Dica: Avalanche de paroquiais on line

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática

Dica: Avalanche de paroquiais on line

#238778 | Carlos Silva | 11 set 2009 16:36

Caros colegas,


Vejo no precioso site "Etombo" (que procura recensear os recursos de genealogia online) que foram postos em linha ontem mais uns 1680 novos livros paroquiais do Arquivo Distrital do Porto, e 141 do Arquivo de Coimbra.

Assim, entraram desta vez um volume significativo de paroquiais do concelho de Santo Tirso e nào so.

Parabens, para o A.D.P., mas tambem para o A.U.C.

Merece ser conhecida, saudada e aproveitada a serie do distrito do Porto agora com 18 146 livros paroquiais consultaveis online, assim como os 4586 livros paroquiais do Distrito de Coimbra, ou 5689 do Distrito de Vila Real, ou até os 2206 de Lisboa.

De suprender, no meu parecer, o caso do Arquivo Distrital de Braga, que depois de ter sido pioneiro em novas tecnologias de larga divulgaçào dos dados, està como parado. Se me é permitido deixar uma opiniao pessoal, é muito de lamentar.

Pelo contrario, o desaparecimento da pesquisa online em Inquiriçoes de Genere, que em seu tempo foi exemplar, é, tambem no meu parecer, um passo para atras.

De forma um pouco estranha, o site do ex-Neps (da Universidade do Minho) parece agora virado para uma especie de especializaçào geografica sobre os Açores, que por respeitavel que seja (altamente respeitavel até) nào deixa de surprender.

Exceptuando o caso das bases do concelho de Fafe, em modesta, mas todavia constante evoluçào, o caso das bases de Guimaraes e Famalicao (que tambem foram pioneiras hoje paradas) é tambem de lastimar.

Mas por enquanto, parabens ao A.D.P.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#238801 | jagmc | 11 set 2009 20:27 | Em resposta a: #238778

Caros amigos,

No que se refere ao AD V. Real aconselho uma visita directa ao respectivo "site" pois já estão muitos mais paroquiais "on line" que os indicados no e.tombo.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239064 | CarlosP | 14 set 2009 12:22 | Em resposta a: #238801

Devia ser um projecto nacional, com a participação de todos os arquivos distritais.

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239081 | mtavares | 14 set 2009 16:09 | Em resposta a: #238778

Carlos Silva:

É de facto uma pena o Arquivo do nosso distrito não estar disponível. Eu li algures que as I.G. estariam quaquer dia on-line. Isso seria óptimo.

Não sabe o que se passa com o AD de Vila Real?
Eu estive há mais de 6 meses a ver livros de Sanfins e V. Maçada e agora só me aparecem PDF com o resumo dos livros.

Será que me falta algum componente Java?

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239083 | shadlan | 14 set 2009 16:31 | Em resposta a: #239081

Experimente ir directamente à página do arquivo sem passar pelo etombo.com

Reparei recentemente que os links para o AD Vila Real através do etombo perderam a imagem.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239088 | mtavares | 14 set 2009 16:47 | Em resposta a: #239083

Pois, Abel Figueiredo, eu costumo entrar pelo meu link nos favoritos e não pelo etombo e o resultado é o mesmo.
Por isso é que pensei no componente Java, pois normalmente uso o Google Crome. Com o IE 8 também não dá.
De qualquer modo muito obrigado.
Realmente é uma pena, pois o acesso era, quanto a mim, o mais simplificado de todos os arquivos...

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239096 | shadlan | 14 set 2009 17:18 | Em resposta a: #239088

Quanto à facilidade do acesso, só posso concordar. O de Vila Real é de facto o mais simples.

Só ainda não descobri como guardar as imagens do registo.

--------------------
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239099 | mtavares | 14 set 2009 17:32 | Em resposta a: #239096

Abel Figueiredo:

Está a ceder ao site neste momento?E vê imagens?

Para gravar as imagens :tecle alt+printscreen. Depois pode editar a imagem no Photoshop ou ate no Word

cump.

luis

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239100 | mtavares | 14 set 2009 17:32 | Em resposta a: #239099

digo aceder...

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239119 | Pato | 14 set 2009 19:21 | Em resposta a: #238778

Alguém me pode fornecer o link desse site?
Agradecia

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239129 | mtavares | 14 set 2009 20:55 | Em resposta a: #239119

www.advrl.org.pt

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239131 | AQF | 14 set 2009 21:06 | Em resposta a: #239119

Pode ver aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223385#lista.

Cpts,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239142 | shadlan | 14 set 2009 21:54 | Em resposta a: #239100

Obrigado pela dica, mas é uma estratégia que já conheço bem.

Estou-me a referir ao right-click, Save image as... No AD Porto, consigo fazer isso perfeitamente e obter a imagem no seu tamanho normal, enquanto do AD Vila Real, se quiser o mesmo resultado tenho de andar a fazer print screen às parcelas e depois montar tudo no GIMP.

--------------
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239177 | luizinho | 15 set 2009 11:32 | Em resposta a: #238778

Carlos Silva

Saudações.

Você tem notícias se os livros paroquiais da Freguezia de Touro, Vila Nova de Paiva, Viseu, já estão on-line?
Meus cumprimentos.
Luiz Augusto Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239192 | Carlos Silva | 15 set 2009 15:16 | Em resposta a: #239177

Caro Luiz Augusto Silva,

O melhor é verificar no referido site Etombo.

Apesar de varios colegas aconselharem o acesso directo ao site de cada Arquivo distrital, o que é perfeitamente legitimo, nao deixo de salientar o interesse do site Etombo para se ter uma visao global sobre as evoluçoes dos livros on-line.

Tiro do tal site a explicaçào seguinte:

"Este site pretende agregar todos as fontes em formato digital sobre genealogia portuguesa. Neste momento concentramo-nos nas fontes primárias - os fundos paroquiais. Em curso, por todo o país, decorrem iniciativas diversas, os conteúdos vão sendo disponibilizados nos respectivos sites lentamente. Por aqui tentaremos dar acesso a esses dados de forma mais simples."

Objectivo louvavel, e pratico, e por isso, deixo aqui noticia.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239238 | luizinho | 15 set 2009 20:42 | Em resposta a: #239192

Caro Carlos Silva

Muito abrigado pela sua atenção.

Saudações

Luiz Augusto Silva

Resposta

Link directo:

RE: novos paroquiais on line VILA REAL

#239249 | cverde | 15 set 2009 22:22 | Em resposta a: #238778

Vila Real / Chaves / Outeiro Seco
Vila Real / Valpacos / Valpaços
Vila Real / Santa Marta de Penaguiao / Alvacoes do Corgo
Vila Real / Santa Marta de Penaguiao / São João Baptista de Lobrigos
Vila Real / Santa Marta de Penaguiao / São Miguel de Lobrigos


Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239329 | abribas | 16 set 2009 18:07 | Em resposta a: #239100

Caro Luis,
Já conseguiu aceder às imagens dos Paroquiais do ADVR?
É que eu também não consigo ver livros aos quais já tive acesso anteriormente através do etombo!
E então directamente no ADVR é que não consigo ver mesmo nada....
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239334 | NISGM | 16 set 2009 18:42 | Em resposta a: #239329

Em acrescento: Eu quando usava um link antigo, que tinha guardado, a partir de determinada altura deixei de chegar a algum lado.

Agora faço a busca por arquivo distrital de vila real no google e percorrendo o caminho que lhe indiquei noutra mensagem chego lá

nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239339 | 2570 | 16 set 2009 19:29 | Em resposta a: #238778

Caros Confrades
O que eu não percebo (entre outras coisas", é a razão pela qual a freguesia de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia, não está ainda online, pois eu julgava que se seguia uma lógica albabetica em relação aos concelhos.
Ou será porque de à pouco tempo a esta parte se pagar as informações que estão no GENREGIS???
Espero que não seja este o caso
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239341 | mtavares | 16 set 2009 19:37 | Em resposta a: #239329

caro António Ribas:
Deixei mesmo de ver. Alguns livros tinham só o PDF com a informação, estes não estavam ainda digitalizados. Outros além do PDF tinham outro ícone,creio que de TIF e continham as imagens dos livros.
Esperemos que resolvam a situação.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239351 | abribas | 16 set 2009 20:00 | Em resposta a: #239341

Caro Luis,
Penso que no meu caso será problema com o plugin do Java que estará desactualizado. Ás vezes aparece o icon do Tif para ver a imagem mas depois não consigo passar daí.
Aconselho a actualizar o Java!
Mas no meu caso o problema parece mais grave pois não consigo instalar o plugin.....
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239950 | Carlos Silva | 22 set 2009 21:49 | Em resposta a: #238801

Caro J. Correia,

Nao sei em que medida é assim (ja que nao investigo no Distrito de Vila Real) mas é certo que o rapido crescimento do numero de livros online do ADVR é propriamente impressionante, o que merece parabens.

Melhores cumprimentes
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#239951 | NISGM | 22 set 2009 22:01 | Em resposta a: #239950

Caro Carlos Silva,

Olhe que nem tanto assim. Pelo menos no que me toca, desde Fevereiro, quando fiz francos progressos , que aquilo não ata nem desata.

A informação que tenho é que pretendem ter tudo até ao final do ano.

Quanto ao Arquivo Distrital da Guarda sei que há pouquíssimo tempo apenas tinham um funcionário a trabalhar na onlinização, enquanto fazia também uma série d outras funções, pelo que a coisa se atrasa.

Em Lisboa, embora os paroquiais distritais pareçam seguir com alguma velocidade, a onlinização dos paroquiais de outros distritos, que também têm, parece ter prazo de conclusão para 2013.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#240003 | NISGM | 23 set 2009 13:16 | Em resposta a: #239950

Caro Carlos Silva,

Entretanto refaço a minha anterior mensagem. Fui ver entretanto e de facto a coisa até tem crescido. Não há é maneira de acontecer o mesmo no concelho que me interessa. Prossegue com míseros 99 livros, e não há maneira de crescer. Em Chaves, por exemplo já seguem 1542 livros online.

Possivelmente eu tentaria equilibrar as disponibilidades, digitalizando de trás para a frente todos os concelhos e começando pelos baptimos (não percebo a lógoca de pôr primeiro os casamentos) e sem procurar esgotar primeiro um concelho antes de passar à digitalização de outros. Acho que agradava a mais gente, manetendo a esperança nos outros.

Atentamente, nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: Erros de acesso ao ADVRL via Etombo

#240028 | AQF | 23 set 2009 15:43 | Em resposta a: #239081

Caro Luís,

Veja resposta para o seu problema em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=239887#lista.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#240371 | Carlos Silva | 26 set 2009 21:59 | Em resposta a: #238801

Caro J. Correia,

Apesar das qualidades do Etombo certo é que se pode dizer o mesmo com as bases do Neps que nao foram todas recenseadas, pelo que se impoe uma visita directa.

Cumprimentos
C.P. Silva

Resposta

Link directo:

Entrada de Valença

#243925 | Carlos Silva | 11 nov 2009 09:34 | Em resposta a: #240371

Caros colegas,

Enquanto o numero de livros online de alguns Arquivos distritais vai progredindo [Porto (20568), Vila Real (7868), Coimbra (5047), Lisboa (2719)] convem assinalar a entrada de primeiros livros do concelho de Valença (Arquivo Distrital de Viana do Castelo).

C.P. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Dica: Avalanche de paroquiais on line

#244051 | jomimota | 13 nov 2009 08:43 | Em resposta a: #238778

Caros Confrade,

Conforme noticiado no sítio do Arquivo Distrital de Lisboa, alguns livros do concelho / freguesia de Arruda dos Vinhos. Este facto ainda não é noticiado no Etombo.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen