Don Jorge da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Don Jorge da Costa

#242450 | ernestine | 21 out 2009 17:17

Caros Confrades ,

Alguém conhece un poco historia de Don JORGE DA COSTA , que foi Cardinal d'Alpadrinha ? 1460 -1500 ?

Melhores cumprimentos

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242511 | Augustus_o | 22 out 2009 02:11 | Em resposta a: #242450

Cara confrade,

Cardeal de Alpedrinha por lá ter nascido (Alpedrinha é freguesia do Fundão).

é contemporâneo de D.João II.

Cpts,

Mas há muito mais...

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242522 | ernestine | 22 out 2009 10:01 | Em resposta a: #242511

Caro confrade ,

Jà e uma informação .

Hà muito mais ? a onde que poce ter outros informações? O Cardeal D. Jorge da Costa e un dos meus ascendentes , da famillia da Costa , de São Vicente da Beira , Castelo Branco.
Estou na preparação do árvore genealógico. Consegui na Google Wikipea , tinha un pocito da historia.
Se o Senhor conhece sítios internet que vai me aprender mais !!!

Obrigado , e Cumprimentos ,

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242524 | loureiro | 22 out 2009 10:56 | Em resposta a: #242522

Cara Ernestine

Citando a wilkipedia:

"D. Jorge da Costa (Alpedrinha, Fundão, 1406 - Roma, 19 de Setembro de 1509), mais conhecido como Cardeal da Alpedrinha, foi um arcebispo de Braga e de Lisboa.

D. Jorge da Costa nasceu em 1406, na Vila beiroa de Alpedrinha, filho de Martim Vaz e de Catarina Gonçalves.

Estudou em Paris e foi prelado em várias dioceses: Bispo de Évora (1463-1464), Arcebispo de Lisboa (1464-1501) e Arcebispo de Braga (1501-1505). Foi feito Cardeal pelo Papa Sisto IV, em 18 de Dezembro de 1476, com o título dos Santos Pedro e Marcelino.

Dotado de invulgares qualidades, foi diplomata, e teve o maior valimento junto de D. Afonso V, de quem foi conselheiro e confessor, tendo sido também mestre-capelão da sua irmã, a infanta D. Catarina.

Por se haver inimistado com o filho e sucessor daquele, o rei D. João II, exilou-se em Roma a partir de 1483, onde acabou por passar o resto da sua vida, governando a partir da Cúria Romana a diocese. Aí obteve o governo sucessivo de várias dioceses suburbicárias de Roma: Albano, Frascati e Porto-Santa Rufina.

Deve-se a D. Jorge da Costa a criação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com todo o apoio que deu à Rainha D. Leonor, tendo, para o efeito, movido influências em Roma para que a nova instituição surgida em Portugal tivesse o reconhecimento do Papa.

Morreu em 1509 em Roma, onde está sepultado num túmulo magnífico, na Igreja de Santa Maria del Popolo."

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242525 | paguiar | 22 out 2009 10:59 | Em resposta a: #242522

Cara Ernestina

Aqui no Geneall, vá aos Índices e procure nas Biografias. Encontra uma resenha bastante desenvolvida sobre a biografia do cardeal de Alpedrinha, D. Jorge da Costa.

Cumprimentos do
António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242558 | ernestine | 22 out 2009 17:21 | Em resposta a: #242524

Caro José ,

Muito obrigado , estou contente de todos estes informações.

Cumprimentos ,

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#242559 | ernestine | 22 out 2009 17:27 | Em resposta a: #242525

Caro António ,

Agradecimento pelo indicação que me ajudo em todos meus pesquisas.

Com os melhores cumprimentos e boa noite,

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243665 | ernestine | 07 nov 2009 14:52 | Em resposta a: #242525

Caro António ,

Consegui de ter muitos informações concerno famillia de meu mais antigo ascendente D.Jorge da Costa d ' Alpedrinha de 1401 ate os outros casamentos em 1560 , senhors de Pancas Atalaia.
Muitos filhos e filhas foram , pessoas da Egrejà.Bispos, freira etc...
O nome de da Costa deste familia , foi à dispareser coms casamentos o que eu constata , ate 1800 etal que encontra outra vez um Costa desta descendência na parte de Corvos a Nogueira VISEU, os parentes ( António da Costa e Maria Rita approximativamente ano 1785 - 1815) de meu trisâvo paterno João da Costa que foi referido em São Vicente da Beira, castelo branco e todos os descendentes ate 1900.

Estou a procuro dos descendentes de D. Jorge da Costa D'Alpedrinha entre 1560 - 1800 com nomes de Costa de Cardeal que me falta , para completar a historia desta famillia que se enconta no quatro canto do mondo . Fantastico !

Obrigado com todos que podem me ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243716 | spes | 08 nov 2009 10:06 | Em resposta a: #243665

Cara Ernestina,


Sabe informar-me se o Cardeal de Alpedrinha tinha irmãos ?

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243765 | manuelr | 08 nov 2009 23:10 | Em resposta a: #243665

Cara Ernestine

Como conseguiu ligar João da Costa, de São Vicente da Beira, ao Cardeal de Alpedrinha? Sabe se ele deixou descendência(O Cardeal, claro)?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243789 | Pinduka | 09 nov 2009 11:24 | Em resposta a: #243716

Caro Fernando Figueirinhas,

O Cardel de Alpedrinha foi o 1º de vários filhos. Eu descendo do irmão Gonçalo Anes da Costa * c. 1425 (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180986) e de sua mulher Beatriz Álvares.

Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243792 | spes | 09 nov 2009 11:39 | Em resposta a: #243789

Caro Confrade,


Muito obrigado pelo informação.


Cumprimentos
Fernando Figeurinhas

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243812 | ernestine | 09 nov 2009 17:07 | Em resposta a: #243716

Caro Fernando ,


Sim ,ele tinha irmãos mais novos , sobrinhos etc...

- D. Jorge Vaz da Costa, archebispo de Braga ,mas tinha filhos ( 6 ) ? N Tavares
- D. Martihno da Costa , archebispo de Lisboa
- Duarte Nunes de Gusmão ?
- D. Catarina da Costa
- Isabel da Costa
- Elvira da Costa
- D. Margarida Vaz da Costa
- Isabel da Costa II
- Teresa , freira em Lorvão
- Maria , freira em Lorvão
- N
- N
- Catarina da Costa II
- Gonçalo Anes da Costa


Melhores cumprimentos

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243817 | ernestine | 09 nov 2009 17:39 | Em resposta a: #243789

Caro Pedro Costa Pinto ,

Muito felize , eu descenda do um irmão o uma irma de varios filhos come dize , mas não conhence nome.
Os mas antigos antepassados que eu tem , sãos entre 1790 - 1810 , António da Costa de Corvos - A - Nogueira e de Maria Rita que tinhão João da Costa come filho e que casou no dia 7/1/ 1835 com Maria da Conceição meus trisávos.

Gostaria tanto ter mas informações sobre Senhor se e possível e outros parentes antes dos pais de meu trisavô . Achó que nós sámos parentes de longe.

Com os melhores cumprimentos

Ernestina

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243821 | ernestine | 09 nov 2009 17:56 | Em resposta a: #243765

Caro Manuel ,

Desculpa , não e O cardeal que tinha descendência, claro que e os irmãos que foram casados que continua a lihagem.

João da Costa de SVB , e um descendência deste lihagem da família Costa , mesmo que Cardeal de Alpedrinha D. Jorge da Costa .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243825 | manuelr | 09 nov 2009 18:24 | Em resposta a: #243821

Cara Ernestina

É que há vários Costas, (até em São Vicente da Beira)que até poderão nada ter a ver com os Costas do Cardeal. Aliás, não sei se será muito certo, o Cardeal ser Costa. Ele não é filho de Catarina da Costa, mas sim do 2º casamento de Martim Vaz, que casou depois de viúvo de Catarina da Costa (ou Gonçalves). Nem sequer é certo o nome da sua 2ª mulher, evenualmente uma Costa, também.
O Cardeal é meio irmão da maior parte dos irmãos que indica.
Se me permitir um conselho, não faça a Genealogia a partir das datas mais antigas, de cima para baixo.
Tem que começar pelos seus avós e ir por aí a cima, até onde lhe for possível. Se conseguir, através de registos paroquiais, habilitações de genere, mercês, registos Notariais, etc fazer as ligações, tudo bem e Deus queira que sim, mas vai ser muito difícil. Os registos em São Vicente da Beira começam cerca de 1559 (faltando 40 anos de registos entre cerca e 1580 e 1620) e os de Alpedrinha cerca de 1625.
Se conseguir ligar o seu avô à Casa de Pancas e Atalaia ou aos Senhores do Ninho do Açor, tem o trabalho muito simplificado. Mas tem que ser através de registos, pois nem sequer um nome igual é garantia de nada (até escravos ficavam com o nome exactamente igual ao dos seu senhores).
Espero que não desista das suas pesquisas, mas prepare-se para ter muito trabalho :)

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Don Jorge da Costa

#243838 | ernestine | 09 nov 2009 21:45 | Em resposta a: #243825

Caro Manuel ,

Não a problema pelo genealogia porque eu consegui de ter certidões de meus avôs , bisavôs , trisavôs , nos arquivos , registos Notariais para preparar Arvóre ate os meus filhos.

Certa que há varios Costa é por isso que eu tinha vindo em Portugal em Agosto para verificar nos registos .
Mia Tia Neta que viva em Lisboa , me deu informações sobre as origems distantes da nossa família.
Os ascendentes de meus avôs não eram de São V da Beira , mas de Pancas o de Ninho.
Há tantes diferenças na biografia de Cardeal , quando o origem do nome Costa , que e difficil de saber qua versão verdadeira.
E só para mia curiosidade e meu desejo de olhar mais trais . Não tenho certeza que vó chegar no resultado mas se há pessoas que conhence e que pode me dar informações que me permitir de ligar meu avô com a casa de Pancas e Atalaia ou aos Senhores do Ninho que eu achó que e, porque não?
E sempre bem de saber mais que pouco .
Eu não desista nas mias pesquisas .
Obrigado pelo os concelhos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 10:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen