Luanda - Angola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Luanda - Angola

#248483 | jvsm | 26 jan 2010 07:52

Caros Senhores

Para quem não tem a oportunidades de poder fazer pesquisas em Luanda - Angola estou disponível para ajudar no que poder sem custos. Estava a perder um pouco aquele brilho de ser genealogista e a ficar mais ganancioso, mas é o mal desta terra as pessoas transformam-se e só pensam em ganhar dinheiro e esquecem o prazer de as fazer. Agradeço a Isabel Fontoura que me mandou uma mensagem aqui no fórum e me fez ver, que para quem gosta (como eu e muitos de nós aqui no fórum), de genealogia, não se trata de dinheiro, mas sim daquela prazer eufórico de poder encontrar o documento que procura para completar a sua árvore e de poder ajudar as outras pessoas nas suas pesquisas.

Desculpas pelo meu comportamento.

Vamos tentar ordenar os pedidos que aqui aparecerem, escrevendo o assunto (tópico) o nome da pessoa ou família ou informação, que se pretende investigar. Os pedidos podem demorar algum tempo mas vou tentar encontrar e ajudar a todos.

Só pesquisas na cidade de Luanda...

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#248485 | V.Q.F. | 26 jan 2010 08:52 | Em resposta a: #248483

Caro José Víctor dos Santos Magalhães,

Tenho uma antepassada (4.ª avó) que nasceu em Luanda, freguesia de São Paulo, a 11-02-1851 (ou 1850), chama-se D. Joana Valézia Lopes da Silva e é filha de António Lopes da Silva e de D. Francisca Joaquina da Silva, que são naturais dos Açores. Ficaria muito grato se encontrasse o assento de baptismo desta minha antepassada.
Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Fonsecas Coutinhos e Fonsecas Negrões

#248508 | A.Godinho | 26 jan 2010 18:20 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor Magalhães


Antes de mais quero manifestar a minha gratidão por tão gentil oferta.

Se acaso encontrar referencias ás pessoas que a seguir identifico ficaria muito agradecido que me as transmitisse:

- Domingos da Fonseca Negrão (Oficial de Infantaria , sec. xviii) - Cavº da O. de Cristo e morreu com a patente de Tenente Coronel ou de Coronel. Cerca de 175... era capitão.

- Seu irmão Manuel da Fonseca Negrão - Capitão de infantaria ,irmão do antecedente

- António da Fonseca Coutinho (Mestre de Campo General do Reino de Angola e Cavº O Cristo, principios do sec. xviii) seu filho Anselmo da Fonseca Coutinho (Brigadeiro) e seu pai MAnuel da Fonseca Coutinho ( tb oficial, final sec xvii e inicio do xviii)

Grato pela atenção.

Cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#248521 | Saba | 26 jan 2010 21:28 | Em resposta a: #248483

Caro Colega,

Tenho uma amiga que nasceu em Luanda, Angola em 1978 filha de mae portuguesa e pai cabo-verdiano. O pai morreu pouco depois do nascimento dela, pelo que ela nao sabe de que ilha ele era natural, nem o nome dos avos paternos, que poderao ainda estar vivos. Por acaso sabe se ha maneira de se obter essa certidao de nascimento? Tenho a data de nascimento e o nome dos pais.

Agradecia muito qualquer ajuda.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#248539 | Coronel | 26 jan 2010 23:12 | Em resposta a: #248483

Caro Confrade

Face à sua amável disponibilidade para nos ajudar, solicito-lhe o muito especial favor de me tentar localizar o registo de óbito de Berta da Costa Pessoa, o qual terá ocorrido (segundo informação que obtive) após 1940, na cidade de Luanda.

Ao dispor, com os meus melhores cumprimentos

LFSousa

Resposta

Link directo:

Lopes da Silva

#248554 | jvsm | 27 jan 2010 07:34 | Em resposta a: #248485

Caro senhor Vasco Quintanilha Fernandes

Comecei ontem a noite, a ver os registos que tenho digitalizados do cemitério Alto das Cruzes de Luanda e encontrei alguns enterramentos de familiares Lopes da Silva. Quanto tiver uma oportunidade vou tentar encontrar o registo de baptismo de Joana Valézia Lopes da Silva.

Vou transcrever o que encontrei:
-Página 36 - Livro de Enterramentos 1873 - 1880
Data: 30 de Dezembro de 1874, Valor da Sepultura: 2:500, Moléstia: febres, Número do Bilhete: 16537, Nome: Elvira, Filiação: Francisco Lopes da Silva, Número da Sepultura: 210, Número do Quadro: 11, Cor: branca, Natural: Luanda, Idade: 7 meses.

-Página 90 - Livro de Enterramentos 1896 - 1904
Data: 3 de Fevereiro de 1899, Valor da Sepultura: 5:000, Moléstia: congestão pulmonar, Número do Bilhete: 37223, Nome: João Ferreira Lopes da Silva, Filiação: Lopo João Ferreira e de Joana Domingos da Piedade, Número da Sepultura: 221, Número do Quadro: 16, Cor: negra, Natural: Icolo e Bengo, Idade: 45 anos, Estado: solteiro, Emprego ou Ocupação: comerciante.

- Página 113 - Livro de Enterramento 1896 - 1904
Data: 10 de Novembro de 1899, Moléstia: anemia palustre, Número do Bilhete: 37919, Nome: António Lopes da Silva, Número do Quadro: 8, Cor: branca, Natural: Braga, Número da Chapa: 1220, Por Quem Foi Mandado Enterrar: requisição do hospital.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

Lopes da Silva - bibliografia

#248575 | jvsm | 27 jan 2010 14:21 | Em resposta a: #248485

Caro senhor Vasco Quintanilha Fernandes

Tenho aqui uma obra que faz referência a um António Lopes da Silva e outros Lopes da Silva.

Título: Synopse explicativa das amostras de madeiras e drogas medicinaes e de outros objectos mormente ethnographicos colligidos na provincia de Angola enviados á Exposição internacional de Londres em 1862, incluindo os que foram offeregidos ao gabinete pharmacologico da Escola medico-cirurgica de Lisboa. Autor: Friedrich Martin Josef Welwitsch. Editora: Imprensa nacional, 1862.
Página 35-36
(...)
95 - 128 Gomma Copal de Benguella (Ocote ou Cocote)
- Este pedaço mui instructivo por causa da impressão que traz da arvore, em que nascera, foi alcançado na feitoria do sr. António Lopes da Silva, em Novo Redondo, aonde o venderam negociantes indigenas do interior de Benguella, territorio muito abundante n`esta preciosa resina.
(...)

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Silva - bibliografia

#248593 | V.Q.F. | 27 jan 2010 18:40 | Em resposta a: #248575

Caro José Victor dos Santos Magalhães,

Agradeço todos os dados que me tem enviado até agora, pois apenas sabia o que lhe enviei e está descrito no assento de baptismo da filha de Joana Valézia, a minha trisavó Maria Ermelinda.
Caso encontre o referido assento de baptismo será "a cereja no topo do bolo"!!
Já agora se precisar de alguma informação de Lisboa, que eu possa encontrar, disponha.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

Fonseca Coutinho e Fonseca Negrão - Bibliografia

#248650 | jvsm | 28 jan 2010 08:13 | Em resposta a: #248508

Caro senhor António Godinho de Carvalho

Estes dois oficiais portugueses tiveram em Angola nos anos 1738 - 1758.

Tenho algumas referências deles nesta obra.
Título: Memórias contendo a biographia do vice almirante Luiz da Motta Feo e Torres: a história dos governadores e capitaens generaes de Angola, desde 1575 até 1825, e a descripção geographica e política dos reinos de Angola e de Benguella. Autor: João Carlos Feo Cardoso de Castello Branco e Torres. Editora: Fantin, 1825

Página 249 - Domingos da Fonseca Negrão
(...)
De Loanda, fôrão 260 Soldados de Infantaria, commandados pelos capitaens, Roque Ferreira de Vasconcellos, e Domingos da Fonseca Negrão, e 30 cavallos.
(...)

Página 250 - Domingos da Fonseca Negrão
(...). Na passagem de hum Rio, fizérão maior opposição e impedírão por muito tempo, que os nossos o vadeassem, até que destacando-se pela recta guarda, o Capitam Domingos da Fonseca, este sem ser visto do inimigo, o passou pouco mais abaixo e marchando por entre o mato, de repente se descobrio fazendo-lhes vivo fogo; os negros que não o esperavão, se confundírão de modo que immediatamente dezamparárão o posto, fugindo com a maior velocidadeque jamais se vio, augmentando-lhes o terror, a morte do seu famigerado Cabo, e sendo tanto o medo que concebêrão, que fizerão retirar a Rainha da sua Banza e occultar-se no interior das brenhas.
(...)

Página 252 - António da Fonseca Coutinho
(...)
Por falecimento de João Jacques de Magalhaens, suscitou-se huma renhida desputa, sobre a pretenção ao governo, entre Antonio da Fonseca Coutinho, Tenente do Mestre de Campo General, e Victorianno de Faria e Mello Varejão Castello Branco, Sargento Mór de Infantaria, por estarem então vagos, os outros Postos superiores do Regimento.
(...)

Ainda pode encontrar mais referências nas páginas 253 - António da Fonseca Coutinho, 257 - Domingos da Fonseca Negrão,

Sei que tenho nos meus arquivos fotográficos uma foto de uma das sepultura que se encontra dentro da igreja de Nossa Senhora dos Remédios de uma filha de um Fernandes com uma Luísa da Fonseca Negrão de MDCCCXXI (1821), quando encontrar vou o transcrever. (A sepultura esta muito danificada, como todas as sepulturas das igrejas de Luanda). Mas também tenho muitos registos da família Fonseca Negrão sepultados no cemitério Alto das Cruzes em Luanda, nos anos 1873-1910, depois vou dar uma vista nos livros).

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

Conservatórias de Luanda - Angola

#248652 | jvsm | 28 jan 2010 09:14 | Em resposta a: #248521

Caro Senhor Luís Ramos

Normalmente este tipo de pedido é muito complicado porque as conservatórias aqui só funcionam a base da corrupção e amizades e são muito caras, depende da conservatória mas para fazerem eles uma pesquisa temos de ter os dados todos como Nome Completo, Data de Nascimento, Naturalidade, Nome dos Pais, e a certeza em que conservatória foi registado, senão não aceitam a pesquisa. Pior ainda são os nascimentos depois da independência (1975).

Por isso que trabalho mais com as igrejas, que são um pouco mais liberais com os seus livros.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Coutinho e Fonseca Negrão - Bibliografia

#248705 | A.Godinho | 28 jan 2010 19:36 | Em resposta a: #248650

Caro José Victor Magalhães


Grato pela sua mensagem.

As referencias do livro já conhecia. Consegui ao longo de anos coligir muita coisa sobre aqueles oficiais meus parentes.

Quanto ás seplulturas , são inteira novidade e fico ansioso pelos elementos que possa facultar.

Caso tenha interesse nestas familias diga pois tenho muito coisa, no entanto busco sempre algo mais. Tenho que o Domingos da Fonseca Negrão não casou ( info da habilitação para a O de Cristo) pelo que os que depois dele usaram tais apelidos ou são descendentes dele por bastardia ou são descendentes de seu irmão Manuel ( de quem pouco sei a não ser ter sido capitão).

Eu descendo de um irmão de Domingos chamado Francisco Vaz Negrão ( familia de Benavila) . O Manuel da Fonseca Coutinho era tio materno destes pois era irmão da mãe deles chamada Isabel de Mendonça c.c. Domingos Vaz Negrão. Isabel de Mendonça era filha de João Rodrigues da Fonseca e de Guiomar de Mendonça.

Publiquei em 2003 um livro de genealogias onde vêm tratados os Vaz Negrão.


Ralph Delgado em “O Reino de Benguela” a págs.270 e 271 ao tratar da
derrota infligida pelos portugueses aos Cabundas ou Maganguelas: “Durante oito
meses, nas províncias rebeladas, sobretudo em Galangue, até à costa do Cabo
Negro, o vigoroso militar passou como onda punidora da rebelião e dos morticínios,
até deixar a ordem e o respeito restaurados. Foram muitas as presas, em gado e
escravatura... Domingos da Fonseca Negrão honrou o nome com este feito bastante
apreciável, vindo a falecer em 1784 com a patente de Coronel Reformado; ao mesmo
tempo que ampliou a esfera de acção do presídio de Caconda com a submissão de
novos potentados em lugares que a exploração territorial aproveitaria mais tarde,
com justificado interesse”. Também Elias Alexandre da Silva Correia, seu
contemporâneo, diz dele na sua “História de Angola”: “... Comandante tão honrado
como valoroso, marchou para o teatro da guerra e ahí combatendo em sucessiva
série os criminosos sovas, os destruiu e houve bastantes cativos”.e prossegue
referindo-se sempre ao Capitão Domingos da Fonseca Negrão “... se retirou cheio de
glória, e crédito não só pelas vitórias que alcançou; como pelo desprezo com que
tratou a ambição de possuir o que os outros morriam por ganhar. A sua liberalidade
para com os soldados companheiros desta acção é digna de elogio; não tanto por
grandeza sua; como por oposta prática de seus modernos antecessores; pois
cuidando cada um deles na rígida aquisição do grande interesse lítico, que o
costume tem estabelecido, e do despojo dos inimigos, para as empregar em benefício
próprio, Negrão uma e outra coisa distribuiu com prodigalidade e inteireza, não
reservando uma só pessa que utilizasse em serviço seu: contentando os seus
soldados, que assim neste tempo; como nos vindouros, famigerarão a sua pessoa, e
honrarão a sua memória: galardão assaz precioso para as almas nobres e virtuosas
(1)” e na nota de pé de página diz “(1) - A sua honrada conduta o conservou sempre
pobre, vivendo somente do seu soldo até ao ano de 1784 em que morreu com a
patente de Tenente-coronel Reformado”

Melhores cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Castro

#248770 | Samuel C O Castro | 29 jan 2010 16:00 | Em resposta a: #248483

Prezado José Victor dos Santos Magalhães,

Louvável sua atitude de disponibilizar dados de famílias de Luanda, Angola. Parabéns pela bela iniciativa.

Encontrando dados sobre a família Castro, de qualquer ramo, tanto em registros paroquiais, quanto em obras que retratem essa família em Angola ou outros países africanos, e puder me disponibilizar, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Muito obrigado no que for lpossível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#248793 | restinga | 29 jan 2010 18:48 | Em resposta a: #248770

Caro José Victor Magalhães
Agradecia que verificasse na Igreja de Nª Sª do Carmo em 1920 folha 52 nº 101 um registo de baptismo, de Adelaide, filha de Félix Gonçalves de Azevedo, que terá nascido em 28 de Abril mas baptizada a 11 de Julho do mesmo ano. Pretendia se fosse possível ver o nome da avó materna. Mais lhe peço que me informe como poderei contactar o padre dessa Igreja
Muito grata desde já pelo que lhe for possível
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Coutinho e Fonseca Negrão

#248939 | jvsm | 01 fev 2010 07:26 | Em resposta a: #248705

Caro senhor António Godinho de Carvalho

Transcrevo aqui o que esta escrito na sepultura dentro da igreja de Nossa Senhor dos Remédios.

"Jas nesta sepultura Maria Fernandes Lopes filha legitima de Joaquim Fernandes Lopes e de Luisa da Fonseca Negrão aqual f... ...cendo aos ...tes ou acen... ...ela e de ser ... Luís Gomes ... cuja mulher faleceu a XV(15) de Julho de MDCCCXXI(1821)"

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#248950 | fertelde | 01 fev 2010 18:30 | Em resposta a: #248483

Estimado Sr. José Victor dos Santos Magalhães:

Boa tarde.
Agradecia se pudesse encontrar o assento de batismo de Joâo Eusébio da Cruz Toulson, cujos datos lhe enviei por e-mail.

Agradecido de antemâo,

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Coutinho e Fonseca Negrão

#248953 | A.Godinho | 01 fev 2010 19:38 | Em resposta a: #248939

Caro José Victor Magalhães

Muito grato pelos elementos disponibilizados.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#249021 | seccaria | 02 fev 2010 20:55 | Em resposta a: #248483

Sabe, Sr Magalhães nem acredito nesta oportunidade em nos proporcionar a colheita de alguma informação aí de Luanda. Para quem adora a genealogia é uma benção a sua disponibilidade. Neste sentido, vou tentar "abusar" da sua boa vontade, caso seja possível. Ora bem: João Augusto dos Santos Sécca foi para Luanda em 1897 e, como era condutor de obras públicas (hoje engenheiro técnico) foi trabalhar para as Obras Públicas. Deixou aí muita obra, como seja, a ponte que liga o Morro de S. Miguel à ilha de Loanda e tantas outras obras. Pois bem, gostaria que talvez nos arquivos da Câmara Municipal pudesse inteirar-se desse trabalho que depois prosseguiu em Catumbela e outras regiões deixando Angola, por motivos de saúde, em Setembro de 1921. Sei que em Luanda na Maianga, há uma rua e uma praça com o seu nome. Poder-me-ia tirar uma foto dessas placas? E no Arquivo da Câmara (presumo eu) não haverá mais informação sobre ele? Se estiver ao seu alcance fico-lhe muito grata. Qualquer despesa que tenha de suportar não faço questão nisso. Por fim ele era sogra do 144º Governador Geral de Angola de seu nome, Jayme Alberto de Castro Moraes (1917/1919).
Com o meu profundo reconhecimento,
Maria José Secca

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola FERREIRA ANAPAZ

#249592 | alcmfp | 09 fev 2010 20:04 | Em resposta a: #248483

Caro Senhor

José Victor dos Santos Magalhães

Venho por este meio perguntar-lhe sobre a família Ferreira Anapaz, de Luanda que parece que descende de familias italianas

O que sei é da existência de um Eduardo Anapaz, filho de João Florêncio Ferreira Anapaz,1º Escriturário da Contadoria da Junta da Fazenda da província de Angola por carta da Rainha D. Maria II de 6-9-1851 ( documento este que está no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Livro 35, fl. 110-110 verso) e de Ana Luísa Mangueira, e neto paterno de José Florêncio Ferreira Anapaz, Sargento-mor ou Capitão. Venho-lhe perguntar se tem mais elementos sobre estes indivíduos ou a própria ascendência dos mesmos.

Ficaria extremamente grato, se me consegui-se responder a este meu pedido. O meu e-mail é lmpgcmenezes@yahoo.com

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Menezes

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#249601 | Vimpério | 09 fev 2010 21:45 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor

Obrigado pela disposição em ajudar.

Tenho um antepassado de nome Antonio Gomes Crespo que faleceu em São Paulo da Assumpção de Luanda em 1720, deixando testamento. Estava envolvido no comércio de grosso trato.

Caso "tope" com o nome dele em suas pesquisas, agradeço desde já anotar e repassar o que for possível.

No período que vai de 1648 até 1822, Angola esteve muito mais ligada à América Portuguêsa que ao Portugal Europeu. Com efeito, estima-se que nove em cada dez navios que chegavam ou partiam dos portos angolanos tinham como origem ou destino os portos da América Portuguêsa.

O Padre Antonio Vieira Ravasco disse: "Sem Angola, não há Brasil", ciente que estava da importância de Angola para a economia "brasileira". A força comandada por Salvador Corrêa de Sá y Benavides que saiu o Rio de Janeiro para expulsar os batavos em 1648, restaurando o domínio português, chegou a ser chamada pelo historiador Luiz Filipe de Alencastro de expedição "Luso-Fluminense" para restauração de Angola, haja vista o empenho dos portuguêses do Brasil, mormente do Rio de Janeiro, na empreitada.

Em 1822, as edilidades de São Filipe de Benguela e de São Paulo da Assumpção de Luanda votaram pela emancipação política junto com o Brasil. Entre os maiores nomes da história do Brasil, está um nascido em Luanda: Eusébio de Queiroz (Coutinho Mattoso da Câmara), Senador do Império e autor de Lei que levou o seu nome extinguindo o tráfico de escravos.

Tenho as obras do Ralph Delgado e também do Cadornega.

Receba meus melhores cumprimentos,

Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.

Resposta

Link directo:

Gonçalves de Azevedo

#249623 | jvsm | 10 fev 2010 09:46 | Em resposta a: #248793

Senhora Maria do Céu

Tive um tempo livre passei pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e consultei o livro que me pediu.
O nome da avó materna é Auda Olímpia.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Azevedo

#249642 | restinga | 10 fev 2010 18:44 | Em resposta a: #249623

Caro José Vitor
Grata pela sua informação
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Azevedo

#249656 | JBMalta | 11 fev 2010 00:02 | Em resposta a: #249642

Caro Senhor José Victor dos Santos Magalhães Muito agradecia caso encontrásse em S.João igreja de Luanda o casamento do meu 5º avô Alexandre José Botelho de Vasconcellos (que seria Governador de Benguela) c sua 1ª mulher Margarida Antónia Rodrigues do Valle (a minha 5ª avó foi a 3ª mulher) a 24/6/1779, o grande favor de me verificar como vêm escritos os nomes dos pais de Alexandre. Pelos apontamentos familiares tenho até os nomes das testemunhas.Sei que o mesmo casou 2ª vez em Luanda na Igreja do Corpo Santo a 2/4/1782 com Madalena de Jesus Correia de Araujo mas no 1º casamento devem constar os nomes dos pais do noivo.Muito desde já lhe agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#249691 | fertelde | 11 fev 2010 18:13 | Em resposta a: #248483

Estimado sr. José Victor dos santos Magalhâes:

Aproveito esta gentileza que nos brinda de facilitar-nos informaçôes desde Luanda, para lhe pedir o seguinte:

Casamento de António Alexandre da Silva Toulson com D. Julia da Rocha, ambos nascidos em Moçâmedes, actual Namibe.
Casaram na Igreja do Carmo de Luanda dia 11 de Janeiro de 1916.
Gostaria de pedir-lhe que me procurasse pelo nome dos pais do António Alexandre, e dos padrinhos do casamento.

Agradecido de antemâo,

Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Azevedo

#249696 | restinga | 11 fev 2010 19:20 | Em resposta a: #249642

Família Gonçalves de azevedo
Filhos ou netos de Amândio Gonçalves de Azevedo filhos de Félix Gonçalves de Azevedo, gostaria que entrassem em contacto comigo. Solicitem meu email ao moderador
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#249704 | eliseu | 11 fev 2010 21:32 | Em resposta a: #248483

Caro Senhor,

Muito agradecíamos que nos pudesse ajudar fornecendo-nos uma cópia "scaniada" de uma certidão de nascimento, ou de baptismo de:

Carlos Alberto Pacheco da Silva, nascido em Luanda, N. Sra. da Conceição, a 21 de Agosto de 1966.

No caso de não lhe ser possível a cópia virtual poderia dar-nos todos os dados que constam da sua certidão?

Desde já muito agradecidos pelo cuidado!

Estamos em S. Miguel, Açores. Se nos for possível retribuir de algum modo, cá estamos!

O nosso endereço electrónico: eliseumanuelARROBAsapoPONTOpt


Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

Botelho de Vasconcelos

#249972 | jvsm | 16 fev 2010 08:55 | Em resposta a: #249656

Caro Senhor (JBMalta)??

Encontrei alguns registos no cemitério Alto das Cruzes em Luanda, de famílias Botelho de Vasconcelos no livro de 1873 e 1880.

- Alexandre José Botelho de Vasconcelos, Data do enterramento: 6 de Março de 1874, Moléstia: morreu na viagem abordo, Número do Bilhete: 16000, Filiação: Ignora-se, Cor: parda, Natural: Luanda, Idade: ignora-se, Estado: ignora-se, Emprego ou Ocupação: Livre, Por Quem foi Mandado Enterrar: Hospital Militar.

- Manuel, Data do enterramento: 23 de Dezembro de 1874, Valor da Sepultura: 2:500, Moléstia: febres, Número do Bilhete: 16500, Filiação: José Botelho de Vasconcelos, Número da Sepultura: 206, Número do Quadro: 11, Cor: parda, Natural: Luanda, Idade: 6 dias.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

Castro

#249974 | jvsm | 16 fev 2010 10:08 | Em resposta a: #248770

Caro Senhor Samuel Cândido de Oliveira Castro

Comecei a retirar todos os Castros que tenho nos livros de registos de enterramentos que os já digitalizei do cemitério Alto das Cruzes em Luanda anos 1873- 1880.

- Sara, Data de enterramento: 3 de Novembro de 1874, Valor da Sepultura: 5:000, Moléstia: febres, Número do Bilhete: 16382, Filiação: ????? Monteiro de Castro e de Dona Maria José Botelho de Sampaio, Número da Sepultura: 184, Número do Quadro: 11, Cor: branca, Natural: Luanda, Idade: 1 ano e meio.

- Manuel, Data de enterramento: 8 de Dezembro de 1874, Valor da Sepultura: 0:615, Moléstia: febres, Número do Bilhete: 16468, Filiação: Caetano José Tavira e de Dona Joana de Castro Tavira, Número da Sepultura: 200, Número do Quadro: 11, Cor: branca, Natural: Luanda, Idade: 2 anos e meio.

- Joaquim Maria de Castro, Data de enterramento: 3 de Abril de 1875, Moléstia: anemia, Número do Bilhete: 16906, Filiação: João José de Castro, Cor: branca, Natural: M????? - Estarreja, Idade: 26 anos, estado: solteiro, emprego ou ocupação: Soldado nº 10 da 2ª Companhia de Caçadores nº 3, Por quem foi mandado enterrar: Hospital Militar.

- António Gomes de Castro, Data de enterramento: 11 de Julho de 1875, Moléstia: úlceras gangrenosas em ambos os pés, Número do Bilhete: 17255, Filiação: Manuel Gomes de Castro, cor: branca, Natural: B????? - Vila Nova de Famalicão, Idade: 23 anos, Estado: solteiro, emprego ou ocupação: Soldado nº 35 da 4ª Companhia de Caçadores nº 3, Por quem foi Mandado Enterrar: Hospital Militar.

- Dona Joana de Castro Tavira, Data de Enterramento: 6 de Maio de 1876, Valor da Sepultura: 10:000, Moléstia: tísico pulmonar, Número do Bilhete: 17716, Filiação: Manuel Alves de Castro Franzina, Número da Sepultura: 241, Número do Quadro: 4, Cor: parda, Natural: Luanda, Idade: 29 anos, Estado: viúva. (Dois registos iguais só que no primeiro registo diz que o Emprego ou Ocupação é Livre).

- Manuel, Data do Enterramento: 14 de Outubro de 1876, Valor da Sepultura: 2:500, Número do Bilhete: 17993, Filiação: Lopo Gonçalves Fortunato e Castro, Número da Sepultura: 230, Número do Quadro: 5, Cor: negra, Natural: Luanda, Idade: Recém-nascida.

- Dona Teresa de Aguiar e Castro, Data de Enterramento: 28 de Setembro de 1877, Valor da Sepultura: 0:615, Moléstia: pneumonia, Número do Bilhete: 19056, Filiação: Domingos Gonçalves de Aguiar e de Domingas de Azevedo, Número da Sepultura: 245, Número do Quadro: 15, Cor: parda, Natural: Luanda, Idade: 58 anos, Estado: viúva, Por Quem Foi Mandado Enterrar: Irmão da Irmandade da Santa Cruz.

- Um recém-nascido, Data de Enterramento: 16 de Outubro de 1877, Valor da Sepultura: 2:500, Moléstia: anemia, Número do Bilhete: 19133, Filiação: Lopo Gonçalves Fortunato e Castro, Número da Sepultura: 178, Número do Quadro: 6, Cor: negra, Natural: Luanda.

- Dona Ana de Aguiar Loforte, Valor da Sepultura: 0:615, Moléstia: tuberculose Pulmonar, Número do Bilhete: 19802, Filiação: Manuel Alves de Castro Franzina, Número da Sepultura: 248, Número do Quadro: 1, Cor: parda, Natural: Luanda, Idade: 27 anos, Estado: casada, Por Quem Foi Mandado Enterrar: requisição da Irmandade da Santa Cruz.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

Anapaz

#249976 | jvsm | 16 fev 2010 10:34 | Em resposta a: #249592

Caro Senhor Luís Menezes

No primeiro livro que consultei do cemitério Alto das Cruzes, enterramentos 1873 - 1880, encontrei dois registos da família Anapaz.

- Ana, Data de Enterramento: 10 de Setembro de 1875, Valor da Sepultura: 5:000, Moléstia: convulsões, Número do Bilhete: 17393, Filiação: Álvaro da Costa Anapaz e de Dona Antónia Augusta do Vale Anapaz, Número da Sepultura: 108, Número do Quadro: 5, Cor: branca, Natural: Luanda, Idade: 1 ano.

- Venância João Anapaz, Data de Enterramento: 27 de Setembro de 1878, Valor da Sepultura: 2:400, Moléstia: pneumonia, Número do Bilhete: 19993, Número da Sepultura: 150, Número do Quadro: 13, Cor: negra, Natural: Angola, Idade: 34 anos, Estado: solteira.

Cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#249978 | Samuel C O Castro | 16 fev 2010 10:43 | Em resposta a: #249974

Prezado José Victor dos Santos Magalhães,

Muitíssimo obrigado pelas excelentes informações. Salvei os dados para poder consultar a base com mais tempo.

Outros dados também serão muito bem vindos.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#250022 | JBMalta | 16 fev 2010 23:32 | Em resposta a: #249972

Caro Senhor José Victor dos Santos Magalhães. muito agradeço todo o incómodo e diligências que me prestou e sem dúvida que os registos encontrados se referem a descendentes do meu 5º avô o qual voltou a Lisboa onde casou em 1803 com minha 5ªavó sua terceira mulher e das 3 (e não só) teve descendência vasta.Poderão mais naturalmente tratar se de netos dele. Interessava me muito era saber se no seu 1º assento de casamento a 24/6/1779 na Igreja de S.João conatam os nomes dos pais do noivo Alexandre José Botelho de Vasconcellos (de Mattos) ou nos assentos de baptismo das suas filhas Leonor nasc. a 9/2/1780 bapt na Sé a 20 ou Margarida nasc. a 28/6/1781 e bapt a 15/7, constam os nomes dos avós paternos delas,assim como tenho as datas das filhas dele do 2º casamento:Máxima q nasc. a 14/4/1784,Maria Leocádia nasc. a 22/4/1785,Inês nasc. a 8/3/1788,Joana nasc.22/3/1789,Domingas nasc. esta em Benguela 22/1/1790 e Domingas nasc. 27/4/1792, todas na Sé de Luanda, à excepção da 1ª Domingas que nasc. em Benguela,como disse. Naturalmente destes assentos, dos quais bastaria encontrar o do 1º casamento ou um dos vários baptismos, serviria para observarmos como escreveram os momes dos pais do nubente ou dos avós paternos da baptizada, que são os mesmos, e sobre os quais tinha curiosidade em saber como estão referidos, embora já os conheça. Será que estarão os livros pretendidos em algum arquivo ou ainda nas igrejas ou ter se ão perdido? De todas as maneiras muito e muito obrigado. João B. Malta

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#250049 | Samuel C O Castro | 17 fev 2010 13:15 | Em resposta a: #249601

Prezado Marcos Levy,

Na obra que diz ter do Cadornega, caso ali fizer referência aos casais:

a) D. Garcia Dias de Codórniga (ou Pedro Dias de Cadórniga) c. c. Leonor Henriques de Castro (ou Leonor de Castro), Sra. de Vilalba e Nogales;

b) D. Garcia Dias de Cadórniga e Castro, N-1390, Ourense, c. c. 1ª núpcias com Beatriz de Castro e, em 2ª núpcias com Guiomar Cabeça de Vaca;

c) Pedro Dias de Cadórniga, Sr. de Freirias, c. c. Constança de Castro;

d) Francisca de Castro (Francisca de Ribadeneira), c. c. Lope Tabuada Cadórniga (ou Lope Sanches Taboada e Ulloa);

e) OU MESMO, de outros Cadórniga ligados aos Castros, e puder fazer a gentileza de me informar a descendência, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Anapaz

#250105 | alcmfp | 18 fev 2010 13:59 | Em resposta a: #249976

Exmo Senhor

José Victor dos Santos Magalhães

Venho por este meio agradecer-lhe os dados que me enviou a 16-02-2010, que só agora tive oportunidade de verificar.

Em relação aos indivíduos que lhe falei no meu e-mail descobri o seguinte:


-José Florêncio Ferreira Anapaz, Sargento-mor (1819), casado com Teresa ou Ana de Jesus da Costa e Moura

-João Florêncio Ferreira Anapaz, 1º Escriturário da Contadoria da Junta da Fazenda da província de Angola (por carta da Rainha D. Maria II de 6-9-1851), * em Luanda, Angola a 7-9-1823, † aí a -8-1881 (jaz em jazigo no cemitério do Alto das Cruzes em Luanda). Suponho que poderá ter nascido na freguesia de em N. Sr.a dos Remédios, Luanda, pois estas eram as freguesias do seu filho Eduardo Anapaz e neto Eduardo Anapaz


-Eduardo Anapaz, nasceu em N. Sr.a dos Remédios, Luanda, Angola em 1875, em que não sei o dia e mês respectivo.

Se me puder ajudar nestes três nomes, ficaria-lhe muito agradecido. Obviamente que logo que completar as minhas investigações sobre os Anapaz aqui em Lisboa (quer nas paróquias, cemitérios e bibliotecas, aproveito para lhe enviar, pois estes ora estão em Lisboa ora em Luanda.

Com os meus melhores cumprimentos


Luís Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Anapaz

#250132 | restinga | 18 fev 2010 22:50 | Em resposta a: #250105

Sr. José Vitor
Soube por acaso o nome do padre da Igreja de Nª Sº do Carmo? Agradecia se me informasse
Obrigada
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#250145 | janalves | 19 fev 2010 02:47 | Em resposta a: #248483

Meu caro,

Preciso muito, mas muito mesmo saber notícias de um amigo em Luanda. Angolano de nome "MARTINS TAVIRA MANUEL". PERDI CONTATO COM ELE EM 1988. Moo no Brasil, especificamente na Bahia. Sei que o Martins Tavira, era militar e trabalhava na Marinha de Angola. Por favor ajude-me a localizá-lo.

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola, renovação de pedido

#250175 | eliseu | 19 fev 2010 22:36 | Em resposta a: #250049

Caro Senhor,

Muito agradecíamos que nos pudesse ajudar fornecendo-nos uma cópia "scaniada" de uma certidão de nascimento, ou de baptismo de:

Carlos Alberto Pacheco da Silva, nascido em Luanda, N. Sra. da Conceição, a 21 de Agosto de 1966.

No caso de não lhe ser possível a cópia virtual poderia dar-nos todos os dados que constam da sua certidão?

Desde já muito agradecidos pelo cuidado!

Estamos em S. Miguel, Açores. Se nos for possível retribuir de algum modo, cá estamos!

O nosso endereço electrónico: eliseumanuelARROBAsapoPONTOpt


Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#251188 | fertelde | 08 mar 2010 12:13 | Em resposta a: #248483

Estimado sr. José Victor dos Santos Magalhâes:

Aproveito esta gentileza que nos brinda de facilitar-nos informaçôes desde Luanda, para lhe pedir o seguinte:

Casamento de António Alexandre da Silva Toulson com D. Julia da Rocha, ambos nascidos em Moçâmedes, actual Namibe.
Casaram na Igreja do Carmo de Luanda dia 11 de Janeiro de 1916.
Gostaria de pedir-lhe que me procurasse pelo nome dos pais do António Alexandre, e dos padrinhos do casamento.

Agradecido de antemâo,

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#251200 | Alvares | 08 mar 2010 17:44 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor Magalhães,

bem haja pela sua louvável disponibilidade. Gostaria de saber em primeiro lugar que tipo de documentação tem à disposição, para além dos registos paroquiais. Pela minha parte, para o estudo biográfico de um familiar, gostaria de saber se ainda existem os registos notariais da primeira metade do século XX (interessa-me sobretudo as regiões de Benguela e Huambo) e, caso existam, se estão nos arquivos de Angola, ou se terão vindo para Portugal. Também gostaria de saber onde posso encontrar informação sobre as vereações municipais (e restantes orgãos autárquicos) das diferentes localidades nas referidas áreas de Angola.

Agradeço, desde já, qualquer informação que me possa facultar.

Os melhores cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#251794 | jvsm | 17 mar 2010 09:01 | Em resposta a: #248483

E-mail: jvsmgenealogia@hotmail.com
José Victor dos Santos Magalhães
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#263667 | LUISMORAIS | 09 out 2010 18:21 | Em resposta a: #248483

Olá amigo José Magalhães,

Tenho um familiar que nasceu em Angola mais precisamente em Luanda, mas não sei a freguesia, precisava de conhecer esse dado para tirar uma certidão de nascimento, seria possivel saber esse dado pelo nome dele e data de nascimento ?

Se chamava ... Francisco Rodrigo Leal de Assunção nascido a 16, Abril de 1954 em Luanda ...

Ficaria muito grato, e se tiver que ter algum custo me informe que eu pagarei ...

saudações

luis Morais

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#263701 | Alvares | 10 out 2010 17:56 | Em resposta a: #251794

Caros confrades,

recoloco a minha pergunta (em baixo), que não chegou a ter resposta.

Cumprimentos,
Luís



RE: Luanda - Angola 08-03-2010, 17:44
Autor: Alvares [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro José Victor Magalhães,

bem haja pela sua louvável disponibilidade. Gostaria de saber em primeiro lugar que tipo de documentação tem à disposição, para além dos registos paroquiais. Pela minha parte, para o estudo biográfico de um familiar, gostaria de saber se ainda existem os registos notariais da primeira metade do século XX (interessa-me sobretudo as regiões de Benguela e Huambo) e, caso existam, se estão nos arquivos de Angola, ou se terão vindo para Portugal. Também gostaria de saber onde posso encontrar informação sobre as vereações municipais (e restantes orgãos autárquicos) das diferentes localidades nas referidas áreas de Angola.

Agradeço, desde já, qualquer informação que me possa facultar.

Os melhores cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#263703 | cipa | 10 out 2010 18:06 | Em resposta a: #248483

Caro confrade,

pedia o favor de pesquisar o falecimento de João Nunes dos Santos, natural de Paio Pele, distrito de Santarém e que terá ocorrido em Luanda nos anos 30.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda em Luanda - Angola

#263710 | judiaria | 10 out 2010 21:54 | Em resposta a: #248483

Exmº Senhor
não querendo abusar da sua boa vontade, venho solicitar se é possível localizar o assento de óbito de Abel Lopes Pinto, falecido em Luanda e sepultado no cemitério de Altas Cruzes, terá falecido entre 1925 a 1930.
Aproveito para felicitá-lo pelo trabalho que tem estado a fazer.
Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#276950 | jflfl | 24 mai 2011 00:04 | Em resposta a: #248483

Caro Senhor José Victor
Muito agradeço se for possivel verificar nos seus registos informaçõa sobre a familia "Pinto de Lima" residente em Luanda no final do seculo XIX. Em particular interessa-me o registo de óbito de Eduardo Ernesto Pinto de Lima que presumo tenha falecido numa das viagens para Luanda e sido sepultado em Luanda entre 1915 e 1922. Além deste interessa-me toda a informação que exista sore esta familia.
Muitissimo obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima
Nota: tem informação sobre paroquiais ou registo do cemitério da antiga cidade de Sá da Bandeira?

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#279390 | isabel71 | 23 jun 2011 23:06 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor,

Apesar de já não ter qualquer mensagem sua aqui no Genea há mais de um ano, vou tentar a minha sorte e pedir-lhe informações sobre o meu tetravô de nome Silvério Barbieri que morreu a 22 de Agosto de 1847,na cidade de Luanda e que foi sepultado no cemitério da cidade. Será que há registos dessa época? Agradeço desde já a sua disponibilidade.
Melhores cumprimentos,
Isabel Ferreira
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#280271 | isabel71 | 01 jul 2011 16:10 | Em resposta a: #248483

Caro José Magalhães,

Recebi um mail que me alertava para uma resposta ao meu pedido de informação sobre o meu tetravô Silvério Barbieri, mas quando segui o link obtive a mensagem "A mensagem que procura não existe ou foi eliminada". Por acaso respondeu ao meu pedido? Caso não o tenha feito, peço desde já desculpa pelo incómodo.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#280322 | LLR | 01 jul 2011 19:19 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor dos Santos Magalhães

Aproveito já a sua amabilidade com um pedido relativo a Luanda e ao ano de 1859:
O meu trisavô Francisco Silvestre do Rego foi presidente da Câmara Municipal de Luanda pelo menos nesse ano, e gostava de saber tudo o que constar sobre ele: nascido onde e quando, casado com quem e quando, quantos filhos e respetivos nomes, nomes dos pais, onde nasceram e se houver registo, onde faleceram, o percurso profissional, a data de chegada a Angola, a data da partida ou falecimento. É um pedido um bocado extenso, mas a C.M.L. deve ter arquivos próprios. Sei que foi o responsável pela aprovação e construção do cemitério de Luanda.
Tudo o que conseguir saber sobre este meu antepassado. Fico desde já agradecido e envio-lhe o meu abraço fraterno

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#280325 | LLR | 01 jul 2011 19:29 | Em resposta a: #280322

Caro José Victor dos Santos Magalhães

Esqueci-me de mencionar o meu endereço de email, para lhe facilitar uma eventual comunicação:
lleote@gmail.com
Com cumprimentos

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#294018 | vandoguerreiro | 05 jan 2012 15:35 | Em resposta a: #248483

Boa tarde Exmo. Sr. José Magalhães,

é com uma enorme alegria e esperança que encontrei este fórum.
Gostaria muito de saber, se conseguiria encontrar a certidão de nascimento da minha mãe (assento de nascimento). Seria uma ajuda muito importante e que deixaria a minha felicíssima.

informações:
-Nome: Teresa Maria Matos Pacheco Guerreiro (Guerreiro do casamento)
-Data Nascimento: 17 de Agosto de 1957
-Local Nascimento: Maternidade da Sagrada Família
-Registada na 3ª Conservatória de Luanda
-Baptizada na Sé Catedral do Uíge
-Frequentou o Colégio S. José Clony e a escola dos caminhos de Ferro
-Casou-se na Igreja do Bairro Sarmento Rodrigues


Agradecia imenso a sua ajuda, Um muito obrigado.
No aguardo da resposta, apresento-me totalmente disponível 24h por dia para o esclarecimento de alguma dúvida.

Cumprimentos.
Vando Guerreiro - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#294185 | rosa filipe | 07 jan 2012 16:23 | Em resposta a: #248483

Se possivel disponibilidade agradecia informações de Lobito
Paulino César------ estudou-- universidade de Benguela mas era natural de Balombo
casou com Carolina Caneto
tiveram uma filha-
Fernanda Domingas nasceu a 20-06-1962 esta nasceu em Lobito


Muito obrigada pela sua disponibilidade senhor José se precisarem de alguma coisa do Algarve estou disponivel

Resposta

Link directo:

Certidão de Bastismo - Luanda - Angola

#295374 | Daniel de Freitas | 22 jan 2012 16:41 | Em resposta a: #248483

Olá,

Primeiramente gostaria de agradecer pela disposição em buscar os documentos para todos.

Sou cidadão Portugues, nascido em Angola e batizado em Luanda. Estou noivo e vou me casar em dezembro de 2012 na igreja católica no Brasil e para isto preciso da certidão de batismo atualizada, no entanto já tentei localizá-la de diversas maneiras sem sucesso.

Se puder me ajudar ficarei imensamente grato. Segue dados da certidão de batismo:

Daniel Jorge Félix de Freitas
Igreja de Santa Ana de Luanda
15 de Abril de 1972
com o número 220
Pároco Conego Costa Pinto

Aguardo informações. Favor responder também pelo e-mail horadoingles@terra.com.br

Grato,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#296304 | lamecensis | 02 fev 2012 20:05 | Em resposta a: #248483

Caro José Magalhães,

Como de pão para a boca, procuro provas do falecimento de Alexandre Eduardo de Fontes Pereira de Mello em Luanda em Maio de 1835 ou 1837, cc D. Mariana Francisca Lúcio, que morreu uma semana antes do marido, tudo em Luanda. Tiveram dois filhos nascidos em Luanda de nomes Alexandre Eduardo e Carlos Agusto. Presume-se que Alexandre Eduardo e Mariana casaram em Luanda.

Será que estaria ainda em condições de atender eventuais pedidos sobre os pontos acima expostos?

Gostaria de saber se ainda está contactável através do e.mail jvsmgenealogia@hotmail.com uma vez que preferiria prosseguir este contacto de uma forma mais privada, para o que vou enviar-lhe uma mensagem de teste.

Melhores cumprimentos,

Artur de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#299217 | Inoxcrom | 08 mar 2012 17:44 | Em resposta a: #248483

Caro
José Victor dos Santos Magalhães

Teria dois pedidos para si caso fosse possivel...
Tendo nascido na Cidade de Luanda a 27/04/1974, freguesia da Sagrada Família, teria muito gosto em ter ou uma cópia ou uma transcrição do meu registo de nascimento.
Um outro assunto seria referente a uma escritura de um prédio localizado no cimo da Avenida do Brasil, do qual não sei precisar nem o número nem a data, apanas que a data de construção foi anterior a 1974, em nome de Ermelindo Martins dos Reis. Caso me conseguisse alguma informação relativa a algum destes assuntos ficaria muito grato.

Desde já o meu muito obrigado


Paulo Bruno Reis

Resposta

Link directo:

Documentos para biografia Luanda - Angola

#316015 | anaalex | 25 out 2012 02:47 | Em resposta a: #248483

Sr. José Victor dos Santos Magalhäes,

Bem haja pela sua disponibilidade e colaboraçäo,
Estou a começar a reunir documentos para escrever uma biografia e gostaria de incluir dois documentos.
Nomeadamente:
- um comprovativo,/ registro de matricula de como estudo no colégio de San José de Cluny Luanda, Amélia Filomena Ferreira Martins, filha de Amadeu josé Martins e estudou no colégio entre 1975 até 197, na 1 e 2 classe;
- Certidäo de nascimento, sagrada familia, Luanda, 01/04/1968;

Será que o Sr. pode, por especial favor, conseguir estes documentos?

Muchissimo obrigada.
Analex.

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#316486 | rodrilena | 03 nov 2012 04:21 | Em resposta a: #248483

Exmo. Senhor José Víctor dos Santos Magalhães,

Desde já quero agradecer a sua gentileza e saudá-lo nesta sua iniciativa tão louvável de fornecer o fio condutor do nosso passado para o nosso presente, Bem haja!
Gostaria de solicitar se não for demasiado inconveniente, se V.Exa. terá possibilidade de verificar um registo de baptismo realizado na Igreja de Santa Ana no Bairro Popular, no ano de 1970 ou 71 em nome de Helena Maria do Carmo Silva, filha de António Manuel da Silva e de Maria Helena Rosa do Carmo e Silva? O meu marido com muito afinco está a tentar reconstruir a nossa árvore genealógica e como tal é muito importante para mim obter esse registo. Ficarei a aguardar a sua resposta seja esta favorável ou não, e agradeço de coração a sua ajuda; se for necessário algum pagamento para obter este registo por favor diga-me.
Melhores cumprimentos,

Helena Maria do Carmo Silva da Fonseca Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#323531 | tmagalhaes | 20 fev 2013 14:57 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor dos Santos Magalhães.

Não sei se ainda consulta este fórum ou se a sua "oferta" ainda se mantém, mas espero que sim!

Sempre tive interesse em tentat saber mais sobre a minha família, de ambos os lados, mas segundo sempre me quis parecer uma pesquisa deste género requer muito tempo e alguns recursos. Nunca soube por onde começar e sinceramente nunca tive grande tempo.

Recentemente fui contactada por um primo meu (já 2º primo) para tentar reunir fotografias e informação do meu lado mais próximo da minha avó paterna. Ele foi contactado por um parente nosso mais afastado que se encontra a fazer a árvore desse lado da família. E este contacto acordou de novo o bichinho :)

Uma das grandes incógnitas, a maior, talvez, está relacionada precisamente com as raízes da minha avó, que sabemos que estão em Luanda por parte da sua mãe.

O pai da minha avó chamava-se Roberto Touret e tinha raízes francesas (o seu pai era francês). Nasceu em 23 de Abril de 1890 em São Salvador de Matosinhos no Porto, Portugal. Faleceu em 14 de Fevereiro de 1955 em Luanda, Angola. Era, segundo constou, empregado comercial. Mais não sei.

Casou-se em Luanda com Celine Louise Maria Paule (nascida em Outubro de 1900), filha do então cônsul belga em Angola (seu pai chamava-se Paul Alphonse Ghislain Fanet e sua mãe Marcelle Marie Anne Henriette Alphonsine Maubert). Deste casamento nasceu Marie Ange Jeanne Touret. Lembro-me de a ter ido visitar pelo menos uma vez com os meus pais a sua casa, em Lisboa. Mas tenho pouca memória dela, pois eu era muito nova quando ela faleceu.

Mas antes deste casamento teve 3 filhos com, supostamente, uma mulher (negra? mestiça? não sei) angolana. Os seus nomes são:
- Fernando Martinho Touret
- Virgínia Touret. Nascimento: 6 de Outubro de 1921
- Justina Touret (minha avó)
Não sei quando aconteceu, mas a dada altura estes seus três filhos foram enviados para Portugal para serem criados por uma sua irmã. Sei que quando isso aconteceu eram muito novos, principalmente a minha avó e a sua irmã, e que nunca lhes contaram nada sobre a sua verdadeira mãe (pelo menos a elas).

A dada altura da sua vida, Fernando Martinho Touret voltou para Angola onde era director dos caminhos de ferro de Porto Amboim, região de cafeicultura. Casou-se com Argentina Amelia Borges e faleceu a 19 de Julho de 1970, penso que em Luanda. Tiveram 2 filhos: Fernando Jorge Touret (nascido em 22 de Abril de 1942 em Angola) e Rui Alberto Borges Touret (nascido por volta de 1949 também em Angola).

Fernando Jorge Touret casou-se a 14 de Abril de 1970, em Angola, com Maria José Granado Pereira.

Penso que não vale a pena aprofundar mais, até porque esta parte da história é bem mais recente e dela tenho conhecimento.

O que permanece um mistério é quem seria a mãe da minha avó, a tal senhora com quem Roberto Touret teve os 3 filhos que mandou muito novos para Portugal para serem criados por uma irmã. Ao que me constou, depois de voltar para Luanda, Fernando Martinho Touret tinha contacto com a mãe e visitava-a e ajudava-a frequentemente. Mas faleceu antes de dizer quem ela era.

Portanto, o que lhe peço, e não sei se é possível pois muitos dos dados são vagos, é que tente descobrir alguma informação acerca dessa minha bisavó. Fotografias, assentos de nascimento, batismo e óbitos, seria ótimo, tanto dos pais da minha avó como da minha avó e irmãos.

Agradeço se me puder ajudar.
Adorava desvendar este mistério e saber mais sobre esse ramo da minha família.

Agradeço ainda, se não for abusar, que me contacte antes por email para o endereço que de seguida lhe faculto.
Com os melhores cumprimentos,
Tânia Magalhães
sara.e.tania@gmail.com

Resposta

Link directo:

Touret em Luanda

#323532 | tmagalhaes | 20 fev 2013 15:07 | Em resposta a: #248483

[cópia da mensagem que lhe enviei há breves minutos. resolvi enviar uma nova com um diferente assunto de mensagem]

Caro José Victor dos Santos Magalhães.

Não sei se ainda consulta este fórum ou se a sua "oferta" ainda se mantém, mas espero que sim!

Sempre tive interesse em tentat saber mais sobre a minha família, de ambos os lados, mas segundo sempre me quis parecer uma pesquisa deste género requer muito tempo e alguns recursos. Nunca soube por onde começar e sinceramente nunca tive grande tempo.

Recentemente fui contactada por um primo meu (já 2º primo) para tentar reunir fotografias e informação do meu lado mais próximo da minha avó paterna. Ele foi contactado por um parente nosso mais afastado que se encontra a fazer a árvore desse lado da família. E este contacto acordou de novo o bichinho :)

Uma das grandes incógnitas, a maior, talvez, está relacionada precisamente com as raízes da minha avó, que sabemos que estão em Luanda por parte da sua mãe.

O pai da minha avó chamava-se Roberto Touret e tinha raízes francesas (o seu pai era francês). Nasceu em 23 de Abril de 1890 em São Salvador de Matosinhos no Porto, Portugal. Faleceu em 14 de Fevereiro de 1955 em Luanda, Angola. Era, segundo constou, empregado comercial. Mais não sei.

Casou-se em Luanda com Celine Louise Maria Paule (nascida em Outubro de 1900), filha do então cônsul belga em Angola (seu pai chamava-se Paul Alphonse Ghislain Fanet e sua mãe Marcelle Marie Anne Henriette Alphonsine Maubert). Deste casamento nasceu Marie Ange Jeanne Touret. Lembro-me de a ter ido visitar pelo menos uma vez com os meus pais a sua casa, em Lisboa. Mas tenho pouca memória dela, pois eu era muito nova quando ela faleceu.

Mas antes deste casamento teve 3 filhos com, supostamente, uma mulher (negra? mestiça? não sei) angolana. Os seus nomes são:
- Fernando Martinho Touret
- Virgínia Touret. Nascimento: 6 de Outubro de 1921
- Justina Touret (minha avó)
Não sei quando aconteceu, mas a dada altura estes seus três filhos foram enviados para Portugal para serem criados por uma sua irmã. Sei que quando isso aconteceu eram muito novos, principalmente a minha avó e a sua irmã, e que nunca lhes contaram nada sobre a sua verdadeira mãe (pelo menos a elas).

A dada altura da sua vida, Fernando Martinho Touret voltou para Angola onde era director dos caminhos de ferro de Porto Amboim, região de cafeicultura. Casou-se com Argentina Amelia Borges e faleceu a 19 de Julho de 1970, penso que em Luanda. Tiveram 2 filhos: Fernando Jorge Touret (nascido em 22 de Abril de 1942 em Angola) e Rui Alberto Borges Touret (nascido por volta de 1949 também em Angola).

Fernando Jorge Touret casou-se a 14 de Abril de 1970, em Angola, com Maria José Granado Pereira.

Penso que não vale a pena aprofundar mais, até porque esta parte da história é bem mais recente e dela tenho conhecimento.

O que permanece um mistério é quem seria a mãe da minha avó, a tal senhora com quem Roberto Touret teve os 3 filhos que mandou muito novos para Portugal para serem criados por uma irmã. Ao que me constou, depois de voltar para Luanda, Fernando Martinho Touret tinha contacto com a mãe e visitava-a e ajudava-a frequentemente. Mas faleceu antes de dizer quem ela era.

Portanto, o que lhe peço, e não sei se é possível pois muitos dos dados são vagos, é que tente descobrir alguma informação acerca dessa minha bisavó. Fotografias, assentos de nascimento, batismo e óbitos, seria ótimo, tanto dos pais da minha avó como da minha avó e irmãos.

Agradeço se me puder ajudar.
Adorava desvendar este mistério e saber mais sobre esse ramo da minha família.

Agradeço ainda, se não for abusar, que me contacte antes por email para o endereço que de seguida lhe faculto.
Com os melhores cumprimentos,
Tânia Magalhães
sara.e.tania@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#325182 | RuiFonsecaeCastro | 11 mar 2013 20:19 | Em resposta a: #248483

Caro José Magalhães,

Sou português nascido em Luanda, Angola, na freguesia da Sagrada Família, em 23/04/1974, e necessito de um documento angolano que declare esse facto ou da informação de onde ele se encontra, de forma a que me seja possível obtê-lo.

Nome: Rui Pedro Fonseca Nogueira da Fonseca e Castro
Nome do meu pai (igualmente nascido em Angola): Fernando José Alves Nogueira da Fonseca e Castro

Ficaria extremamente agradecido se me pudesse ajudar.

Deixo aqui o meu email profissional, para o que for necessário: fonsecaecastro@ahfc.adv.br

Att.

Rui Castro

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#332079 | V.Q.F. | 07 jul 2013 21:34 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor dos Santos Magalhães,

Estou à procura de um assento de baptismo da paróquia de São Paulo de Luanda, para os anos de 1850-1851. Sabe se os livros paroquiais para estes anos ainda se encontram na actual paróquia de São Paulo de Luanda? E o confrade ainda poderá ajudar-me a obter este assento?
Claro que pagarei os custos que forem necessários.

Já tentei telefonar para lá, mas é muito complicado obter alguma resposta, pois das várias vezes, quem atendeu não conseguiu dar essa informação, e aconselhou-me a dirigir-me pessoalmente à paróquia.

Na página do family.search também não encontrei os paroquais de Luanda.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

João Brandão, assassinado no Bocoio em 1880, e a Fazenda São Pedro

#332086 | Alvares | 07 jul 2013 23:47 | Em resposta a: #248939

Caros confrades,

para esclarecimento de um texto que estou a transcrever, tenho necessidade de saber quem foi ou foram os suspeitos do assassinato de João Brandão, por volta de 1880. Brandão foi o fundador de uma importante fazenda na área de Benguela (Fazenda São Pedro, mais tarde Sociedade Agrícola do Cassequel). Terá fugido para o Bocoio em 1880 por suspeitar de que o governador de Benguela pretendia eliminá-lo. Quem era o governador de Benguela nesta época? Acabou por morrer no Bocoio, tendo exames revelado envenenamento. Gostaria também de saber quem se apoderou da referida fazenda após a morte de João Brandão.

Por fim, deixo em rodapé mensagem anterior com outras perguntas, às quais ainda não consegui obter resposta.

Cumprimentos,
Luís


RE: Luanda - Angola 08-03-2010, 17:44
Autor: Alvares [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro José Victor Magalhães,

bem haja pela sua louvável disponibilidade. Gostaria de saber em primeiro lugar que tipo de documentação tem à disposição, para além dos registos paroquiais. Pela minha parte, para o estudo biográfico de um familiar, gostaria de saber se ainda existem os registos notariais da primeira metade do século XX (interessa-me sobretudo as regiões de Benguela e Huambo) e, caso existam, se estão nos arquivos de Angola, ou se terão vindo para Portugal. Também gostaria de saber onde posso encontrar informação sobre as vereações municipais (e restantes orgãos autárquicos) das diferentes localidades nas referidas áreas de Angola.

Agradeço, desde já, qualquer informação que me possa facultar.

Os melhores cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#332272 | clover779 | 11 jul 2013 07:17 | Em resposta a: #248483

Estimado confrade José Victor dos Santos Magalhães,

imagino que esteja super ocupado com todos os pedidos, eu próprio já o havia contactado no passado sem sucesso, mas acredito que seja por indisponiblidade.

Abri um tópico aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=332271
sobre António Urbano Monteiro de Castro, jornalista e advogado de Luanda em meados/finais do século XIX, não sei se me conseguirá ajudar indicando algumas informações adicionais sobre o mesmo, também conhecido no meio jornalistico como Urbano de Castro, e que foi um dos percursores da imprensa escrita livre de Angola.

Muito agradecido por qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Angola

#332288 | Geneaeiro | 11 jul 2013 12:20 | Em resposta a: #248483

José Victor dos Santos Magalhães
geneaeiro@gmail.com
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#332290 | Geneaeiro | 11 jul 2013 12:29 | Em resposta a: #332079

José Victor dos Santos Magalhães
geneaeiro@gmail.com
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#332293 | Geneaeiro | 11 jul 2013 12:39 | Em resposta a: #325182

José Victor dos Santos Magalhães
geneaeiro@gmail.com
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

RE: Castro

#332410 | clover779 | 13 jul 2013 16:02 | Em resposta a: #249974

Caro José Victor dos Santos Magalhães,

seria possível obter cópia do primeiro registo da sua lista:

- Sara, Data de enterramento: 3 de Novembro de 1874, Valor da Sepultura: 5:000, Moléstia: febres, Número do Bilhete: 16382, Filiação: ????? Monteiro de Castro e de Dona Maria José Botelho de Sampaio, Número da Sepultura: 184, Número do Quadro: 11, Cor: branca, Natural: Luanda, Idade: 1 ano e meio.

Pode enviar para o meu email: npsilva74 @ gmail . com (sem os espaços)

Muito agradecido,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#332840 | jamador | 22 jul 2013 20:08 | Em resposta a: #248483

Boa tarde,
Gostava de poder encontrar o registo de óbito de Abel Amado de Carvalho que ao que parece terá falecido em Luanda por volta de 1949.
Se porventura souber ou puder vira a saber algo sobre este caso ficar-lhe-ia muito grato.
Jorge A Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#337995 | jcurto | 12 nov 2013 00:49 | Em resposta a: #250022

O mais antigo livro de batismos que existe para Benguela so começa em 1794.

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#337996 | jcurto | 12 nov 2013 01:08 | Em resposta a: #250022

A segunda (?) mulher do Governador Botelho de Vasconcelos, Dona Maria Madalena, morreu em Benguela e foi enterrada "ao pé da Igreja" Nossa Senhora do Populo em 1797-03-30.

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338187 | JBMalta | 16 nov 2013 16:34 | Em resposta a: #337996

Caro Senhor JCURTO muito lhe agradeço as duas simpáticas e importantes respostas sobre os Botelho de Vasconcelos. Gostaria muito de conhecer a transcrição dos nomes e freguesias do assento de casamento na ig. de S. João em Luanda do meu 5º avô Alexandre José Botelho de Vasconcelos com sua 1ª mulher D. Margarida Antónia Rodrigues do Valle, a 24/6/1779, nomeadamente os nomes dos pais dos nubentes. Por tudo o que já recebi muito volto a agradecer. Cumprimento atentamente João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338378 | jcurto | 20 nov 2013 21:38 | Em resposta a: #338187

que eu saiba, para Luanda em 1779 so existem os seguintes registos de casamentos.

Freguesia da Sé (Conceiçao), Casamentos, 1759 1835
Freguesia dos Remédios, Casamentos, 1774 1779
Freguesia dos Remédios, Casamentos, 1779 1783

Todos se encontram no Arquivo do Arcebispado

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338414 | JBMalta | 21 nov 2013 18:02 | Em resposta a: #338378

Senhor JCURTO muito volto a agradecer a sua resposta ao meu pedido. Perguntava ainda como me hei-de dirigir ao Arq. do Arcebispa do ? Cump do confrade João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338418 | roz | 21 nov 2013 18:31 | Em resposta a: #338414

http://arquidiocesedeluanda.org/contatos.html

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338450 | JBMalta | 22 nov 2013 09:18 | Em resposta a: #338418

Muito agradeço ao confrade ROZ pela boa ajuda que deu ao meu pedido. Vou então contactar a Arquidiocese. João Malta

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338990 | jcurto | 04 dez 2013 03:49 | Em resposta a: #338418

Infelizmente, um website nao quer dizer muito.
Seria preferivel ter (conhecer) alguem la dentro mesmo.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Coutinho e Fonseca Negrão

#338991 | jcurto | 04 dez 2013 03:58 | Em resposta a: #248939

Tenho tentado comunicar diretamente com o Sr. José Victor dos Santos Magalhães atraves deste website, mas sem exito.

Estarei em Luanda em breve. Gostaria de encontar-me la com o Sr. José Victor dos Santos Magalhães. Favor de comunicar comigo off-line

Resposta

Link directo:

RE: Botelho de Vasconcelos

#338992 | jcurto | 04 dez 2013 04:08 | Em resposta a: #338414

Sr. Malta favor de estabelecer contacto: jcurto@sympatico.ca

Resposta

Link directo:

RE: Luanda - Angola

#339652 | ricgal | 17 dez 2013 00:27 | Em resposta a: #248483

Caro Senhor,

Tenho um antepassado que foi Vereador da Câmara de Luanda. Terá ido para África com o General Norton de Matos e por lá ficou. Chamava-se Amadeu de Sousa Ferreira de Amorim. Agradecia que me ajudasse com toda a informação que tiver disponível. Aqui, ou particularmente: gallery@ricardogalran.com
Fico-lhe muito agradecido pela sua atenção.
Ricardo Galrão Jorge

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#360136 | RomyLourenco | 01 ago 2015 19:55 | Em resposta a: #248483

Boa tarde,

Gostaria de encontrar mais informacoes sobre a familia da minha avó paterna Luisa Alvares Vieira
(mae do meu pai, Luis Manuel e de Gilberto Lourenco e Maria da Conceicao Lourenco)todos nascidos em Luanda, Angola. A minha avó nasceu em Luanda no dia 19 de julho em 1923 (sei que os documentos da minha avo dizem Alves mas o nome de familia era Alvares Vieira) Sei que o pai da minha avó era de Cabo verde mas pouco mais do que isso sei sobre ele. Ja a mãe da minha avo era de Angola, tambem de Luanda. Não tenho o nome dela completo. Agradecia muito se me pudesse ajudar nesta busca. Encontrar pessoas como o senhor dispostas a ajudar é uma raridade, Se precisar de mais informações diga-me qualquer coisa.

agradeco muito e fico a espera de noticias suas,


Romy

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#366394 | Maura Martins | 22 fev 2016 13:54 | Em resposta a: #248483

Bom dia! Tenho feito buscas por meus bisavós e me deparei com um impasse. Meu bisavô, LUIZ GONÇALVES, diz ter sido batizado e nascido na Ilha da Madeira, freguesia de Campanário. Ano provável de seu nascimento. 1868 (Conforme pesquisa de registro de casamento e nascimento de filhos)
No entanto, não constam registro de batismo nem mesmo passaporte neste nome, na Ilha da Madeira
Como sua mãe, Luiza de Jesus, dizem OS familiares, era da Angola, faço uma tentativa de busca de passaporte neste nome.

Luiz Gonçalves (1868) , filho de Manuel Gonçalves e Luiza de Jesus

Agradeço qq ajuda

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#368733 | catiamfranco | 29 abr 2016 13:03 | Em resposta a: #248483

Caro senhor,

A minha bisavó nasceu em Duque de Bragança, Malange (Angola), mas não sei onde poderei encontrar registos de baptismo de quem nasceu em Angola. Sabe onde/ como conseguir essa informação? O seu nome era Amélia do Rego e Silva Traquino (filha de pai algarvio e mãe angolana).

Agradeço imenso se me conseguir ajudar.

Muito obrigada.
Cumprimentos,
Cátia Franco

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#385923 | suraia85 | 27 out 2017 15:17 | Em resposta a: #248483

Bom dia, estou a producra de dados da misa bisavó
Ana Miguel Agostinho da Silva filha de poryugues) casada com Agostinho nunes de carvalho.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#389667 | ClaudiaIMarques | 28 fev 2018 23:35 | Em resposta a: #248483

Boa noite, tenho a esperança que me possa ajudar. Chamo-me Cláudia Marques e estou à procura da minha avó materna que por muita pena minha, nunca a conheci. A minha mãe foi retirada à minha avó em 1974/5 pelo meu avô e enviada para Portugal. Desde então, nunca mais teve contacto com a própria mãe e neste momento vou fazer de tudo para a encontrar a ela ou a outros familiares diretos. A minha mãe nasceu no ano de 1969 na Maternidade da Sagrada Família com o nome de Manuela de Sousa Gomes. A minha avó chamava-se Conceição Francisca dos Santos e o meu avô Manuel de Sousa Gomes. Viveram muitos anos no Casenga. O meu avô tinha duas lojas tipo mercearia, uma no casenga e outra no bairro do Marçal. A minha avó atualmente está entre os 70 e os 80 anos. Será que me pode ajudar a encontra-la?
O meu e-mail é: claudiagomesmarques@hotmail.com
Cumprimentos,
Cláudia Marques

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#389987 | Luis K. W. | 11 mar 2018 20:20 | Em resposta a: #389667

Cláudia Marques,
Com tão poucos dados, não vejo o que possamos ajudar.
Isto é um grupo que estuda ascendências e descendências. Não fazemos investigação policial.
De qualquer maneira, há com cada coincidência... (www.procurarpessoas.net/procurar-familia/maria-manuela-de-sousa-gomes/)
Boa sorte.
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Teresa da Conceição Dinis

#390031 | Efonseca | 13 mar 2018 18:33 | Em resposta a: #248483

O meu pedido é um pouco peculiar pois não procuro um familiar próximo mas gostaria de saber mais informações sobre a minha trisavó. O seu nome é Teresa da Conceição Dinis, filha de Francisco Dinis e Filipa Manuel. Na certidão de nascimento da minha bisavó diz que a sua mãe é natural da freguesia do Carmo, concelho de Luanda.
A minha bisavó chama-se Maria do Céu Rodrigues, também da freguesia do Carmo. A minha bisavó nasceu em 2 de Julho de 1930, o seu registro é o n64 1941.

Cumprimentos,
Estela Santos

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#410145 | Tiago R de Andrade | 02 dez 2018 01:33 | Em resposta a: #248483

Boa noite,

Peço desculpa por o estar a contactar directamente, mas não sei se me poderá ajudar...

O meu bisavô, Francisco Manuel Guilherme Simões - https://geneall.net/pt/nome/1291943/francisco-manuel-guilherme-simoes/ - viveu uma temporada em Luanda, onde trabalhava no Banco Nacional Ultramarino (BNU) e por lá se casou, teve a primeira filha e ficou viúvo.

O que lhe pedia, sem querer abusar, era se me conseguia saber mais informações sobre:

1) Casamento dele com Ema da Cunha Balsemão, que terá sido em 1914

2) O nascimento da sua filha, Maria Alice Simões, minha tia-avó, a 13.09.1915, que por sua vez terá casado com um senhor que trabalhava nos Correios, um tal Rogério

3) O óbito da dita Ema da Cunha Balsemão, no Hospital de Luanda a 02.01.1919.

Muito agradeço qualquer ajuda que me possa dar com estas informações.

Cumprimentos,

Tiago Rebelo de Andrade

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#410169 | FVFF | 02 dez 2018 18:54 | Em resposta a: #248483

Caríssimos,

O senhor José Magalhães já não aparece neste forum desde 2010 e o endereço de e-mail que forneceu já não se encontra disponível.

Creio que não vale a pena deixar mais pedidos neste tópico dado que não terão resposta.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#412851 | carlosjbvmatias | 03 mar 2019 21:26 | Em resposta a: #248483

Os meus antepassados tinham o nome Botelho de Vasconcelos e sei pelo menos o nome da minha bisavó que se chamava Máxima e teria um irmão chamado Luís. Era casada com José Emílio Tavares.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#416856 | paivapaivapaiva2 | 07 ago 2019 05:52 | Em resposta a: #248483

alert(2)

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#416857 | paivapaivapaiva2 | 07 ago 2019 05:53 | Em resposta a: #416856

alert("bomdia");

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#416858 | paivapaivapaiva2 | 07 ago 2019 05:55 | Em resposta a: #416857

tasdalert(2)

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#418521 | carlosjbvmatias | 07 out 2019 21:34 | Em resposta a: #249656

Boa noite.

Segundo consta os pais do Sr. Governador Alexandre José Botelho de Vasconcelos de Matos (estimado entre 1741 e 1801) são Domingas de Sousa e Costa (estimado antes de 1801) e Alexandre Botelho de Morais e Vasconcelos (estimado entre 1665 e 1725).
Ele terá tido filhos, contrariamente ao que consta, pois eu sou descendente do mesmo por familiares de Angola.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#418522 | carlosjbvmatias | 07 out 2019 21:39 | Em resposta a: #250022

Boa noite.

Será que me pode enviar os registos sobre o Sr. Governador Alexandre Botelho de Vasconcelos?

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#435740 | correa | 19 ago 2021 18:52 | Em resposta a: #248483

Prezado sr
Interessado em conhecer algum registo de algum descendente do capitão Serafim Duarte Soares Coelho, que entre 1877 e 1889 esteve em Luanda, onde faleceu em Março desse ano, venho solicitar a vossa colaboração, que muito agradeço.
Meus cumprimentos
A. Correa

Resposta

Link directo:

John Pinto Stott Howorth + Augustine De Howorth (Certidões)

#438145 | luis_santos_godinho | 21 dez 2021 21:14 | Em resposta a: #248483

Boa noite,

Sou advogado e tenho um cliente que procura registos de alguns dos seus familiares. Tenho tentado entrar em contacto via e-mail com Luanda mas sem sucesso. Já tenho bastantes informações comigo de momento.

John Pinto Stott Howorth morreu em Luanda a 5 de novembro de 1949. Casou a 5 de abril de 1913 com Johanna Jacob LeRoux (tenho na minha posse o Registo do Casamento) com a qual teve uma filha, Augustine De Howorth (avó do meu cliente).

Sobre o Sr. Howorth, sei que era conhecido também por João de Howorth (nome com o qual assina o registo de casamento) e que em 1921 pertenceu ao Consulado Português do Cabo da Boa Esperança (https://erario.tcontas.pt/pt/arquivo_biblioteca/instrumentos_pesquisa/Conjunto_documental_processos_contas_1824_1938.pdf - página 129)

O meu objetivo é comprovar a nacionalidade portuguesa do Sr. Howorth.

Preciso de acesso à Certidão de Óbido do Sr. Howorth e de algum tipo de registo da permanência deste no Consulado Português. Se possível também a Certidão de Nascimento da Augustine De Howorth (1914 - 1999).

Por favor contacte-me através do meu email luisgodinho.1904@gmail.com

Muito Obrigada,
Luís Santos Godinho

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#438151 | JPedroBessa | 22 dez 2021 11:31 | Em resposta a: #248483

Caro José Victor dos Santos Magalhães,

Ficaria muito agradecido se fosse possível encontrar o assento de nascimento de Alba Costa Figueiredo, nascida em Luanda a 16 de março de 1908.
Desconheço o nome dos pais o que provavelmente tornará mais difícil a busca.
Não sei se o casamento decorreu em Luanda, penso que sim, com Vítor Félix Gonçalves Mira Godinho, nascido em Macau a 16 de fevereiro de 1906.
Obrigado,

JPedro Bessa

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#438186 | Tiago R de Andrade | 27 dez 2021 10:00 | Em resposta a: #438145

Bom dia,

Informaram-me do seguinte:

"O Barão e Maria Margarida Pinto Bastos não puderam casar, pois a baronesa encontrava-se em Inglaterra e morreu muito tarde, já em 1925.
Os irmãos de John Stott Howorth foram registados em sítios diferentes, a mãe na freguesia do Socorro em Lisboa, talvez ele lá tenha sido registado."

Espero que possa ajudar.

Cumprimentos,

TRA

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#441103 | Ellenls | 22 mai 2022 05:51 | Em resposta a: #248483

Caro senhor José Victor dos Santos Magalhães

Minha sogra está procurando sua certidão de nascimento, ela perdeu e está precisando da 2° via, ela nasceu em Vila Mariano Machado em 1962, infelizmente não possuimos o conservatorio que foi registrada mas possuimos o livrinho de batismo, gostariamos de saber se tem como o senhor nos ajudar a achar a certidão dela

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#441107 | Jorge Resende | 22 mai 2022 15:32 | Em resposta a: #438151

Luanda - Angola
#410169 | FVFF | 02 Dez 2018 18:54 | Em resposta a: #248483
Caríssimos,

O senhor José Magalhães já não aparece neste forum desde 2010 e o endereço de e-mail que forneceu já não se encontra disponível.

Creio que não vale a pena deixar mais pedidos neste tópico dado que não terão resposta.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#445631 | ELIANEGOMES65 | 04 fev 2023 07:57 | Em resposta a: #248483

Bom dia Jose Victor

Gostaria muito de poder obter tua ajuda numa busca por um obito.

Bom dia Senhor (a) deste Órgão Público

Estou em busca de uma certidão de óbito, pois estou ajudando uma pessoa muito amiga que nao sabe por onde começar ja que procura por este obito faz 2 anos e nad,.
Ele era funcionário em Órgão Público , Ministério das Finanças de Angola , ele veio a ÓBITO em Lisboa nos anos de ,1950 a 1965 pelas informações que temos da familia, mas toda familia como irmaos e pais ja veio a obito........já procurar no consulado em portugal de Luanda e nada, informa que único local que terá dados sobre o óbito seria no Ministério das Finanças em Angola pois era funcionário na época do Óbito.

Envio os dados para que posso auxiliar de alguma forma, pois a familia precisa deste obtito para entao solicitar a cidadania, precisa saber se quando ele morreu ele era cidadao portugues. Nascimento dele em Luanda, Angola seria entre. NAS. 1885 A 1890 LUANDA


Local de trabalho. Ministério das Finanças , Angola
Nome. JOSÉ MALHEIRO DOS SANTOS ( Calheiros)
NAS. 1885 A 1890 , LUANDA, Angola
ÓBITO. 1956 a 1965
Local do Óbito. LISBOA
ESPOSA. TEODORA DOS REIS FANÇONY

Pai. TEMOTEO MALHEIRO DOS SANTOS
Mãe. FRANCISCA RAFAEL DE CARVALHO

Desde já agradeço muito por alguma informação e e steja com Deus

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#449235 | face12 | 02 ago 2023 09:52 | Em resposta a: #249656

Bom dia.
Os Autos de Justificação de Nobreza esclarecem muito. Pode ver neste endereço: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=3909092
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#449236 | face12 | 02 ago 2023 10:14 | Em resposta a: #449235

Desculpe, não será por acaso família de Maria Leocádia Botelho de Vasconcelos, filha de Alexandre José Botelho de Vasconcelos (esse que foi governador de Benguela)?

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#450275 | cs2023 | 30 set 2023 20:44 | Em resposta a: #248483

Boa noite sr. José M. , procuro informação sobre Júlia Cândida Armada Gil de Menezes , casada com Lino Gil de Menezes , sendo ela minha bisavó e natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Novo Redondo , concelho de Novo Redondo em Angola. A mesma residiu em Alcaidaria Nova , Novo Redondo , Luanda
Deixo o meu e-mail e agradeço qualquer informação que encontre e me possa prestar
E-mail : cici_girl14@hotmail.com
Muito grata pela sua consideração , com os meus cumprimentos ,
Cecília M.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451345 | machadojon | 05 dez 2023 12:58 | Em resposta a: #248483

Caro Sr. José Victor dos Santos Magalhães,

Procuro o Batismo ou registro de Nascimento de meu Tio Avô João Maria Castelo Branco Almeida Pinheiro, nascido em 14/09/1916 em Luanda Angola, filho de Frederico Fonseca Rosado Almeida Pinheiro e Isabel da Silva Machado Castelo Branco. Acredito que deve constar que o Sarmento de Beires era o seu padrinho.
Também procuro o óbito de sua Mãe Isabel que ocorreu em Luanda Angola em 27/07/1917.


Meus melhores cumprimentos,
Jonathan Machado

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451353 | Jorge Resende | 05 dez 2023 21:43 | Em resposta a: #248483

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95TV-9ZN3?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AK8HG-DX6&action=view

OS REGISTOS DE LUANDA NÃO ESTÃO ONLINE

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451357 | JBMalta | 06 dez 2023 15:39 | Em resposta a: #248483

Boa tarde. Em resposta a 449236 BOTELHO DE VASCONCELOS direi ser da família de Maria Leocádia Botelho de Vasconcelos, por ser 4º neto da sua irmã paterna exactamente homónima nascida em Lisboa do 3º casamento do pai Alexanfre José Botelho de Vasconcelos que foi Governador de Benguela. João Malta

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451360 | tereit | 07 dez 2023 12:49 | Em resposta a: #248483

Olá, gostaria apenas da sua ajuda

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451366 | tereit | 08 dez 2023 09:46 | Em resposta a: #451360

https://fortuneoxdemogratis.com/pg-soft/

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451367 | face12 | 08 dez 2023 11:07 | Em resposta a: #451357

Obrigado pela resposta. Eu já tinha estranhado a coincidência (dois nomes iguais para duas filhas diferentes e de ligações diferentes). Agora, pelo que vejo, se confirma.

Resposta

Link directo:

Luanda - Angola

#451368 | face12 | 08 dez 2023 11:11 | Em resposta a: #248508

António da Fonseca Coutinho tem muitas referências elogiosas na História Geral (ou General) das Guerras Angolanas, de Cadornega. No vol. I da minha biografia de Maia Ferreira trabalhei também esse nome, que entra na intrincada rede de relações genealógicas e de interesses da elite colonial e local ao longo dos séculos XVII e XVIII (hiperligação para o livro na Amazon: https://www.amazon.in/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 13:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen