Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#237305 | evieira | 24 ago 2009 22:50

Caros Confrades,

DAMIÃO DIAS RANGEL, abade de Sto Isidoro - Canaveses, que, segundo o que está na BD (suponho que siga o Gaio) teve, de Violante Bernardes:
-Julião Rangel de Macedo

e ainda de Violante de Barros:
-Cosme Rangel de Macedo

Pelos paroquiais sei com certeza que, de Violante Dias(f.1612.1622) teve:

-Isabel Pinta (n.cerca 1587 pois o seu filho mais novo nasceu em 1632, f.20.7.1659), casou em Tabuado, Marco de Canaveses em 20.2.1605, onde viveu. c.g.

O facto de serem 3 Violantes a aparecerem relacionadas com este abade é interessante. Será coincidencia de nomes ou são todas a mesma pessoa?

Agradeço qualquer informação adicional sobre estas pessoas.

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#237757 | nfpdesousa | 29 ago 2009 03:30 | Em resposta a: #237305

Caro Confrade,

Na minha opinião existe a forte possibilidade de as 3 Violantes serem as mesmas.

Eu encontro-me neste momento a pesquisar os ascendentes de João Pinto Rangel *Santo Isidoro 19.12.1811, filho de José Pinto Rangel *Santo Isidoro 24.03.1785, neto de João Pinto Rangel. Nas suas investigações já se deparou com algum Pinto Rangel??? Eu penso que poderão descender de um Pároco de Santo Isidoro chamado António Pinto Rangel, que precedeu Alexandre Rangel de Macedo que entrou para a paróquia por volta de 1622

Cumprimentos,
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#237800 | evieira | 29 ago 2009 19:51 | Em resposta a: #237757

Caro Nuno Pinto de Sousa

Infelizmente nada sei sobre as pessoas que indicou, apenas lhe posso dizer que o Pe António Pinto Rangel deve ter sucedido a Damião Dias Rangel, pois já aparece nos paroquiais na década de 1590.

Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#237842 | nfpdesousa | 30 ago 2009 17:10 | Em resposta a: #237800

Caro Edmundo Simões,

Por acaso não sabe o nome dos filhos de Isabel Pinta?

Cmpts
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#237912 | evieira | 31 ago 2009 19:04 | Em resposta a: #237842

Caro Nuno Pinto de Sousa

Isabel Pinta casou com Manuel Fernandes, e viveram no lugar do Outeiro, freguesia de Tabuado.

Encontrei os baptismos de Manuel (1606), Francisca( 1607 e 1611), Maria (1619), João (1623), e Manuel Pinto, o único a quem conheço descendência, em 1632.

Lamento não ter informações mais úteis.
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420542 | heinrich | 07 jan 2020 13:40 | Em resposta a: #237305

Boa tarde!

Tenho uma linha que me vem de Cipriano Pinto Carneiro cc Domingas Dias, que entronco nos ditos Manuel Fernandes e Isabel Pinto.
Haverá quem confirme?
Grato

António Caetano

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420543 | heinrich | 07 jan 2020 13:42 | Em resposta a: #237305

Rectifico: Domingas Pinto.

AC

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420571 | evieira | 08 jan 2020 18:37 | Em resposta a: #420542

Caro António Caetano,

De qual filho de Manuel Fernandes e Isabel Pinta descende o Cipriano Pinto (ou Domingas Pinta)?

Já não "mexo" nestes costados há anos mas atualmente coloco em dúvida a veracidade da filiação de Isabel Pinta no Abade Damião pois dificilmente ela terá nascido antes de 1587 quando ele já seria bastante idoso. Possivelmente seria filha não dele mas do sucessor (filho?) Pe Antonio Pinto Rangel.

Cps.

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420572 | heinrich | 08 jan 2020 19:15 | Em resposta a: #237305

Boa tarde!

Richitg!, como se diz pela Germânia. Também estava exactamente a pensar se a Isabel não seria antes filha do Abade de Sto. Isidoro António Pinto Rangel, sobrinho do Abade Damião Dias Rangel. Entre outras coisas, justificaria o apelido tomado pela Isabel - Pinto.
A Isabel nasce antes de 87, pois já não aparece nos assentos de baptismo que começam em 15 Jan 1587. Quanto à questão das Violantes, indicadas pelo Gaio, é quase certo a Violante Bernardes e a Violante de Barros serem a mesma pessoa: Bernardes, apelido do pai e Barros, apelido da mãe, mas não é muito crível que seja também a Violante Dias. No crisma de 92 aparecem vários filhos seus e nenhum deles se chama Cosme, filho que vem referido no NFP.

O Cipriano Pinto Carneiro é filho de António Pereira, de Broscas, S. João de Ovil, Baião, e de Ana Pinto, de Tabuado.
No casamento, não é dada a filiação da Ana. Estabeleci-a por dedução e cruzamento de informação.
O casal tem uma filha de nome Francisca Carneiro, e o irmão Cipriano, os apelidos Pinto e Carneiro.
Há um casal do lugar de Outeiro Manuel Pinto e Francisca Carneiro que se ajustam ao caso. Ainda aqui, só é dito, no assento de casamento destes, que, como testemunha, estava presente o pai dele, Manuel Fernandes.
Deu-me bastante trabalho, que ainda tenho que prosseguir, mas parece-me a dedução bastante razoável.
Grato pelo retorno.
Bom Ano!

António Caetano

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420573 | evieira | 08 jan 2020 22:03 | Em resposta a: #420572

Caro António Caetano,

Pelo meu lado, sou descendente de Francisca Carneira, irmã do Cipriano Pinto. Tinha, anos atrás, chegado à mesma conclusão relativamente à filiação de Ana Pinta (casada com António Pereira, de Boscras/Ovil). Ao que escreveu acrescento a circunstância de a mãe de Ana ter uma neta homónima (Francisca Carneira) e de aparecer uma Ana solteira filha de Manuel Pinto a amadrinhar em 1681, que deverá ser a nossa.

Aliás estas duas evidências são as que permitem distinguir a nossa Ana de outra candidata possível, a Ana filha de Bento Pinto, do Outeiro, bp.1661.

Relativamente à filiação de Manuel Pinto, sendo quase certo que ele é o Manuel bp.26.12.1632 filho de Manuel Fernandes e Isabel Pinta, do Outeiro, o facto de este nascimento se seguir a um intervalo de 09 anos após o irmão anterior (João bp.13.12.1623) é problemático. Tratar-se-à do mesmo casal ou de um homónimo? Não esquecendo que estes já tinham um Manuel bp.03.05.1606...

Se é o mesmo casal (casam 20.02.1605) então a indicação de Isabel Pinta ser filha do Abade Damião, é com alta probabilidade, falsa. A ter o filho em 1632, terá nascido, no máximo, em 85, 87. Ela, como filha de Violante Dias, solteira, aparece junto com um irmão Paulo no rol de crismados de 15.10.1592. Esta Violante faleceu no Outeiro de Tabuado em 16.12.1622.

Se é o mesmo casal, o que aceito como provável, pois para ainda ser crismada em 1592 Isabel seria bem pequenina (e não c.10 anos mais velha caso fosse a que tem o ultimo filho em 1623) então é quase impossível Isabel Pinta ser filha de quem diz ser no assento de casamento. Mais do que idoso (nasceu c.1500-1510), Damião Dias Rangel já seria defunto quando a suposta filha nasceu - terá falecido em 1584 quando entra o sobrinho para o Abade de Santo Isidoro.

Coloco a seguinte hipotese: Em 1605, no casamento, é declarado ao pároco que a noiva era filha do Abade de Santo Isidoro. O pároco que fez o assento pensou (e registou) o nome do Abade Damião, quando na verdade seria o Abade António Pinto...enfim, nunca saberemos.

Em tempo:em Sobretamega, a 13.1.1597, casa João Rangel, da freguesia de Santa Olaia "filho que se dizia ser de Damiao Dias Rangel abade de Santo Isidoro e de _ solteira"

Se descobrir novidades sobre os nossos ascendentes em comum, agradeço que as partilhe.

Bom Ano!
E.Vieira

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420574 | heinrich | 08 jan 2020 22:32 | Em resposta a: #237305

Boa noite!
Grato pela informação.
Somente uma coisa telegráfica, que depois desenvolverei mais detalhadamente.
Do António Pereira cc Ana Pinto contei 10 filhos, mas não encontrei os assentos de baptismo da Francisca e da Leocádia, que casa a 18Mar1739, em Tabuado. Tê-los-á encontrado?

Melhores cumprimentos,
António Caetano

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420575 | evieira | 09 jan 2020 01:15 | Em resposta a: #420574

Só tinha registado 8 filhos do casal António Pereira-Ana Pinta, todos nascidos em Vila Nova, do Tabuado.
Curiosamente tenho o óbito de António Pereira a 15.08.1705, na Pena/Tabuado, onde a família morou depois de Vila Nova. Da Ana Pinto não tenho o óbito.
filhos>
1.1- Francisca Carneira (não documentei o baptismo, deveria ser a mais velha,e sabemos a filiação a partir do casamento em 1708, sendo nesta data moradora na Pena). faleceu a 03.04.1768 "com 80 anos pouco mais ou menos".
1.2 - Mariana Pinta bp.6.3.1687 cc Domingos Vieira 27.01.1718
1.3- Manuel bp.20.1.1690
1.4 - Manuel bp.25.2.1691
1.5 - Perpétua bp.18.2.1692
1.5 - Cipriano Pinto bp.6.10.1693 cc Domingas Pinta 04.09.1718
1.6 - Fernando bp.18.3.1696
1.7 - António bp.25.11.1697 fal.26.5.1707 na Pena

Resposta

Link directo:

Damião Dias Rangel-M.Canaveses-secXVI

#420585 | heinrich | 09 jan 2020 17:00 | Em resposta a: #237305

Boa tarde!

Seguem estes 2 filhos do casal António Pereira & Ana Pinto:
José: bp15Mar1704, Tabuado
Leocádia: cc Francisco Pinto Monteiro, a 18Mar1739, em Tabuado

É padrinho da Mariana e do Manuel, Francisco Pinto, da Quinta da Pena. Este Francisco Pinto é filho de Domingas Pinto cc Manuel de Azevedo, 8Jan1653, Tabuado. A Domingas faço-a filha do Manuel Fernandes cc Isabel Pinto, bp a 25Set1616, Outeiro, Tabuado, portanto primo direito, o Francisco, da nossa Ana Pinto.

O percurso deste casal é: Outeiro - Vila Nova - Pena - Outeiro.
O Cipriano quando casa já vem do Outeiro.
Quando se encontram em Vila Nova, falece a mulher do Manuel Pinto. Infelizmente, não estão disponíveis na internet os óbitos deste período. Seria então de ver se esta senhora era ou não a Francisca Carneiro. Acredito que sim.

O apelido Pinto parece ter um certo peso. Mantém-se na minha linha até ao meu tri e tetravô João Caetano de Moura Pinto.

Os Rangéis formaram uma espécie de dinastia em Sto. Isidoro. Depois do Damião é abade o sobrinho António Pinto Rangel, muito provavelmente o nosso ascendente, e o sobrinho-neto deste Alexandre Rangel de Macedo.

Melhores cumprimentos,
António Caetano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen