consulado de Portugal da cidade em que está no Brasil para ter os esclarecimentos. Mexer com processo de naturalização a partir de bisavô só é possível se houver avô ou avó ainda vivos, porque a naturalização teria que passar por um deles. E, considerando-se que li aqui no fórum que a partir de 2006 já é possível netos requererem a nacionalidade portuguesa, nem precisaria passar pela sua mãe. Isto se você conseguir os dados do seu bisavô, que pelo que entendi, seria o único ascendente português. Informe-se no Consulado, é a minha sugestão.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233592 | fgrellet | 08 jul 2009 13:16 | Em resposta a: #233591

O consulado foi minha primeira tentativa. Fiz o procedimento inteiro de naturalização da minha mãe, com os documentos e informações que já dispunha. O consulado não deu prosseguimento ao processo por achar insuficiente a menção apenas a Anadia, sem a freguesia, e recomendou que eu incluísse algum documento de Portugal que tivesse esta informação.

De acordo com a atual Lei de Nacionalidade portuguesa, netos de português tem direito à nacionalidade, e ela deve ser automaticamente concedida pelo governo. Bisnetos e outros abaixo na linha descendente podem receber a nacionalidade, mas a concessão não é automática. Não me pareceu haver necessidade de naturalizar avô ou avó antes, ao contrário da lei espanhola, na qual isto é explicitamente exigido. O consulado tampouco exigiu naturalização prévia da minha avó.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233601 | M.Ribeiro | 08 jul 2009 15:13 | Em resposta a: #233592

Fernando

Agora entendi. Logicamente, o processo de concessão de nacionalidade portuguesa seria iniciado pela sua mãe, através do "avô" dela, no caso o seu bisavô, sendo ela "a neta de português", conforme diz a lei.

Então, esclarecido o engano de que a certidão de casamento que você tem não é a da sua bisavó com o seu bisavô, mas a da sua avó com o seu avô, já é um milagre que lá conste que o pai dela, o seu bisavô, é de Anadia.Sorte sua.

Vá então atrás de parentes, mesmo distantes, passaportes ainda existentes, cartas antigas, algo que possa lhe dar uma pista sobre qual é a freguesia de nascimento do avô de sua mãe, seu bisavô. Esta é a orientação dada aqui neste fórum para casos como o seu.

O que resta será fazer uma aproximação, para trás, de datas de nascimento entre as gerações, com um intervalo em torno de 20 anos e solicitar pesquisa em todas as 16 freguesias do concelho de Anadia. Inicialmente peça que comecem a pesquisa pela própria freguesia de Anadia, no período demarcado por você.

O Arquivo Distrital de Aveiro demonstrou ser eficiente, com a pronta resposta que deu ao seu primeiro pedido de pesquisa.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233602 | M.Ribeiro | 08 jul 2009 15:50 | Em resposta a: #233601

Fernando, sou eu de novo, a Marli

Fica difícil lembrar de todos os detalhes na hora de responder, porque no fórum só aparece a última mensagem enviada.

Relendo depois as mensagens anteriores, vi que você tem a data de nascimento obtida através da "certidão de óbito" de seu bisavô, nada tendo a ver com a certidão de casamento que você supunha ser dele. Então não é preciso fazer aquela regressão de datas.

Apenas será preciso pesquisar nas datas após a indicada para o nascimento, porque o que está registrado no Arquivo Distrital de Aveiro são as datas de batismo e este registro ocorria, logicamente, após a data de nascimento.

Tenho reparado que alguns vocábulos seus são característicos de Portugal, como a palavra registo, por exemplo, que para os brasileiros é registro. Você cresceu em Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233617 | M.Ribeiro | 08 jul 2009 16:48 | Em resposta a: #233602

Fernando
Em todos os concelhos com os quais já tomei contato a freguesia-sede sempre tem o nome do concelho, o que não ocorre com o Concelho de Anadia, que, como pode ser visto abaixo, retirado do Google, a sede do Concelho de Anadia chama-se Arcos.
Aqui aparece como sendo 15 as freguesias, ao contrário do que diz o Arquivo Distrital de Aveiro que refere-se a apenas 12, em resposta a e-mail enviado a eles. Então, concluo que a freguesia chamada Anadia, não existe, o que é uma pena.


(trecho do Google)

As freguesias de Anadia são as seguintes:

* Aguim
* Amoreira da Gândara
* Ancas
* Arcos (freguesia urbana, sede do concelho de Anadia)
* Avelãs de Caminho
* Avelãs de Cima
* Mogofores
* Moita
* Óis do Bairro
* Paredes do Bairro
* São Lourenço do Bairro
* Sangalhos
* Tamengos
* Vila Nova de Monsarros
* Vilarinho do Bairro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233700 | fgrellet | 08 jul 2009 23:55 | Em resposta a: #233602

Bem, vou tentar datas posteriores, então.

Cresci no Brasil mesmo. Apenas reparo na forma que escrevem e passo a utilizar, como forma de respeito aos portugueses que me lêem.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233701 | fgrellet | 08 jul 2009 23:58 | Em resposta a: #233617

Encontrei o mesmo na Wikipedia, e bate com a mensagem que Maria Matos enviou.

Se não consigo fazer uma pesquisa bem delimitada no tempo, pelo menos na geografia acho que estou bem fundamentado.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233707 | M22F04M72 | 09 jul 2009 00:28 | Em resposta a: #233617

Olá Fernando
Pela sua mensagem das 16.40 chego á conclusão que está confuso quanto a Anadia. Vou tentar ajudar. Actualmente - Cidade de Anadia, Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro. N.º de Freguesias do Concelho de Anadia 15, as que já mencionei anteriormente.
Na sua pesquisa no Google diz - Arcos (freguesia urbana, sede do concelho de Anadia) - esta informação está errada quando diz "sede" do concelho de Anadia. Aonde está a confusão? É que na Freguesia de Arcos existe um Lugar cujo o topónimo (nome próprio de um lugar - rural ou urbano) é Anadia. Então, segundo a toponomástica, este Lugar Anadia é um aglomerado urbano de Anadia situado na margem esquerda do rio da Serra, perto da confluência deste com o rio Cértimo e que pertence á freguesia de Arcos, concelho de Anadia, distrito de Aveiro. Este lugar na freguesia de Arcos foi inicialmente doada por D. Afonso Henriques (1.º rei de Portugal) aos frades do Mosteiro de Santa Clara de Coimbra do séc XII ao séc XVI, no reinado de D. João III, foi doada à universidade, tendo sido proprietária desta até às lutas liberais, séc XIX. Recebeu do Rei D. Manuel I foral em 1514 e em 1836 foi elevada à categoria de sede de concelho. Segundo os estudiosos este topónimo tem várias interpretações. Há quem defenda que o seu nome se deve ao nome de Ana Dias, proprietária de vinhas de boa qualidade situadas na região; outros consideram que o nome deriva de um capitão que conduzia uma jurisdição militar de nome Anadel; há quem diga que o nome é de origem árabe an-nadir; e também se sabe que na época romana a forma illa Nadia se referia ao limite das povoações. Concluindo actualmente Arcos é uma Freguesia da cidade de Anadia - o nome de um Lugar passa a ser o nome de uma Cidade. Mas ainda temos a questão do n.º de Freguesias do Concelho de Anadia. Mas para isso peço-lhe que consulte o site www.freguesiasdeportugal.com onde poderá obter mais informações sobre a História autárquica do Concelho de Anadia e para isso bastar clicar em Enter - Aveiro - Anadia - História do Concelho e se tiver curiosidade explorar outros itens.
Espero que com o que escrevi e com a sua consulta ao site que refiro possa entender porque o ADAveiro lhe respondeu no mail que eram 12 freguesias (a data que referiu deve ter sido1875).
A grosso modo a divisão administrativa de Portugal segue a seguinte regra - Distritos onde há vários Concelhos onde há várias Cidades e Vilas onde há várias Freguesias onde há vários Lugares onde há vários Sítios.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233710 | fgrellet | 09 jul 2009 00:47 | Em resposta a: #233707

De fato, é mais complicado do que me pareceu. Precisarei entender melhor para direcionar bem as pesquisas. Buscarei mais informações no sítio que você indicou.

Obrigado pela explicação! Será muito útil.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233822 | M.Ribeiro | 10 jul 2009 11:22 | Em resposta a: #233710

Cara Maria Mattos

Não foi para o Fernando que o Arquivoi Distrital informou serem 12 as freguesias do Concelho de Anadia. Foi para mim. Assim vamos deixar o Fernando mais confuso.

De minha parte, estou me retirando do tópico.

Continue à vontade para prestar outros esclarecimentos a ele.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233844 | fgrellet | 10 jul 2009 15:25 | Em resposta a: #233822

Calma, não há necessidade de se retirar. Toda ajuda é bem-vinda. Talvez precisemos apenas organizar melhor a informação. Eu mesmo ajudei um pouco na confusão quando me referi à certidão de casamento.

Olhei o sítio que Maria Matos mencionou. Embora não tenha encontrado o caminho mencionado por Maria no sítio sobre as freguesias de Portugal, encontrei um resumo da história do concelho no sítio da Câmara Municipal de Anadia, em Município - História do Município. O endereço eletrónico direto da página é:

http://www.cm-anadia.pt//index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=23&Itemid=473

Ali, pude constatar que na época de meu bisavô, só haviam de fato 12 freguesias. Ainda não faziam parte de Anadia as freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Aguim, que foram criadas no século XX, pelo que entendi.

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#233849 | M.Ribeiro | 10 jul 2009 16:21 | Em resposta a: #233844

Fernando
Embora você não tenha por hábito colocar o nome do destinatário da mensagem, norma seguida tanto por brasileiros como por portugueses, a mensagem anterior foi para mim.
Considero que a minha contribuição já foi dada.Não esqueça da minha sugestão de conversar com parentes, ir atrás de cartas, passaportes e fotografias. As fotografias às vezes trazem surpresas. Pelo carimbo colocado em uma fotografia do meu avô imaginei que ele morara em determinado bairro no Rio de Janeiro, o que veio a se confirmar quando recebi a certidão de óbito fornecida pela Santa Casa do Rio de Janeiro após pedido de pesquisa, onde constava seu último endereço.

Ainda lhe resta pesquisar no site do Neps (Núcleo de Estudos da População) o processo de concessão de passaporte do seu bisavô quando veio para o Brasil.
Boa sorte.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#235221 | fgrellet | 28 jul 2009 22:15 | Em resposta a: #233707

Maria, para que sua colocação não fique sem resposta, estou pesquisando em bases de dados de genealogia na Internet, além de pesquisar sobre Anadia, para tentar determinar a freguesia de origem de meu bisavô.

Também estou seguindo o conselho de Marli Ribeiro, e buscando também aqui no Brasil, em bancos de dados, e fazendo perguntas a meus parentes.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#235360 | M22F04M72 | 30 jul 2009 23:39 | Em resposta a: #235221

Olá Fernando
Desculpe se só agora entro em contacto, mas só hoje me chegou o "alerta". Estive a ler todas as mensagens que lhe foram enviadas até agora e fiquei supresa por a Marli Ribeiro se ter retirado do tópico. Confesso que não sei se o fez por culpa minha se porque assim o entendeu fazer por razões pessoais. Em todo o caso julgo não ter infrigido qualquer regra de boa educação pelo que pode continuar a contar comigo para qualquer dúvida que no que depender de mim o ajudarei. Julgo que deve continuar a procurar em todas as fontes quer as que lhe foram indicadas pela Mari como por mim e nas que achar que lhe possam trazer "uma luz ao fundo do túnel". O importante é não desistir! Lembre-se que a paciência é um dom que se cultiva e na vida é sempre necessário sabermos ser pacientes, pelo que fazer genealogia pode ser uma forma de aprendermos a cultivá-la.
Vá-me dando notícias dos seus progressos, porque há-de chegar aonde quer.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#235484 | fgrellet | 01 ago 2009 03:31 | Em resposta a: #235360

Obrigado pela ajuda, Maria! Navegar por estes caminhos é um pouco difícil, por isso agradeço sempre.

Marli disse que não teria mais como contribuir com minha busca. Fato é que ela me deu a idéia de buscar na outra ponta da viagem que meu bisavô empreendeu. Explico:

Achei alguns recursos on-line a respeito de imigração que chegou ao Brasil. Minha primeira tentativa foi no Memorial do Imigrante do Estado de São Paulo, mas não encontrei seu nome. Infelizmente, minha avó materna, filha do meu bisavô, faleceu em 2002. Pensei que talvez ele tivesse chegado ao Brasil por algum outro Estado brasileiro, mas minha mãe não soube me dizer em qual Estado ele chegou.

Por outro lado, lembrei-me das mensagens no tópico "Paroquiais de Aveiro On-line", e tentei uma pesquisa diferente da que havia tentado antes. Limitei a pesquisa ao fundo de registos paroquiais que é mencionado na página do ADAVR (PT/ADAVR/PRQ/P). Apenas abrangi os anos de 1877 a 1879 (espaço de tempo em que creio que ele nasceu se a data de nascimento que tenho estiver errada). Não mencionei quaisquer nomes.

Tive um retorno bem mais específico do que tinha anteriormente, entretanto não encontrei o registo do meu bisavô. Pelo que entendi daquele tópico do fórum, o ADAVR ainda não foi inteiramente digitalizado. Sabe algo a respeito?

De novo, obrigado pela ajuda!

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#235797 | M22F04M72 | 05 ago 2009 23:54 | Em resposta a: #235484

Olá Fernando
Quanto ao ADAVR infelizmente a digitalização ainda se encontra pouco avançada, e por isso só há pouco tempo é que colocou em on-line 2 Freguesias, Cortegaça e S. Vicente de Pereira e através do NEPS que efectivamente, na minha opinião, não oferece uma pesquisa fácil. Infelizmente a digitalização dos documentos dos nossos Arquivos Distritais não está a ser colocada em on-line com um programa uniformizado. No caso de Aveiro parece que a situação é muito precária, pois não deram licença aos Mormons para fazer digitalização o que significa que devem ter muito pouca coisa digitalizada. O Ministério da Cultura portuguesa fez um protocolo com eles em que lhes cediam o acesso aos Arquivos com a contra partida de depois eles colocarem através da DGA esses documentos em on-line. Neste momento já começaram a disponibilizar essa informação de alguns Arquivos, caso do Distrito de Vila Real, Porto, Lisboa. No que diz respeito ao Distrito do Porto este é sem dúvida o que está a empreender melhor serviço, mas porque foi o 1.º a fazê-lo através de uma parceria com a Universidade do Minho, que começou à alguns anos. Só depois de isso ter acontecido é que a DGA entendeu que o serviço prestado era uma mais valia e "apoderou-se" da ideia. Porém, não forneceu meios técnicos nem pessoal a todos os Arquivos Distritais para executarem este trabalho o que implica haver um atraso na digitalização da maioria dos Arquivos e logo a sua colocação on-line. Políticas! O que vai valendo é que há um número de pessoas de boa vontade que através de prestação de serviço voluntário vai dando uma ajuda, se os dirigentes dos Arquivos facilitarem, claro. É o caso do Porto, por exemplo. Estamos pois muito aquém de ter um bom serviço a nível nacional. E isto para não falar nas condições físicas de alguns Arquivos, o que não é o caso de Aveiro que tem um edifício feito de raiz para o efeito. No Porto o Arquivo está instalado num antigo convento que foi remodelado e adaptado para tal fim e que tem nada mais que 12km de espaço ocupado com documentação, e conseguiu um espaço amplo e confortável para consulta presencial e outro para consulta on-line para quem não tenha possibilidade de o fazer em casa. Enfim, temos que esperar que a mentalidade dos nossos políticos se sensabilize. Eu tenho os dois lados da moeda. Sou portuense, e quer do lado paterno, quer materno tenho muita família que tem as suas raízes no Distrito do Porto. Mas também tenho exactamente dos mesmos lados que são do Distrito de Viseu que tal como Aveiro nada tem em on-line e para piorar o espaço para consulta presencial limita-se a meia dúzia de mesas, e cujo o espaço físico não sequer consegue albergar a documentação de muitas Freguesias pelo que apesar de já ter mais de cem anos ainda está nos Arquivos Centrais - um caos.
Assim vão as coisas...
Espero meu caro Fernando que isto não o desanime, vá tentando por aí. Eu qualquer dia também terei que me virar para o Brasil pois descobri que o meu bisavó materno imigrou para aí e faleceu aí. Mas não tenho nada para já que me conduza a um ponto. Terei que arranjar tempo para ir para o ADPorto procurar passaportes, pois agora o tempo emprego-o na procura dos que nasceram e viveram cá. E como parti de mim tenho ainda muito trabalho pela frente, e ter muita paciência. Ontem encontrei mais um familiar, mas hoje a pesquisa não deu nada. É como ir á pesca!
Um abraço
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#236202 | fgrellet | 11 ago 2009 01:44 | Em resposta a: #235797

Olá! Desculpe a demora em responder desta vez, minha profissão me deixou um pouco ocupado na semana passada.
É uma pena que os ADs tenham ritmos diferentes na digitalização dos arquivos, pois pessoas como eu, que buscam reconectar-se com seu passado acabam desistindo e ficando pelo caminho. Em todo caso, agora estou melhor informado. Achei estranho não encontrar nada, mesmo pesquisando em fundos mais específicos.

Considerando que não vou conseguir pesquisar eu mesmo pela internet, seria possível solicitar ao ADAVR que pesquise dentro de um período de tempo, em apenas uma freguesia de cada vez? Assim poderia ir eliminando as 12 freguesias de Anadia, uma a uma.

Quanto a mim, ainda não estou desanimando. Tenho fé que a despeito destas dificuldades, vou chegar a um bom resultado. Sou terrivelmente curioso... Esta minha busca tem me levado a ir até mesmo além da genealogia. Mergulhei na própria história de Portugal, que não estudamos na escola em grande detalhe por aqui. Como escrevi antes, isto tudtrata-se de uma parte da minha própria história.

Parece que a Casa de Portugal em São Paulo tem livros a respeito dos imigrantes. Também é um bom lugar para olhar.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#237265 | fgrellet | 24 ago 2009 18:29 | Em resposta a: #236202

Maria, sabe como posso solicitar a pesquisa que o Genea faz? Estou tentando elaborar opções para avançar.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#237363 | M.Ribeiro | 25 ago 2009 16:12 | Em resposta a: #237265

Olá Fernando

Como a Maria não viu a sua mensagem para ela, adianto que você deve entrar na página inicial do Geneall e a seguir clicar em Ajuda Profissional, onde aparecerão 3 opções de pesquisas. A que cuida da obtenção de certidão para a aquisição de cidadania é a 3ª.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#237364 | M.Ribeiro | 25 ago 2009 16:17 | Em resposta a: #237363

Ou ir pelo link, que copiei de outro tópico.

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=501

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#238827 | fgrellet | 12 set 2009 02:28 | Em resposta a: #237364

Marli, obrigado pelo link. Só para não deixar as coisas no ar por muito tempo, eu enviei uma mensagem para o site, mas ainda não recebi resposta.

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#260987 | fgrellet | 24 ago 2010 23:55 | Em resposta a: #238827

Preciso de ajuda novamente. Desde minha última mensagem a este fórum, tenho encomendado pesquisas ao Arquivo Distrital de Aveiro, mas lá não encontrei a pista que procurava. Nas pesquisas que solicitei ao arquivo, já cobri uma faixa de 15 anos de tempo, dentro da qual se encontraria o ano de nascimento do meu bisavô.

Minha mãe comenta que meu bisavô falava muito de Trás-os-Montes, mas pelo que entendo, esta é uma região de Portugal, e não somente uma cidade. Diante das circunstâncias, acho que esta é uma pista válida para minha busca. Minha pergunta é: qual o Arquivo Distrital, ou quais os Arquivos Distritais, que têm abrangência sobre esta região?

Muito obrigado,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#260988 | mslm48 | 25 ago 2010 00:29 | Em resposta a: #260987

Entre em contacto com 0 aquivo de Vila Real, que penso ter já muitos documentos on-line

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#261154 | fgrellet | 27 ago 2010 01:43 | Em resposta a: #260988

Obrigado, vou tentar!

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Localização de Registo de Baptismo

#261160 | roz | 27 ago 2010 07:47 | Em resposta a: #233700

Caro Fernando

A grande maior parte dos registos do Arquivo de Vila Real ja' estao online e pode pesquisar sozinho. Veja se consegue encontrar alguma coisa neste link
http://www.advrl.org.pt/documentacao/index.html

ou entao no etombo.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen