Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias

Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242427 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 15:00

Algum confrade poderá esclarecer a que família pertencia primitivamente a casa existente na Abrunheira (Montemor-o-Velho), situada no mesmo largo onde também se encontra o edifício da Caixa Agrícola?
A referida casa possui hoje uma fachada oitocentista, encimada por brasão esquartelado, com coroa, embora corresponda a uma quinta cujo cadastro sugere implantação bem mais antiga. Também gostaria de saber se a referida casa/quinta tinha algum nome em especial.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242437 | RCCORREIA | 21 out 2009 16:00 | Em resposta a: #242427

Caro Francisco

Veja se é isto que procura
http://www.cm-montemorvelho.pt/patrimonio_historico.asp?ref=4ABR tb chamada de Casa Nobre do Morgado

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242447 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 17:03 | Em resposta a: #242437

Não, não é essa.
Obrigado pelo tempo que tomou a tentar ajudar, mas a casa em questão fica uns 300 metros mais á frente, é brasonada e está num largo onde, do outro lado situa-se a Caixa Agricola.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242452 | RCCORREIA | 21 out 2009 17:37 | Em resposta a: #242447

Vou ver se lhe consigo apurar mais alguma coisa junto dum amigo que mora por lá.

Amanhã digo-lhe o que consegui saber.

Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242474 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 21:34 | Em resposta a: #242452

Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242475 | Vasconcelosminas | 21 out 2009 21:35 | Em resposta a: #242427

Senhor Francisco Queiroz,

Enviei uma mensagem eletrônica para seu endereço, com um anexo contendo uma fotografia de uma casa em Abrunheira. Se acaso tratar-se da que referencia, poderei ajudá-lo.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242476 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 21:45 | Em resposta a: #242475

Já respondi. Obrigado. É essa mesma quinta aquela que refiro.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242508 | Marggo | 22 out 2009 01:40 | Em resposta a: #242475

Caro confrade Jose Roberto Vasoncelos

Meus avós paternos eram da Abrunheira e viviam perto dessa casa.
Lá passei muitos verões na minha juventude.
Os anos passaram , e há muito que lá não vou.
Não me recordo de quem era a casa ,mas tenho idéia de lá ir.
Estou agora a tentar fazer esse ramo da minha árvore ,uma vez que já estão alguns livros oneline.
Caso tenha informações sobre a mesma seria grande amabilidade sua se mas faculta-se.
Caso deseje posso lhe enviar o meu e-mail é só dizer.
Ficar-lhe-ei muito grata .
Os meus cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242509 | Vasconcelosminas | 22 out 2009 01:56 | Em resposta a: #242508

Caríssima Marggo,

Trata-se da casa chamada Quinta do Chafariz, que terá pertencido a um meu parente colateral, Fernando Luis Pereira de Vasconcelos, 2º Visconde de Ponte da Barca, filho primeiro do único barão e 1º visconde de Ponte da Barca Marechal Jerónimo Pereira de Vasconcelos e de sua mulher D. Maria Leonor Pires Monteiro Bandeira.

A Quinta do Chafariz ainda estará de posse dos descendentes do visconde, num ramo da família que, infelizmente, não tenho contato, mas que usam dos apelidos Ornelas e Vasconcelos Santana Marques.

O brasão que encima a fachada da quinta pertenceu ao 2º Visconde, um escudo esquartelado de Vasconcelos, Ornelas, Cardosos e Silvas.

Cordialmente,

José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#242542 | Marggo | 22 out 2009 14:23 | Em resposta a: #242509

Caro Jose Roberto

Muito obrigada pela informação tão rápida.
Tinha uma vaga idéia de pertencer a essa família da qual o meu avô era afilhado( de Pedro Fabião de Ornellas e Napoles) assim como alguns dos meus tios .
Meu tio que faleceu em1966 foi funcionário da Ciaxa de Credito Agricola na Abrunheira.
Não pertenceu também `a mesma familia um palacete em Lisboa um pouco atrá do cinema S. Jorge mas com entrada pela av. da Liberdade?Hoje já não existe infelizmente.
Coisas de familia a que vamos perdendo o contato embora fiquem umas certas lembranças.
Agora com a pesquisa geneológica voltam à memória.
Havera´na Camara de Lisboa onde investigar?
Os meus cumprimentos e agradecimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243165 | Francisco Queiroz | 30 out 2009 17:50 | Em resposta a: #242542

Cara Marggo
Sabe dizer-me se essa quinta brasonada já se chamou também Quinta de Belide?
Em Belide existia uma quinta muito antiga, mas andei por lá há tempos e nada vi. Portanto, essa quinta do Chafariz é a que está mais perto do referido lugar e estou a tentar confirmar se é a mesma quinta de Belide que já é referida no século XVII...
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243167 | mgorjaoh | 30 out 2009 18:02 | Em resposta a: #242476

Caro Francisco Queiroz,

Os Ornelas e Vasconcelos da Abrunheira, cruzando-se com a minha Família, foram por mim estudados no meu livro e já desenvolvi mais a sua linha, para trás, embora apenas nas gerações próximas do casamento com a irmã do meu trisavô.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243170 | Francisco Queiroz | 30 out 2009 18:11 | Em resposta a: #243167

Muito obrigado.
O problema é que eu tenho de relacionar uma quinta do século XVII com a actualidade. Em off, obtive a informação - ainda nao confirmada - de que a quinta hoje chamada do Chafariz terá sido adquirida a outra família no século XIX. Portanto, talvez só quem conheça bem a Abrunheira e as famílias daquela zona possa ajudar a esclarecer em definitivo a minha dúvida, a não ser que a quinta até tenha andado sempre na mesma família e no século XIX sofresse obras profundas (como parece ter sido o caso, olhando para a fachada).
A propósito, já me pode esclarecer quanto àquela questão dos Moreira Rato e a sua ligação à fábrica da Abrigada?
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243174 | mgorjaoh | 30 out 2009 18:29 | Em resposta a: #243170

Caro Francisco Queiroz,

Uma vista rápida por alguns assentos de Reveles que tenho reproduzidos no meu livro, para próxima edição, freguesia onde se situa a Abrunheira, não permitiu detectar. Casavam os Ornelas Pinto da Fonseca, que depois também usaram vários apelidos, como Nápoles, Vasconcelos, etc, na sua Capela de Santo António, mas não encontrei o nome da Quinta.
Os assentos de Reveles estão todos, no entanto ,disponíveis no etombo, pelo que será certamente possível encontrar aí a referida quinta.
Quanto à Fábrica da Abrigada, a informação que tinha tido é que teria tido finalmente resposta e contacto da Quinta. Não teve?
Com amizade,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243176 | Francisco Queiroz | 30 out 2009 18:57 | Em resposta a: #243174

Sim, estive na Abrigada há duas semanas, onde fui muito recebido, diga-se.
Porém, sobre essa questão dos Moreira Rato ainda não descobri mais nada nos últimos anos. Estou num beco sem saída, pois na fábrica nada encontrei; nenhuma pista.
Quanto à quinta que procuro localizar e me parece que pode ser essa do Chafariz, chamava-se Quinta de Belide. Sei que, em 1601, viviam na Quinta de Belide a viúva Maria Travassos, o seu genro Rui de Miranda, marido de Isabel Varela, e também Miguel Varela, Diogo Varela, Brites Travassos e Catarina Travassos, filhos da dita Maria Travassos. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?
O problema é serem nomes de época muito recuada, mas ainda tenho esperança de indentificar a quinta. No lugar de Belide propriamente dito nada encontrei que pudesse ter sido uma boa quinta no seculo XVII. Resta-me a hipótese da Quinta do Chafariz, que a que fica mais perto do lugar.
Grato
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243368 | Marggo | 03 nov 2009 00:39 | Em resposta a: #243165

Caro fFrancisco Queiroz
Desculpe só hoje responder mas estive fora.
Penso que não , pois sempre ouvi o nome de Quinta do Chafariz . Em alguns assentos de baptismo ,dos muito antigos ,há referencia a que mora no lugar do chafariz nesta freguesia da Abrunheira.
Em Verride havia uma quinta com arrozais que era a quinta da Belide por ser este o nome de uma sua possuídora que dela fez doação a um convento.
Fiquei curiosa e vou tentar descobrir algo de mais concreto sobre o assunto do qual lhe darei noticias.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243375 | Francisco Queiroz | 03 nov 2009 10:52 | Em resposta a: #243368

Obrigado.
A referência que tenho aponta a Quinta de Belide para a Abrunheira e não para Verride.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243387 | PAIVAMANSO | 03 nov 2009 14:28 | Em resposta a: #243375

Caro Confrade Francisco Queirós, fiz agora mesmo vários telefonemas para Abrunheira , Verride e de novo Abrunheira. Finalmente encontrei uma Senhora, extremamente simpática, que informou ser a Quinta de Belide ainda existente e um dos seus ultimos donos foi o Coronel Larguesa . Está situada no centro da Abrunheira, por detrás da Igreja . Esta Senhora D.ª Amélia , conhece mais duas casas Brasonadas em Abrunheira , que pertenceram ao Coronel Ornelas , uma é sensivelmente em frente á Caixa Agrícola e a outra é na praça antes dessa e ao lado do Café Santos . Esta senhora autorizou que eu lhe dê o número de telefone dela, para que o Senhor possa assim que quizer,ficar mais conhecedor destas casas e seus ultimos donos que Ela conheceu pessoalmente. Se bem entendi, ainda conhece alguns herdeiros. Caso queira , confirme por favor o seu endereço de Email, para eu lhe dar este contacto . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243397 | Francisco Queiroz | 03 nov 2009 17:35 | Em resposta a: #243387

Muito obrigado.
O meu email: francisco[arroba]queirozportela[ponto]com
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243408 | PAIVAMANSO | 03 nov 2009 18:59 | Em resposta a: #243397

Caros confrades, Marggo , J. Vasconcelos, R. Correia , M. Henriques, caso queiram o numero de telefone da D, Amélia , contactem-me para paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abrunheira - Montemor o Velho - casa brasonada

#243409 | Francisco Queiroz | 03 nov 2009 19:05 | Em resposta a: #243408

Caro confrade Jorge Santos
Depois de contactar a pessoa que me indicou, já fiquei esclarecido.
Muito obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen