Palácio brasonado abandonado em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Regiões | Títulos

Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241127 | d. soares | 04 out 2009 17:58

Caros Confrades,

Venho dar a vosso conhecimento algo que, eu, na minha modesta opinião acho degradante. Todos nós gostamos daquilo que fazemos, estudar familias, as suas ligações, as suas historias, de onde vieram, para onde foram, como se ligaram, etc. Adoramos, ver e estudar os fabulosos brasões familiares dos anais historicos portugueses, gostamos de ver e apreciar os palácios de familias outrora importantes na vivência histórica do poder português e não só.

Eu cresci fascinado a ver um palácio brasonado lindissísmo, que hoje em dia caí de tão miserável estado em que se encontra. Um palácio que pelo brasão foi pertencente a um conde que vivia nos arredores da antiga lisboa, qual conde, desconheço.

Trata-se de um palácio que se encontra perto do aeroporto de Lisboa, mesmo ao lado da 2.ª circular, completamente abandonado à mais de 30 anos, um palácio em que os seus proprietarios não se interessam minimamente por este. Um palácio que teve de ser fechado pelos moradores das redondezas devido às sussecivas investidas por drogados e vandalos nos seus corredores e escadas.

Aqui vos deixo um site de nome Lisboa SOS, em que mostra bem fotografias deste palácio que vos falo e o seu elevado estado de degradação. Encontra-se no fim das fotos deste bairro.

http://lisboasos.blogspot.com/2008/10/h-muitas-lisboas-dentro-de-lisboa_12.html

Peço amabilidade de algum confrade, que conheça este brasão, que tenha a gentilisa de me dizer quem era era este conde ou como se chamava, para que, a sua historia não se perca pelos anais da historia, tal como a outrora sua casa. Pelo menos da minha memoria este palácio jamais será esqueçido.

Cumprimentos

Ricardo de Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241133 | LCM | 04 out 2009 19:15 | Em resposta a: #241127

São armas de Sousa (do Prado) e Botelhos, usadas pelos Condes de Vila Real.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241151 | PAIVAMANSO | 05 out 2009 02:40 | Em resposta a: #241133

Caro LCM e restantes confrades .
Caros confrades, os Sousa Prado , estão misturados na lista de nomes dos Prado ,aqui no Genea , aliás tal como a família Paiva Manso está misturada nos Manso . Não encontrei ainda nenhuns dados sobre esses Condes de Vila Real , que o confrade LCM diz terem sido os proprietários e moradores deste palácio em ruínas, perto do aeroporto de Lisboa . Alguém por favor me sabe dizer algo sobre eles ?

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241174 | CMRSF | 05 out 2009 17:18 | Em resposta a: #241127

Caro Senhor Ricardo de Moraes e Soares

Partilho inteiramente da sua preocupação, não só em relação a este com a tantos outros palácios torres e solares que por este nossa Portugal se econtram como diz e muito bem em "miserável estado". Todos os anos aproveitando o periodo de férias, sigo lugares onde habitaram e habitam familiares meus e da minha esposa. Ao mesmo tempo aproveito ainda, para dar a conhecer aos meus filhos a história de Portugal visitando monumentos e lugares da nossa História. Tal como o palácio que refere, tenho tido infelizmente visto dezenas de outros palácios, torres e solares, também brazonados no mesmo estado e alguns em pior estado.

Por certo que a sua indignação a minha indignação e de tantos outros confrades já percorreram páginas e páginas deste forum. Há quem se interrogue sobre o que faz o IGESPAR.

Mas deu-me uma ideia. Nas minhas próximas viagens vou fotgrafar o que sobre esta matéria tenho visto, com intuito de segui-lo no propósito de referênciar outros casos que omo este que apresentou.

Os meus cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241190 | d. soares | 05 out 2009 19:19 | Em resposta a: #241174

Caro Carlos Silva da Fonseca,

À uns tempos encontrei na internet o solar dos Soares de Tangil, estava à venda pelo seu propriertário, que na altura era o Vale de Azevedo, por uma ninharia. Este solar, importantíssimo para a historia desta familia, estava lastimável, completamente degradado, mais uns anos "em cima" e caí, pensei eu na altura.

Acredito naquilo que me diz, conheço pouco sobre o estado de outros palácios, torres e solares por este portugal a fora. O que acho curioso, é este palácio estar ao lado do aeroporto, a cair da sua ruína, com um terreno gigantesco, visivel a olho de quem aterra de avião, visivel a olho de quem vem na segunda circular (a estrada mais frequentada dentro de lisboa), e ninguem quer saber do imovel. A Camara de Lisboa, quer demolir, o proprietário quer demolir, a IGESPAR, é aquilo que se vê. E, acaba por mais tarde ou mais cedo, cair. Perde-se mais um pedaçinho da nossa historia portuguesa.

Sei que existe mais um outro palácio de um outro conde, mesmo no centro da baixa de Lisboa, que tambem se encontra a ruir de tão degradado estado, e tal como aqule que eu apresento, nenhuma entidade se importa com esta situação. Caí e a seguir constroi-se mais escritórios para venda, esta é a política da Camara de Lisboa e dos interesses económicos subjacentes.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241193 | chartri | 05 out 2009 19:37 | Em resposta a: #241190

Caro Ricardo D. Soares

Tem toda a razão, mas o problema é como se mantém um palácio. Não serve para habitação, pois já não se vive como se vivia quando foi construído. Não tem luz eléctrica, águas correntes, gás, cozinhas, casas de banho, etc, etc.

A Câmara não tem dinheiro para o comprar e não sabe que destino dar-lhe. Os proprietários, muitas vezes famílias numerosas, não se entendem, até porque não conseguem todos la viver. As entidades privadas estão servidas e é mais cómodo e barato alojarem-se num edifício novo sem infiltrações do telhado e sobrados a ranger.

Enfim, que fazer ?
Sobra o problema para os donos, ou proprietários, e para as autoridades públicas, pois mesmo que tenham dinheiro não tem destino a dar-lhe.

Por último as urbanizações que se foram fazendo á volta destas propriedades não os consideram e ficam em alguns guetos.

O do aeroporto, tem alem disso, o aeroporto tão perto, que o ruído incomoda.

Assim que fazer?
Eu não sei?

Os colegas saberão?
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241198 | d. soares | 05 out 2009 19:51 | Em resposta a: #241193

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Este palácio só tem um proprietario, tem luz electrica, agua corrente, cozinha, casa de banho, só não tem gás canalizado. De tal modo que tem isto tudo, que foi invadido por imigrantes, que ilegalmente viveram dentro das suas paredes.

Existe várias associações juvenis e séniores, nesta freguesia e nas redondezas que não tem local para onde se instalar. Simplesmente não existe vontade de nenhuma das partes, públicas e privadas e porquê? Porque não trás lucro.

Cumprimentos

Ricardo de Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#241370 | CMRSF | 07 out 2009 23:40 | Em resposta a: #241198

Caros Confrades,

Permitam-me que volte ao assunto, pretendendo que o que escrevo seja válido para todas as casas brasonadas, sem esquecer aquela com que o Confrade Ricardo de Moraes e Soares iniciou este tópico.

Concordo que hoje é mais difícil manter este tipo de casas. Os factores apresentados focam verdades incontornáveis. Os dias são outros, os interesses são outros. O modo como nos organizamos e vivemos é diferente.

Os fracos recursos em alguns casos e a difícil coabitação familiar em outros casos têm de facto estado por detrás da degradação e do fim destas casas.

Seja qual for a razão, não me parece justo para a Nossa História cruzar os braços e como refere o Confrade Ricardo de Moraes e Soares deixar perder mais um “pedacinho da nossa história portuguesa”. Eu acrescento “deixar cair aos pedacinhos uma parte da Nossa História.

Há exemplos de sucesso que nos dizem como fazer.

Casa de Santa Cruz em Lamego - Um incêndio, ocorrido em 1979, destruiu totalmente o solar, dele restando apenas os componentes em granito. O edifício permaneceu assim em ruínas durante alguns anos até ser magnificamente recuperado pelo Ministério da Justiça, para albergar os serviços de Registos Civil e Predial, Notariado e Tribunal de Trabalho.
Fonte “CMLamego”
Em Vilarinho já foi recuperada uma casa senhorial para Agro-turismo e estão em fase de recuperação mais cinco casas brasonadas.
Fonte “Nordeste Rural”

A TSF noticiou recentemente que no Alentejo foram investidos 850.000 euros na recuperação uma casa. Foram usados 85% de fundos do QREN.

Há muitos mais exemplos que nos dizem que é possível e pode ser feito algo.

Não defendo que todos os casos sejam passíveis de ser reabilitados pelos seus proprietários ou adquiridos por entidades privadas ou públicas para reconstrução. Casos existem completamente perdidos. Mas recorrendo-me daquilo que vejo, leio e escuto, julgo saber que Existem apoios que podem ser utilizados na reconstrução e requalificação de edifícios quando os projectos em causa são de interesse relevante e público, promovem o desenvolvimento local e mostram ser viáveis.

Estes solares e casas brasonadas são, testemunhos da Nossa História, da história dos lugares onde estão localizadas e das pessoas que nelas e à volta delas por lá passaram e viveram. Devem no meu entender ser classificados de interesse público, seja local, seja concelhio, seja nacional, seja....
Exista vontade (tem razão Caro Ricardo de Moraes e Soares).

Reconstruir traria vantagens. No meio das dificuldades que temos e vamos continuar a ter, podem contribuir para o desenvolvimento económico e social dos locais onde estas casas estão situadas, em especial nas áreas do turismo e da indústria, da construção civil e ainda, criação de emprego.

Muitos são os fins possíveis para estas casas. Alguns já foram referidos

Há um ano atrás foi notícia em vários jornais que empresários alemães, ligados ao imobiliário e ao turismo, se preparavam para investir cerca de 10 milhões de euros na aquisição de casas brasonadas antigas em Celorico de Basto",

Não sei se o fizeram, mas dá que pensar!

Cordiais cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#270588 | mikhael74 | 13 fev 2011 21:42 | Em resposta a: #241370

Alguem me sabe dizer qual a legislacao actual sobre a reconstrucao de casas brasonadas em ruinas. Por exemplo, se uma pessoa comprasse uma dessas casas, quais seriam os problemas a encontrar para arranjar uma casa que so tenha paredes e fachada?

Desculpem por isto aqui, mas estou curioso com este assunto.

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#270674 | JCC | 14 fev 2011 23:08 | Em resposta a: #270588

Caro Miguel

Não creio que haja alguma legislação específica sobre "casas brasonadas", até porque uma pedra de armas pode ser apeada e a casa deixaria de ser brasonada.

Assim a legislação aplicável será a mesam que para qualquer outra obra.

A menos, claro, que se trate de um imóvel classificado.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#270740 | fertelde | 15 fev 2011 22:10 | Em resposta a: #270588

Estimado Miguel:

Não há qualquer problema de recuperar qualquer casa em ruinas que esteja abrangida pela lei de património. Tem apenas que manter a fachada na sua forma original e o resto da casa no desenho primitivo, desde que dê para alguma rua. Do interior pode dispor como queira.
Em Lisboa vi algumas fachadas antigas integradas em prédios de nova construção que sobresaiem daquelas, assim, parece ser que até pode, por detrás da fachada, construir um arranha-céus...

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Palácio brasonado abandonado em Lisboa

#270822 | alucas | 17 fev 2011 18:49 | Em resposta a: #270740

Creio que esse palácio em ruínas, bem como os terrenos circundanres, pertencem, ou terão pertencido, à família de Isabel Maria Canhoto Segura de Faria, casada com o ex-ministro José António da Silveira Godinho.

Cumprimentos

alucas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 16:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen