RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239314 | lmvp | 16 set 2009 13:30

Caros confrades
Tenho andado a consultar na TT os RP de Vilar Torpim (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo). Para tentar colmatar os hiatos existentes, acabei por fazer o levantamento da maioria dos registos do sec XVII e XVIII, pelo que se alguém necessitar informações referentes a estes períodos, talvez possa ajudar.
Cumprimentos,
Luis Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239337 | Samuel C O Castro | 16 set 2009 19:17 | Em resposta a: #239314

Prezado Luis Vieira Pinto,

Caso tiveres anotado algum registro com dados da família Castro, e puder disponibilizar, fico-lhe muito grato.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239380 | lmvp | 16 set 2009 23:48 | Em resposta a: #239337

Caro Samuel de Castro
Da familia Castro apenas tenho o registo de baptismo de Luisa (21.05.1770/f119), filha de Carlos .... (inglês) e de Maria Angélica, esta filha de Francisco de Almeida de Sousa de Castro e de Maria Angélica.
No séc XVI, não encontrei nenhum registo desta familia (bp de 1638 a 1666 e casamentos de 1624 a 1674)
Espero que a informação lhe possa ser útil.
Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239383 | NISGM | 17 set 2009 00:08 | Em resposta a: #239380

Caro Confrade,

Eventualmente, nas consultas de Vilar Torpim, não terá dado com
alguns dos seguintes?:
Margarida Fonseca, da Vermiosa, filha de um José de Almeida, de Cinco Vilas, casado com uma Joana de Almeida, localidade não identificada. A referida Margarida terá tido uma filha em 1827, em Castelo Mendo. E essa filha era prima de alguns Saraivas, de local não identificado ali em redor.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239385 | lmvp | 17 set 2009 00:26 | Em resposta a: #239383

Caro Nuno de M
O último assento de bp no séc XVII é de 1776. Existem diversos registo da familia fonseca e da familia Almeida, mas não tenho nenhuma Margarida.
cumprimentos,
luis vieira pinto

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239405 | jpro | 17 set 2009 11:40 | Em resposta a: #239385

Caro Nuno de M
O último assento de bp no séc XVIII é de 1776. Existem diversos registo da familia fonseca e da familia Almeida, mas não tenho nenhuma Margarida.
cumprimentos,
luis vieira pinto

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239429 | NISGM | 17 set 2009 15:18 | Em resposta a: #239405

Caro Luís Vieira Pinto,

Muito obrigado, Entretanto vou fazer um tópico onde condense alguma informação que obtive sobre Almeida (quase tudo), Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.
Atentamente, nuno de m

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239432 | Samuel C O Castro | 17 set 2009 15:53 | Em resposta a: #239380

Prezado Luís Vieira Pinto,

Muito obrigado pela informação. Copiei os dados para ver se futuramente consigo entroncar junto aos demais de minha base sobre a família Castro.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239438 | lmvp | 17 set 2009 17:16 | Em resposta a: #239429

Caro Nuno de M
Tenho um antepassado, António Vieira, que casou com Catarina Alvares em Vilar Torpim em 1626, contudo nos registos de baptismo do séc XVII, não encontro nenhum filho deste casal. Por acaso não se cruzou com nenhum registo de Castelo rodrigo ou de Almeida, com referencia a este casal.
cumprimentos,
luis vieira pinto

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#239440 | NISGM | 17 set 2009 17:23 | Em resposta a: #239438

Caro Luís Vieira Pinto,

Não, lamento. Vou lançar um tópico onde alinho o que tenho (quase tudo de Castelo Mendo, hoje, Almeida) sob o título Famílias de Almeida, Pinhel e F. Castelo Rodrigo.

Se achar entretanto, não se me afigura para breve, acrescentarei.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#286269 | didbor | 02 set 2011 15:53 | Em resposta a: #239314

Caro Luis Vieira Pinto,
Será que tem alguma informação sobre a família Quevedo de Magalhães, primeiros proprietários do Solar dos Saraiva em Vilar Torpim, que o mandaram construir no início do século 18?
Agradecendo antecipadamente,
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#295992 | JCSBRAVO | 29 jan 2012 23:01 | Em resposta a: #239314

Caro Luis Vieira Pinto
Só hoje dei conta deste forum sobre familias de Vilar Torpim,
Como a família da minha avó é de lá, gostaria de saber se tem alguma informação sbre a família "Rua" ou "Teixeira Rua"
Fico muito agradecido por qualquer informação,

De
José Carlos Saraiva Bravo

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#296024 | NISGM | 30 jan 2012 11:00 | Em resposta a: #295992

Caro José Carlos Saraiva Bravo,

Sobre esses nada encontrei, mas na eventualidade de o seu Saraiva provir dessa zona talvez lhe interesse a breve referência a uns que encontrei em Castelo Mendo.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=293980&fview=e

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#304805 | didbor | 03 mai 2012 13:28 | Em resposta a: #239314

Caro Luís Vieira Pinto,
Será que nos seus levantamentos de Vilar Torpim, deparou com uma Maria Freire da Guerra da Fonseca, nascida cerca de 1660 em Vilar Torpim, casada com Manuel de Sela e Almeida (Fig. Castelo Rodrigo) ?
Ou outros Freire da Fonseca.
Agradeço antecipadamente.
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#387602 | miguel monteiro | 18 dez 2017 01:12 | Em resposta a: #239314

Caro Luís Vieira Pinto

Gostaria de saber se tem informações sobre o casal Paulo Espinha (da Vermiosa) e Isabel Almeida (do Vilar Torpim). Radicaram-se na Vermiosa, mas não sei onde casaram. Isabel terá nascido na segunda metade do séc. XVIII.
Antecipadamente agradecido e com desejos de um Bom Natal.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#390439 | Ademir Schetini Jr. | 27 mar 2018 19:34 | Em resposta a: #239314

Olá, prezado Luis Vieira Pinto.

Gostaria de fazer-lhe uma pergunta, por gentileza. Referente a 1640 e 1680, encontraste alguma Izabel filha de Pedro Bernal? Ignoro o nome da mãe. Os demais filhos são Ana, Francisco, Juan, Manuel e Pedro.
Desde já, agradeço.
Ademir Schetini Jr.

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#390441 | lmvp | 27 mar 2018 20:44 | Em resposta a: #390439

Caro Ademir Schetini Jr
Pedro Bernal foi casado com Isabel Henriques e baptizaram em Vilar Torpim os seguintes filhos:
-Ana bp 1648 /f71
- Manuel bp 1650/73v
-Domingos bp 1652/f77
-João bp 1653/f82
-Isabel bp 1655/f90
-Pedro bp 1658/f99
Não tenho o baptismo de Francisco.
Há um Diogo Bernal contemporâneo de Pedro Bernal, provávelmente irmão, casado com Leonor Henriques.
Espero que esta informação lhe possa ser útil.
Cumprimentos,
Luísvpinto

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#390496 | JCSBRAVO | 29 mar 2018 19:25 | Em resposta a: #296024

Caro Nuno de M.

alguns anos atrás entrei em contacto consigo para ver se tem alguma informação sobre os meus avós e bisavós. A minha avó era de Vilar Torpim e chamava-se Virgínia Augusta Marques Teixeira Rua que casou com Luís Maria Beato e viveram em Algodres. Era filha de Lourenço Soares dos Santos Rua e de Maria Antónia Marques Rua.
Ficarei muito grato de qualquer informação
José Carlos Beato Saraiva Bravo

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#390512 | Ademir Schetini Jr. | 30 mar 2018 02:17 | Em resposta a: #390441

Caro Luis Pinto, agradeço-lhe a gentileza da resposta.
É a mesma Izabel que procuro. Sei que Izabel casou-se com Francisco. A cerimônia teve lugar em Vilar Torpim ou Vila de Almeida, de onde o nubente era natural. Mas ainda não encontrei o registro.
No mais, muito obrigado!
Ademir Schetini Jr.

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391042 | imary | 13 abr 2018 16:58 | Em resposta a: #239314

Caro Luis,

Tenho antepassados em Vilar Torpim. Estou a folhear os registos digitalizados de Vilar Torpim nos arquivos de Guarda e a preparar uma visita à TT.

Se tiver alguma informação sobre estas pessoas na segunda mitade do séc. XVIII, ficaria muito agradecida:
Pessoa Nasc. Cônjuge
Brás Alves antes 1771 Anastacia de Aguillar
Anastacia de Aguillar antes 1771 Brás Alves
Simão Monteiro Jaca antes 1776 Josefa Alves
Josefa Alves antes 1776 Simão Monteiro Jaca
José Alves Brás de Aguilar antes 1785 Joana Soares (de Figueira)
Francisco Carvalho antes 1786 Antónia Mariana Gonçalves
Antónia Mariana Gonçalves antes 1786 Francisco Carvalho
Antónia Monteiro antes 1790 Luis Soares (de Figueira)

Se precisa ajuda a dactilografar os seus levantamentos de TT sobre Vilar Torpim, possuo ajudar.

Atentamente
Ingrid Mary

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391043 | imary | 13 abr 2018 17:11 | Em resposta a: #239314

E estas pessoas também:
José Saraiva, bp antes 1781, casado com Maria Morgado Seixas
Maria Morgada Seixas, bp antes 1781, casada com José Saraiva

atentamente
ingrid mary

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391127 | lmvp | 16 abr 2018 14:15 | Em resposta a: #390441

Caro Ademir Schetini Jr
No Arquivo Nacional -Torre do Tombo, há um processo do tribunal do Santo Ofício (http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2311518) referente a Manuel Nunes Bernal, de idade de 34 anos, natural de Vilar Torpim, morador no Rio de Janeiro, capitão de navio, filho de Francisco Nunes de Miranda (médico) e de Isabel Bernal.
Talvez a sua leitura lhe possa ser útil.
Cumprimentos.
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391142 | Ademir Schetini Jr. | 16 abr 2018 17:07 | Em resposta a: #391127

Caro Luís Vieira Pinto,
Mais uma agradeço a gentileza.
Pesquiso esta família que foi parar em Salvador da Bahia e daí se espalhou de novo. Tive acesso à documentação inquisitorial, mas, em parte, careço dos arquivos paroquiais. Tal fato criou um obstáculo em relação à linhagem de Izabel Bernal. Parece-me, quatro irmãos passaram às partes do norte e um deles tornou-se homem de negócio nas ilhas caribenhas. Continuo na pesquisa.
Muito agradecido,
Cordialmente,
Ademir Schetini Jr.

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391371 | soaressara | 24 abr 2018 11:56 | Em resposta a: #391142

caro Ademir,
tenho alguma informação sobre esta familia mas neste momento não a tenho organizada.
Envie mal para sarasoaresarrobamacpontocom e envio-lhe o que tenho.
cumprimentos
sara soares

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#391372 | soaressara | 24 abr 2018 11:57 | Em resposta a: #391142

envie "mail"...peço desculpa

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430460 | anabcosta | 16 jan 2021 20:01 | Em resposta a: #239314

Duas questões:

Durante que período funcionou em Vilar de Torpim a alfandega ou porto seco?

Família de apelido Lima Aguilar (filhos e descendentes de de Fernando Ribeiro de Aguilar e de Catarina de Lima) (meados de 17.....)

Grata,
Ana

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430467 | lmvp | 16 jan 2021 21:17 | Em resposta a: #430460

Cara Ana,

Nos meus registos encontrei:

- Josefa bp 23.05.1746 /f82v, filha de Fernando Ribeiro e de Catarina Lima, neta paterna de Manuel Ribeiro e de Ana Aguilar e materna de Luís de Lima e de Maria dos Santos

- no século XVII, o casal Antonio Soares de Aguilar e Maria de Aguilar de Lima a batizarem 3 filhos: Bernardo em 1648 (f70); Amaro em 1651 (f76) e Matias em 1655 (f86v)

Espero que esta informação lhe possa ser útil.

Cumprimentos,
Luísvpinto

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430468 | anabcosta | 16 jan 2021 21:24 | Em resposta a: #430467

Muito obrigada.
Procuro o assento de batismo de MARIA de Lima Aguilar, filha de Fernando Ribeiro de Aguilar e Catarina de Lima.
Nos assentos dos filhos, diz-se que era natural de Vilar de Torpim...mas ainda não consegui encontrar. O dado que me enviou vem juntar-se a outros irmãos, à Ana, ao Silvestre, à Teresa e agora à Josefa .... Lima Aguilar.
Cump,
Ana

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430471 | lmvp | 16 jan 2021 22:38 | Em resposta a: #391042

Cara Ingrid

Em relação ao seu post de 2018, posso acrescentar os seguintes dados:

ANA SOUSA DE AGUILAR (e não Anastacia de Aguilar), foi mulher de Brás Alvares Saraiva. Era descendente de MANUEL MACHADO BORGES, cavaleiro fidalgo e morador em Lisboa em 1583. Da sua carta de Brasão (“Cartas de Brasão de Armas” – vol II de Nuno Gonçalves Borrego) consta:
“Portugal Principal Rei de Armas do muito alto e poderoso Rei Dom Filipe Nosso Senhor destes Reinos de Portugal e Cavaleiro Professo do Hábito de Santiago, faço saber a quantos esta minha carta de Brasão de Armas de Nobreza digna de fé e crença virem, que Manuel Machado Borges, Cavaleiro Fidalgo da Casa do dito Senhor e morador em esta cidade de Lisboa, me pediu e requereu que porquanto descendia por linha direta legítima e sem bastardia por parte de seu pai Diogo Rodrigues Borges e de sua mãe Catarina Rodrigues Machado e de seu avô Afonso Gonçalves Borges do Prado e António Rodrigues Machado, e de seus bisavós Afonso Borges do Prado e Pedro Machado e de seus trisavós das gerações e linhagens dos Borges e Machados que neste Reino são Fidalgos de Cota de Armas e solar conhecido, como consta do instrumento e mais papeis, tudo autorizado em forma devida por autoridade de justiça que apresentava e requeria que lhe desse um escudo com as armas que às ditas linhagens pertencem e a ele de direito por lhe pertencer, devia trazer para delas usar e gozar das honras e liberdades que por bem da nobreza delas gozaram os seus antepassados. Pelo que provendo o seu requerimento, por virtude do que constava dos ditos papeis e instrumentos, com os que em meu poder estão, e acho nele as armas que às ditas linhagens pertencem serem estas que lhe dou iluminadas, o escudo esquartelado, ao primeiro dos Borges, que trazem o campo vermelho, um leão de ouro rompante armado de preto e uma bordadura azul semeada de flores-de-lis de ouro; e o segundo dos Machados, que trazem o campo vermelho e cinco machados de prata em aspa, com os cabos de ouro e assim os contrários; elmo de prata aberto guarnecido de ouro, paquife de ouro e azul e prata e vermelho, e por timbre um meio leopardo de ouro com uma flor-de-lis de vermelho sobre a testa; por diferença um cardo de ouro florido de verde, que com elas pois lhe pertence pela dita maneira e segundo o Regimento da Armaria deve trazer para assim delas usar. Requeiro às justiças da parte do dito Senhor e por bem do ofício da nobreza, guardem ao suplicante as honras e liberdades e mais premências concedidas às ditas Armas, lhas deixem trazer e possuir nos actos em que a nobreza delas lhe dá lugar. E por verdade lhe passei esta Carta de Brasão em Lisboa, por mim assinada, aos catorze dias do mês de Outubro. Diogo de São Romão a fez. Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil quinhentos e oitenta e três. Portugal Principal Rei de Armas”

- MANUEL MACHADO BORGES, foi pai de:

- JOANA MACHADO, que casou na vila de Ucanha, Tarouca, com Francisco Pais, filho de outro Francisco Pais, “o velho”. Foram moradores na vila de Ucanha e tiveram:

- GABRIEL PAIS MACHADO, bp na vila de Ucanha, Tarouca a 24.05.1635; serviu como militar, com o posto de capitão em Vilar Torpim onde casou com Inês de Sousa, filha de Francisco Soares, comerciante em Lisboa e de sua mulher, Jerónima Vieira.
Inês Sousa foi batizada na Igreja de S. Julião em Lisboa no ano de 1623; seus pais moravam nessa paroquia na Rua das Esteiras. Ainda criança foi levada por sua irmã e seu cunhado, o sargento mor Manuel da Costa Soares, para a vila de Almeida, onde conheceu o capitão Gabriel Pais Machado, como consta no processo de HFSO de seu neto José de Sousa Machado. Gabriel Pais Machado e sua mulher viveram depois em Armamar, Lamego, onde nasceu o seu filho:

- JOSÉ DE SOUSA MACHADO, foi batizado me Armamar, Lamego a 30.04.1673/f20v- (tif 42); foi escrivão da Alfândega de Vilar Torpim e aí casou com Maria de Azevedo de Carvalho; tiveram:

- JOSÉ DE SOUSA MACHADO; foi sargento mor em Vilar Torpim e familiar do Santo Ofício. Teve de Maria de Aguilar, filha de Manuel de Almeida e de Maria de Aguilar, uma filha:

- ANA SOUSA DE AGUILAR, batizada a 07.02.1733. Casou em Vilar Torpim com BRÁS ALVARES SARAIVA, natural de Vilar Torpim, onde foi batizado a 26.05.1730. Era filho de Domingos Fernandes Alvares e de Maria Monteiro Saraiva, neto paterno de Gaspar Alvares e de Ana Fernandes e neto materno de António Monteiro Saraiva e de Ana Morgado, todos naturais e moradores em Vilar Torpim. Tiveram os seguintes filhos:
• JOSÉ ALVES BRÁS (bp 21.06.1759/f47v) que segue.
• Caetano bp 01.02.1761/f57
• Teresa bp 06.02.1763/f71
• Francisco bp 21.07.1765/
• Felix bp 30.01.1767/f97
• Francisco bp 05.08.1769/113v
• Dionísio bp 07.10.1770/f121
• Joana bp 07.02.1773/f133
• João bp 04.02.1775/f145

- JOSÉ ALVES BRÁS filho de Brás Alvares Saraiva e de sua mulher Ana de Sousa de Aguilar foi batizado em Vilar Torpim a 21.06.1759/f47v
Casou com Joana Soares e tiveram pelo menos dois filhos:
• Maria Aves, que casou com João Alves Pascoal (meus pentavós)
• Francisco Brás, que casou com Leonor Monteiro

Em relação ao FRANCISCO CARVALHO e ANTÓNIA GONÇALVES (meus hexavós), apenas tenho que era filho de João Carvalho e de Maria Sanches, neto paterno de José Garcia e de Isabel Carvalho e neto materno de Francisco Sanches e de Maria Gonçalves.

Espero que esta informação aqui postada, com dois anos de atraso, lhe possa ser útil.

Cumprimentos,
Luísvpinto

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430483 | imary | 17 jan 2021 13:08 | Em resposta a: #430471

Caro Luis,

Fico muito agradecida com as suas informações detalhadas. Não conhecia a ascendência de Ana Souza de Aguilar (mãe de Francisco, o meu hexavô).

Em quanto ao FRANCISCO CARVALHO e à ANTÓNIA GONÇALVES (pais de Domingos, o meu pentavô), encontrei mais informações:

Francisco de Carvalho:
• Ocupação: Soldado de cavalo
• Nascido a 9 de Julho de 1741 em Vilar Torpim, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal
Pais
Pai: João de Carvalho
Mãe: Maria Sanches
Casamento(s)
Antónia Gonçalves 1750-

Árvore de ascendência
_____| 4_ José Garcia †
/
|2_ João de Carvalho †
| \
| ¯¯¯¯¯| 5_ Isabel Carvalho †
|--1_ Francisco de Carvalho 1741-
| _____| 6_ Francisco Sanches
| /
|3_ Maria Sanches †
\
¯¯¯¯¯| 7_ Maria Gonçalves ?



Antónia Gonçalves
• Alias do nome: Antónia Mariana
• Nascida a 7 de Setembro de 1750 em Vilar Torpim, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Portugal
Pais
Pai: Francisco Gonçalves (39 anos)
Mãe: Emerenciana Fernandes (16 anos)
Casamento(s)
Francisco de Carvalho 1741- Ocupação: Soldado de cavalo

Árvore de ascendência
_____| 8_ António Pires Conde /1670-/1709
/
_____| 4_ Domingos Fernandes Conde 1684-
/ \
/ ¯¯¯¯¯| 9_ Maria Fernandes /1670-1727
/
|2_ Francisco Gonçalves 1711-
| \
| \ _____| 10_ João Gonçalves /1668-/1712
| \ /
| ¯¯¯¯¯| 5_ Catarina Gonçalves 1682-
| \
| ¯¯¯¯¯| 11_ Isabel Dias /1668-/1712
|--1_ Antónia Gonçalves 1750-
| _____| 6_ Manoel Fernandes de Botello †
| /
|3_ Emerenciana Fernandes /1734-
\
¯¯¯¯¯| 7_ Catarina Janeira †

Atentamente
Ingrid Mary

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430505 | lmvp | 17 jan 2021 21:21 | Em resposta a: #430483

Cara Ingrid
Muito obrigado pela partilha de dados.
Se me quiser enviar o seu mail tenho alguma documentação que posso partilhar.
O meu é:
LMVP1961arrobaGMAIL.COM
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#430516 | JCSBRAVO | 18 jan 2021 12:35 | Em resposta a: #239314

Muito bom dia. Gostaria de obter informações sobre a minha avó que era de Vilar Torpim e chamava-se Virgínia Augusta Marques Teixeira Rua que casou com Luís Maria Beato e viveram em Algodres. Era filha de Lourenço Soares dos Santos Rua e de Maria Antónia Marques Rua.
Ficarei muito grato de qualquer informação
José Carlos Beato Saraiva Bravo

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#449411 | matecas | 11 ago 2023 16:35 | Em resposta a: #239314

Presado Luís Vieira Pinto,

Procuro informações sobre dois ascendentes nascidos em Vilar Torpim (c. 1832).
Manuel Joaquim filho de João Alves e Maria Alves.
Maria da Assunção Alves Pascoal filha de José Antunes e Maria Ferreira.

Agradeço imenso, caso consiga ajudar à localização.

Cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

RP - Vilar Torpim sec XVII e XVIII

#449460 | lmvp | 13 ago 2023 17:35 | Em resposta a: #449411

Caro Pedro Matias

O meu trisavô João Alves Pascoal era natural de Vilar Torpim onde foi batizado a a 13.12.1842 (f72 – tif 233). Filho de Manuel Alves Pascoal (na maioria dos registos é mencionado como Manuel Alves) e de Maria da Ascensão Ferreira (nos registos aparece como Maria da Ascensão ou Maria Ferreira), neto paterno de João Alves Pascoal e de Maria Alves e neto materno de José António e de Maria Soares (em alguns registos aparece como Maria Ferreira). Penso que se trata do mesmo casal que o Pedro mencionou, apesar de nos diverso registos, Manuel Alves Pascoal, nunca ser mencionado como Manuel Joaquim.

Manuel Alves Pascoal é sexto neto de Manuel Machado Borges, cavaleiro fidalgo e, em 1583, era morador em Lisboa. Da sua carta de Brasão (“Cartas de Brasão de Armas” – vol II de Nuno Gonçalves Borrego) consta: “Portugal Principal Rei de Armas do muito alto e poderoso Rei Dom Filipe Nosso Senhor destes Reinos de Portugal e Cavaleiro Professo do Hábito de Santiago, faço saber a quantos esta minha carta de Brasão de Armas de Nobreza digna de fé e crença virem, que Manuel Machado Borges, Cavaleiro Fidalgo da Casa do dito Senhor e morador em esta cidade de Lisboa, me pediu e requereu que porquanto descendia por linha direta legítima e sem bastardia por parte de seu pai Diogo Rodrigues Borges e de sua mãe Catarina Rodrigues Machado e de seu avô Afonso Gonçalves Borges do Prado e António Rodrigues Machado, e de seus bisavós Afonso Borges do Prado e Pedro Machado e de seus trisavós das gerações e linhagens dos Borges e Machados que neste Reino são Fidalgos de Cota de Armas e solar conhecido, como consta do instrumento e mais papeis, tudo autorizado em forma devida por autoridade de justiça que apresentava e requeria que lhe desse um escudo com as armas que às ditas linhagens pertencem e a ele de direito por lhe pertencer, devia trazer para delas usar e gozar das honras e liberdades que por bem da nobreza delas gozaram os seus antepassados. Pelo que provendo o seu requerimento, por virtude do que constava dos ditos papeis e instrumentos, com os que em meu poder estão, e acho nele as armas que às ditas linhagens pertencem serem estas que lhe dou iluminadas, o escudo esquartelado, ao primeiro dos Borges, que trazem o campo vermelho, um leão de ouro rompante armado de preto e uma bordadura azul semeada de flores-de-lis de ouro; e o segundo dos Machados, que trazem o campo vermelho e cinco machados de prata em aspa, com os cabos de ouro e assim os contrários; elmo de prata aberto guarnecido de ouro, paquife de ouro e azul e prata e vermelho, e por timbre um meio leopardo de ouro com uma flor-de-lis de vermelho sobre a testa; por diferença um cardo de ouro florido de verde, que com elas pois lhe pertence pela dita maneira e segundo o Regimento da Armaria deve trazer para assim delas usar. Requeiro às justiças da parte do dito Senhor e por bem do ofício da nobreza, guardem ao suplicante as honras e liberdades e mais premências concedidas às ditas Armas, lhas deixem trazer e possuir nos actos em que a nobreza delas lhe dá lugar. E por verdade lhe passei esta Carta de Brasão em Lisboa, por mim assinada, aos catorze dias do mês de Outubro. Diogo de São Romão a fez. Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil quinhentos e oitenta e três. Portugal Principal Rei de Armas”
Viveu na vila de Ucanha, onde ainda hoje se pode ver a casa com a pedra de armas de Borges e Machado.
Foi pai de, pelo menos, uma filha:

- Joana Machado; nasceu na vila de Ucanha, concelho de Tarouca. Casou com Francisco Pais, natural da mesma terra, filho de outro Francisco Pais, o velho. Foram moradores na vila de Ucanha, onde nasceram os seus filhos:
• Manuel Pais, que casou na Granja Nova com Mariana de Proença e tiveram pelo menos um filho, José Machado, que foi padre.
• Joana Machado, que casou na Granja Nova com Manuel Cardoso e tiveram pelo menos um filho, João Cardoso Machado, que foi familiar do Santo Ofício (contem informação diversa sobre a genealogia da família - https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=2330502
• Gabriel Pais Machado, que segue.

- Gabriel Pais Machado, natural da vila de Ucanha, concelho de Tarouca, onde foi batizado a 24.05.1635. Seguiu a carreira militar. Foi capitão de infantaria na guarnição de Almeida e aí conheceu Inês Sousa com quem casou. Era filha de Francisco Soares, comerciante em Lisboa e de sua mulher, Jerónima Vieira. Inês Sousa foi batizada na Igreja de S. Julião em Lisboa no ano de 1623; seus pais moravam nessa paroquia na Rua das Esteiras. Ainda criança, Inês foi levada por sua irmã e seu cunhado, o sargento-mor Manuel da Costa Soares, para a vila de Almeida, onde, mais tarde, conheceu o capitão Gabriel Pais Machado. Casaram na Vila de Almeida, tendo posteriormente regressado à Vila de Ucanha, onde nasceram os seus filhos e onde viveram por mais de sessenta anos. Tiveram os seguintes filhos:
• Luís de Sousa, que foi frade da Ordem de S. Bernardo.
• Francisco de Sousa Soares, que foi padre beneficiado na igreja de Armamar, Lamego.
• Gabriel Pais de Sousa, que foi religioso.
• Ana Pais de Sousa, que casou com Domingos Pais de Miranda e foram pais de Alexandre Correia de Miranda, que foi escrivão da câmara da vila de Ucanha e familiar do Santo Ofício – https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2319188
José de Sousa Machado, que segue.

- José de Sousa Machado, nasceu em Armamar, Lamego, onde foi batizado a 30.04.1673. Por mercê de D. Pedro II foi nomeado escrivão da alfândega de Vilar Torpim em 1703. Aí casaria com Maria de Azevedo de Carvalho, natural de Lamego, filha de Francisco de Carvalho e de Isabel Rebelo. Foi em Vilar Torpim que nasceu o seu filho José de Sousa Machado.

- José de Sousa Machado, nasceu em Vilar Torpim. Seguiu a carreira militar como seu avô Gabriel e foi sargento mor de Vilar Torpim. Foi familiar do Santo Ofício, com habilitação de génere em 1730 - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=23354 De Maria de Aguilar, moça solteira, filha de Manuel de Almeida e de Maria de Aguilar, teve uma filha, Ana Sousa de Aguilar.

- Ana Sousa de Aguilar, nasceu em Vilar Torpim, onde foi batizada a 07.02.1733. Casou com Brás Alvares Saraiva, natural de Vilar Torpim onde foi batizado a 26.05.1730, Era filho de Domingos Fernandes Alvares e de Maria Monteiro Saraiva, neto paterno de Gaspar Alvares e de Ana Fernandes e neto materno de António Monteiro Saraiva e de Ana Morgado, todos naturais e moradores em Vilar Torpim. Tiveram os seguintes filhos:
• José Alves de Brás (bp 21.06.1759/f47v) que segue.
• Caetano bp 01.02.1761/f57
• Teresa bp 06.02.1763/f71
• Francisco bp 21.07.1765/
• Felix bp 30.01.1767/f97
• Francisco bp 05.08.1769/113v
• Dionísio bp 07.10.1770/f121
• Joana bp 07.02.1773/f133
• João bp 04.02.1775/f145

- José Alves de Brás, nasceu em Vilar Torpim onde foi batizado a 21.06.1759. casou com Joana Soares. Tiveram:
• Francisco Alves Brás; casou com Leonor Monteiro em Vilar Torpim a 10.07.1811; faleceu em 1869 com oitenta anos.
• Manuel Alves Brás, casou com Josefa Loureiro; faleceu em 1880 com 76 anos
• Joaquim de Brás, casou com Maria Silva; faleceu em 1870 com 72 anos
• Maria Alves, que segue.

- Maria Alves, nasceu em Vilar Torpim. Casou com João Alves Pascoal, (bp em Vilar Torpim a 19.01.1772), filho de José Alvares Pascoal e de sua mulher Maria Dias, neto paterno de Pascoal Alvares e de Maria Mendes e neto materno de José Dias Torres e de Ana Gonçalves Redondo. Tiveram:
• Maria Bp 08.04.1813 (tif 8)
• Catarina Bp 10.12.1814 (tif 17)
• Maria; Bp 25.01.1817 (tif 40)
• João Alves Pascoal, nasceu em 1817, mas o assento de batismo só foi registado no livro em 1844 (tif 159)
• Manuel Alves Pascoal, que segue.
• Francisco, Bp 10.12.1821 (tif 92)
• António Bp 12.01.1824 (tif 118)

- Manuel Alves Pascoal, nasceu em Vilar Torpim no dia 04.12.1842 e foi batizado no dia 13 desse mês. Casou em Vilar Torpim a 21.07.1841 com Maria da Ascensão Ferreira, filha de José António, natural da quinta do Milheiro, freguesia do Colmeal e de Maria Soares Ferreira, natural de Vilar Torpim, neta paterna de António José e de Maria José, do Colmeal e neta materna de Luís Soares, de Figueira de Castelo Rodrigo e de Antónia Monteiro Ferreira, de Vilar Torpim. Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
• João Alves Pascoal, meu trisavô nascido a 04.12.1842
• Leonor Bp 02.06.1845 (tif 171)
• Maria Bp 12.01.1848 (tif 199)
• José Bp 21.09.1850 (tif 233)

Espero que a informação disponibilizada lhe possa ser útil.

Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen