Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#243410 | tcerejeirafontes | 03 nov 2009 19:15

Caros Confrades,

Gostaria de obter mais informações acerca de josé Bezerra Figueiroa da freguesia de S. Paio de Freixedo (século XVII).

Com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#364326 | cardosodoamaral | 14 dez 2015 19:11 | Em resposta a: #243410

Caro Confrade

Parecer-lhe-á algo inusitado, mas tenho na minha família um José Bezerra Figueiroa (fim do terceiro quartel, princípio do quarto do séc XVII), que estaria casado, digo isto porque em dois assentos de seus filhos diz que eles são naturais, com Catarina de Sá (solteira) natural de SãoTiago de Antas, Vila Nova de Famalicão.

Será o mesmo José que o caro Confrade possui?

Será que me pode dar uma ajuda?

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#364816 | cardosodoamaral | 05 jan 2016 11:22 | Em resposta a: #243410

Caro Confrade

Com a devida certeza que não deve ter visto a anterior mensagem.

Renovo-a.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos e um bom ano

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#364894 | cardosodoamaral | 07 jan 2016 20:43 | Em resposta a: #243410

Caro Confrade

Com a devida certeza que não deve ter visto aa anteriores mensagens ou não as recebeu.

Poderá não ter ativado as "bolinhas" em baixo, antes da palavra enviar.

Renovo-a.

Grato por tudo

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448046 | Graça Regueiras | 06 jun 2023 18:17 | Em resposta a: #364816

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Tenho registadas quatro filhas de José Bezerra Figueiroa e de Catarina Sá: Constantina Bezerra de Sá, n. 12-03-1694 (minha antepassada); Joana Sá, Mariana de Sá e Josefa Figueiroa, n. 14-02-1698.
Sabe se José Bezerra Figueiroa foi ordenado Padre?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448048 | ADB | 06 jun 2023 19:54 | Em resposta a: #448046

Cara Graça

No site do Arquivo Distrital de Braga há referência à Inquirição de Genere de José Bezerra Figueiroa, de São Paio de Meixedo, em 1690. Apesar deste documento por si só não confirmar a ordenação de alguém (era feito para apurar a pureza de sangue do candidato à vida eclesiástica), uma vez que alguns desistiam acabando até por casar, é uma possibilidade ele ter-se ordenado.

Os assentos dos filhos não referem que o pai era Padre? Porquê então essa desconfiança?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448052 | Graça Regueiras | 06 jun 2023 21:43 | Em resposta a: #448048

Caro Filipe

Nos assentos de nascimento não refere o Pai, somente nos assentos de casamento.
José Bezerra Figueirôa aparece como "beneficiado" (não sei o que quer dizer) como testemunha num casamento de Manuel Gomes e Custódia de Sá Tinoca em 11 de junho de 1708.
Custódia de Sá Tinoca é filha do Reverendo Padre Mateus Tinoco da freguesia de Gavião e de Jerónima de Sá, já defunta, de Vilar da freguesia de S. Tiago d'Antas. Não sei se esta Jerónima de Sá é também a mãe de Catarina de Sá.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448054 | ADB | 06 jun 2023 22:23 | Em resposta a: #448052

Cara Graça

O Beneficiado tinha um benefício eclesiástico.

Em religião, é designado benefício eclesiástico o rendimento vinculado a um cargo eclesiástico e que permite ao seu titular (beneficiário) cumprir corretamente uma função na Igreja.

Ou seja, é um direito adquirido de quem exerce um ofício eclesiástico, como fundo de rendimento ou côngrua e para seu usufruto, como forma da sua sustentação.

Concluindo, ele poderia não ter sido ordenado Padre mas pelo menos seria um clérigo com ordens menores.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448056 | cardosodoamaral | 07 jun 2023 11:19 | Em resposta a: #448046

Cara Graça Regueiras

A Constantina Bezerra de Sá n. 12-3-1694, também é minha antepassada directa.
Já nos cruzamos noutro "Forum" em tempos e sobre o mesmo assunto.
Nunca achei o casamento de José Bezerra Figueiroa com Catarina de Sá, porque à época ela era solteira. Não sei se casou depois.
Quem se debruçou sobre a origem dos Bezerras foi Armando de Almeida Fernandes (Historiador) no seu opúsculo - Os Bezerras e a Torre de Ferreirim
Felgueiras Gaio também os trata mas superficialmente. Eduardo Bezerra Neto também andou à procura dos seus parentes em Portugal, Galiza e Brasil, mais propriamente em Pernambuco.
Américo Carneiro através de desenhos feitos por si e pintados também "ilustra" algo sobre os Bezerras de Meadela - Viana do Castelo.
A informação é muita e dispersa. Foi uma família que teve o seu lugar na História (na época).
Conforme o Confrade Filipe disse e muito bem "não quer dizer que ele fosse casado". Também li a sua Inquirição de Genere e não se conclui que tenha sido padre. Ordens menores poderá estar implícita nos documentos.
Os domínios dos Bezerras estendiam-se desde o Minho até à Beira Alta.
Ao dispor
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448065 | ADB | 07 jun 2023 17:04 | Em resposta a: #448056

Caro Adelino

Já procurou o óbito do beneficiado e da Catarina? Onde residiam eles? Deverão ter falecido solteiros, a não ser que ele deixasse a vida eclesiástica e casasse muito mais tarde com ela.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448218 | Graça Regueiras | 16 jun 2023 14:43 | Em resposta a: #448065

Filipe,

Catarina de Sá faleceu a 13 de janeiro de 1741 em S. Tiago d'Antas. No assento de óbito vem referida como solteira e sogra de Manuel Jorge.

Já procurei o óbito de José Bezerra Figueiroa, tanto em S. Tiago d'Antas como em Vila Nova de Famalicão, e não encontrei.

Procurei também em Meixedo, Viana do Castelo e encontrei este assento: Em 18 de março de 1708 faleceu D. Isabel mulher solteira do lugar da Portelinha (…) ficou por seu testamenteiro seu irmão o R.do José Bezerra Figueiroa assistente em Vila Nova de Famalicão.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448219 | cardosodoamaral | 16 jun 2023 15:19 | Em resposta a: #448065

Cara Graça


Só agora me foi dada esta notificação. Não sei o que se passou, mas o Confrade Filipe já respondeu à sua questão, penso eu.
Quanto ao reverendo José eu tenho-o como nascido em Antas, Vila Nova de Famalicão.
É tudo
Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448222 | ADB | 16 jun 2023 17:14 | Em resposta a: #448219

Cara Graça

A sua mensagem passou-me ao lado ...

Pena não ter localizado o óbito dele. Ainda assim, fica a certeza de que ele não acabou por casar com a mãe dos filhos, que faleceu solteira.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#448224 | Graça Regueiras | 16 jun 2023 17:24 | Em resposta a: #243410

Informação que tirei da inquirição de génere de José Bezerra Figueiroa (1690):
José Bezerra Figueiroa nasceu na freguesia de Meixedo e morou na freguesia de Perre onde seu pai tinha uma quinta. A quinta e capela foram herdadas de Luís Mesquita Bezerra, irmão de Francisca Mesquita Bezerra, mãe do justificante. O pai, João Moreira, faleceu pouco antes da inquirição.

Os avós paternos eram Domingos Moreira do Paço, de Burgães (Santo Tirso) e Susana Fernandes de Figueiredo da Vila de Famalicão.

Os seus avós maternos tinham uma quinta em Meixedo e eram moradores na vila de Viana na Rua das Rosas e dela naturais.

José Bezerra Figueiroa tinha mais de 25 anos quando foi feita a inquirição.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#449208 | Graça Regueiras | 31 jul 2023 13:06 | Em resposta a: #448224

PROCESSO DE JOÃO MOREIRA DE FIGUEIREDO, pai de José Bezerra Figueiroa
Outras formas do nome: João Moreira
Estatuto social: cristão-velho
Idade: 32 anos
Crime/Acusação: proposições heréticas
Cargos, funções, atividades: vivia de sua fazenda
Naturalidade: Vila Nova de Famalicão, termo de Barcelos, arcebispado de Braga
Morada: Meixedo, termo de Viana, arcebispado de Braga
Pai: Domingos Moreira, vivia de sua fazenda
Mãe: Susana Fernandes de Figueiredo
Estado civil: casado
Cônjuge: D. Francisca de Mesquita, cristã-velha
Data da prisão: 25/04/1640
Sentença: auto-de-fé privado de 25/06/1640. Absolvido das culpas que lhe impuseram e solto dos cárceres, pagamento de custas.
Contém informação que, em 20/03/1641, foi passada certidão do traslado da sentença do réu a Luís de Mesquita, seu filho.
Os elementos informativos da genealogia encontram-se referidos no f. 39. (PT/TT/TSO-IC/025/01840)

João Moreira de Figueiredo cristão velho natural de Vila Nova de Famalicão morador em Meixedo termo de Viana saiu solto e livre por ser culpado injustamente. Fls 78v, LIVRO 2.º DE LISTAS DOS AUTOS da Inquisição de Coimbra (ANTT)

Foi preso com sequestro de bens em 25 de abril de 1640 nos cárceres secretos da inquisição de Coimbra, por culpas que um abade de Meixedo lhe imputara, por serem capitais inimigos e trazerem grandes demandas e donde saíra livre e ilibado das acusações. O dito Abade foi degredado para Angola e perdeu a igreja e as testemunhas que juraram contra João Moreira de Figueiredo foram castigadas por perjúrio com açoites e galés.

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#449387 | Graça Regueiras | 10 ago 2023 19:50 | Em resposta a: #448056

Caro Adelino,

Vi que tem nos seus antepassados Rosa Maria Inácia Bezerra de Sá. Este nome já me apareceu nestas últimas semanas em que me tenho dedicado a explorar os Bezerra do concelho de Famalicão, no entanto, não consigo fazer a ligação à Constantina Bezerra de Sá.
Pode-me ajudar?

Cumprimentos,
Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#449537 | cardosodoamaral | 17 ago 2023 21:03 | Em resposta a: #449387

Cara Graça

Só agora vi a sua mensagem. Desta vez não me notificaram quando alguém responde a este tópico ou mesmo a uma mensagem.

Rosa Maria Inácia Bezerra de Sá tem como pais Manuel Bezerra de Sá nascido em Vila Nova de Famalicão, Antas, a 29.03.1717, e Ana Maria Pereira nascida em Vila Nova de Famalicão, Vermoim, a 30.12.1722.

Era neta paterna de Manuel Jorge nascido em Vila Nova de Famalicão, Antas, 03.10.1689 e falecido na mesma terra a 13.03.1779, com a bonita idade de quase 90 anos e de Constantina Bezerra de Sá nascida em Vila Nova de Famalicão, Antas, a 12.03.1694 e falecida na mesma terra em 01.12.1769.

Se tiver acesso ao geneall.net, pode consultar a minha página e lá procurar a ascendência de Rosa Maria - https://geneall.net/pt/nome/3083435/rosa-maria-inacia-bezerra-de-sa/

Se precisar de mais informações, disponha se faz favor, que terei todo o gosto.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#449544 | Graça Regueiras | 18 ago 2023 12:26 | Em resposta a: #449537

Caro Adelino,

Rosa Maria Inácia Bezerra de Sá nasceu na freguesia de Abade de Vermoim, como consta do seu assento de casamento, filha de Manuel Bezerra de Sá da freguesia de S. Tiago de Antas e Ana Maria Pereira da freguesia de Abade de Vermoim. Casou em Santiago de Antas em 20/07/1767.

Não encontrei o seu assento de nascimento pois os livros da freguesia de Abade de Vermoim entre 1734 e 1831 não existem, assim como também não existem os de casamentos dessa época, onde poderia estar o de seus pais.

Eu vi a ascendência da Rosa Maria Inácia no Geneall e por isso surgiu a minha dúvida pois não encontrei nenhum documento que comprove que ela era neta de Manuel Jorge e Constantina Bezerra de Sá. Encontrou algum assento que mostre que este Manuel Bezerra de Sá é filho de Manuel Jorge e Constantina Bezerra de Sá? Na base de dados do CITCEM ele consta como tendo nascido em 29/03/1717 e falecido em 06/05/1717.

Nota: não confundir a paróquia de Abade de Vermoim com a de Vermoim, ambas do concelho de Famalicão.

Cumprimentos,
Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Família Bezerra Figueiroa de S. Paio de Meixedo - José Bezerra Figueiroa

#452684 | Graça Regueiras | 27 fev 2024 17:45 | Em resposta a: #448222

Ontem tive acesso à Tese de Doutoramento da Dra. Odete Tavares Paiva Silva Leite "Vila Nova de Famalicão - de freguesia rural a urbana (1620-1960) - Comportamentos demográficos e sociais" que faz "o levantamento, organização e exploração dos termos dos registos vitais do território correspondente à atual cidade de Vila Nova de Famalicão, desde 1620 a 1960."
É um trabalho muito interessante e, do ponto de vista genealógico, contribui para o enriquecimento da minha história familiar.
Nele está registado o óbito do Beneficiado José Bezerra de Figueiroa a 4 de abril de 1730.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen