Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#235904 | maria16 | 07 ago 2009 14:09

Procuro informação sobre a família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira. O meu bisavô José de Sousa Rebelo migrou para a zona de Lisboa onde casou. As informações que tenho é que teria mais irmãos. Não sei em que ano faleceu, mas o meu avô como o mesmo nome faleceu em 1988 como 82 anos.

Obrigada

Maria Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238000 | JASFRebelo | 01 set 2009 22:20 | Em resposta a: #235904

Olá Maria Rebelo,
Sou o José Rebelo e não pude deixar passar esta oportunidade para tentar a minha sorte na busca da minha ascendência, quando dei com este fórum.
Tenho andado a pesquisar no arquivo distrital do porto e cheguei ao registo de nascimento de meu avô paterno para certificar-me de que meu bisavô José Rebelo e meu trisavô António Joaquim Rebelo eram naturais de Leomil, Moimenta da Beira. Claro que isto não quer dizer nada porque há muitos registos de pessoas com o nome de Rebelo no Concelho de Moimenta. Mas nada me custa tentar, mesmo se com isto, consiga algumas pistas de onde e como procurar.

Obrigado,

José Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238087 | maria16 | 03 set 2009 11:23 | Em resposta a: #238000

Olá, José Rebelo

Fiquei muito contente com a sua mensagem. O apelido Rebelo é efectivamente muito forte no concelho de Moimenta da Beira. Em tempos conheci uma colega, com família em Moimenta e de apelido Rebelo. O meu bisavô, salvo erro, era de Sousa Rebelo e igualmente José, como o filho, meu avô, e o meu pai. As questões que lhe coloco são: há irmãos desse trisavô que refere. Por acaso tem o apelido de Sousa em algum deles? Conhece Leomil, há registo nesta terra da família?

Aguardo mais informação.

Obrigada.

Maria Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238209 | Nelita | 04 set 2009 20:05 | Em resposta a: #238087

Cara Maria:

Leomil, terra próxima de Lamego, tem vários Rebelos, ainda hoje.

À Família Rebelo, pertence Alda Rebelo, que foi funcionária do Banco Borges, em Tarouca; sua tia Engenheira Celina Rebelo, residente em Lamego; seus primos, Mário Rui Castro, que já pertenceu aos noticiários desportivos da TV.
Não tenho direcções, mas quem sabe as consegue.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238223 | jaboo | 04 set 2009 23:46 | Em resposta a: #238209

Cara Nelita,

Há muito que não falamos. Espero que esteja tudo bem consigo. Estarei em Lamego do 14 até ao 18 de setembro. Seria um prazer ve-la uma vez mais, durante essa semana.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238242 | Nelita | 05 set 2009 09:05 | Em resposta a: #238223

Caro João:

Tenho andado um bocado afastada, mas está tudo bem. Devo regressar ao Douro na próxima semana para as vindimas. Espero ir a Lamego e Viseu.
Estive com a sua prima Cassilda, que não via desde a escola primária. Está muito boa. Suponho que desta vez se possa deslocar ao Castanheiro, já que fica no caminho de Lamego para Penela.
Se eu não estiver na aldeia, estou na Quinta do Enxameio, mas ainda falamos.
Depois lhe conto os documentos que agora procuro.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238358 | JASFRebelo | 06 set 2009 21:52 | Em resposta a: #238242

Olá Maria Rebelo

Obrigado pela rapidez com que me respondeu. De facto, a informação que possuo é muito escassa, quase nenhuma, toda ela é graças a dados familiares e pesquisa no Arquivo Distrital do Porto que se pode pesquisar online. Se meu Trisavô tinha irmãos ainda não sei, sendo ele de Moimenta da Beira ainda não tive a possibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital que julgo ser o de Viseu ou telefonar se os arquivos estão disponiveis tal como no Porto (online). Ainda não tenho conhecimento de algum ascendente com o apelido Sousa. De facto não conheço Leomil mas penso deslocar-me lá brevemente. É com muita pena que não posso ajudá-la em muita coisa mas é que muito recentemente iniciei este trabalho. E é claro que, infelizmente, já não tenho os meus avós vivos para me auxiliar nesta pesquisa, mesmo assim possuo uma foto de meus Bisavôs.
Mais uma vez, agradeço a sua amabilidade em ajudar-me, espero receber mais informação. Por mim farei os possiveis por encontrar algo mais para o enriquecimento de ambas as familias.
Obrigado
José Rebelo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#238381 | maria16 | 07 set 2009 11:50 | Em resposta a: #238358

Olá José Rebelo!

Obrigada pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho muito tempo para fazer esta pesquisa.Porém, não sbia que o Arquivo do Porto está disponível on-line. Era bom que o de Viseu também estivesse. é uma ajuda importante. Esta troca de ideias é sempre positiva, porque cada um tem uma informação.

boa sorte com a pesquisa.

Obrigada

Maria Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#307529 | gfmelo | 05 jun 2012 16:51 | Em resposta a: #238381

Olá Maria Rebelo,

O meu bisavô paterno chamava-se Fiel Eduardo de Sousa Rebelo, era natural de Tabuaço (n. 4/12/1833), e viveu depois de casado em Caria, Moimenta da Beira. Tinha, pelo menos, 3 irmãos, o Padre José Ricardo de Sousa Rebelo, Jesuita (n. 26/12/1835), Maria da Glória de Sousa Rebelo (n. 18/12/1831) e Tobias de Sousa Rebelo (n. 28/1/1838), todos também naturais de Tabuaço. Eram filhos de Francisco Roberto de Sousa Rebelo, n. 1780, e de Teresa Cacilda Rebelo do Amaral e Vanconcelos Cabral, n. 9/1/1800, que era por sua vez filho de José António de Sousa, natural de Lisboa, nascido em 1739, teria portanto 16 anos no terramoto. Casou cerca de 1765 em Barcos, Tabuaço.

O referido Fiel Eduardo de Sousa Rebelo, teve 3 filhos, o meu avô, Fiel Augusto Rebelo e Melo, n. 15/8/1879 em Caria, Moimenta da Beira, e suas irmãs Laura dos Prazeres Rebelo e Melo (s/d) e Eduarda dos Prazeres Rebelo e Melo.

Caso encontre na sua pesquisa alguma ligação com este meu bisavô, muito agradecia essa informação.

Boa sorte, melhores cumprimentos,

Guilherme Frutuoso de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#328736 | maria16 | 07 mai 2013 14:03 | Em resposta a: #307529

Olá!
Há muito que não escrevia nestas páginas, porque não tinha mais nenhuma informação. Entretanto, nuns documentos antigos da familia descobri que os meus avós de Moimenta, de apelido Sousa Rebelo, nasceram na freguesia de "Nossa Senhora de Entre-vinhas", Arcozelos, Moimenta da Beira.
Também me parece que a documentação original, após consulta on-line ao arquivo distrital de Viseu, se encontra no Bispado de Lamego. Já mandei para lá um mail, mas não obtive qualquer resposta.
Se alguém tiver informação desta freguesia.

Cumprimentos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#328755 | afm | 07 mai 2013 16:41 | Em resposta a: #328736

Olá,

Acabo de ver o seu post em resposta a do meu irmão Guilherme

Os livros paroquiais da Diocese de Lamego não estão disponíveis online e têm que ser consultados localmente no arquivo da Diocese. Alguns estão já bastante degradados e a consulta não é muito fácil. Mas há muito boa vontade das pessoas que tratam do arquivo e é uma questão de combinar com elas previamente. Pelo menos no passado era assim, não sei o que se passa neste momento.

Quanto aos Rebelos, na zona há muitas famílias, todas aparentadas, com registos pelo menos desde o século XV.
Conheço famílias "Rebelo" nos Arcozelos, Prados, Moimenta da Beira, Caria, Vila da Rua, Freixinho, etc, no Concelho de Moimenta e também uma grande concentração em Barcos, Tabuaço.

Se reparar nas pedras de armas das casas da região, encontrará normalmente as armas de Rebelos em quase todas!

De facto há ramos Rebelo em toda a Região e também em Trás os Montes, Minho, Alentejo, etc...

Nos Arcozelos há várias famílias Rebelo, nomeadamente a do meu antepassado João Rebelo de Carvalho Garcia e a dos Coutinho Rebelo, que encontrará aqui no Geneall.
Está por fazer o levantamento sistemático, principalmente pela dificuldade levantada pela disponibilidade da documentação que exige a consulta presencial...

Tenho algumas fotografias digitalizadas de páginas dos livros paroquiais dos Arcozelos com registos de Rebelos que posso disponibilizar, pois devem ser comuns a muitos outros ramos.

Um abraço
António Frutuoso de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#328760 | maria16 | 07 mai 2013 17:58 | Em resposta a: #328755

Caro António Frutuoso de Melo

Muito obrigada pela resposta tão pronta. Começo a ter esperança de encontrar esta fiada. Sabia que não conseguia encontrar on line os registos paroquiais, por isso enviei um email para o Bispado de Lamego a pedir a confirmação destes livros, mas ainda não obtive resposta. Naquela linha familiar, só consegui chegar aos trisavós e atraves de escrituras. Por isso, estão identificados com a freguesia de nascimento. De resto não sei mais nada, porque sairam de Arcozelos ainda o meu bisavô devia ser uma criança.
A expressão Toita é-lhe conhecida?. É alguma freguesia antiga. É que numa das escrituras referem natural de Toita. Sendo que na maioria a referencia é nossa Senhora de Entrevinhas, Arcozelos.
Gostaria muito de ter acesso às digitalizações que refere. No meu caso e para uma primeira análise interessam-me os anos de 1849 a 1856, quer ao nível dos assentos de nascimento, quer de casamento. julgo que é o periodo de nascimento do meu bisavó e provavelmente do casamento dos meus trisavós.
Se puder disponibilizar os assentos paroquiais que tem digitalizados agradecia-lhe muito.
Deixo-lhe o meu email marebelo16@sapo.pt

Muito obrigada.

Maria Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#331594 | afm | 26 jun 2013 19:18 | Em resposta a: #328760

Cara Maria Rebelo,

Peço-lhe desculpa de ainda não ter enviado as fotos dos registos paroquiais que referi, mas simplesmente não os tenho à mão e daí a demora. Mas não desespere, que os encontrarei nalguma "pen" bem guardada!

Porém, relativamente aos anos que refere provavelmente não terei registos pois os meus são de uma época mais antiga: o meu bisavô nasceu em 1833 e faleceu já no sec. XX... e daí não ter tido necessidade de encontrar esses registos dado existirem todos os dados no arquivo familiar.

A maioria dos registos que tenho são referentes aos sec. XVII e XVII e, por isso, é muito importante conseguir a necessária ligação para trás, tentando encontrar antepassados comuns.

Na verdade uma história sem fim, neste gigantesco cemitério da genealogia!

Cumprimentos
Antonio F. Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#331711 | afm | 30 jun 2013 02:35 | Em resposta a: #328760

Cara Maria Rebelo,

Os elementos dos seus antepassados que procura nesta fase estão no Arquivo de Viseu:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1056438

Espero que possa avançar na sua pesquisa!
Cumprimentos e vá dando notícias!

Antonio Frutuoso de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#331776 | maria16 | 01 jul 2013 18:06 | Em resposta a: #331711

Caro António Frutuoso de Melo,

Agradeço a atenção. Só é pena que, ao contrário de outros arquivos distritais o de viseu não tenha os registos digitalizados. Fico, todavia, com a referência e na próxima ida a Viseu espero ter tempo para consultar. A sua mensagem ajudou-me a perceber porque razão eu tinha lido Toita numa das escrituras. Afinal não é toita, mas Toitão, um lugar de Arcozelos, Moimenta da Beira. Muito obrigada.

Maria

Resposta

Link directo:

Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#438594 | afm | 15 jan 2022 19:57 | Em resposta a: #331776

Cara Maria,
Bom Ano de 2022! Espero que se encontre bem!
Passaram-se alguns anos desde a nossa ultima troca de mensagens, mas em genealogia é um curto espaço de tempo!
Estou a contactar para a informar - caso não esteja ainda a par - que entretanto foi publicada uma obra muito interessante intitulada "REBELOS de Sernancelhe e Moimenta da Beira, Subsídios para o seu Estudo", da autoria de João Manuel Braz e Nuno Borrego.
Tem muita informação e certamente vai encontrar a sua família!
Melhores cumprimentos
Antonio Frutuoso de Melo

Resposta

Link directo:

Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#438595 | Nelita | 15 jan 2022 20:27 | Em resposta a: #438594

Boa noite ,
Muito obrigada pelo seu contacto . Infelizmente a minha mãe faleceu há 5 anos .
Obrigada pela mensagem .
Sofia de Almeida Santos

Resposta

Link directo:

Família de Sousa Rebelo de Moimenta da Beira

#438609 | afm | 16 jan 2022 11:42 | Em resposta a: #438595

Bom dia,
Lamento muito o falecimento da sua mãe, que obviamente desconhecia e peço desculpa pela forma como abordei o seu e-mail, que só a vontade de lhe dar uma informação, que poderia ser importante para a pesquisa que ela empreendera, justificou.
Mas, já agora, aproveito para partilhar consigo o que comigo aconteceu há 30 anos - só me passei a interessar pela pesquisa genealógica após a partida do meu pai...
Espero que a curiosidade e necessidade de ligação entre gerações possa encontrar também em si mais um membro desta infindável pesquisa!
Melhores cumprimentos
António Frutuoso de Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen