Descendência de António de Moura (Coutinho)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234649 | CAPICUA | 20 jul 2009 23:54

Caros confrades
Alguém estudou a descendência de António de Moura (Coutinho), filho de Gonçalo Gonçalves de Moura (Coutinho), Arnoia-Celorico de Basto em 1550 e sua mulher e prima em 3º grau, Guiomar de Moura Coutinho, 1555 Arnóia Celorico de Basto, trineto de Álvaro Gonçalves Coutinho-O Magriço?
ou a descendência de seu irmão o abade Gonçalo de Moura (Coutinho)?
Qualquer ajuda é bem vinda.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234669 | loureiro | 21 jul 2009 08:48 | Em resposta a: #234649

Ana

Se puser o nome Gonçalo Gonçalves de Moura no espaço próprio, em cima, e clicar em pessoas encontra o que procura. Ou então através do link:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183729

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234674 | FBrito | 21 jul 2009 12:56 | Em resposta a: #234649

Cara Ana,

Quanto à descendência do Abade Gonçalo de Moura e de António de Moura Coutinho não lhe sei dar nenhum elemento. Contudo posso afirmar-lhe que, no que diz respeito à descendência de Ana de Moura Coutinho (filha de Gonçalo Gonçalves de Moura) e de Francisco Jorge de Carvalho da Cunha, a publicação "Carvalhos de Basto" comete um erro ao apontar o casamento de Isabel Jorge (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=314898=) filha deste casal com Francisco Faria de Oliveira (da Casa de Arnóia). De facto a Isabel Jorge que casou com Francisco Faria de Oliveira era filha de Jorge Gonçalves e de Isabel João, tal como indica o Nobiliário de Famílias Portuguesas de Felgueiras Gayo. Sei que esta não é propriamente a informação que pertende mas, pelo menos, permite-lhe excluir os descendentes da Casa de Arnóia da descendência do casal Gonçalo Gonçalves de Moura e de Guiomar de Moura Coutinho...

Melhores Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234692 | 1385 | 21 jul 2009 19:39 | Em resposta a: #234649

Não posso garantir um tronco comum, e tenho presente uma presumivel diferença de estatuto, mas atenta a proximidade (ou mesmo contiguidade) geográfica, e a cronologia talvez possam interessar-lhe. De qualquer modo o Luís Amaral, do Geneall, conhece esta gente melhor do que eu e...está aí à mão

Com os respeitosos cumprimentos do
Manuel

V - Domingos Álvares, fº de Gonçalo Álvares e de F…Francisca (acima no n.º IV ), lavrador
honrado, que fal. em 1645, em Fervença, e que teve em dote o prazo da Bouça de Fervença,
por escritura no Livro de Notas de Diniz Pereira Leite, Público Tabelião de Celorico de Basto,
feita a 8-11-1608 .
C., a 1ª vez, c. Paula Coelho, e tiveram:
Filha conh.:

1(VI)- Paula Coelho, que c., antes de 1642, em Fervença, com Domingos
Pires Ribeiro, c.g.

C., a 2ª vez, c. Catarina Ribeiro, f.ª de Gonçalo Ribeiro, do casal da Vide,
e de s. mer Cecília Gonçalves. Tiveram:
Filhos conh. do 2º cas.:

3(VI)- Domingos Álvares, da Bouça, que c., a 13-6-1648, em Fervença, c.,
Isabel de Moura, e tiveram.:
Filho conh.:

1(VI)- Domingos, bap., a 30-9-1651, em Fervença.

3(VI)- Domingos Álvares, da Bouça, que c., a 13-6-1648, em Fervença, c.,
Isabel de Moura, e tiveram.:
Filho conh.:

1(VI)- Domingos, bap., a 30-9-1651, em Fervença.

3(VI)- Diniz Álvares, da Bouça. c. g.

4(V)- Maria Álvares, que n. a 18-6-1628, em Paredes de Todeia e c. a 23-
1-1656, em Telões, com Domingos Fernandes (Carvalho), n. a 21.9.1631
na mesma Paredes, fº de Gonçalo Fernandes (Carvalho) e de s. mer.e prima
Domingas Gonçalves . c.g.

5(VI)- Gonçalo Ribeiro, n. 19-7-1637, em Paredes, e C… c sua cunhada Isa-
bel Fernandes (Carvalho), c.g.

6(VI)- Catarina Álvares, que c…c. seu primo Domingos Ribeiro, do Samil.
Tiveram.:
Filho conh.
1(VI) - Gonçalo Ribeiro, que c. a 14-4-1695, em Fervença, c. Ana
Francisca de Moura, f.ª de Gonçalo de Moura e de s. mer.
Ana Francisca. c.g.

7(VI)- Sebastião Álvares, que segue.


VI - Sebastião Álvares, fº de Domingos Álvares e de sua 2ª mer Catarina Ribeiro
(acima no n.º V ),
fal. a 1-1-1661, em Fervença.
C…c Maria da Silva, do loc. de Dafões, também em Fervença.
Filho conh.:

1(VII) - Sebastião Álvares, que segue.

VII - Sebastião Álvares, fº de Sebastião Álvares e de sua mer. Maria da Silva ( acima no n.º VI ),
vivia em Paradela em 1649.
C…c. Maria Álvares, e teve, entre outros
Filha:

1(VIII) - Domingas Álvares, que segue em § 3 (Teixeiras de Moraes Carvalhos)



b
Teixeiras de Moraes Carvalhos
Álvares, com uma quebra de varonia.



VIII - Domingas Álvares, fº de Sebastião Álvares e de sua mer Maria Álvares ( acima no nº VII),
casou a 20-2-1665, em Fervença, com. seu primo Domingos Gonçalves, do
Loc. de Stª Marinha, em Fervença, fº de Domingos Gonçalves e de s. mer Maria Álvares,
ambos já fal. á data do casamento, neto de Gonçalo Gonçalves e de sua mer. Maria
Monteiro, da casa do Vinhal, com varonia Álvares, já fal. em 1658. Tiveram:
Filho conh.:

1(IX)- Gonçalo Álvares, que segue.


IX - Gonçalo Álvares , fº de Domingas Álvares e de seu marido Domingos Gonçalves ( acima no
n.º VIII ),bat.,22-1-1669, em Fervença, onde c., a 24-4-1701, c. Ana Álvares,
f.ª de António Álvares, do loc. de Melijoso (Fervença), e na mesma casado a 22-2-1672
com Catarina Álvares. Neta paterna de Miguel Álvares e de sua mer. Maria Fernandes ;
e, supomos, irmã de Maria Álvares, que c, a 10-2-1677, idem, c. Luís da Silveira, fº
de António Mendes e de s. mer Angela da Silveira, do Castelo de Arnoias.
Filhos:

1(X)- Maria, bat., a7.4.1702, em Fervença. Padrinhos, Luís, soltº, e Maria Álvares.

2(X)- Manuel Álvares, com quem segue.

3(X)- Maria, bat., a 20.1.1706, idem,. Padrinhos, Custódio Leite Pereira,
e Esperança da Silveira, de Dafões.

X - Manuel Álvares, fº de Gonçalo Álvares e de sua mer Ana Álvares ( acima no nº IX ),
bat., a10.2.1704, em Fervença . Padrinhos, Manuel da Silveira e Maria de
Carvalho. Residiu no loc. de Melijoso ( Fervença). Casou nessa freguesia, a 6-7-1741, ( tendo
como padrinhos de cas. o Doutor João Coelho da Mota e Bernarda da Silveira, f.ª do alferes
Manuel da Silveira) com Rosa Francisca Ribeiro, bap., a 27-1-1712, idem, f.ª de Gonçalo
Ribeiro, do Moinho Vedro, que casara na mesma, a 14-4-1695, com Ana Francisca de
Moura Ver acima 1(VI), do loc. do Burgo (Fervença).
Rosa Francisca Ribeiro (acima) era neta materna de Gonçalo de Moura, bap., a1-3-1635, em
Fervença, e aí casado a 23-11-1653, com Ana Francisca, , f.ª de Domingos Álvares e de s. mer
Ana Francisca, já fal. em 1646, ambos do loc. de Paradela, idem. Bisneta paterna de Manuel
Moura, de Fundoais, idem, e de s. mer. Maria Francisca, que era f.ª de Domingos Pires e de
s. mer. Maria Francisca, de Vilar, em Borba da Montanha. Trineta paterna de Francisco de
Moura, de Fundoais,idem, o mais antigo deste apelido que encontramos nos paroquiais de
Fervença.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234699 | CAPICUA | 21 jul 2009 21:12 | Em resposta a: #234669

Caro José de Castro Canelas

Infelizmente esta basa de dados não me dá a descendência destes dois Moura Coutinho que me interessam. De qualquer foprma obrigada.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234701 | CAPICUA | 21 jul 2009 21:27 | Em resposta a: #234674

Caro Francisco Brito

Obrigada pela informação. Dos filhos de Ana de Moura Coutinho, irmã de António e Gonçalo que me interessam(Há ainda outro irmão Miguel), apenas tenho alguma descendência de Benta de Moura e de Pedro Moura Coutinho. Ainda não cheguei á Isabel, mas vou anotar a sua indicação.
Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234705 | CAPICUA | 21 jul 2009 21:41 | Em resposta a: #234674

Francisco Brito

Ao olhar agora para uns apontamentos de família vejo o seguinte:

O Abade Gonçalo Moura Coutinho terá tido os filhos:
Isabel de Moura e Margarida Gonçalves de Moura
Esta Margarida terá casado com Francisco Gonçalves(Casa da Lama e Eira) que tiveram:
Angela de Moura e Miguel de Moura Coutinho

Angela de Moura terá casado na Casa de Loureiro com um Domingos Gonçalves Jorge irmão de Francisco Jorge de Carvalho, filho de Domingos Gonçalves Carvalho e Branca Ribeiro Jorge.
Depois segue geração destes.
Isto faz algum sentido com os elementos de que dispõe?
Obrigada

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234710 | CAPICUA | 21 jul 2009 21:56 | Em resposta a: #234692

Caro Manuel

Obrigada pelas suas informações. De tudo o que li apenas em X, o padrinho de casamento de Manuel Álvares, 1741, o Dr Coelho da Mota encaixa nos meus elementos, uma vez que o Dr João Bernardo Coelho da Mota de Fervença- Casa de Fundevila, casou com Maria Vitória Alvares de Moura, tia paterna e madrinha de meu bisavô paterno Bento Alvares de Moura.
Mas pode ser que ainda encontre mais ligações, quem sabe?!
Obrigada pela sua colaboração. Já agora, como poderei chegar até ao Luis Amaral de quem fala no início?

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234720 | 1385 | 22 jul 2009 00:27 | Em resposta a: #234710

Ora Bem Ana o fragmento que esteve a ler em raio x pertence aos descendentes de João Álvares, senhor da quinta do Vinhal e padroeiro da igreja de Fervença finais do XV, de onde a minha Mãe vinha, com uma quebra de varonia e a indispensável (no meu caso) bastardiazinha para condimentar, agravadissima pela evidência de descer sempre agarradinha aos ramos mais rústicos e menos costeletáveis.
Essa evidência campestre e de pouco lustre reflete apenas uma realidade. Todas as regiões do Antigo Regime profundo, com especial destaque para ambas as vertentes do Marão, eram...ilhas. E nas ilhas acontece uma coisa chamada endogamia. com diferenciação social. Ou seja: originalmente são todos os mesmos, mas uns ficaram menos iguais do que outros. Fundevilla, essa nobre e aprazível casa senhorial só brota a meio desta história
Mas esse e outros ramos desses mesmos Álvares, depois Álvares Monteiro, deram em Bravo, Seixas, Pimenta, Leite Pereira de Morais, Moura Coutinho, Sousa Machado Freire da Cunha Pignatelli, Cabral, Silveira e tudo quanto mexia e Celoricava, veja lá bem esses Álvares de Moura estantes na casa de Fundevila, a dois tiros de besta da antiga Fervença,
Pois como ia dizendo o Luiís Amaral, que suspeito bem possa ser o moderador do Genea, e este seu creado, bem como o Dr. Antonino Fernandes passou-lhes pela tramontana traçar a descendência do João Álvares, cavaleiro de Fervença e grande espadachim em Arzila (dizem os seus descendentes porque parece que não metia vulto para figurar nos cronistas). Rolaram anos, surgiram obrigações acadénmicas, e o João foi deixado para um dia.. Suspeito que se contactar o Luis Amaral através do Genea, este possa ter guardado esse antigo e ramalhudo rascunho onde encontrará, em amena confraternização, todos esses mortos antigos. Os seus, como os fidalgos da Ucha, com boa lenha, bom telhado e boa bucha, e os meus, de capéu na mão, sem se atreverem a chamar parentes aos salientes. Ou mesmo ignorando já esses parentescos em grau de auga pé como diz por este Ribatejo em cuja memória profunda esquarinharei recordação dos Lopes de Carvalho entre Salvaterra e Coruche.
Queira a menina de Fundevila aceitar os respeitos dum pobre e alquebrado
Manel Álvares, de Fervença. Hoje representado pelo seu filho Fernão Álvares de tal

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234765 | FBrito | 22 jul 2009 18:42 | Em resposta a: #234705

Cara Ana,

Dos elementos que possuo, que estão relacionados com a Casa de Arnóia, não constam os nomes que me referiu. Curiosamente os apelidos Jorge e Gonçalves aparecem algumas vezes referidos, o que pode significar alguma coisa...Têm alguns elementos sobre esses "Jorges" e "Gonçalves" de Arnóia? É que parecem aparecer relacionados com três das principais casas da freguesia (Telhó, Travassinhos e Arnóia)...

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234790 | CAPICUA | 22 jul 2009 23:51 | Em resposta a: #234765

Caro Francisco,

Segundo os elementos de minha casa, Ana de Moura Coutinho casou com Francisco Jorge de Carvalho da Casa de Telhô e a descendêcia vai para a Casa de Arnoia.
Tenho referêcia aos primos de Travassinhos (Moura Coutinho) mas não sei ainda estabelecer ligação uma vez que ainda nem sei bem de "onde venho". E também há Casa de Travassos, também com ligações, para baralhar ainda mais.
Tenho sim, que Angela de Moura, filha de Margarida Gonçalves de Moura, que era filha do Abade Gonçalo Moura Coutinho( não tenho nome da Mãe, mas seris Gonaçalves) se casou com o irmão do Francisco, Domingos Gonçalves Jorge, uma vez que os pais deste são os mesmos que estão aqui na base de dados como pais do Francisco. E não mais se fala dos "Jorges". "Gonçalves" tenho vários, mas de outros ramos.
Eu ando ás voltas pois tenho uma quebra de informação por volta de 1647. Tenho gerações anteriores e posteriores mas falta-me a ligação. Estou a aguardar um microfilme dos Mormon que já requesitei.
Pelo que entretanto reuní serei descendente, de António Moura Coutinho e do Abade, mas está difícil desenrolar o novelo.
Haja paciência!
Se tiver mais elementos, todos são bem vindos.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234792 | CAPICUA | 23 jul 2009 00:26 | Em resposta a: #234720

Caro Manuel

Tenha piedade desta ribatejana nascida á beira do Sorraia de frente para a lezíria que um dia se apaixonou por uma encosta no Minho, herança de avós que nunca conheceu mas que estão presentes, ainda hoje, nas memórias de uma aldeia.
E assim, de sulcalco em sucalco de que é feito o nosso Minho encontro velhos solares em ruínas, ou prestes a cair em ruina. Todos contam uma história e eu procuro uma, a minha.
Como meu bisavô não foi o filho mais velho, viu-se, pela lei do morgadio, afastado de sua casa, que não era Fundevila, e os seus descendentes desceram até às campinas e beberam muita "auga pé".
Mas voltando à minha paixão pelo Minho, ao remexer gavetas e baús fui encontranto documentos, fotografias e pedaços de vidas soltos que me fizeram ficar curiosa e querer saber mais dessa gente de quem carrego ainda o nome.
Devagarinho vou tentando descobrir o passado nome após nome e por isso agradeço toda a ajuda que me derem.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234795 | 1385 | 23 jul 2009 01:16 | Em resposta a: #234792

Vizinha Ana
De Benavente lhe mando um abraço respeitoso.
Vou estar calado um pedacinho porque numa semana morreu-me a Mãe e, hoje, o sogro-
Voltarei ao nosso convívio uma vez que respeito e compreendo o seu percurso, logo ajudarei no questiver ao nosso alcance
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#234875 | CAPICUA | 23 jul 2009 23:37 | Em resposta a: #234795

Caro Manuel

Considere-me solidária com o seu silêncio.
Até breve

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#250932 | CAPICUA | 03 mar 2010 22:10 | Em resposta a: #234674

Caro Francisco de Brito

Afinal, embora sem saber, deu-me informações, sim.
Pois bem, cheguei agora a Isabel Jorge. Pelos apontamentos e registos que tenho, terá casado com Paschoal Gonçalves de Loureiro, Gémeos onde viviam em 1644. Foram pais de Domingos Gonçalves Jorge que casou com Angela de Moura, neta deste António de Moura com que iniciei o tópico.
Estes elementos foram recolhidos em documentos da Casa da Lage, que foram retirados dos manuscritos de D. José de Moura Coutinho.
Tem alguma forma de me confirmar estes dados?
Os paroquiais de Gémeos começam uma década depois...

Melhores cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#250971 | FBrito | 04 mar 2010 16:04 | Em resposta a: #250932

Cara Ana,

Em princípio creio que esses manuscritos de D. José de Moura Coutinho serão bastante fiáveis...A única coisa que posso tentar fazer para lhe confirmar esses dados é ir ao Arquivo Distrital de Braga e ver se nas Inquirições de Genere haverá algum filho ou neto de Pascoal Gonçalves e de ISabel Jorge.
Já viu os paroquiais de Gémeos?É que apesar de começarem uma década depois da data que pretende podem dar-lhe pistas importantes...

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#250988 | CAPICUA | 04 mar 2010 22:21 | Em resposta a: #250971

Caro Francisco,

Muito obrigada pela disponibilidade, mas agora estou no Porto e tenciono deslocar-me ao ADB para tentar colher mais elementos.
Agradeço-lhe a atenção,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#251186 | FBrito | 08 mar 2010 12:07 | Em resposta a: #250988

Cara Ana,

Já pesquisou nos "Carvalhos de Basto"?


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#345109 | MceuBarros | 15 abr 2014 15:01 | Em resposta a: #234692

Caro Manuel,

Interesso-me pelo casal que listou acima:

V - Domingos Álvares, fº de Gonçalo Álvares e de F…Francisca (acima no n.º IV ), lavrador
honrado, que fal. em 1645, em Fervença, e que teve em dote o prazo da Bouça de Fervença,
por escritura no Livro de Notas de Diniz Pereira Leite, Público Tabelião de Celorico de Basto,
feita a 8-11-1608 .
C., a 1ª vez, c. Paula Coelho, e tiveram:
Filha conh.:

1(VI)- Paula Coelho, que c., antes de 1642, em Fervença, com Domingos
Pires Ribeiro, c.g.

Como inicia em V e indica um nº. IV, será que tem o resto da ascendência de Domingos Álvares, que me possa facultar?
Se tiver também mais dados sobre Paula Coelho, provável filha de Salvador Gomes e Ana Coelho de Fundevila, fico-lhe muito agradecida.

Respeitosos cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de António de Moura (Coutinho)

#345122 | 1385 | 15 abr 2014 20:38 | Em resposta a: #345109

Cara Maria do Céu
E para mim é muito grato que alguém se interesse pelos curiosos Álvares de Fervença, logo é muito bem vinda.
Devo advertir em nome da justiça que quem desbravou esta gente foi o M Antonino Fernandes que, entre muitas outras coisas, conhece bem os arquivos dos conventos daquela zona e do prazo de S. Tiago acedeu a muita coisa documentada.
Já os teria na minha árvore se não fora os responsáveis pelas árvores daqui se encontrarem tão sobrecarregados de trabalho que nunca tiveram ensejo de lhe acrescentar o que fui mandando. Mas sabe, Maria do Céu, a idade torna-nos um pouco filósofos e o único mandamento inteiramente comum a todas as religiões monoteísta é : ama o próximo como a ti mesmo.
Verifica-se que existe alguma razoabilidade nas omissões do Geneall, além de critérios que nem me passa pela cabeça discutir, é propriedade privada (talvez a única que resta num mundo liberal) e o direito de superfície assiste-lhes. E a prova dessa razoabilidade você, como muitos outros, acaba de a fornecer. Quem se interessa verdadeiramente, questiona, utilizando este excelente meio.
Tenho muito gosto em a levar até ao medieval João Álvares, cavaleiro, senhor da quinta do Vinhal e morador no assento da igreja em Fervença, onde já os pais residiam.
Mas como é um pouco extenso talvez fosse avisado pedir-lhe o seu mail e enviar-lhe diretamente o que tenho. O meu endereço é fsomas@sapo.pt e bastará, se assim o entender por bem, remeter o seu endereço para o meu e receberá o "meu" título de Álvares de Fervença.
Receba os não menos respeitosos cumprimentos do
Manuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 04:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen