Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Formação

Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244123 | luis baço | 14 nov 2009 03:47

Caros amigos

Na minha recente e humilde pesquisa genealógica tenho tido a colaboração fantástica dos Arquivos Distritais, ainda para mais tenho ancestrais espalhados por várias zonas do país. Normalmente o procedimento dos Arquivos é fantástico, pesquisam e cobram as fotocópias e portes de envio. Todos sabemos que estes Arquivos podem cobrar a pesquisa para além de 30 minutos, apesar do critério da maioria deles é não o fazerem.
Recentemente enviei um pedido por Email, de três cópias não certificadas para o Arquivo de Leiria, realçando querer ser previamente informado dos módulos de pagamento e seus valores. Espantosamente aparece-me o carteiro á porta, informando-me de uma cobrança de 19,42 Euros; reluntantemente paguei sem saber o que constava da carta. Pensando ser algo de excepcional, afinal tratava-se de apenas duas cópias, mais portes de envio e cobrança de 15 euros por pesquisas. Os dados eram perfeitamente aceitáveis falhei por dois anos numa, e um ano noutra, com toda a restante informação completa. Mais grave que o conteúdo foi o modo operativo desta rapaziada de Leiria; não fui informado como pedi(restantes Arquivos fazem-no), e por trás de uma directiva do Ministério da Cultura, abusam da subjectividade da mesma.
Arquivos de Bragança, Portalegre e demais, mas com estes á cabeça, actuam de forma exemplar, percebendo que tais valores por vezes são incomportáveis, e até pesquisando anos que não pedimos ou por lapso omitimos.


Escudam - se nesse tal decreto, mas esquecem-se de ler a alínea 7, onde fala da tal subjectividade e bom senso.


Peço desculpa pelo extenso texto, mas hoje fui vítima de uma cobrança dificil; (duas cópias 19,42 Euros)



Com os melhores cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244158 | chartri | 14 nov 2009 20:19 | Em resposta a: #244123

Caro Luis Baço
Venho defender o ADLeiria que eu uso há muitos anos tendo sido possível ter escrito dois livros (http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=965 e http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=1328) sobre a minha família, só possível pela boa colaboração que os funcionários do referido arquivo prestaram.
Bem tudo isto vem a propósito pois para obterem o que pediu tiveram de fazer pesquisas pois as suas indicações não eram correctas.
Ou teriam de lhe escrever e dizer:
- não encontramos. Quer que pesquisemos?
Depois o meu caro deveria lhe escrever e dizer "sim" ou "não"

Se dissesse "não" tudo ficava assim e não teria a informação
Se dissesse "sim", como o fez... chegaria à situação que aponta.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244164 | luis baço | 14 nov 2009 21:48 | Em resposta a: #244158

Caro Sr

Ainda bem para si, mas a minha opinião mantem -se. Curiosamente os Assentos em questão, até estão on -line, verifiquei isso ontem, no site Etombo. Errar as datas num ano é gravíssimo!!!
Deve ter sido uma labuta medonha.
Bom senso meu amigo, conhece?. Aliás o próprio Arquivo mandou-me um Email, pedindo desculpas pelo procedimento (modo de cobrança), apesar de manterem a justeza do valor.

O prazer que este hobbie me fornece ultrapassa estas questões.

Bem haja


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244166 | chartri | 14 nov 2009 21:59 | Em resposta a: #244164

Caro Luís Baço

Ainda bem que o Arquivo Distrital de Leiria reconheceu o erro e pediu desculpas. Não esperava outra coisa da parte deles.

Sobre os os assentos que não no e tombo, posso dizer-lhe que os registos que la estão são aqueles que eu pedi que fizessem a digitalização há uns anos. Claro que paguei essa digitalização e agora vejo que a TT os colocou "on line"...digamos á minha custa. São os de Leiria (Sé, Maceira, Azoia, Barosa, Cortes, Barreira, Caranquejeira, Marrazes) Batlaha e a Nazaré. Estou à espera que coloquem as outras freguesias.

Assim agora podemos pesquisar em casa com toda a comodidade.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244172 | luis baço | 14 nov 2009 22:56 | Em resposta a: #244166

Caro Sr Ricardo d'Azevedo


Bem sei que muito do trabalho feito ao nível dos Assentos on-line, são obra de pessoas dedicadas como o Sr..

Nunca quis desconsiderar o Arquivo de Leiria, apenas comparando com os outros que conheço, fiquei surpreendido.

Permita-me agradecer-lhe o seu trabalho, pois vai-me poupar umas investidas ao Arquivo.

Visto o Sr ser um expert nas freguesias que trabalhou, existe uma freguesia ou Lugar, que não consigo decifrar, trata-se de " P... Gracia ou Garcia, pertencente ao Reguengo do Fetal - Batalha.


Cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244179 | chartri | 15 nov 2009 00:39 | Em resposta a: #244172

Caro Luís Baço

Não vejo que lugar pudesse ser. Estive a ver um mapa militar da zona e nada encontrei que se assemelhasse ao nome que me aponta. Freguesia não é, pois é a de Reguengos do Fetal. Deve ser um lugar, ou um casal
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244181 | luis baço | 15 nov 2009 01:11 | Em resposta a: #244179

Caro Ricardo d'Azevedo

Já tentei no Google todas e quaisquer hipóteses, mas a caligrafia impede totais certezas, provavelmente será algum lugar entretanto extinto, não sei.

Obrigado pela sua atenção.

Cumprimentos

Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244193 | Nelita | 15 nov 2009 11:58 | Em resposta a: #244172

Caro Luís:

"Diz-se que ao lugar da Torre de Magueixa, se dava antigamente o nome de Torre da Magacia, que no português antigo, significa Torre da Magia ou da Feitiçaria, por Ter pertencido a um mágico ou feiticeiro(!)"

"No lugar das Torrinhas, ou Piqueiral, a ermida de Santa Madalena, construída em 1600, por visitação, sendo bispa D. Martim Affonso Mexia..."

Não sei se ajuda

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244199 | Nelita | 15 nov 2009 12:13 | Em resposta a: #244193

Cont.

Fontes:

Portugal Antigo e Moderno, de Pinho Leal, Vol. VIII, p. 112


Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244246 | vabopi | 15 nov 2009 23:42 | Em resposta a: #244199

Caro Luis Baço:

Tive recentemente uma experiência em tudo muito semelhante à sua com o mesmo Arquivo de Leiria. No entanto, a eficiência e rapidez da resposta - menos de uma semana - e a simpatia do contacto telefónico, fizeram-me "esquecer" a conta...

Por coincidência recebi quase em simultâneo o resultado de um pedido que fiz ao Arquivo Regional de Angra do Heroísmo que envolveu uma pesquisa num periodo maior, e anterior em 2 séculos. Não mandaram à cobrança, Recebi por correio normal 3 fotocópias referentes ao meu pedido acompanhadas de uma nota da quantia a pagar: ¤1,00 (UM EURO) !

Faz parte das curiosidades que vamos encontrando ao fazer genealogia...

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#244321 | luis baço | 16 nov 2009 19:22 | Em resposta a: #244246

Caro Vasco Galvão:


Curiosamente a primeira vez que fiz um pedido, foi ao Arquivo de Bragança; não cobraram nada, nem portes de envio. Comigo o procedimento normal tem sido o pagamento das fotocópias e portes de envio. Já fiz pedidos com margem temporal um pouco alargado e nunca cobraram a pesquisa, penso tratar -se do critério de cada Director/a.

Todos os Arquivos são muito atenciosos (aqueles que conheço), apesar do episódio com Leiria. Ao nível da rapidez de resposta e simpatia, Bragança e Portalegre são excepcionais.


Cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Cobrança Arquivo Distrital de Leiria

#245487 | Francisco Queiroz | 03 dez 2009 20:21 | Em resposta a: #244321

Caros confrades
A minha experiência em arquivos distritais também é positiva nesse tipo de buscas que, note-se, muito raramente solicito. Ainda assim, não posso deixar de referir que, no caso da Torre do Tombo, já tive alguns dissabores em termos de pedidos de reprodução: por erros imputáveis aos serviços (talvez por falta de cuidado e excesso de pedidos), fotocopiam documentos com outras cotas que não as indicadas ou fotocopiam tudo o que está numa certa cota, quando só se pede algumas folhas específicas: depois, surge por correio a exorbitante conta a pagar.
No caso das cotas trocadas, não só acabamos por pagar muito por algo que não nos interessa, como temos de pagar duas vezes pelo mesmo serviço e esperar mais uns meses pela conclusão do mesmo.
O pior é que, para evitar essas surpresas, tenho por vezes solicitado à Torre do Tombo que confirme cotas e indiquem número de folhas por cota, mas nao tenho tido resposta, pelo que sou obrigado a pedir a colegas e amigos para verificarem esses detalhes in loco.
Consta-me que a Torre do Tombo tem falta de pessoal, pelo que não interpretem esta nota como uma crítica. Trata-se apenas de uma constatação, que bem revela algumas das dificuldades sentidas na investigação. Espero que a situação seja resolvida. Entretanto, aqui fica o aviso, para que outros investigadores não tenham surpresas.
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 21:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen