filiações confusas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas | Formação

filiações confusas

#244634 | luis baço | 20 nov 2009 22:23

Caros amigos

Necessitava da vossa ajuda para o seguinte:


Assento de Baptismo de Augusta: "...filha ilegitima de Nascimenta...avós maternos...", não existindo qualquer referência ao seu lado paterno.
Curiosamente no Assento do filho de Augusta, vem toda a sua filiação, incluindo o avô ( pai de Augusta ), omitido como pai de Augusta.
Um dos padrinhos de Augusta suspeito ser seu Pai visto ser o nome que consta, como Avô materno do seu filho


O porquê destes critérios?


Cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: filiações confusas

#244694 | clcastro | 21 nov 2009 20:57 | Em resposta a: #244634

Caro Luís Baço,

Quando nascia um filho fora do casamento, isto é, natural (ilegítimo) era proibido incluir o nome do pai e os avós paternos, salvo raras excepções. O que não ficámos a saber é se a mãe de Augusta acabou por se casar com o dito padrinho, neste caso a Augusta foi legitimada pelo subsequente casamento dos pais ou pode ter corrido um processo legitimação sem ter havido casamento.

Cumprimentos,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: filiações confusas

#244696 | arturcs | 21 nov 2009 21:06 | Em resposta a: #244694

Caro Luís Baço,

Boa noite.

De que época é que fala...?

Pode ter havido "legitimação" e "casamento".
Por outro lado, há pessoas com nome igual: que assentos tem à sua disposição?

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: filiações confusas

#244703 | luis baço | 21 nov 2009 22:43 | Em resposta a: #244696

Caros amigos


Desde já agradeço as vossas observações.

Vou ser mais explícito:

- António Augusto Salgado, nascido em 1888, Felgar, Torre de Moncorvo, filho de Augusta Amélia Cordeiro, Avós maternos, José António Cordeiro e de Nascimenta de Jesus, e filiação paterna correcta.

- Augusta Amélia Cordeiro, em 1860, Felgar, Torre de Moncorvo, filha ilegítima / primeiro deste nome e terceira na ordem da filiação de Nascimenta de Jesus e seus Avós maternos, foi padrinho José António Cordeiro, casado.

Provavelmente quando o meu Avô nasceu a sua mãe já poderia ter sido legitimada, aparecendo o seu Avô materno.
O pormenor do Padrinho intriga-me, visto ser o nome igual ( José António Cordeiro), ainda por cima casado.

Certamente a ausência de qualquer dado paterno, deve-se ao facto do Padrinho ( o provavél pai) ser casado. Ainda não consegui descobrir se existiu casamento posterior.

Bem sei que suposições não podem ser certezas, mas por vezes existem coincidências estranhas.

Não tem sido fácil pesquisar, visto situações destas serem recorrentes nos meus ascendentes.


Visto ainda ser um iniciante nestas coisas, precisava da vossa maior experiência.


Cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen