Familia Cascaes em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Formação

Familia Cascaes em Portugal

#240553 | EderCascaes | 28 set 2009 20:07

Sou do Brasil mais ao decorrer da minha vida obtive informações, que tinhamos parentes em Portugal (Com sobrenome Cascais) que teria se transformado para Cascaes aqui no Brasil Devido a um erro de registro no Cartório, mas em minha busca não consigo obter nem um tipo de contato com alguem que possa me esclrecer fatos tirar duvidas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#242066 | Peixeira | 16 out 2009 00:39 | Em resposta a: #240553

Provavelmente é ao contrário, i.e. Cascaes é uma forma antiga que depois, em Portugal, virou Cascais.

E qual é a origem geográfica dos seus Cascaes?

Cumprimentos,
C. Peixeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#242082 | hpinto | 16 out 2009 09:56 | Em resposta a: #240553

Caro Sr Cascais:
Julgo que o nome Cascais é originário da região da Ria de Aveiro (Murtosa, Estarreja, Ílhavo), e está ligado à pesca artesanal. A região da Ria foi berço de muitos emigrantes para outras zonas piscatórias de Portugal, nomeadamente a região de Setúbal. Mais tarde a emigração teve como destino o Brasil e mais tarde ainda (já no princípio do Séc. XX), os Estados Unidos da América.
Se a sua família está há várias gerações no Brasil, é provável que tenha origem num desses lugares da Ria de Aveiro. Mas haverá que investigar nomes e datas para se ter a certeza.
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#242201 | jacques | 18 out 2009 00:39 | Em resposta a: #240553

Caro Confrade

Conheço algumas pessoas com apelido Cascais que vivem no concelho da Murtosa, distrito de Aveiro.
Creio que não se interessam por Genealogia, mas se aceder a este link, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=209597 ,vai de certeza ter oportunidade de contactar a confreira Ana Recio que
tem informação de muitos apelidos dessa zona.
Cps
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#243600 | EderCascaes | 06 nov 2009 17:51 | Em resposta a: #242066

Descupe a demora, mais segundo o meu falecido primo, eles eram da cidade de Cascais, mais não tenho outras informações, tambem não tenho certeze que realmente seja nesta Cidade. obrigado !!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#243603 | EderCascaes | 06 nov 2009 18:06 | Em resposta a: #242082

Caro Sr. Hpinto, agradeço-lhe, com a informação das regiões possíveis, "Ria de Aveiro (Murtosa, Estarreja, Ílhavo)", já tenho por onde começar, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#243604 | EderCascaes | 06 nov 2009 18:07 | Em resposta a: #242201

Caro Sr. Jacques, vou entrar em contato com a Sra. Ana REcio, muito obrigado!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#243669 | hpinto | 07 nov 2009 15:57 | Em resposta a: #243603

Sr. Cascaes
Experimente ir ao site cepese.up.pt, clique em investigação-projectos concluídos, e pesquise o nome dos seus antepassados. Lá estão on-line os nomes de 385000 pessoas portuguesas que emigraram para o Brasil (e ainda faltam cerca de 600000). Fiz uma pesquisa pelo nome Cascaes, e apareceram-me mais de 10 pessoas, todas da Murtosa.
Boa sorte!
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Cascaes em Portugal

#243673 | EderCascaes | 07 nov 2009 17:07 | Em resposta a: #243669

Obrigado , vou dar uma olhada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen