Sangue de Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Informática | Arquivos | Eventos

Sangue de Bragança

#233458 | cacalmei | 07 jul 2009 00:42

Tive agora conhecimento deste novo empreendimento levado a cabo pelo GP.
Muitos parabéns pela iniciativa.
Fica também explicado o atraso relativo nas actualizações neste site.
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233461 | zamot | 07 jul 2009 08:59 | Em resposta a: #233458

Meu Caro Luis

Que surpresa e que segredo tão bem guardado. Os meus parabens por tão excelente trabalho.

Um abraço amigo


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233463 | LCM | 07 jul 2009 09:41 | Em resposta a: #233461

Caro Luís,

Faço minhas as palavras do Zé Tomaz: grande supresa e que segredo bem guardado! Muitos parabéns, atenuou-se o "igualitarismo" de ser toda a gente "reduzida" à bola azul :-)

Grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233521 | zamot | 07 jul 2009 20:36 | Em resposta a: #233463

Faz-me confusão não haver mais comentários a este tópico. Não gostaram da novidade? Ou não repararam ainda?

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233522 | gmg | 07 jul 2009 20:44 | Em resposta a: #233521

Com comentários como "atenuou-se o "igualitarismo" de ser toda a gente "reduzida" à bola azul", não acho que desperte muito a atenção. É a minha opinião pessoal.

Ter bolinhas de variadas cores, ou não, faz de nós (como sempre em toda a História) iguais! Todos somos iguais aos olhos de Deus. Pois muitos foram os que deram a vida pela Pátria e ficaram esquecidos, sem que ninguém os anotasse e fizesse a genealogia dos próprios!

Deixo aqui expressas estas palavras, com as quais concordo em absoluto:

“He necessario cuidar muito em não desprezar os inferiores nem mostrarlhes superioridade, quando nelles resplandece a nobreza da virtude, porque muitas vezes se achão homens de escuro nascimento, cujos maravilhosos talentos se fazem dignos de attenção, e de huma nobreza Real”
e

“Que se atendermos aos continuos catastrofes, que succedem na continuação dos tempos, póde bem acontecer que hoje seja reputado por humilde hum homem de nobreza muito antiga.

in Elementos da História, Tomo II, do Abade de Vallemont e traduzido por Pedro de Sousa de Castelo Branco; Lisboa Ocidental, 4ª Edição, 1741".


Melhores cumprimenmtos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233524 | HenriqueSousaAzevedo | 07 jul 2009 21:34 | Em resposta a: #233522

Caros senhores,

Peço desculpa pela intromissão, mas ao ver o título do tópico interessei-me e li as mensagens. Não percebo qual a novidade a que se referem. As "bolinhas" já estão no Fórum há bastante tempo.

Já agora, aproveito também para colocar uma questão, embora não esteja relacionada com o tema: o meu registo na base de dados encontra-se errado, dando-me como falecido. Como posso alertar a equipa do GP? É que nenhum dos campos na secção "correcção" visa este tipo de alteração.

Com os melhores cumprimento,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233537 | FranciscoF | 07 jul 2009 22:38 | Em resposta a: #233521

Claro que a secção "Sangue de Bragança" oferece uma nova perspectiva às investigações historicas e genealógicas. Estão, pois, de parabéns os autores da iniciativa. Que continuem!

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233565 | LBolacha | 08 jul 2009 01:27 | Em resposta a: #233458

Deve ser deveras uma secção interessante, pelo menos para elevar o orgulho de sermos quem somos e da marca que deixamos na europa e no mundo.
Não sendo assinante de momento, não sei se o que digo está errado, mas ainda não encontrei no site foi nenhum link direccionado a essa secção, nem na pagina inicial nem nos índices, o que é uma pena

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233569 | CCS1953 | 08 jul 2009 02:15 | Em resposta a: #233522

Caro Confrade GMG,

Acho que o o Genea está de parabéns por mais esta iniciativa.

Concordo plenamente consigo, pois quando li a intervenção reparei imediatamente nas palavras que enumera. Na verdade tendo eu reduzido o comentário a essas três PALAVRAS CHAVES, não compreendi de todo o sentido "ou não o quiz tentar adivinhar" nas entrelinhas...

Ter ou não ter bolas de que cor seja, eis a razão que nos leva a não deixar de sermos quem somos.

Neste mundo de crise globalizada, em que reina a fome, o que interessa as bolas coloridas??? para mim que, por acaso descobri que também as tenho, não me fez ter mais importância do que aquela que já tinha. Pois no meio das bolas coloridas também se cruzam profissões nobres, tais como pastores, moleiros, criados, fazendeiros, operários, domésticas, etc. etc. etc.

A grandeza da nobreza não está na cor das bolas, está sim na cor da nossa massa encefálica: inteligente ou não, com valores humanos e espirituais, ou não. Isso sim, são para mim as bolas coloridas que farão deste mundo um mundo MELHOR.

Reitero os meus agradecimentos, e envio-lhe a si Confrade GMG os meus cumpimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233570 | felpo | 08 jul 2009 02:48 | Em resposta a: #233522

Fico sempre entusiasmado quando noto que algo mudou para melhor.
Os meus parabéns!
Por outro lado fico triste quando vejo alguém servir-se dessas bem feitorias para tirar partido ou prejudicar alguém.

E agora, porque não, um novo passo e colocar-se uma bola de outra cor para os descendentes de Maomé?
E porque não uma outra para os descendentes de Ramsés I?

Os meus cumprimentos,
felpo

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233574 | João Mamed | 08 jul 2009 07:46 | Em resposta a: #233522

Caro Luís

Estou plenamente de acordo consigo.

Cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233575 | zamot | 08 jul 2009 07:52 | Em resposta a: #233565

http://www.geneall.net/B/

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233577 | LCM | 08 jul 2009 08:20 | Em resposta a: #233522

GMG,

Peço desculpa mas não me fiz entender. A ideia inicial de separar os descendentes da Casal Real Portuguesa em duas bolas tinha razões históricas, sociológicas e nobiliárquicas muito pertinentes. Evidentemente que outras "bolas" se poderiam criar: sangue de D. João IV ou sangue de D. João VI, por exemplo, o último monarca que deixou descência em diversas linhas portuguesas (D. Miguel, D. Pedro e D. Ana de Jesus Maria). O que queria dizer era que fazia sentido a separação entre uns e outros mas não por quaiquer razões de "snobeira".
A minha afirmação, que tinha aliás uma nota de humor como se vê no sorriso final :-) explica-se também porque a questão das bolas, como se pode ler no texto de apresentação que o Luís Amaral escreveu na nova página e que ainda não deve ter lido, suscitou sempre muitas conversas até dentro da equipa do Genea. Acompanhei e participei em alguns debates sobre o tema e por isso deixei esta graça na mensagem, que é aliás enviada ao Luís e não "largada" no Fórum como muitas vezes se lêem e até a despropósito em temas que nada têm com o novo assunto.

Não tenho obsessões do tipo "caça bolas". Ainda há dias deixei aqui uma questão a um parente algarvio porque apareceu uma bola nos nossos antepassados comuns e quero saber como prova aquela ascendência.
Dos meus antepassados já publiquei quase todo o tipo "linhas", fidalgas, burguesas e plebeias. Em 2001 saiu "Sob o signo de Mercúrio: os Martins Vilarinho de Santos-o-Velho", onde estudo a família da minha trisavó pela linha cognática, merceeiros neste bairro lisboeta. Em 2007 publiquei um estudo sobre a minha varonia algarvia onde refiro uma 5.ª avó que morreu "mendiga" e um 4.º avô, filho dela, que foi jornaleiro, a mais baixa posição da hierarquia social.
Se ler os meus tópicos neste Fórum verá que não tenho quaiquer preocupações nobiliárquicas, não à procura de armas, de capelas e morgadios, e de bolas, claro!

Permita ainda que discorde de outro ponto: as bolinhas não fazem de nós iguais como também não são elas que nos fazem diferentes. O igualitarismo é um mito de carácter revolucionário e mesmo afirmação que faz do facto de sermos todos iguais aos olhos de Deus, é discutida por muitos téologos. Deus ama a cada um de sua maneira, como seres individuais e únicos que somos, e muito mais do que aquilo que nós, pela nossa conduta, merecemos. Enfim, isto já seria outra conversa e não temos aqui nenhum téologo para ajudar.

Cumprmentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233578 | loureiro | 08 jul 2009 08:27 | Em resposta a: #233458

Muitos parabéns por mais este excelente trabalho.

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233579 | pbrehm | 08 jul 2009 08:36 | Em resposta a: #233521

Só hoje mesmo reparei e, efectivamente, é absolutamente louvável a iniciativa e o trabalho. Parabéns à equipa do Geneall.

Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233585 | gmg | 08 jul 2009 10:18 | Em resposta a: #233569

Concordo em absoluto consigo.

Também eu tenho "bolas das mais variadas cores" e não é isso que me faz ser superior aos outros.

Também tenho nobres, plebeus e burgueses.... Sabe-se lá quais os que viviam melhor... e sabe-se lá as agruras por que passaram.

Obrigado pelas suas palavras!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233587 | gmg | 08 jul 2009 10:29 | Em resposta a: #233577

"O igualitarismo é um mito de carácter revolucionário e mesmo afirmação que faz do facto de sermos todos iguais aos olhos de Deus, é discutida por muitos téologos".

De facto não temos nenhum Teólogo aqui para nos ajudar na expressão correcta das palavras, mas tenha a absoluta certeza que Deus olha a todos de iguial forma e mais uma vez discordo consigo quando refere: " e mesmo afirmação que faz do facto de sermos todos iguais aos olhos de Deus, é discutida por muitos téologos".
Acha que o S. S. o Papa Bento XVI é mais amado do que um mendigo na rua?

E depois a sua primeira intervenção sobre "O igualitarismo é um mito de carácter revolucionário" quase que nos reporta para terrível e monstruosa época da Revolução Francesa... Tanta Liberdade, Igualdade e Fraternidade e é o que se viu e o que se vê...

Com todo o respeito que tenho por si, mesmo não o conhecendo, e vendo as suas intervenções neste Fórum, que muito aprecio pela sua disponibilidade em ajudar os outros e não fazer "capelinhas" sobre os temas, mas não gostei. É a minha posição pessoal.

Pois também eu descendo de "bolinhas", de proprietários ricos e abastados, de plebeus, gente afidalgada, ligada a linhas fabris, da burguesia e da nobreza.

Todos nós temos sangue da plebe e sangue que eventualmente seja mais enobrecido. Sabe-se lá que agruras terão passados os ditos "nobres rurais", que por vezes eram bem mais pobres que os lavradores e proprietários....

Contudo,volto a dizer que não concordei com as suas palavras. Foram muito descontextualizadas.

Respeitosos cumprimentos a V. Ex.ª,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233589 | joão pombo | 08 jul 2009 11:07 | Em resposta a: #233458

Caros Confrades:

Li com alguma atenção as intervenções que foram sendo "carreadas" para este tópico.

Como já vem sendo hábito, lado a lado com agradecimentos e louvores ao Geneall, estes sempre merecidos, surgiram aquelas intervenções previsíveis: somos todos iguais, as bolas não fazem de nós melhores nem piores, o que interessa é a nobreza de carácter, o pobrezinho da esquina pode ser mais "nobre" que o marquês que vive no palácio, etc, etc...

Enfim, o previsível, quando não se tem muito mais para dizer...

Não me vou alongar, para que as minhas críticas não se virem depois contra mim, mas gostava apenas de dar os meus parabéns ao Geneall, não pelo "Sangue de Bragança", mas por todo trabalho desenvolvido nos últimos anos e que está ao nosso dispor, a custo zero. Há dias, ouvi uma conversa em que uma pessoa dizia que uma ferramenta de trabalho tão importante como o Google devia ser paga.
Eu diria o mesmo do Geneall, não obstante estar no nível 0, ou seja, usufruo mas não pago.

Gostava também de agradecer ao confrade Lourenço Correia de Matos, que aqui revelou não se submeter à ditadura do políticamente correcto, com a seguinte frase: "O igualitarismo é um mito de carácter revolucionário e mesmo afirmação que faz do facto de sermos todos iguais aos olhos de Deus, é discutida por muitos téologos" (sic)

É evidente, caro Lourenço Correia de Matos, que não somos todos iguais. Mal seria...
Devemos é ter os mesmos direitos, o que é diferente.
Mas enfim, ainda há cegos que defendem este igualitarismo fanático...

Antes de terminar e por mera curiosidade, aproveito para perguntar ao Lourenço Correia de Matos se alguma vez existiram snobeiras no que se refere às bolas que atestam a descendência de D. Afonso Henriques e do 1º Duque de Bragança.
É que, segundo percebi, não seria indiferente descender apenas do primeiro ou do segundo...

Faço esta pergunta sem quaisquer intuitos polémicos ou incendiários: Fiquei apenas curioso porque, não tendo nenhuma dessas bolas, nem fazendo parte do milieu, sempre deduzi que um descendente do 1º Rei e do fundador da Dinastia de Bragança estivessem ao mesmo nível.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233590 | zamot | 08 jul 2009 11:32 | Em resposta a: #233589

Nada como uma boa polémica para dar visibilidade a um tópico. Obrigado Lourenço pois ajudaste a lançar este tópico que o merece e bem...

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233595 | Conde | 08 jul 2009 14:30 | Em resposta a: #233458

Mais uma iniciativa geneall. Parabéns ao Luis Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233596 | Menarue | 08 jul 2009 14:37 | Em resposta a: #233595

Felicito-o pelo brilhante trabalho que desenvolve no Geneall com relevância para o "Sangue de Bragança".


Jorge Alberto Mourão Cardoso Possidónio

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233606 | luso | 08 jul 2009 16:25 | Em resposta a: #233458

Vou dar tb uma achega . E QUE TAL fazer a linha das "bolas vermelhas" aqueles que as têm no sítio, lolol

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233609 | gmg | 08 jul 2009 16:31 | Em resposta a: #233606

LOLOL ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233611 | gmg | 08 jul 2009 16:37 | Em resposta a: #233569

Caríssima Senhora D. Celeste Correia Saraiva,

Concordo em absoluto consigo e com as palavras, em concordância com a minhas, que manifestou. Este fórum parece querer estar a afastar-se um pouco das ideias originais de partilha de elementos genealógicos e estar a entrar, como muito bem disse noutros campos. Tal como afirma: ""ou não o quiz tentar adivinhar" nas entrelinhas...", é melhor não adivinhar... Pois também me passou o mesmo pela cabeça!

"Pois no meio das bolas coloridas também se cruzam profissões nobres, tais como pastores, moleiros, criados, fazendeiros, operários, domésticas, etc. etc. etc." Há que honrar os nossos antepassados, independentemente de terem sido, como disse: moleiros!

A Grandeza e a Nobreza estão nos actos que se praticam.

Melhores cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233620 | zamot | 08 jul 2009 17:36 | Em resposta a: #233524

"É que nenhum dos campos na secção "correcção" visa este tipo de alteração."



Caro Henrique Sousa de Azevedo

Sugiro seguintes procedimentos :

1 - No campo Dados Biográficos escreva : Estou vivo, bem de saude e recomendo-me

2 - No Campo Fontes escreva : O próprio que afinal não está morto

E assim assistiremos em directo à sua ressureição, o que o vai tornar famoso, pois será a 2ª pessoa a ressuscitar.

Peço desculpa pela brincadeira, mas deve ser sinistro abrir a nossa página e ver como ela vai ficar após a partida verdadeira...

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233632 | JCC | 08 jul 2009 18:57 | Em resposta a: #233577

Caro Lourenço

Gostei sobretudo da afirmação sobre a individualidade do amor de Deus. Ao contrário do que se diz geralmente Deus não ama "os homens" mas, como tenho vindo a prender nos últimos tempos e tu tão bem referiste, ama cada um de nós, tal como é, com os seus defeitos e qualidades, quando peca ou não, em todas as circunstâncias. Mal de nós que tão pouco sabemos responder a esse Amor.

MAs isso leva-nos para outro campo. Termino com a divisa do meu avô:

PAX

Abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233637 | rafael | 08 jul 2009 19:19 | Em resposta a: #233577

Caro confrade Lourenço Correia de Matos

Leio sempre com agrado e utilidade as suas intervenções e considero-o bastante.Gostei muito de ler esta sua msg.o que prova aa sua sinceridade genealógica e seriedade documental.

De facto eu tb. tenho antepassados de várias classes sociais e no Algarve, propriamente em Benafim-Alte, aparece-me um antepassado que foi sapateiro e outro que foi alfaiate ,ainda outro cativo em Argel.E no Fórum já os tenho referido. Enfim...outros prov. terão ainda tido ocupações ainda mais humildes.
Mas o que é certo e já algumas vezes tenho escrito e falado que sempre me preocupei pela NOBILIARQUIA.Não tenho "bola" nenhuma;mas se aparecer alguma fico satisfeito. Não pelas "bolas"em si, mas o certo é que os antepassados que foram da Principalidade, da Nobreza,etc.,da Aristocracial( do sangue, do dinheiro, dos cargos desempenhados,etc. ) são ESSES que deixaram notícias(existem fontes documentais que lhes dizem respeito) Por vezes poderão não ser abonatórias do seu carácter;mas nos Arquivos pessoais, particulares e nacionais,encontramos-lhes o rasto, aparecem referências às suas pessoas e famìlias e mais tarde ou mais cedo, poderemos recuar gerações, na documentação sobre eles.
Os OUTROS que se diluiram na escala social, na humildade das suas vidas ,embora nossos (meus) antepassados,que merecendo toda a minha atenção e respeito, e são devidamente mencionados; terão sido, por ventura,muito boas pessoas, inteligentes eu sei lá...com qualidades, mas o seu nascimento e posição social, não deixaram marcas, quantas vezes nem registados foram, para eu pesquisar e investigar sobre eles. E bons e maus, inteligentes e parvos houve e há em todas as classes sociais, não são "os pobrezinhos" melhor que os ricos e vice-versa, fazendo aqui juizos de valor.Por isso, sem dúvida,que para mim a verdadeira-GENEALOGIA-é aquela que não enjeita nenhum antepassado, somos do seu sangue, fosse quem fosse. Aliás, partimos sempre do princípio que nunca houve "desvio de paternidade", porque temos de considerar os documentos e isso é o que vale em Genealogia.
Para terminar- a Genealogia familiar, faço por ser exaustiva, verdadeira e documentada e mais: tento dar-lhe vida com o que sei dos meus antepassados -avós e tios-avós também; evitando apenas referências secas e sem alma. É difícil,quase sempre impossível recriar as vivências familiares de tempos tão recuados; mas, tento saber do seu quotidiano, as suas doenças, sobre as suas festas, a sua importância no meio onde viviam ou exerciam os seus cargos ,alguns desgostos e infortúnios que tiveram, as suas honras e o seu prestígio.

A Genealogia é uma Ciência que não se esgota apenas nela própria.

Vou terminar com as minhas desculpas se,por acaso, firo alguma susceptibilidade, mas faço-o com sinceridade, quando digo que tenho predilecção especial pela Nobiliarquia e Heráldica,como incentivo principal,pelas razões que expus.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233640 | gmg | 08 jul 2009 19:26 | Em resposta a: #233637

Caro Senhor Rafael Carvalho,

Gostei bastante de ler a sua mensagem.



"para mim a verdadeira-GENEALOGIA-é aquela que não enjeita nenhum antepassado, somos do seu sangue, fosse quem fosse. Aliás, partimos sempre do princípio que nunca houve "desvio de paternidade", porque temos de considerar os documentos e isso é o que vale em Genealogia".


"Para terminar- a Genealogia familiar, faço por ser exaustiva, verdadeira e documentada e mais: tento dar-lhe vida com o que sei dos meus antepassados -avós e tios-avós também; evitando apenas referências secas e sem alma. É difícil,quase sempre impossível recriar as vivências familiares de tempos tão recuados; mas, tento saber do seu quotidiano, as suas doenças, sobre as suas festas, a sua importância no meio onde viviam ou exerciam os seus cargos ,alguns desgostos e infortúnios que tiveram, as suas honras e o seu prestígio".

Concordo consigo. São esses pormenores exaustivos que enriquecem a Genealogia. E é verdade, em Genealogia temos sempre que considerar como correcto o que vem escrito nos paroquiais, mesmo até podendo ter havido "desvio de paternidade".

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233641 | gmg | 08 jul 2009 19:33 | Em resposta a: #233632

Deus não ama "os homens" (sic)

É verdade, não ama os homens, mas os Homens! Pois são todos feitos à imagem e semelhança d' Ele.

É claro que - e sempre foi assim e há-de ser durante toda a vida - uns tiveram mais sorte do que outros na vida. Uns foram "criados", outros Reis.

Sempre houve - e ainda bem em terras civilizadas - uma hierarquia, que temos que respeitar. Sempre houve formalismos e cada vez está a haver menos (será melhor esta situação? Será pior?), mas no mundo DEVS criou-nos a todos pela mesma razão. Deus é homem e mulher ao mesmo tempo.

ama cada um de nós, tal como é, com os seus defeitos e qualidades, quando peca ou não, em todas as circunstâncias. Mal de nós que tão pouco sabemos responder a esse Amor. (sic).

Absolutamente de acordo.

Abraço,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233647 | gmg | 08 jul 2009 20:27 | Em resposta a: #233574

Obrigado, pela sua amável resposta.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233670 | João Mamed | 08 jul 2009 22:21 | Em resposta a: #233647

Caro Luís

Gostei da sua resposta no que se refere às intervenções precedentes Inicialmente não entendi a ironia do confrade LCM.
Devo-lhe dizer que fiquei contente com mais esta iniciativa do Geneal, aquém envio os meus parabéns.

Cumprimentos,

JM

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233676 | gmg | 08 jul 2009 22:42 | Em resposta a: #233670

Caro JM,

Como diz? Fiquei sem entender, muito bem , o que expressa nesta sua mensagem.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233678 | João Mamed | 08 jul 2009 22:50 | Em resposta a: #233676

Tal como o Luís não gostei/entendi a mensagem (inicial) do confrade LCM.
Cps.
JM

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233698 | HenriqueSousaAzevedo | 08 jul 2009 23:49 | Em resposta a: #233620

Caro Zé Tomaz,

O seu humor é muito bem vindo, é de facto inesperado descobrir que faleci. Outro facto curioso: estava a ver o registo de uma antepassada minha, que nasceu a 6.12.1774 (correcto) e que morreu a 19.1.2002! Que eu saiba, a esperança média de vida não era assim tão alta na época.

Um abraço

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233737 | JCC | 09 jul 2009 10:24 | Em resposta a: #233620

Caro Zé tomás

O 2º a ressuscitar? Estás a esquecer-te certamente de Lázaro, da fila de Jairo, etc., etc.

Abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233738 | Vínculo | 09 jul 2009 10:32 | Em resposta a: #233577

Caro Lourenço

Parabéns ao Luís Amaral que tirou mais um "coelho da cartola" e a quem devemos este espaço.
Com algum atraso, por ter andado por outras paragens, venho apoiar as suas afirmações.
Embora seja "polìticamente correcto" afirmar que somos todos iguais, na realidade tal não acontece. Nem aos olhos de Deus...
Deveremos ter as mesmas oportunidades que aproveitaremos conforme as nossas capacidades.
Aconselho a leitura do "Animal farm". Há sempre alguns que tentam ser mais iguais que os outros...

Cps

AB

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233743 | Luis_Froes | 09 jul 2009 11:15 | Em resposta a: #233589

Caro João,

Tentando, sem qualquer pretensão de ser científico, responder à sua pergunta, creio que a questão de ser descendente do fundador da Casa de Bragança "vs." ser descendente do 1º Rei de Portugal se funda não tanto num plano de nível mais alto ou mais baixo, mas no facto de ser muito mais restrito o grupo dos primeiros. É que os descendentes do 1º Duque de Bragança integram sempre o grupo de descendentes de D. Afonso Henriques, pelo que se pode dizer que formam como que uma "classe" mais restrita no âmbito deste.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Sangue de Bragança

#233755 | joão pombo | 09 jul 2009 13:03 | Em resposta a: #233743

Caro Luís Froes,

Agradeço a resposta.
Na realidade, depois de enviar a minha mensagem inicial, parei para pensar e cheguei quase à mesma conclusão: quem descende do 1º Duque de Bragança descende, forçosamente, do nosso primeiro Rei.
Daí que o nucleo de descendentes do 1º Duque de Bragança seja, como diz e bem, muito mais restrito.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen