Castro Alves

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Castro Alves

#233263 | A. Chaves | 03 jul 2009 11:47

Caros Confrades

Existe um livrinho de poemas intitulado "À Beira do Mar (1890-1919)", publicado pela Livr. Chardron de Lello & Irmão, Porto. O autor é Castro Alves (sem indicação do nome próprio).
Será algum dos irmãos Castro Alves da Casa do Assento, da freguesia de Retorta, Vila do Conde (José António 1853-1920 / Manuel António 1859-1929)? Sei que é uma pergunta um tanto vaga - até pode não ser nenhum destes Castro Alves! - mas fico desde já muito grato a quem conseguir dar-me alguma pista.

Albano Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233268 | Samuel C O Castro | 03 jul 2009 12:45 | Em resposta a: #233263

Prezado Albano Chaves,

Tenho uma ampla pesquisa genealógica da família Castro, a nível mundial, mas ali só consta um tronco com esse duplo apelido, mas já nascidos no século XX.

Quanto ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, este N-14.3.1847 e F-6.7.1871.

Caso descobrires o nome completo dele e seus ascendentes e puder fazer a gentileza de me informar, fico-lhe muito grato.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233282 | A. Chaves | 03 jul 2009 15:32 | Em resposta a: #233268

Prezado Samuel Castro

Agradeço a sua resposta tão rápida.

José António de Castro Alves nasceu na Casa do Assento, freguesia de Retorta, concelho de Vila do Conde, Portugal, em 1853, e faleceu na Casa do Adro, Póvoa de Varzim, a 03.03.1920. Casou na Póvoa de Varzim com Conceição Arminda do Vale Souto, nascida em 1861.

Manuel António de Castro Alves, seu irmão, nasceu na mesma casa a 13.08.1859 e aí faleceu a 20.01.1929. Casou com Maria Ferreira Fontes.

São ambos filhos de António José Alves, nascido em 1809, e de sua mulher Ana Joaquina Lopes de Castro, nascida a 20.12.1819.
Todos de Portugal.

Quando muito, poderão ser parentes afastados do grande poeta brasileiro anti-esclavagista Antônio Frederico de Castro Alves.

Para informações sobre Castro Alves no séc. XX: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=193397

Abraço amigo do
Albano Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233285 | Samuel C O Castro | 03 jul 2009 15:45 | Em resposta a: #233282

Prezado Albano Chaves,

Agradeço-lhe pela indacação da linhagem a que você se referiu. Retroagindo na ascendência desse ramo, infelizmente não consegui entroncá-los em minha grande base.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233290 | A. Chaves | 03 jul 2009 16:16 | Em resposta a: #233285

Prezado Samuel de Castro

Muito grato, mesmo assim.

Abraço amigo
Albano Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233381 | francandrade | 05 jul 2009 07:03 | Em resposta a: #233285

Bom dia,

Esta linha Castro, da Casa de Mourão, em Retorta, Vila do Conde, da qual eu também descendo ( sou trisneto de uma irmã de Ana Joaquina Lopes de Castro, de seu nome Joaquina Maria de Castro, que veio a casar em segundas núpcias com o Dr. José Joaquim Figueiredo Faria, meu trisavô) foi estudada pelo Padre António Júlio Trigueiros S.J., meu Primo, pois também descende de Joaquina Maria de Castro e de José Joaquim Figueiredo de Faria. Mas, do estudo do Padre António Júlio Trigueiros, parece que a pessoa mais antiga, nesta linha, a usar o apelido Castro terá sido Senhorinha de Castro, nascida a 12/1/1667, no Lugar da Torre, em Santa Marinha da Retorta e que faleceu a 4/9/1726 na aldeia da Povoação, em S. Vicente de Tougues, Vila do Conde. No estudo realizado pelo Padre António Júlio Trigueiros, aparece esta Senhorinha de Castro como filha de Custódio Álvares e Maria Antónia, nos termos que seguem (e passo a citar o Padre António Júlio Trigueiros):
"Custódio Álvares. Baptizado a 18/4/1631, na igreja do Souto, tendo por padrinhos Gonçalo Antunes e Marta Gonçalves, de S. Paio de Seramil, Amares. Era filho de Sebastião Álvares e de sua primeira mulher Senhorinha Gonçalves, da Casa de Sequeiros, Souto. Neto paterno de Afonso Álvares (falecido a 30/11/1637, no lugar de Sequeiro, Vilar) Foi viver para a freguesia de Santa Marinha de Retorta, no concelho de Vila do Conde, onde veio a falecer no lugar da Torre.
Casou a 1/5/1657, na igreja de Santa Marinha de Retorta, Vila do Conde, com Maria Antónia, nascida na aldeia da Torre, Retorta. Era filha de Francisco António, nascido na aldeia do Monte, Retorta e de sua mulher, com quem se casou a 11/6/1615, em Retorta, Isabel Antónia, nascida na referida aldeia da Torre, Retorta. Era neta paterna de António Gonçalves e de sua mulher Ana Gonçalves, ambos da aldeia do Monte, em Retorta e materna de Luís António (natural da aldeia da Torre, Retorta, filho de António Afonso e de Isabel Pires), e de sua mulher, com quem se casou a 19/9/1590, em Retorta, Maria Domingues (natural da aldeia do Monte, Retorta, filha de João Domingues e de Maria Brás). "

Perante estes elementos, de onde provém o apelido Castro que é usado apenas por Senhorinha de Castro e não por seus irmãos? Não o sei, e não sei se o próprio Padre António Júlio Trigueiros o saberá.

Qanto à descendência de Ana Joaquina Lopes de Castro e António Jose Alves (os Castro Alves, da Casa do Assento, Retorta - meus Primos), o Padre António Júlio Trigueiros conhece-a bem e tem-na estudada. Entre os seus descendentes encontram-se os Castro Lacerda, do Caramulo, família ligada ao antigo Sanatório do Caramulo e, mais recentemente, na origem do actual Museu do Caramulo.

Espero que estes elementos possam ter algum interesse. Para mais esclarecimentos, penso que seria interessante contactarem o Padre António Júlio Trigueiros que tém tido inúmeras intervenções neste fórum.

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#233390 | Samuel C O Castro | 05 jul 2009 12:55 | Em resposta a: #233381

Prezado Francisco Andrade,

Muito obrigado pelo contato e pela exposição da ascendência da Senhorinha de Castro, que infelizmente, os dados dos ascendentes dela, não me permitem entroncar na base.

Como citaste o Pe. Antônio Júlio, procurando em meus arquivos, notei que já havia recebido esses elementos dele. Voltei a contatá-lo, pedindo à ele que responda diretamente nesse tópico se tem alguma novidade do porquê a Senhorinha de Castro assinou esse apelido.

Sugiro ao colega Albano Chaves que peça o contato do Pe. Antônio Júlio através do username dele: ajtrigueiros.

Muito obrigado à todos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#235908 | A. Chaves | 07 ago 2009 15:40 | Em resposta a: #233381

Muito boa tarde

Como é primo dos Castro Alves da Casa do Assento, Retorta, será que me pode dar uma ajuda?
Gostaria de saber se o autor de um livro poemas intitulado "À Beira do Mar (1890-1919)", publicado pela Livr. Chardron de Lello & Irmão, Porto, cujo autor é Castro Alves (sem indicação do nome próprio), será eventualmente algum dos irmãos: José António (1853-1920) ou Manuel António (1859-1929), ambos filhos de António José Alves, nascido em 1809, e de sua mulher Ana Joaquina Lopes de Castro, nascida a 20.12.1819, da referida Casa do Assento. Cronologicamente qualquer um deles pode ter sido o autor, mas também pode não ser nenhum deles.
Fico desde já muito grato por qualquer informação nesse sentido e apresento os melhores cumprimentos.

Albano Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#236154 | A. Chaves | 10 ago 2009 12:26 | Em resposta a: #233381

Muito boa tarde

Como é primo dos Castro Alves da Casa do Assento, Retorta, será que me pode dar uma ajuda?
Gostaria de saber se o autor de um livro poemas intitulado "À Beira do Mar (1890-1919)", publicado pela Livr. Chardron de Lello & Irmão, Porto, cujo autor é Castro Alves (sem indicação do nome próprio), será eventualmente algum dos irmãos: José António (1853-1920) ou Manuel António (1859-1929), ambos filhos de António José Alves, nascido em 1809, e de sua mulher Ana Joaquina Lopes de Castro, nascida a 20.12.1819, da referida Casa do Assento. Cronologicamente qualquer um deles pode ter sido o autor, mas também pode não ser nenhum deles.
Fico desde já muito grato por qualquer informação nesse sentido e apresento os melhores cumprimentos.

Albano Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#279897 | Cássio Magalhães | 30 jun 2011 23:34 | Em resposta a: #236154

Caros amigos

Muito me interessaria obter maiores informações acerca da genealogia do grande poeta Antônio Frederico de Castro Alves, pois muito me orgulho em ser seu primo em quarto grau por parte de pai, devido à sua descendência, por linha direta, de João José Alves, o alferes, irmão do médico Antonio José Alves, pai do Poeta dos Escravos.

Grande abraço,

Cássio Magalhães.

PS. A título de informação, meu pai se chamava Ary Alves Dias, médico, filho do Engº Affonso Alves Dias

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#304644 | Samuel C O Castro | 01 mai 2012 14:39 | Em resposta a: #279897

Prezado Cássio Magalhães,

Peço ver o tópico "Poeta Castro Alves", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=304643 .

Estou solicitando seu contato via Geneall, para o caso de, se tiveres interesse em dados mais completos de ascendência e colaterais do ramo do poeta, poderei lhe enviar por e-mail. E, se tiveres dados complementares além do que lhe enviarei e, se puderes fazer a gentileza de disponibilizar, agradeço.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#304674 | Wagner913 | 01 mai 2012 19:15 | Em resposta a: #279897

Sr Cássio Magalhães gostaria de saber se é parente do poeta Castro Alves e gostaria de manter contato para pedir autorização para um trabalho que fiz sobre seu primo de quarto grau que realizei. abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Castro Alves

#305894 | Samuel C O Castro | 15 mai 2012 13:13 | Em resposta a: #279897

Prezado Cássio Magalhães,

Peço o favor de confirmar se recebeu os dados da linhagem de Castro Alves, que lhe enviei por e-mail.

Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 08:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen