Genealogia Paranaense

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Genealogia Paranaense

#233667 | Lourval | 08 jul 2009 22:13

Caros colegas,

Alguém que disponha da Genealogia Paranaense poderia me tirar esta dúvida:

Francisco Ferreira Pinto do Vale e Joana Cordeiro Matoso tiveram filho João Cordeiro Matoso.

Nos mesmos anos e no mesmo lugar tenho antepassado João Cordeiro Matoso casado com Teresa Moreira. Tiveram filho Tomás nascido em Paranaguá cerca de 1755.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233693 | GenLoyola | 08 jul 2009 23:32 | Em resposta a: #233667

Caro Lourval

Encontrei sómente duas citações de João Cordeiro Matoso:


Volume I, página 503:
(6-3) Saturnina Alves Cordeiro casada com Carlos Mathoso Cordeiro , filho de João Cordeiro Mathoso e de sua mulher Maria Jacyntha da Silva.

Volume IV, página 206:
(1-1) João Cordeiro Mathoso, filho de Salvador Cordeiro Mathoso e de Maria Monteiro de Siqueira e casado com Maria Pires de Almeida.

Não constam nos indices da GP o nome de Teresa Moreira.

Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233725 | Lourval | 09 jul 2009 04:37 | Em resposta a: #233693

Caro Hugo,

Obrigado.

Sei que Francisco Ferreira do Vale e Joana Cordeiro Matoso tiveram um filho João Cordeiro Matoso. Veja no final desta mensagem: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66225&fview=c#reply

Como o meu antepassado João Cordeiro Matoso, viveram no mesmo lugar (Paranaguá) e nos mesmos anos. Minhas suspeitas são fortíssimas de que se trata da mesma pessoa.

João Cordeiro Matoso e António Rangel de Abreu tinham netos em comum.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233750 | GenLoyola | 09 jul 2009 12:12 | Em resposta a: #233725

Lourval

Quem sabe o melhor caminho fosse a Mitra Diocesana de Paranagua.Vou falar com a Katia porque descendo também desse casal.
Nada como pesquisar em fontes primárias.Qualquer novidade te aviso.
Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233891 | Lourval | 11 jul 2009 00:40 | Em resposta a: #233750

Caro Hugo,

Há na Genealogia Paranaense referência ao Capitão Francisco Rangel, de Paranaguá? Este capitão é irmão de meu antepassado António Rangel de Abreu.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233895 | GenLoyola | 11 jul 2009 00:49 | Em resposta a: #233891

Lourval

Infelizmente não localizei nos indices nenhum dos dois nomes.
Estou a sua disposição.

Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233898 | Lourval | 11 jul 2009 01:06 | Em resposta a: #233895

Caro Hugo,

Fico surpreso! Este Capitão Francisco Rangel era poderoso. Tenho algumas referências dele aqui muito interessantes. Seguem alguns trechos:

Este rio do Cubatão foi famoso desde a antigüidade; e por ele é que transita todo o comércio das vilas centrais da comarca no transporte dos gêneros para a marinha; ali se estabeleceu um contrato de passagens, em 1721, para o transporte dos gêneros comerciais e viandantes de Paranaguá; e foi arrematado o primeiro triênio na Real Junta da Fazenda, na Vila de Santos, pelo Capitão Francisco Rangel, por 48$000 réis. (65) Na margem esquerda desse rio tem a Vila de Morretes, bastantemente comercial por ser ali o ponto central do comércio, cuja Vila foi criada em 5 de julho de 1841, em virtude da Lei Provincial nº 16, de 1º de março de mesmo ano. Continua-se agora a descrição da baía desde a foz do rio Cubatão ao de S. João, e dali pela margem oposta do grande braço que faz a baía, para este lado do oeste, continua outra costeira até a ponta ou istmo de terra denominado dos Pinheiros, e que fica fronteira à Ilha do Teixeira.

Num livro de Registro da Câmara, a f. 78v. se acha o seguinte registro do arrendamento das passagens dos cubatões desta Vila para a de Curitiba: "Timóteo Correia de Góis, Provedor e Contador da Fazenda Real, nestas Capitanias de S. Vicente e Conceição, e nelas Juiz d´Alfândega, por S. Majestade Vedor-geral da infantaria da praça de Santos. Por este meu alvará de arrendamento, sendo por mim assinado, faço saber aos Senhores Oficiais da Câmara da Vila de Paranaguá, que João Francisco Neto arrematou nesta Provedoria a passagem do Cubatão da dita Vila, por preço e quantia de quarenta e oito mil réis livres para S. Majestade, pelos três anos que hão de começar em primeiro de agosto deste presente ano, e hão de acabar no último de julho de 1726 anos, a qual passagem disse que arrematara para o Capitão Francisco Rangel por rendeiro da passagem, fazendo-lhe guardar seus privilégios e dando-lhe todo o favor e ajuda que pedida lhe fosse, para a boa arrecadação e cobrança do dito arrendamento. Dado nesta Vila de Santos sob meu sinal somente "aos 28 de mês de abril de 1723. E eu, Bento da Cruz Carneiro, escrivão da Fazenda Real e Almoxarifado que o escrevi. Timóteo Correia de Góis".

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233900 | GenLoyola | 11 jul 2009 01:36 | Em resposta a: #233898

Lourval

O nome completo não seria Francisco de Paula Macedo Rangel ?

Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233902 | Lourval | 11 jul 2009 01:49 | Em resposta a: #233900

Caro Hugo,

Eu não sei. Sei que era irmão de António Rangel de Abreu. Moravam em Paranaguá. Eram adultos cerca de 1720. Mas nunca se sabe. Ele pode ter adotado o sobrenome do pai ou da mãe.

Pode ser que ele seja mencionado na Genealogia Paulistana. Mas não há um índice para nomes. A procura é difícil.

Lourval

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233903 | Lourval | 11 jul 2009 02:00 | Em resposta a: #233667

Caro Hugo,

É dito algo de João Cordeiro (sem o Matoso), filho de Francisco Ferreira e Joana Cordeiro Matoso?

De repente o João Cordeiro Matoso abandonou o Matoso.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233905 | GenLoyola | 11 jul 2009 02:03 | Em resposta a: #233902

Lourval

Além da GP também seria aconselhável consultar a Nobiliarquia Paulistana de Pedro Taques.
Eles são de Paranaguá ?

Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233906 | Lourval | 11 jul 2009 02:08 | Em resposta a: #233905

Oi Hugo,

Eu enviei uma mensagem para você mas acidentalmente a dirigi a mim mesmo.

Sim, são todos de Paranaguá. Mas acredito que eles andaram por Curitiba. Baixei uma dissertação de mestrado da Universidade Federal do Paraná que cita os nomes dos dois: João Cordeiro Matoso e António Rangel de Abreu. Muita coincidência pois tem netos em comum.

Houve um Julião Rangel de Abreu que estava no Brasil no século dezessete. Era ouvidor. Podem estar relacionados.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233907 | GenLoyola | 11 jul 2009 02:20 | Em resposta a: #233906

Lourval


Se são de Paranaguá e nasceram por volta de 1720 vai ser dificil achar algum registro.Eu descendo dos Cordeiro Matoso mas ainda não pesquisei nada sobre eles.
Estou verificando no Factos e Homens do Ermelino de Leão.

Até mais,
Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233958 | GenLoyola | 12 jul 2009 00:39 | Em resposta a: #233903

Lourval

Não encontrei nada no Eermelino de Leão.
Estou a sua disposição.

Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233961 | Lourval | 12 jul 2009 01:46 | Em resposta a: #233958

Caro Hugo,

Encontrei outra dissertação de mestrado onde é mencionado o nome de João Cordeiro Matoso. Esta dissertação cita o inventário do mesmo no ano de 1781 e que está no Arquivo Público do Paraná.

Por outro lado a Kátia está procurando para mim filhos de João Cordeiro Matoso e de Teresa Nunes na década de 1740 em diante. Já encontrou dois mas sem declaração de nomes de avós.

Pedi a ela que também procurasse em Curitiba pois em outra dissertação de mestrado ele é citado como fiador de uma dívida a uma igreja de Curitiba.

Em tempo: de que Cordeiro Matoso você descende?

Eu baixei os arquivos das duas dissertações que tem a mesma orientadora: Dra. Maria Luiza Andreazza.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233962 | GenLoyola | 12 jul 2009 02:34 | Em resposta a: #233961

Lourval

Eu descendo de Catarina de Sene, filha de Francisco Ferreira do Vale e Joana Cordeiro Matoso (estou falando de sem consultar o Negrão).
Eu não olhei ainda para esta parte da familia e a genealogia deste período é muito fragmentada.Muitos dados já estão aqui no Geneall, menos a ascendência de Catarina de Sene pelo motivo que mencionei.
Até vou pedir para a Kátia verificar os assentos deste pessoal.
A Maria Luiza Andreazza é minha amiga.
Continuo por aqui.
Um abraço,
Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#233963 | Lourval | 12 jul 2009 03:12 | Em resposta a: #233962

Caro Hugo,

Gostaria de saber da Maria Luiza como ter acesso às informações do inventário de João Cordeiro Matoso de 1781 e saber se ele era aquele casado com Teresa Moreira. Se o nome João Cordeiro Matoso não era muito comum (espero que não), então ele deve ser irmão de sua Catarina de Sene pois eram contemporâneos e conterrâneos além de que João Cordeiro Matoso era o nome do pai do avô materno da Catarina de Sene pelo que li da mensagem do Ricardo de Oliveira.

Minha filha vai fazer mestrado em história e escolheu Mesopotâmia como tema. Ainda tento sutilmente fazê-la mudar de idéia. Há tanto o que estudar profundamente com temas aqui mesmo no Brasil.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#233975 | GenLoyola | 12 jul 2009 11:34 | Em resposta a: #233963

Caro Lourval


Vou ligar pra Maria Luiza e verificar.Pode ser que ela já tenha o inventário transcrito e tambem irei fotocopiar o título Moraes Cordeiro da Genealogia Paranaense e te enviar.
Um abraço,
Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#234010 | Lourval | 12 jul 2009 18:00 | Em resposta a: #233975

Caríssimo Hugo,

Muito obrigado. Meu e-mail é lourval arroba yahoo ponto com (não tem br).

Interessantemente morei em Paranaguá apesar de minha família ser santista. Meu pai quando ingressou no Instituto Brasileiro do Café teve de fazê-lo por Paranaguá. Morei lá três anos, aliás meus primeiros três anos e lá fui batizado.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#239258 | GenLoyola | 15 set 2009 23:18 | Em resposta a: #233667

Caro Lourval


Não obtive resposta de Paranagua sobre aqueles assentos. A Maria Luiza está no Rio de Janeiro.Continuo aguardando.
Até,
Hugo

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#239292 | Lourval | 16 set 2009 03:54 | Em resposta a: #239258

Caro Hugo,

Desculpe-me. Esqueci de avisá-lo. Localizei o e-mail dela e lhe dirigi uma mensagem a qual ela prontamente respondeu. O João Cordeiro Matoso mencionado na dissertação não era casado com Teresa Moreira, o que não impede de que sejam o mesmo.

Vou lhe enviar o trecho de um outro documento que ela localizou sobre João Cordeiro Matoso que infelizmente não posso afirmar se aquele casado com Teresa Moreira.

Com relação à cúria, não se preocupe, se está lá, a Kátia vai acabar localizando.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#265348 | Peña Rey | 16 nov 2010 08:36 | Em resposta a: #239292

Olá companheiros de jornada !

Pergunto se descobriram algo mais em relação a "Teresa Moreira". Conforme já anunciei, procuro as origens do meu

bisavô JOÃO ANTONIO MOREIRA, que nasceu cerca de 1869 em Campo Largo. Casou com FRANCISCA CANDIDA DE

ALMEIDA, natural de Antonia 1876/78. Penso que João Antonio Moreira tinha ligação de família com Antonina. Há

indícios que João A. Moreira pode ter sido casado antes de casar com Francisca Cândida de Almeida (?).

Agradeço por qualquer orientação ou informação.

Clovis M. Pena -

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#265361 | Lourval | 16 nov 2010 12:38 | Em resposta a: #265348

Caro Clovis M.Pena,

Obtive junto à Cúria de Paranaguá o seguinte assento de batismo nas próprias palavras da Sra. Kátia, é assim:

"Aos (...)/01/1769 batizou FLORENCIA filha de CHRISTOVÃO DA (...) LEAM natural de Curytiba e de sua mulher CATARINA CORDEYRO natural de Paranaguá, neta por parte paterna de JOÃO CARDOSO DE LEAM natural de Curytiba e de sua mulher THERESA CORREA, natural de São Paulo e pela materna de JOAM CORDEYRO MATHOSO e de sua mulher THEREZA MOREYRA natural de Paranaguá (...) Foam padrinhos JOAM CORDEiRO MATHOSO, viuvo e sua filha PAULA CORDEYRA, solteira. Pay da innocente que é de Sam Jozé...".

Este Cristóvão...Leão só pode ser este: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2045122

Concorda?

Este batismo da Florência só me dá mais confiança de que João Cordeiro Matoso é filho deste: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2033810

Continuo tentando.

Lourval

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#265362 | Lourval | 16 nov 2010 12:51 | Em resposta a: #265348

Clovis,

Encontrei também o batismo de uma Teresa Moreira, em Curitiba, em 15-12-1707, filha de Felipe Moreira e de Maria Moreira. Tenho agora de descobrir com quem ela se casou. Como João Cordeiro Matoso nasceu em Paranaguá cerca de 1695....

Lourval

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#265363 | Lourval | 16 nov 2010 12:55 | Em resposta a: #265348

Em 15-08-1710 nasceu Francisco, filho de Felipe Moreira e de Maria da Costa, em Curitiba. Só pode ser irmão da Teresa, o que leva a crer que Maria Moreira deve ser Maria da Costa.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#265371 | Peña Rey | 16 nov 2010 15:43 | Em resposta a: #265361

Caro Lourval:
Como iniciante nestas coisas fico curioso em relação à epoca que voce está pesquisando. Minha pergunta é se as informações genealógicas destas familias entre hoje e 1769 estão claras para voce. Por exemplo, se o Correa for Correia, e o Leam venha a ser Leão as coisas ficam mais simples partindo da atualidade.
Preciso aprender ainda muito sobre isto. Ficaria feliz com 2 ou 3 gerações de ancestrais meus. Precisa muita paciência.

Estou também aguardando um retorno da Kátia e devo ir a Paranaguá, Morretes e Antonina nos próximos dias. Se achar que posso ser útil, disponha.

Obrigado pela resposta.

Clovis

Resposta

Link directo:

Genealogia Paranaense

#265373 | Lourval | 16 nov 2010 16:08 | Em resposta a: #265371

Oi Clovis,

Sim, Correa e Correia, duas grafias diferentes para o mesmo nome. O mesmo ocorre com Leam e Leão. Na verdade tudo o que eu pretendo agora é localizar um filho de Tomás Cordeiro (Matoso) e Maria Clara (de Mendonça), com indicação de avós ou localizar o casamento de João Cordeiro Matoso e de Teresa Moreira. A Kátia localizou três filhos de Tomás Cordeiro e Maria Clara em Antonina: José, Maria e Bernardina (minha antepassada) nascidos respectivamente em 1783, 1790 e 1793. Com certeza nasceram outros entre 1783 e 1790, não? Vai que um desses não foram declarados os nomes dos avós? Mas não existem microfilmes dos registros paroquiais da Cúria de Paranaguá e ficamos muito dependentes da Kátia. Também não descarto de algum batismo ter sido feito em Curitiba e a Kátia não viu Curitiba para mim. Acho que João Cordeiro Matoso e Teresa Moreira podem ter se casado cerca de 1740. Podem ter se casado em Antonina, em Paranaguá (bem provável) ou Curitiba (supondo que Teresa tenha sido de lá natural).

Bernardina Cordeiro foi morar para Porto Belo-SC e se casou em São Miguel da Terra Firme em 1813. Uma neta desta Bernardina Cordeiro, Maria de Oliveira, natural de Tijucas-SC, foi morar para Santos-SP, onde nasci e trabalho.

Interessante é que morei em Paranaguá durante três anos pois meu pai, quando se tornou funcionário público federal, para Paranaguá foi transferido.

Quando morei em Paranaguá, jamais pensei, que duzentos anos antes lá viveram muitos de meus antepassados!

Boa sorte em sua pesquisa e lembranças à Kátia. A propósito: fui batizado em Paranaguá! Obrigado pela oferta de ajuda.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#265374 | Peña Rey | 16 nov 2010 16:10 | Em resposta a: #265362

Lourval: O pior é que eles tiravam o sobrenome das mulheres no casamento. Estou meio assustado. Passei a manhã de hoje em Campo Largo. Descobri enfim o batizmo do meu bisavô (espero) João Antonio Moreira. Bem o curioso é que consta como filho legítimo de João Antonio Moreira. Mesmo nome. Deve ter faltado a inscrição "Filho". E assim ficou. E assim vai.

Os Moreira, com ligação familiar que tenho, mais antigos e documentados são:

João Antonio Moreira, pai do João Antonio Moreira - Nascimento estimado para cerca de 1836.

João Antonio Moreira , batizado com 13 dias em 13 de junho de 1869 Natural de Campo Largo, Paraná., filho João Antonio Moreira e de Maria Marques da Annunciação;

Joaquim Antonio Moreira, nascido em 1856, em Campo Largo / Paraná , falecido aos 83 anos em 29/11/1939-

Minha dedução pelos documentos é que João Antonio (1869) e Joaquim Antonio eram irmãos.

Abraço. Clovis.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Paranaense

#265377 | Peña Rey | 16 nov 2010 16:53 | Em resposta a: #265373

Lourval ! O mesmo aconteceu comigo em Ponta Grossa onde viveram os meus avós e eu fui estudar o colegial durante 3 anos e nem me ligava com estas coisas. O porque de me ter "caido a fixa" só depois dos 60 ainda não descubri.

A gente fica imaginando como teria sido fácil resolver tudo há 40 anos atrás quando estavam vivas pessoas que saberiam dar informações etc. hoje não sei nem quem ficou com os documentos dos avós.

Algum motivo há para isto. Em frente !!!

Abraço.

Clovis

Resposta

Link directo:

Teresa Moreira - * 1707

#265869 | Peña Rey | 26 nov 2010 09:06 | Em resposta a: #265362

Caro Lourval:
Descbriu algo mais sobre Teresa Moreira ? Estou nestra "trilha" entre Paranaguá, Antonina/Morretes, Curitiba, Campo Largo e Ponta Grossa tentando encontrar registros quaisquer dos Moreira e dos Almeida.
Minha atenção estava para os anos depois de 1840. No que for possível vou ver à partir de 1700 para tentar ver casamento, filhos e talvez óbito de Teresa Moreira.
Este batismo de Teresa voce obteve na catedral basílica de Curitiba ?

Abraço.

Clovis

Resposta

Link directo:

Francisco Moreira - * 1710

#265870 | Peña Rey | 26 nov 2010 09:15 | Em resposta a: #265363

Lourval: Pode ser que o "da Costa" foi dado só ao filho homem. Este "da Costa" aparece nregistro do batizado? Ou talvez no batizado de Teresa não foi anotado. Como estão escritos os nomes ?

Abraço - Clovis

Resposta

Link directo:

Teresa Moreira - * 1707

#265871 | Lourval | 26 nov 2010 10:49 | Em resposta a: #265869

Oi Clovis,

Mas o que eu precisaria mesmo ou era o casamento de João Cordeiro Matoso e Teresa Moreira (em Antonina, ou em Paranaguá ou até mesmo em Curitiba) cerca de 1735 ou um filho do casal com indicação de avós.

A Cúria de Paranaguá encontrou dois filhos, um em 1744 e outro em 1746 (ambos em Antonina) mas diz não encontrar outros. Mas sei que cerca de 1749 nasceu Paula Cordeiro cc Manuel Gomes, cerca de 1751 nasceu Catarina Cordeiro cc Cristóvão Cardoso de Leão (aqui na base de dados do Genea) e cerca de 1758 nasceu Tomás Cordeiro cc Maria Clara de Mendonça.

Será que nasceram em outro lugar? Sei Tomás Cordeiro e Maria Clara andaram por Cananéia-SP mas os filhos deles nasceram mesmo em Antonina-PR.

O batismo da Teresa, filha de Felipe Moreira, eu encontrei no site dos mórmons. É uma hipótese que seja ela.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Moreira - * 1710

#265872 | Lourval | 26 nov 2010 10:52 | Em resposta a: #265870

No site dos mórmons aparecem dois filhos de Felipe Moreira: um com Maria Moreira e outro com Maria da Costa. Eu entendi que eram dois nomes de uma só pessoa. Mas claro, poderão ser duas esposas (uma de segundo matrimônio) ou então outro Felipe Moreira (o que eu duvido).

Lourval

Resposta

Link directo:

Pires de Almeida (?)

#266205 | Peña Rey | 02 dez 2010 15:44 | Em resposta a: #233693

Caros Hugo e Louval:

Desculpem mas fiquei curioso e peço por favor alguma informação adicional .

Descobri há poucos dias que os pais da minha bisavó eram: Joaquim Antonio de Almeida e Maria Cândida Pires. Por isto me interessou saber de que época e de onde poderia ser esta Maria Pires de Almeida ?

"Volume IV, página 206:(1-1) João Cordeiro Mathoso, filho de Salvador Cordeiro Mathoso e de Maria Monteiro de Siqueira e casado com Maria Pires de Almeida."

Agradecido.

Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266267 | GenLoyola | 04 dez 2010 10:54 | Em resposta a: #266205

Caro Clóvis

No volume IV,1-1, não consta a ascendencia de Maria Pires de Almeida.

Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266275 | Peña Rey | 04 dez 2010 13:05 | Em resposta a: #266267

Ogrigado Hugo.

Pergunto ainda, por favor, se é possível saber de que época foi o casamento de Maria Pires de Almeida ?

A mãe da minha bisavó chamava-se Maria Cândida Pires e era casada com Joaquim Antonio Almeida. Viveram no Paraná cerca dos anos 1875 em diante.

Obrigado.
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266276 | GenLoyola | 04 dez 2010 14:30 | Em resposta a: #266275

Clóvis

Não consta a data do casamento só que ela foi assassinada pelo marido.

Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266277 | Peña Rey | 04 dez 2010 14:37 | Em resposta a: #266276

Nossa ! Que história dramática !

Obrigado Hugo.

Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266279 | GenLoyola | 04 dez 2010 14:49 | Em resposta a: #266277

Caro Clóvis

Transcreverei o que consta na pág.206, 1-1:

José Martins Leme, casado em Curitiba em 1732 com Maria Rodrigues Garcia, viuva, filha de Domingos Garcia e de sua mulher Maria Rodrigues.No inventário que se procedeu em Curitiba em 1771 por morte de Maria Pires de Almeida, que fora em 20 de dezembro desse ano, assassinada por seu marido João Cordeiro Mathoso, filho de Salvador Cordeiro Mathoso e de sua mulher maria Monteiro de Siqueira, figura entre outras uma filha de João Cordeiro Mathoso, com 4 anos de idade, de nome Izabel Maria Cordeiroa qual no decorrer do inventário figura como casada com José Martins Leme.
Possivelmente o casamento de maria Pires de Almeida deva estar na catedral de Curitiba.

Até,
Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Pires de Almeida (?)

#266287 | Peña Rey | 04 dez 2010 16:36 | Em resposta a: #266279

Perdoe-me por favor. Estou confuso. Peço ajuda.

Se está correto:

1.- Que Maria Pires de Almeida foi casada com João Cordeiro Mathoso.

2.- Que João Cordeiro assassinou a esposa Maria em 20 de dezembro de 1771 (?)

3. - Que 20/12/1771 seria esta a data da morte de Maria e no mesmo mês o inventário em Curitiba ? Posso entender que entre 20 e 30 de dezembro de 1771 houve apenas a abertura do inventario, pois,

4. - O inventário revela, ENTRE OUTRAS, uma filha de João Mathoso, Izabel com 4 anos e que no decorrer do inventário já estava casada com José Martins........

Estes Pires e Almeida me interessam muito em razão de terem vivido em Curitiba. Há outras coincidências de nomes Pires e Almeida conjugados, mas quase sempre ligados a Sorocaba, São Paulo e Rio Grande do Sul.





Grato.

Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Moreira - * 1710

#267264 | Peña Rey | 23 dez 2010 16:28 | Em resposta a: #265872

Olá Lourval !

Algo de novo em tuas pesquisas? E a Theresa Moreira ?

Sabe que dediquei um tempo aos teus registros neste fórum e estou chegando à conclusão que os nossos Moreira, de Almeida e Pires podem ser comuns.

Dureza é esclarecer documentalmente, pois estou achando que há uma possibilidade grande que estivessem como nômades em busca de minérios, principalmente ouro e de um outro lado talvez alguns como tropeiros entre o Paraná de hoje e Sorocaba - na época era tudo Sorocaba / São Paulo. Constatei que alguns registros de cerca de 1840 para trás mostram, por exemplo que no eixo Campo Largo (atual), Castro, até Sorocaba, era tudo Sorocaba.
Outros estavam neste vai e vem da colonização entre o nosso litoral do Paraná, Curitiba e Florianópolis (muitos de Almeida e Pires).

Estou empacado nos meus tretravós JOAQUIM ANTONIO DE ALMEIDA - que viveu em Antonina (?) e na esposa MARIA CÂNDIDA PIRES (batizada em Curitiba)..... Não acho os papés !!

Não é fácil. FELIZ NATAL !!!!

Um abraço . Clovis

Resposta

Link directo:

Francisco Moreira - * 1710

#267265 | Lourval | 23 dez 2010 16:40 | Em resposta a: #267264

Olá Clovis.

Sei do que você está falando!

Não que não haja gente bem intencionada em genealogia no Brasil. Mas em termos gerais, a genealogia em Portugal: deslancha-se. No Brasil, arrasta-se.

Estou parado em vários ramos brasileiros. Estou parado em Antonina-PR, Paranaguá-PR, Lorena-SP, Porto Belo-SC, Tijucas-SC, Cananéia-SP, Itanhaém-SP, Rio Claro-SP, Descalvado-SP, São Francisco do Sul-SC....

Em Porto Belo-SC, por exemplo, tenho certeza de que estou a uma geração dos imigrantes dos Açores ou Ilha da Madeira.

Em Paranaguá-PR, tenho quase a certeza de que meu antepassado João Cordeiro Matoso ( casado com a Teresa Moreira ) é ligado (muito provavelmente filho) a Francisco Ferreira do Vale aqui no GeneAll:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2033810

Só precisaria encontrar o casamento deles ou um batismo de um filho com declaração de avós. A Cúria de Paranaguá encontrou dois filhos sem declaração de avós. Fico dependendo da cúria....lamentavelmente.

Boas Festas e um excelente 2011.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Moreira - * 1710

#267266 | Peña Rey | 23 dez 2010 16:57 | Em resposta a: #267265

Não sei se conhece, mas tem me ajudado esta publicações:

SÉRGIO LUIZ FERREIRA
“Nós não somos de origem”:
Populares de ascendência açoriana e africana numa freguesia do Sul do Brasil
(1780-1960)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ILHA DE SANTA CATARINA
2006




--------------------------------------------------------------------------------------------
SÉRGIO LUIZ FERREIRA
“Nós não somos de origem”:
Populares de ascendência açoriana e africana numa freguesia do Sul do Brasil
(1780-1960)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ILHA DE SANTA CATARINA
2006

------------------------------------------------------------------------------------------

Abraço - Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Moreira - * 1710

#267267 | Peña Rey | 23 dez 2010 17:19 | Em resposta a: #267266

ENCICLOPÉDIA SIMPOZIO
(Versão em Português do original em Esperanto)
© Copyright 1997 Evaldo Pauli

--------------------------------------------------------------------------------

























Faltou esta:



SANTA CATARINA COLONIAL
--------------------------------------------------------------------------------

- CAP. 2 - HISTÓRIA DO POVOAMENTO BANDEIRANTE DE SC ... -

ART. 2-o. ILHA DE SC, DEPOIS FLORIANÓPOLIS:
POVOAMENTO INICIAL DA ILHA E CONTINENTE,
E A ORIGEM DA FREGUESIA E MUNICÍPIO.

--------------------------------------------------------------------------------

II - Ações definitivas de povoamento da Ilha de SC. 91sc0255.
1673 - Data principal da fundação de Florianópolis

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Moreira - * 1710

#267269 | Peña Rey | 23 dez 2010 17:24 | Em resposta a: #267267

Nossa ! hove confusão na formatação da mensagem..........

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 11:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen