familia freitas de noronha (Brasil)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

familia freitas de noronha (Brasil)

#247748 | jmaqm | 14 jan 2010 23:25

procuro informações sobre esta familia; a minha bisavó nasceu no Brasil e chamava-se Elisa Freitas de Noronha e era filha de Marcos Freitas de Noronha e casou se com um portugues Adolfo Waddington do Nascimento

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#247929 | ant.perestrelo | 17 jan 2010 22:01 | Em resposta a: #247748

Caro Jmaqm,

O que pretende saber? Por acaso tenho a ascendencia do seu antepassado Adolfo Waddington do Nascimento. Este descende de George Waddington e de D.Laureana Crato, esta minha parente.Temos por isso um antepassado comun, por esta sua avó. Se quiser contacte-me através deste mail alcperestrelo@gmail.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#248000 | jmaqm | 18 jan 2010 21:50 | Em resposta a: #247929

caro antonio perestrelo
conheço muito bem a ascendencia do meu bisavô ate ao George W apesar de nao saber nada da ascendencia deste em Inglaterra.ja agora gostava de ter mais elementos de D Laureana do Crato e qual a sua relação com ela.
mas a minha questao versava sobre os antepassados da minha bisavó D Elisa Freitas de Noronha, de quem so conheço o nome dos pais.
cumprimentos
joao Quintanilha

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#248033 | ant.perestrelo | 19 jan 2010 19:05 | Em resposta a: #248000

Caro João Quintanilha,

A ascendencia de D.Laureana do Crato é a seguinte:

João Vaz Crato,(meu antepassado) natural de Castelo de Vide, Escrivão das Sisas e Direitos Reais tendo também sido inquiridor e contador do concelho de vila de Castelo de Vide,casou pela terceira vez com Violante Marques, viúva de Nuno Dias.
Filho:

Xavier Vaz Crato, natural de Castelo de vide, tenente de cavalos desta praça. Casou com Rosa Maria:
filho

José António Vaz crato, natural de Castelo de Vide.Capitão de infantaria nº 8.Viveu em Castelo de Vide e depois em Lisboa, Lapa. Casou com D.Josefa Caetana picanço, filha de Manuel Gomes Rovisco, Cirurgião mor do Regimento da Praça de Castelo de Vide natural de Gáfete, e de Isabel Teresa Picanço natural de Castelo de Vide.D.Josefa faleceu na Lapa e era moradora na rua de S.Domingos.
Filha

D.Laureana Candida do Crato cc com George Waddington



Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#248534 | jmaqm | 26 jan 2010 22:43 | Em resposta a: #248033

obrigado pela sua informação
para situar o meu parentesco consigo agradecia a sua ligação a esta familia.
obrigado
joao Quintanilha mendonça

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#248599 | ant.perestrelo | 27 jan 2010 19:20 | Em resposta a: #248534

Caro João Quintanilha e Mendonça,

Pode-me escrever para o meu mail?

alcperestrelo@gmail.com
Obrigado
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Quintanilhas do Espinhal

#248603 | V.Q.F. | 27 jan 2010 19:46 | Em resposta a: #247748

Caro João Quintanilha,

Espero que esteja tudo bem consigo, já há muito tempo que não falava consigo.

Só hoje é que vi a sua mensagem e aproveito para lhe dizer que tenho muitas novidades sobre Quintanilhas do Espinhal, através da pesquisa que fiz de paroquiais na página do etombo, e também de processos de génere do Espinhal.

Por exemplo, sabia que o Dr. João de Quintanilha, n. Espinhal, Cavaleiro da Ordem de Cristo, casou e teve dois filhos?

Se quiser ponho aqui o que encontrei ou envio-lhe para o seu email.

Um abraço,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Quintanilhas do Espinhal

#248616 | jmaqm | 27 jan 2010 22:23 | Em resposta a: #248603

caro Vasco
penso que ainda tem o meu mail.
se poder mande me a informação ou entao aqui no forum
faça como preferir
teria muito gosto em reve lo quamndo quiser fale me
um abraço
joao Q

Resposta

Link directo:

RE: Quintanilhas do Espinhal

#248623 | V.Q.F. | 27 jan 2010 23:33 | Em resposta a: #248616

Caro João,

Ainda é um trabalho um bocado grande para pôr aqui (6 páginas) e tem muitas notas de rodapé.
Afinal não tenho o seu mail mas amanhã ligo-lhe para lhe perguntar.
Um abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quintanilhas do Espinhal

#263436 | jmaqm | 05 out 2010 00:21 | Em resposta a: #248603

caro Vasco
fui a procura do seu nome neste site e não encontro.
por favor diga me onde esta
obrigado
joao Quintanilha

Resposta

Link directo:

RE: Quintanilhas do Espinhal

#263441 | V.Q.F. | 05 out 2010 02:36 | Em resposta a: #263436

Caro João Quintanilha,

Eu pedi para ser apagado desta base de dados porque não concordo com alguns critérios científicos deste sítio.
Fiz uma intervenção no fórum, no dia 31-05-2010 http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=255719#lista
Onde expus a dúvida da filiação de uma Maria Roiz que se encontra nesta base como Maria Roiz Pimentel, em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1022526
em que nenhum interveniente do fórum soube quais as fontes usadas para a filiação apresentada, nem tampouco o próprio autor da sua inserção as quis revelar.

O que se sabe, é que não é conhecida a filiação desta Maria Roiz, contudo aparece aqui na base de dados com dois pais ilustres.
Aparentemente trata-se de uma genealogia em aberto, em que o autor sem ter a certeza da sua filiação (ou nenhuma) quis partilhar com todos os genealogistas, como se de um dado credível se tratasse, até que alguém prove o contrário…. Isto não me parece nada científico…

Outros dados incorrectos existem nesta base de dados, que nunca foram corrigidos, apesar de eu ter enviado várias vezes a sua correcção, como por exemplo a descendência de Manuel Perdigão aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=257933
Que na fonte usada, da revista “Raízes e Memórias”, não teve descendência, tendo o seu morgado passado para uma linha colateral, mas aqui aparece com dois filhos legítimos varões.

Outro caso: eu enviei a filiação de Francisco António de Bulhão Pato http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1138553
como filho ilegítimo (fora do casamento) de Francisco António de Bulhão Novais Pato e de D. Leonor Arraes de Mendonça, mas aqui aparece como filho do legítimo casamento com D. Maria da Piedade Brandi (eu enviei várias vezes a sua correcção mas nunca foi corrigido).

Também, Bárbara Guerreiro Camacho, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=253720
Casada com Filipe Roiz Camacho, Capitão-Mor de Padrões, foram ambos pais de Manuel Guerreiro Camacho de Aboim, Capitão-Mor de Padrões, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114441
Que aparece com filiação errada (enviei a sua correcção várias vezes e nunca foi corrigida – as fontes usadas são fontes primárias – processos do Santo Ofício, para além de várias publicações).

Desde o baptismo dos filhos de Mendo de Foyos Botado http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=224563
que nasceu em 1551, e aqui aparece com dois filhos nascidos em 1612 e em 1663, o que significa que teria mais de cem anos quando nasceu a última filha…

Desde as datas de baptismo dos filhos de Catarina Garcia Neto e dela própria http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=257614
Que aqui aparece como nascida em 1603, e com filhos nascidos em 1599, 1602 e 1609… Assim como a sua filiação em Pero Tomé de Matos, que não coincide com o artigo da revista “Raízes e Memórias” que trata exaustivamente destas famílias.

Etc, etc..

A minha conclusão é que não são feitas verificações dos dados que enviam para esta base de dados, que se diz credível e defende o rigor histórico.
E pior é quando se trata de dados claramente incoerentes, como datas de baptismo, e mais grave, filiações erradas… e por outro lado é dada credibilidade a qualquer utilizador sem qualquer prova dada em genealogia (levando-me mesmo a duvidar se alguns utilizadores que enviam dados para esta base sabem ler paroquiais…)
Claro que todos nós erramos, mas quando são apresentadas correcções várias vezes e ao longo de muito tempo e tudo continua na mesma já não posso aceitar…
Desculpe a extensão desta mensagem, mas aproveitei para expor várias situações para quem possa interessar.
Um abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#288404 | NELMANORONHA | 03 out 2011 01:58 | Em resposta a: #247748

Caro jmaqm, sua avó era neta de meu tataravô Policarpo de Freitas Noronha com Francisca Teresa de Jesus,uma de suas quatro mulheres com quem teve filhos.O pai dela,Marcos De Freitas Noronha,nasceu em 1807 e faleceu em 1880 e teve os filhos ,Elisa Noronha,1853,Etelvina de Freitas Noronha+1930,Vicentina Noronha,1826-1914,Adelaide Noronha,1860.Alfredo Noronha,1861,Leopoldo Noronha,1864.Eu sou descendente de outra de suas esposas Clara Cândida de jesus.Estou tentando montar monha árvore genealógica.Se quiseres entrar em contato email nnoronha@ibest.com.br.

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#288412 | jmaqm | 03 out 2011 08:39 | Em resposta a: #288404

obrigado pela sua mensagem que me permite recuar desde ja uma geração, dado que não conhecia os pais de Marcos de Freitas Noronha, pai de minha bisavó Elisa de Freitas Noronha.
conhece a ascendencia desse Policarpo? sabe de onde vem o seu nome e familia?
cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#291026 | jmaqm | 13 nov 2011 19:54 | Em resposta a: #288412

volto ao assunto caso tenham alguma informaçao sobre esta familia
obrigado
jmaqm,

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#291264 | NELMANORONHA | 17 nov 2011 02:56 | Em resposta a: #288412

S´´o sei o que meu pai contava ,que ele era seu bisavô e havia nascido em portugal.

Resposta

Link directo:

RE: familia freitas de noronha (Brasil)

#308150 | jmaqm | 13 jun 2012 21:40 | Em resposta a: #288404

a Mae da minha Avo Rute Waddington, chamava-se Elisa Freitas de Noronha(nasceu 1856 e fal 1884) e era filha de Marcos Freitas de Noronha que segundo sei era casado com Angelica de Freitas.
pela sua informaçao o meu trisavo seria filho de Policarpo Freitas de Noronha e de Francisca Teresa de Jesus.

congfirma-me estes dados?

obg
cumprimentos
jmaqm

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#383016 | jorge a soirefmann | 20 jul 2017 21:23 | Em resposta a: #308150

Elisa de Freitas Noronha nasceu em 20/11/1853 em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil, sendo batizada em 18/6/1854 - Rio Pardo (Liv. 15, fl. 126v); era filha de Marcos de Freitas Noronha (f° Ten. Policarpo de Freitas Noronha, n. Laguna, SC e Francisca Teresa de Jesus, n. freguesia de São José, RJ; n.p. Manoel de Freitas Noronha, n. Ilha da Madeira e Brites da Conceição, n. Laguna, SC; n.m. Francisco dos Santos e Máxima Maria da Conceição, naturais do RJ), n. 21/7/1807 - Santo Antônio da Patrulha; b. 2/8/1817 - Santo Antônio da Patrulha?; f. 27/12/1880 - Porto Alegre e de Angélica Pereira Monteiro; o casamento foi em 25/2/1853 - Rio Pardo (Liv. 4, fl. 69v, 70), foi o 3° casamento de Angélica; o primeiro casamento foi com Jean Abbadie, o segundo com Manoel Inácio Pimenta.
Angélica Pereira Monteiro n. 27/8/1826 - Rio Pardo; b. 26/9/1826 - Rio Pardo (Ig. N.S. do Rosário, Liv. 11, fl. 142), f. 8/6/1914 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Angélica era filha do Sargento-Mór João Pereira Monteiro, n. 16/8/1785 - Freguesia de N.S. da Vitória, Cidade do Porto, Portugal; f. 18/4/1860 - Rio Pardo (Ig. N.S. do Rosário, Liv. 6, Óbitos, fl. 113v) c/ 74 anos; c.(1°) 4/2/1809 - Rio Pardo (Ig. N.S. do Rosário, Liv. B-2, fl. 292v) c/ Angélica Rosa de Oliveira, n. 6/11/1792 - Rio Pardo; b. 18/11/1792 - Rio Pardo (Ig. N.S. do Rosário, Liv. Nov/1790-Set/1800, fl. 55); f. 27/9/1826 - Rio Pardo (Ig. N.S. do Rosário, Liv. 5/5A, fl. 104).
Como descendo do Sgto.-Mór João Pereira Monteiro e estou desenvolvendo estudo genealógico de sua descendência, tenho interesse em receber informações sobre a mesma. Agradeço eventuais contribuições neste sentido. Saudações. Jorge Appel Soirefmann, Porto Alegre, RS, Brasil.,

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#405615 | NELMANORONHA | 21 jul 2018 05:50 | Em resposta a: #288404

Meu email atual é nelmacnoronha@gmail.com

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#405616 | NELMANORONHA | 21 jul 2018 05:59 | Em resposta a: #308150

O nome correto é Policarpo de Freitas Noronha meu tataravô

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#405622 | jmaqm | 21 jul 2018 14:51 | Em resposta a: #405616

Bom dia
Muito obrigado pela sua resposta.
Pelo que me disse posso deduzir que está família Freitas Noronha vem dos Açores.
Sabe alguma coisa mais dessa ascendência?
Se tiver alguma pista agradeço
Cumprimentos
JMAQM

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#405712 | jmaqm | 23 jul 2018 19:39 | Em resposta a: #405622

Queria dizer Madeira e não Acores

Curiosamente nesta base existe um Manuel Freitas de Noronha da ilha da Madeira
Será o mesmo ??

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#405717 | jmaqm | 23 jul 2018 22:12 | Em resposta a: #383016

Boa noite
A descendência da minha bisavó Elisa Freitas de Noronha foi somente sua filha única , minha avó Ruth, que só teve um filho o meu pai Raymundo Sergio Maria de Noronha Waddington de Quintanilha e Mendonca que teve 5 filhos e 7 netos.
Toda esta descendência vem publicada nesta base de dados.
Cumprimentos
JMAQM

Resposta

Link directo:

familia freitas de noronha (Brasil)

#429552 | marcelogrillo | 08 dez 2020 00:23 | Em resposta a: #288404

Prezada Nelma,

Li sua postagem abaixo e pensei que talvez pudesse me ajudar.

Caro jmaqm, sua avó era neta de meu tataravô Policarpo de Freitas Noronha com Francisca Teresa de Jesus,uma de suas quatro mulheres com quem teve filhos.O pai dela,Marcos De Freitas Noronha,nasceu em 1807 e faleceu em 1880 e teve os filhos ,Elisa Noronha,1853,Etelvina de Freitas Noronha+1930,Vicentina Noronha,1826-1914,Adelaide Noronha,1860.Alfredo Noronha,1861,Leopoldo Noronha,1864.Eu sou descendente de outra de suas esposas Clara Cândida de jesus.Estou tentando montar monha árvore genealógica.Se quiseres entrar em contato email nnoronha@ibest.com.br.

Moro em Cachoeiro de Itapemirim - ES e pesquiso sobre o mármore.

Ocorre que descobri que o francês Pierre François Turell do Baile, ou Pedro Francisco, é o pioneiro na extração de mármore no Brasil, lá na Encruzilhada do Sul.

E ocorre também que o filho dele, Luis Felippe, se casou com uma antepassada sua: BELMIRA CLARA DE FREITAS, filha do tenente Policarpo de Freitas Noronha e Clara Maria de Jesus.

Muito pouco encontrei sobre o francês Pedro Francisco.

Talvez você pudesse me ajudar. Ou outra pessoa de sua família.

Desde já, muito grato.

Marcelo Grillo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen