"Lucas do Sobral", Viana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

"Lucas do Sobral", Viana

#248146 | MFGR | 21 jan 2010 14:57

Ao ler a história militar do Entre Douro-e-Minho nos séculos XVIII e XIX deparo-me frequentemente com este apelido (Lucas do Sobral). Alguém me pode esclarecer a sua origem e dizer-me algo acerca da sua descendência?

Resposta

Link directo:

RE: Lucas do Sobral, Viana

#248564 | MFGR | 27 jan 2010 12:59 | Em resposta a: #248146

Renovo pedido de informação acerca desta família.

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343089 | motalopes | 01 mar 2014 17:13 | Em resposta a: #248146

Prezado confrade


Deparei hoje com este pedido, que é já de Janeiro de 2010. Não sei se continua interessado em saber
alguma coisa sobre essa família.
Tenho alguma coisa sobre ela.

Cumprimentos.


Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343225 | Miguel E Pina | 04 mar 2014 12:03 | Em resposta a: #343089

Tenho notícia de uma D. Idalina Urbana Lucas Sobral que casou com o Coronel Manuel António Pereira de Castro Rebocho, mas sg. Foram herdeiros uns Melo Bandeira. Viveram no sec XIX, em Valença e Viana. Ele era um dos oito filhos do Marechal de Campo Tomás António Rebocho.

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343232 | motalopes | 04 mar 2014 14:19 | Em resposta a: #343225

Olá prezado confrade Miguel Pina

IDALINA URBANA LUCAS SO SOBRAL ere filha de António José Vieira Lucas do Sobral e de dona
Josefa Joaquina Alves de Migueis, ambos naturais e moradores na Vila de Valença do Minho, ne-
ta paterna de Manuel José Lucas do Sobral, natural de Reboreda, freguesia do concelho de Vila
Nova de Cerveira, e de Maria Teresa Vieira, natural da vila de Viana; e materna de Manuel Afon-
so de Oliveira Guimarães, e de Joaquina do Carmo Alves de Migueis, naturais de Valença do Mi-
nho. Nasceu aos 20 de Maio de 1840, e foi batizada aos 25 dias do dito mês e ano. Foram padri-
nhos o barão de Leiria, por procuração que passou a José António da Silva Veiga, major do Regi-
mento de Infantaria da Praça de Valença, e Luís Vital Monte Verde, procurador régio, por procura-
ção que passou a João Caetano Rodrigues de Araújo Barreiro, delegado do procurador régio no
concelho de Monção

Os MELO BANDEIRA eram naturais de Viana do Castelo. O major Inácio José Severino de Melo
Bandeira casou com dona Sara Fragoso do Sobral, de Valença do Minho, sem geração. O irmão,
Carlos Alberto Soares de Melo Bandeira, casou com uma irmã da dona Sara, de nome Maria das
Dores Fragoso Sobral, com geração. Deste último matrimónio nasceram dona Maria dos Prazeres
Sobral de Melo Bandeira, Sara Alice Sobral de Melo Bandeira e José Carlos Sobral de Melo Bandei-
ra. Estes três irmãos faleceram solteiros e sem geração.

Desconhecia que a Dona Idalina Urbana tinha casado com o coronel Manuel António Pereira de
Castro Rebocho, filho do Marechal de Campo Tomás António Rebocho.


Sempre ao dispor


Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343264 | Miguel E Pina | 05 mar 2014 01:56 | Em resposta a: #343232

Caro Francisco Mota Lopes,

Agradeço a sua resposta.
Sabe qual a relação exacta entre esses Melo Bandeira e a D. Idalina? Tenho documentos, a que não consigo aceder agora, que referem, salvo erro, que esses Melo Bandeira herdam a dita D. Idalina.

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343278 | motalopes | 05 mar 2014 14:54 | Em resposta a: #343264

Caro Miguel Pina


A D. Idalina Urbana Lucas do Sobral era irmã de Abílio Augusto Lucas do Sobral, ambos filhos de
António José Viera Lucas do Sobral e de dona Josefa Joaquina Migueis de Oliveira Guimarães.
Dela só tenho o registo de nascimento. Desconhecia, até, como lhe disse, que esta senhora fosse
casada.
O irmão, ABILIO AUGUSTO LUCAS DO SOBRAL, casou com MARIA DA ASSUNÇÃO ALMEIDA FRA-
GOSO.
Deste matrimónio nasceram:

ALICE JESOLINA FRAGOSO SOBRAL, que viria a casar com Fernando Izidoro Marques da Costa.
FERNANDA LUCAS DO SOBRAL, que casou com o conselheiro José Augusto Lopes da Silva.
SARA FRAGOSO DO SOBRAL, que casou com o major Inácio Severino de Melo Bandeira.
MARIA DAS DORES FRAGOSO DO SOBRAL, que casou com Carlos Alberto Soares de Melo Bandeira.
VIRGILIO MÁRIO LUCAS DO SOBRAL, advogado e administrador de Valença
ABILIO JAIME FRAGOSO DO SOBRAL
EDMUNDO FRAGOSO DO SOBRAL
ALICE FRAGOSO DO SOBRAL

Foram descendentes de MARIA DAS DORES LUCAS DO SOBRAL e de Carlos Alberto Soares de Melo
Bandeira:
MARIA DOS PRAZERES SOBRAL DE MELO BANDEIRA, faleceu solteira, sem geração
SARA ALICE SOBRAL DE MELO BANDEIRA, faleceu solteira, sem geração.
JOSÉ CARLOS SOBRAL DE MELO BANDEIRA, faleceu solteiro, sem geração.

Desconheço os antepassados dos MELO BANDEIRA, mas gostaria de saber de quem descendem.

Conclusão: Se a D. IDALINA era irmã do ABILIO AUGUSTO, era portanto tia das duas senhoras que
casaram com os dois irmãos MELO BANDEIRA.

Os Lucas do Sobral e os Almeida Fragoso eram aparentados com a minha família.

Conheci pessoalmente a D. SARA FRAGOSO DO SOBRAL, a irmã MARIA DAS DÔRES FRAGOSO DO
SOBRAL, e os 3 filhos desta senhora, quando residiram em Braga.

Gostava de ter mais elementos. Se o prezado confrade tiver algumas informações + deles agradecia
que as partilhasse comigo, pois estou a fazer o levantamento genealógico dessas famílias.

Cumprimentos


Ao dispor

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343320 | Miguel E Pina | 06 mar 2014 10:39 | Em resposta a: #343278

Caro Francisco Mota Lopes,

Do casamento de D. Idalina Urbana com Manuel Castro Rebocho não houve descendência. Aliás a descendência do Marechal-de-Campo Tomás António Rebocho, que teve 8 filhos e que era casado com uma senhora Pereira de Castro, de Valença, extinguiu-se e é hoje representado pela família Rebocho Vaz, do Governador-Geral de Angola, Camilo Rebocho Vaz.

No que se refere aos Melo Bandeira, os referidos Melo Bandeira, são filhos de
JOSÉ SEVERINO DE MELLO BANDEIRA, que foi escrivão em Oliveira de Frades e administrador do concelho. Casou a 08.09.1877, com D. MARIA DOS PRAZERES DE SOUSA SOARES, de Valença do Minho, filha de João Lourenço de Almeida Soares, de Souto de Lafões, cirurgião de Caçadores VII, e de D. Delfina Cândida Soares de Sousa, de Valença do Minho.
Este José Severino de Mello Bandeira era de Souto de Lafões e descendia da família Bandeira de Gouveia, originária de Farminhão e, mais remotamente, de Viseu.
CARLOS ALBERTO BANDEIRA SEVERINO, que julgo ser o referido Carlos Alberto Soares de Melo Bandeira, foi baptizado a 24.05.1880, em Souto de Lafões
Era irmão de BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES E SOUSA SEVERINO, que foi deputado e ministro da República e jornalista, redactor de “A Montanha”.
INÁCIO SEVERINO DE MELLO BANDEIRA foi baptizado a 31.01.1884, em Souto de Lafões, tendo sido padrinhos Inácio José de Sousa Almeida, tenente, e Maria Joaquina da Conceição. Foi coronel do Exército, condecorado com a Torre e Espada. Faleceu em Cabo Verde. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. IV, pág. 114, tem uma entrada com o seu nome com o seguinte teor:
“BANDEIRA (Inácio Soares Severino de Melo). Militar e colonialista, n. em Valença do Minho em 1882, m. Em Cabo Verde em 1936. Oficial distintíssimo, fez grande parte da sua carreira na terra da sua naturalidade de que chegou a ser comandante militar. Gozando de grande prestígio no Exército, combateu em Angola, no Cuamato, durante a Grande Guerra, sob o comando de Roçadas, demonstarndo qualidades excepcionais de valentia e heroísmo, que lhe valeram a Torre e Espada. Bateu-se também em Moçambique, no Niassa e no Rovina contra as tropas alemãs, comandando o 8º grupo de metralhadaroras. Nesta colónia foi governador de distrito e secretário provincial. Desterrado para a África em 1927, por motivos políticos, faleceu no posto de tenente-coronel. Era profundo conhecedor de assuntos coloniais.”

Cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343373 | motalopes | 07 mar 2014 09:28 | Em resposta a: #343320

Caro Miguel Esperança Pina


Fico-lhe muito grato pelas informações que teve a bondade de partilhar comigo.
Antes de as comentar envio-lhe um pequeno excerto de um excelente artigo que tem por título
" A Monarquia do Norte- escavar em ruínas", no blogue do meu distinto amigo dr. Jofre de Lima
Monteiro Alves:
Curiosamente, somente a 23 de Fevereiro de 1919 a República foi reimplantada nos Paços do
Concelho de Paredes de Coura graças ao major INÁCIO SOARES SEVERINO DE MELO BANDEI-
RA, comandante do 3º Batalhão do Regimento de Infantaria de Valença, e ao capitão ANTERO
MOREIRA DA ROSA ALPEDRINHA, administrador do concelho de Paredes de Coura.
Se não o leu, sugiro-lhe que o faça, é muito curioso, sei que lhe vai interessar. Encontra-o fácil-
mente, procurando-o através do título, que já referi, ou então "major Inácio Soares Severino de
Melo Bandeira".

Quanto aquilo que me transmitiu:

Pondo de parte ( para já ) a D. IDALINA URBANA e o esposo MANUEL CASTRO REBOCHO, que o
meu caro amigo já me disse que não tiveram descendência, e resta um representante da família
Rebocho Vaz, vamos então aos MELO BANDEIRA. Confesso que julguei que os seus ascendentes
fossem de Viana do Castelo. Bom, resumindo então: JOSÉ SEVERINO DE MELO BANDEIRA casou
com MARIA DOS PRAZERES DE SOUSA SOARES. Presumo que este senhor, por alguma razão,te-
rá vindo para Valença do Minho, onde conheceu a MARIA DOS PRAZERES, que ali vivia. Esta era
uma coisa normal naquela época. Muitos militares vindos de todas as partes do país, sobretudo
oficiais, ali casaram. Tenho alguns exemplos desses na família. Não faço ideia é se este JOSÉ SE-
VERINO, além de escrivão, seria também militar. Foi o pai do CARLOS ALBERTO, BARTOLOMEU e
do INÁCIO SOARES SEVERINO DE MELO BANDEIRA. E, embora aqui e ali os apelidos não coinci-
dam corretamente, não restam dúvidas que se tratam (excluindo o Bartolomeu) dos dois irmãos
que casaram com as manas SARA FRAGOSO e MARIA DAS DORES FRAGOSO. Vou tentar,logo me
seja possível, pesquisar sobre as senhoras no Arquivo distrital de Viana.
Curioso é que o INÁCIO SOARES SEVERINO DE MELO BANDEIRA aparece com 2 lugares de nasci-
mento, SOUTO DE LAFÕES, e depois, na local da Enciclopédia, Valença do Minho em 1882. Até os
anos são diferentes.
Vou tentar confirmar se, de facto, nasceu em Valença, o que não deixa de ser possível.

Sempre ao seu dispor


Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#343433 | motalopes | 08 mar 2014 10:10 | Em resposta a: #343320

Caro Miguel Esperança Pina


Ontem mesmo, depois de lhe ter enviado a mensagem, estive a pesquisar através do GERMIL, Arquivo
Histórico Militar, e encontrei as fichas do doutor JOÃO LOURENÇO DE ALMEIDA SOARES e a do INÁCIO
SOARES SEVERINO DE MELO BANDEIRA. Na do JOÃO LOURENÇO consta o ano de nascimento (1814) o
local onde nasceu: Souto de Lafões ( Oliveira de Frades ), o nome do pai: MANUEL LOURENÇO, e profis-
são: cirurgião.
Com os elementos que o meu caro amigo teve a gentileza de me enviar, e os que constam da dita ficha,
temos dele agora uma informação mais precisa. Como foi cirurgião-mor do Batalhão de Caçadores 7, se-
diado na Praça Militar de Valença do Minho, esteve (com certeza) na altura em que o meu bisavô pater-
no lá cumpriu grande parte do serviço militar, tendo comandado como coronel até o dito batalhão 7, até
ser nomeado general de Brigada e Governador da praça de Valença.
Sabe-se, então, que o doutor JOÃO LOURENÇO DE ALMEIDA SOARES, cirurgião-mor do citado batalhão,
casou em Valença do Minho com D. DELFINA CANDIDA SOARES DE SOUSA.
Deste matrimónio nasceram naquela Vila (pelo menos) dois filhos:
INÁCIO JOSÉ DE SOUSA ALMEIDA SOARES (30 de Dezembro de 1856 ). foi capitão do exército.
MARIA DOS PRAZERES DE SOUSA ALMEIDA SOARES (desconheço a data de nascimento)

Esta senhora, MARIA DOS PRAZERES DE SOUSA ALMEIDA SOARES, casou, como me tinha dito já, com o
doutor JOSÉ SEVERINO DE MELO BANDEIRA, nascido na freguesia de Souto de Lafões,concelho de Olivei-
ra de Frades. A data do matrimónio é de 8 de Setembro de 1877. Ora, como este JOSÉ SEVERINO DE ME-
LO BANDEIRA, foi escrivão e administrador de Oliveira de Frades, terra da naturalidade do dr. JOÃO LOU-
RENÇO. Suponho, até, que o JOSÉ SEVERINO tenha conhecido MARIA DOS PRAZERES (filha do dr.JOÃO),
na terra natal de ambos, Oliveira de Frades, e o matrimónio não ter acontecido em Valença. Mas isso não
é difícil de saber.

Ora bem! Deste casamento nasceram (pelo menos) três rapazes, mas não sei qual deles é o mais velho.

BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES E SOUSA SEVERINO,que, além das informações que teve a bondade de me
enviar, descobri que frequentou a Escola Politécnica do Porto.

O INÁCIO SOARES SEVERINO DE MELO BANDEIRA, que segundo a Enciclopédia Luso-brasileira nasceu na
Vila de Valença, mas sabe-se que foi em Souto de Lafões.A data que consta nessa enciclopédia não coinci-
de com a da sua fiche militar, que diz ter nascido 7 de Junho de 1882. (Distante cerca de 2 anos da do ba-
tismo). Mas isso também não é importante. O INACIO SOARES SEVERINO DE MELO BANDEIRA casou com
D. SARA FRAGOSO DO SOBRAL. Deste matrimónio não houve geração.

CARLOS ALBERTO SEVERINO DE MELO BANDEIRA,casou com D. MARIA DAS DORES FRAGOSO DO SOBRAL,
com geração:
Filhos:
MARIA DOS PRAZERES SOBRAL DE MELO BANDEIRA, faleceu solteira e sem geração.
SARA ALICE SOBRAL DE MELO BANDEIRA, faleceu solteira e sem geração.
JOSÉ CARLOS SOBRAL DE MELO BANDEURA, faleceu solteiro e sem geração.
Parece-me que esta informação estará um pouco mais completa do que a anterior.

Cumprimentos

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#354342 | Miguel E Pina | 02 fev 2015 01:52 | Em resposta a: #343433

Caro Francisco da Mota Lopes,

muito obrigado pela informação que só agora vi!

Cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#354360 | Samuel C O Castro | 02 fev 2015 17:41 | Em resposta a: #343320

Prezado Miguel Esperança Pina,

Neste link http://www.amap.com.pt/gisa/units-of-description/documents/12567/ aparece a esposa do Tomás António Rebocho, que se chamou Ana Joaquina Pereira de Castro.

Tomo a liberdade de perguntar-lhe:

a) Por acaso descobristes a ascendência dessa Ana Joaquina P. de C. ?

b) Seria possível descrever-me todos os 8 filhos do casal e possíveis descendências?

Na obra "Gerações Valencianas" nada localizei sobre o apelido Rebocho. Consultei por e-mail o autor da referida obra e aguardo resposta sobre a ascendência da citada Ana Joaquina. Se eu conseguir alguma informação, estarei postando aqui. Gostaria muito de entroncar esse ramo junto aos demais "Pereira de Castro" de Valença e região, em minha base dos Castros.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#369030 | Samuel C O Castro | 05 mai 2016 14:38 | Em resposta a: #354342

Prezado Miguel Esperança Pina,

No novo volume (2º) de Gerações Valencianas, na pg 293, aparece a ascendência da Ana Joaquina Pereira de Castro, esposa do major Tomás Antônio Rebocho. Ela era filha de Manuel Antônio Pereira de Castro, Tenente Coronel e Maria do Carmo da Silva, neta paterna de Antônio José Pereira e Ana Teixeira Rodrigues, ambos naturais de Vila Nova de Muía, Ponte da Barca.

Ainda não está sendo possível entroncar o ANTÔNIO JOSÉ PEREIRA em minha base dos Castros. Se por acaso descobrires a ascendência dele, peço sua gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#410621 | gabisobral | 20 dez 2018 10:29 | Em resposta a: #343433

Olá caro Mota Lopes,

Espero que ainda receba esta mensagem depois de tanto tempo. Estava a procurar sobre o passado da minha familía no Rio de Janeiro quando cheguei a um entrave e me parece que posso pertencer a um ramo dos Lucas do Sobral. Porém nao encontro mais informacoes... poderias me ajudar? Desde já agradeco!

A história: Francisco Augusto Lucas do Sobral foi ao Brasil, possivelmente com alguns parentes, e lá casou-se com Leonor Maria Marques. Contudo, ele falece em 1883 e Leonor, parece, casa-se novamente com Lucinio de Souza Maia. Mas ao final da vida de Francisco, Lucinio já era conhecido como Lucinio Sobral Maia. O que consegui achar foi que Lucinio era filho de Antonio de Souza Maia e Anna Joaquina Lucas do Sobral. Ou seja: Lucinio pegou para si o Sobral nao apenas da viúva Leonor, mas possivelmente também porque era aparentado a Francisco.

Infelizmente, nao acho informacao alguma sobre Anna Joaquina para desvendar a relacao entre Francisco e Lucinio. Se souberes de algo, seri-me de grande valia!

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: "Lucas do Sobral", Viana

#437262 | motalopes | 28 out 2021 17:36 | Em resposta a: #248146

ANA JOAQUINA LUCAS DO SOBRAL, era filha legitima de António José Vieira Lucas do Sobral e dona Josefa Joaquina de Oliveira Guimarães, naturais e moradores na vila de Valença, neta paterna de Manuel José Lucas do Sobral e de Mariana Teresa Vieira, aquele natural da freguesia de Reboreda, termo de Vila Nova de Cerveira, e esta da vila de Viana do Lima .; nasceu aos 8 dias do mês de Setembro de 1828, e foi batizada aos 11 dias do dito ano, Foram padrinhos o doutor Mateus José Igrejas de Almeida e a sua mulher Ana Joaquina da Costa Lobo Pereira de Azevedo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen