António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#250078 | HenriqueSousaAzevedo | 17 fev 2010 23:10

Caros participantes do fórum,

Agradecia a quem possuir dados genealógicos ou de outra natureza sobre António Casimiro da Costa, ensaiador visual e real do ouro aprovado pela Casa da Moeda que os partilhe comigo. Sei que possuia uma ourivesaria na Rua Nova (em Braga) nos finais do século XIX e que as obras da dita ourivesaria têm a marca de garantia G e a contra-marca J.
Já agora, aproveito para perguntar se algum dos participantes possui alguma informação sobre José Monteiro Coelho, que tinha uma ourivesaria na Baixa do Porto na 1ª metade do século XX.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#250130 | HenriqueSousaAzevedo | 18 fev 2010 22:14 | Em resposta a: #250078

Renovo o pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#252828 | HenriqueSousaAzevedo | 07 abr 2010 21:42 | Em resposta a: #250130

Mais uma vez, apelo aos participantes que partilhem comigo qualquer informação que possuam.

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#260030 | tramont | 06 ago 2010 01:26 | Em resposta a: #252828

Olá Henrique,
Se é que possa interessar,o meu tio se chama José Monteiro Coelho,tem mais ou menos uns noventa anos e ainda está vivo!!!
Abçs!!!

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#302317 | small | 10 abr 2012 00:05 | Em resposta a: #250078

Caro Henrique

Só hoje por acaso deparei com este tópico. Tenho dados genealógicos de António Casimiro da Costa, presumo que nasceu em Braga ma freguesia de S.João do Souto. Era filho de João Casimiro da Costa e Maria do Alívio, também naturais de S.João do Souto Braga. Tenho estudada até aos dias de hoje, a descendência de um irmão Manuel Casimiro da Costa, nascido a 26.07.1852 em S.João do Souto Braga e casou com uma Tia Bisavó minha. Aparece como avaliador oficial no inventário orfanológico em 1901, do sogro do referido Manuel.
Mais promenores, talvez os sobrinhos netos possam ajudar, se quiser fazer o favor de deixar o seu contacto. O Manuel Casimiro da Costa também foi ourives.
Espero ter ajudado.Disponha sempre

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#302409 | f4b2 | 10 abr 2012 17:41 | Em resposta a: #302317

Cara Stella

Vou-lhe deixar estas notas que retirei do Anuário de Portugal do ano de 1909,cito:

- ANTÓNIO CASIMIRO da COSTA - Ourivesaria em Braga,na rua Nova de Sousa,teleph.27 Braga,1909

- ANTÓNIO CASIMIRO da COSTA & FILHOS - Rua de D.Pedro 74 1º andar,Porto
-----------
-----------
Telegramas ANCOSTA - PORTO
-----------
-----------
Laboratório de metais Preciosos.Analyses de minerais(determinação quantitativa de ouro e prata).Transacções de compra,venda e troca d'ouro,prata e platina em grosso.Apuramento d'escovilhas d'ourives.Compra de terras passadas a mercúrio,raspaduras de talha dourada e qualquer outra matéria que contenha ouro,prata ou platina.
Grande depósito de ferramentas para ourives,Laminadores,Tornos e muitas outras máchinas.Sortimento completo de Pedrarias Finas e Imitações.Esmaltes e Cadinhos de todas as qualidades.Cobre especial para ligas,ácido nitrico,etc.,etc.,
Balanças de precisão para laboratórios.Pharmácias,Ensaiadores e Ourives fabricadas pelos acreditados fabricantes BECKR'S SONS DE ROTTERDAM de quem somos únicos representantes em PORTUGAL.Mais de 300 balanças de precisão collocadas em diversos estabelecimentos scientificos e do Commércio do Paíz!!
Fabricantes d'apretos para Ourivesaria e Joalheria em ouro,prata e platina.Garras,galerias Aros de Molla,Mosquetões,Flores,Chuveiros,etc.
Enviamos grátis sob pedido os nossos catálogos de machinas,balanças e aprestos.
Fundidores e preparadores de qualquer liga d'ouro ou prata.
Compram-se objectos antigos,jóias,ouro e prata para derreter em objectos usados.

74, Rua de D.Pedro,1º andar

PORTO
Esta é a publicidade inserida no Anuário de 1909

Continuo a citar:

- MANOEL CASIMIRO da COSTA - Praça do Barão de S.Martinho Nº27,teleph.116,Braga 1909
Officina de Contrastaria no Nº26 da mesma Praça.
Avaliador-Official(Subordinado á Repartição de Contrastaria da Rua Nova d'El-Rei,41 Braga),1909

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#302417 | f4b2 | 10 abr 2012 18:42 | Em resposta a: #250078

Caro Henrique

Tenho esta pequena referencia que retirei do Anuário de 1944,cito:

- JOSÉ MONTEIRO COELHO - "Ourivesaria do Porto",na rua Sampaio Bruno Nº 45 telef.2404 Porto,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#302421 | small | 10 abr 2012 19:08 | Em resposta a: #302409

Caro João Barroca

Muito obrigada pela preciosidade que aqui me deixou! Será que é possivel digitalizar e fazer o favor de me facultar esta informação? Estou a fazer um trabalho e é sempre interessante uma ilustração deste tipo. O meu mail stellaleixoarrobaiolpontopt.

Já agora, culpa da sua disponibilidade, será que existe algo sobre Narciso José Marques -R.S Marcos(Braga) antes de 1901?

Muito e muito obrigada.Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314544 | small | 30 set 2012 16:37 | Em resposta a: #302409

Caro João Barroca

Obrigada por mais esta contribuição. Neste mesmo dia respondi e creio que posicionei mal a resposta, será que dava para digitalizar esta informação e enviar para o meu endereço stellaleixoarrobaiolpontopt? Desculpe o incómodo.

Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314639 | f4b2 | 01 out 2012 20:45 | Em resposta a: #314544

Cara Stella

Logo que possa vou enviar essa informação,ainda não a mandei devido ao facto de não ter scaner em minha casa,vou pedir ao meu filho que faça essa digitalização.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314660 | Mário Palm | 02 out 2012 07:04 | Em resposta a: #302317

Caro Smal:

Só agora li a sua mensagem, que muito me chamou à atenção.

Esse António Casimiro da Costa, teve também uma filha - Maria da Apresentação Costa de Cruz Teixeira, nascida em 20/1/1877, na Sé, Braga, que casou com o Dr. António Casimiro da Cruz Teixeira Jr., advogado em Braga, meus primos afastados, tendo eu conhecido duas das suas irmãs.
Um seu bisavô - Miguel José da Cruz Oliveira - é meu tetravô.
Será que possui mais elementos da descendência do pai do Dr. António Casimiro, também chamado António Casimiro da Cruz Teixeira, médico em Braga, nascido no Rio de Janeiro a 7/1/1849 e casado com Maria Augusta de Castro Ribeiro?
Desde já agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314685 | small | 02 out 2012 20:12 | Em resposta a: #314660

Caro Mário Palmeira

A minha pesquisa, centra-se em Manuel Casimiro da Costa, que é também citado neste tópico, por se ter casado com uma minha tia Bisavó Eulália Emilia Marques da Costa. Tenho a descendência de Manuel Casimiro da Costa, não a de António Casimiro da Costa, que presumo ser seu irmão, e que foi também Ourives.
Não deixam de ser interessantes os dados que aqui deixa. Se quiser fazer o favor de explicar melhor, por exemplo, quem foram seus pais, com quem casou António Casimiro da Costa, talvez se chegue à conclusão de que estamos a falar da mesma pessoa.
A minha pesquisa encontra-a mais desenvolvida, embora não actualizada, nos Marques da Costa, no meu tópico Familia Marques - Braga.

Disponha sempre, foi um prazer esta troca de informações

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314686 | small | 02 out 2012 20:24 | Em resposta a: #314639

Caro João Barroca

Muito obrigada pela sua colaboração, e já agora a seu filho também.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314697 | small | 03 out 2012 00:08 | Em resposta a: #314660

Cário Mário Palmeira

Através dos dados que aqui me deixou, consegui chegar à conclusão que o António Casimiro da Costa, era irmão de Manuel Casimiro da Costa (m/parente por afinidade).

Pesquisei o nascimento, da filha Maria da Apresentação Costa Cruz Teixeira, e cheguei ao seu nascimento. Maria da Apresentação era filha de António Casimiro da Costa e Maria do Espirito Santo, neta paterna de João Casimiro da Costa e Maria do Alivio; este parentesco garantiu-me que António Casimiro da Costa era irmão de Manuel Casimiro da Costa, já que os Pais são os mesmos.

Em relação ao que pretende, para eventualmente o ajudar, terá que começar por me dar a data de casamento da Maria da Apresentação, e a freguesia onde o mesmo ocorreu. Talvez através deste casamento seja possivel, encontrar descendentes.

Eu resido em Portugal, e o Mário?
Como vê este fórum é um sítio muito generoso na troca de informações.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314704 | Mário Palm | 03 out 2012 07:38 | Em resposta a: #314697

Cara Stela:

Antes de mais os meus agradecimentos pela sua rápida resposta.
Certamenteque estamos a tratar da mesma família e que estes contactos nos serão úteis a ambos, tendo em vista aumentar os conhecimentos de que já dispomos.
Sobre o "seu"Manuel Casimiro, confirmo ser irmão do António Casimiro e ambos filhos de João Casimiro da Costa e de Maria do Alívio. Sobre ele nada mais possuo para além das datas de nascimento e baptismo (26/7/1852 e 28/7/1852 - S. João do Souto, Braga).
Quanto à Maria da Apresentação, casou com António Casimiro Jr, no dia 1/3/1903, em Tadim, Braga.
De ambos tenho elementos de suas últimas quatro gerações.
Este António Casimiro teve, pelo menos, um irmão, Francisco e três irmãs - Ester, Maria Augusta e Hortência.
Sobre esta Hortência, julgo ter falecido a 16/9/1975, tendo passado os últimos anos recolhida no Asilo de Santa Cruz, em Braga, sempre acompanhada por uma antiga empregada.
No Asilo de Santa Cruz não foram encontrados registos do seu internamento nem do seu óbito.

Resido em Braga, estou reformado e ocupo o meu tempo com pesquisa genealógica familiar, nomeadamente Gama Lobos, Felgueiras Gaio, etc.
Uso o progarma Legacy 7.4.

Espero que possamos continuar estes contactos.

Cumprimentos,

Mário palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314706 | small | 03 out 2012 09:48 | Em resposta a: #314704

Caro Mário Palmeira

É com todo o prazer que transmito os dados que tenho sobre o Manuel Casimiro da Costa.

Manuel Casimiro da Costa, nasceu 26/7/1852, batizado a 28/7/1852 S.João do Souto, faleceu (?)
c.c. Eulália Emília Marques da Costa, nascida 19/12/1862, na mesma, em 2/3/1889 - Nogueira (Braga),faleceu 24/10/1918 em S.João do Souto

Tiveram:

Narciso Casimiro da Costa 15/2/1890, falecido em 1/4/1969 - Leiria (c/geração estudada)
Francisco 18/7/1892, falecido em 15/8/1959 -RJ (c/geração estudada)
António 5/6/1894, (desconheço mais elementos) em 1922, por óbito de sua Avó, ainda era vivo
Alice Marques da Costa 28/10/1895, falecida 1/5/1959 S.João Souto, s/geração
Octávia 30/09/1897, falecida 9/1/1958 Ruilhe (Braga)
João 26/06/1901, ( na mesma situação que António)
Domingos Casimiro Marques da Costa, 24/6/1903, falecido a 11/4/1955 Ruilhe - Braga (c/geração estudada, a residir aí)
MªConceição M.C.Machado, nascida 8/12/1905, falecida 20/6/1984 Donim - Guimarães s/geração

Dado que é reformado, reside em Braga e tem o gosto pela genealogia, talvez possa fazer o favor de me ajudar a encontrar o rasto do António e do João, dos quais tomei conhecimento, através do Inventário Orfanológico da Avó Materna, em 1922, portanto minha Trisavó.

Consultada a Conservatória do Registo Civil de Braga, informaram-me que os óbitos até 1969, bem como os casamentos até 1930 estão já no Arquivo Distrital de Braga, o que dificulta ainda mais a pesquisa.

Resido em Ourém, e dependo da ajuda de familiar e amigos, para as pesquisas que não estão on line.

Espero também que possamos continuar estes contactos. Uma visita ao meu tópico sobre a Família Marques, identificar-me-á melhor.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314738 | Mário Palm | 03 out 2012 19:29 | Em resposta a: #314706

Cara Stela:

Recebi e já anotei a descendência do Manuel Casimiro, que desconhecia.
Durante a próxima semana vou ao Arquivo Distrital. Verei o que poderei encontrar e, tendo notícias, a irformarei.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314763 | small | 04 out 2012 09:11 | Em resposta a: #314738

Caro Mário Palmeira

Muito obrigada pela sua disponibilidade. Em 1910, um irmão de António Casimiro da Costa e Manuel Casimiro da Costa, escreve de Paris, a seu sobrinho Narciso. Em 1906, um irmão deles Francisco emigra para o RJ. Talvez a consulta ao inventário orfanológico da Maria da Conceição Leite Marques, em 1922, parece-me 4º oficio Escrivão Telles, apenas tenho a primeira página, ajude a sua pesquisa.

Creio que tenho os irmãos todos de Manuel e António Casimiro, vou tentar, com mais tempo e partilharei com muito gosto.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314795 | small | 05 out 2012 09:08 | Em resposta a: #314738

Caro Mário Palmeira

Fiz uma pesquisa no CEPESE, e encontrei o seguinte

Maria da Assunção Casimiro Lopes
Mesma filiação que a sua Mª da Apresentação
Naturalidade Brasil

Vitor Casimiro da Costa
Natural de Gondomar
Pais Armando Casimiro da Costa/Aurora de Oliveira Casimiro Costa

A 1ª é de certeza, pela filiação, o segundo achei a naturalidade "Gondomar", terra dos Ourives, será?

Em Braga pelo nome dos Pais eles informam, quais os filhos que emigraram e pode-se consultar os processos, não sei se estes aí residiam porque segundo o João Barroca aqui deixou o António Casimiro da Costa, fundou mais tarde uma Empresa com os filhos, no Porto. A Casa do Infante tem um acervo muito interessante neste sentido, vou ver se consigo através do Confrade Vasco Briteiros, que se interessa por esta àrea da Ourivesaria desta época, saber um pouco mais.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314804 | f4b2 | 05 out 2012 13:52 | Em resposta a: #314706

Cara Stella

Peço desculpa pôr ainda não ter enviado o que prometi,mas ainda não tive oportunidade de ir á casa do meu filho,mas não está esquecido.
Entretanto tenho procurado noutros Anuários que tenho os nomes do António e do João,cujos apelidos seriam também Casimiro da Costa?
Em Leiria vi este nome no Anuário de 1944,cito:

- NARCISO CASIMIRO da COSTA - Arquitecto

Vou continuar a ver se encontro no Porto ou em Braga o António e o João.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314813 | small | 05 out 2012 18:15 | Em resposta a: #314804

Caro João Barroca

Não tenho palavras para agradecer tanta generosidade!!Não se preocupe com a demora, sei que não se esquecerá. Efectivamento o António e o João, são ou seriam também Casimiro da Costa. Quanto ao Narciso Casimiro da Costa, que menciona e muito agradeço ´foi figura sobejamente conhecida na cidade de Leiria, inclusivamente existe uma Rua com o seu nome Prof Narciso Costa, e um espólio doado pelos seus netos ao Arquivo Distrital de Leiria.

Uma partilha que poderá interessar a mais alguém.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314844 | Lourval | 06 out 2012 03:49 | Em resposta a: #302317

Stella,

Acabo de perceber que Matias Casimiro Alberto da Costa era irmão de António Casimiro da Costa, pois os nomes dos pais são os mesmos e nasceram no mesmo local!

Portanto eu nada lhe disse de novo.

Matias Casimiro Alberto da Costa cedeu o seu nome a um bairro aqui em Santos (SP), a Vila Matias. Morreu assassinado quando abria uma estrada que sai da atual Vila Matias à praia. Esta estrada hoje é chamada Avenida Ana Costa em homenagem à esposa de Matias Casimiro.

Lourval

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314845 | Lourval | 06 out 2012 04:08 | Em resposta a: #314763

Você já deve saber mas há fotos disponíveis da internet (e do boa qualidade) do casal Matias Casimiro da Costa e Dona Ana Costa.

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314849 | small | 06 out 2012 09:42 | Em resposta a: #314844

Caro Lourval

Pode ter a certeza que me disse muito de novo. O principal. Quando Francisco Casimiro Alberto da Costa, apadrinha o Francisco Casimiro da Costa, o pade não meciona o grau de parentesco, não poderia eu partir do pressuposto que era seu Tio Paterno,
tanto mais, que o sobrenome "Alberto" não consta no Manuel Casimiro da Costa, António Casimiro da Costa, seus irmãos e respectivamente Pai e Tio Paterno do "meu" Francisco.

Muito obrigada, por mais esta informação que aqui me deixa sobre Mathias.

Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314851 | small | 06 out 2012 10:22 | Em resposta a: #314845

Caro Lourval

Já pesquisei, e encontrei o nascimento de Mathias a 18/11/1853, filho de João Casimiro da Costa e Maria do Alívio, na freguesia de S.João do Souto (Braga).

Só por curiosidade, como conseguiu a filiação de Mathias? Eu sei que o Lourval é um "expert" em genealogia,´e muito persistente, daí o atrevimento em o contactar.

Agora só me resta saber a data aproximada em que pediram passaporte, o Francisco Casimiro Alberto da Costa e o Mathias Casimiro Alberto da Costa, sendo que Francisco se radicou no RJ. Atendendo á data de nascimento de Mathias, creio que não existe no ADBraga passaportes para esta época, só posteriores. Normalmente eles emigravam com 13 anos.
Vou indagar. Entretanto abusando de sua disponibilidade, agradeço que faça o favor de me informar, para onde posso pedir o "visto" de um passaporte do RJ para Portugal, no ano de 1899, antes de Agosto do mesmo ano.

Meus Bisavós, pediram passaporte em Dezembro de 1898 para o RJ, sei que fizeram a Viagem, mas em Agosto de 1899, já se encontram em Braga, onde nasce um filho, e o batizam em Setembro do mesmo ano. A demora era comum nos batismos dos filhos de meu Bisavô....., inclusivamente constam dos assentos a penalização sofrida, pois como sabe a Igeja era implacável.

Reiterando meu pedido de desculpas, fico ao seu inteiro dispor para o que necessitar da zona centro de Portugal.

Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314861 | Lourval | 06 out 2012 15:33 | Em resposta a: #314851

Minha filha formou-se em História e um colega de sua classe teve como monografia a história do Bairro "Vila Matias". Então fui atrás das informações daquele que foi o ´fundador´ do bairro e que emprestou seu nome a ele. Sua mulher emprestou o nome a uma das principais avenidas de Santos: Avenida Ana Costa, que era filha de gente importante do Rio de Janeiro. Lamentavelmente Matias Casimiro foi assassinado enquanto "abria" a futura Avenida Ana Costa.

Vou passar para você minha troca de e-mails com o Arquivo Distrital de Braga, que foram muitos. Inclusive, falamos sobre passaportes. Escreva para mim:

lourval arroba hotmail ponto com

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#314880 | small | 06 out 2012 21:05 | Em resposta a: #314861

Caro Lourval

É muito generoso de sua parte, vou contactar para seu endereço. Muito obrigada espero um dia poder retribuir tão prestativa colaboração.

Abraço

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315111 | Mário Palm | 10 out 2012 18:15 | Em resposta a: #314763

Cara Stella Olaio:
Tal como prometi fui três vezes ao Arquivo Distrital e recolhi muitos elementos sobre a família em estudo. Julgo porém que a grande maioria, senão a totalidade, já serão do seu conhecimento. Vou tentar prestar-lhe só irformação nova ou confirmar outra.
Sobre o registo de emissão de passaportes, confirmo a não existência de registos para as datas em causa, pois terão sido destruídos em incêndio ocorrido nos finais do séculi XIX.
Quanto ao casal Narciso José Marques e Maria da Conceição Leite, para além dos 12 filhos que conhece, encontrei o José Marques da Costa, nascido a 16/11/1864, em S. João do Souto. À data do Inventário Orfanológico, que consultei, existiam oito filhos vivos.
Sobre o casal Bernardo José Fernandes Carneiro e Maria da Apresentação Marques Carneiro, casados a 21/1/1871, em S. João do Souto, para além dos dois filhos já citados, encontrei João, nascido a 23/3/1875, em S. João do Souto.
Espero que algum destes dados lhe seja útil.

Sempre ao seu dispor.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315125 | small | 10 out 2012 21:52 | Em resposta a: #315111

Caro Mário Palmeira

Agradeço imenso a sua colaboração. Sobre o registo de passaportes, é natural, que alguns tenham desaparecido face ao incêndio, que desconhecia ter existido. No entanto eu tenho o processo de passaporte dos meus Bisavós que datam de 1898, felizmente, considero agora escapou!!!!

Do Arquivo Distrital de Braga, tenho uma informação do ano passado, que têm passaportes, uns com processo e outros só registo desde 1868, provávelmente o espólio que sobrou. Mas os que me interessavam mais, na pesquisa destes dois filhos do Manuel Casimiro da Costa, reportar-se-iam a uma data posterior a 1922, pois eles aparecem a habilitar-se no Inventário da Avó Maria da Conceição Leite. e depois perde-se o rasto.

Quanto ao casal Narciso José Marques/Maria da Conceição Leite, o meu tópico não está actualizado, tiveram 13 filhos, e sim já tinha encontrado o José Marques Braga, nascido em 16.11.1864, precisamente a habilitar-se e foi através do passaporte que consegui o seu nascimento, pois tinha passado despercebido!

De qualquer modo, ajudou e muito, tenho de tentar não sei onde encontrar estes dois filhos do casal Manuel Casimiro/Eulália Emília, pode ser que na continuação dos seus venha a deparar-se com eles.
O mesmo farei em relação ao que procura, creio ter-lhe dito já que encontrei dois passaportes, eventualmente do Porto, de mais uma filha do António Casimiro da Costa. Vou rever as mensagens acima e se não o fiz vou deixar aqui.

Reitero os meus agradecimentos
Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315126 | small | 10 out 2012 22:05 | Em resposta a: #315111

Caro Mário Palmeira

Revi o tópico e ainda não tinha deixado aqui os tais passaportes:

CEPESE

(Irmã da Mª da Apresentação), mesma filiação

Maria da Assunção Casimiro Lopes, natural do Brasil

ID 202509

Vitor Casimiro da Costa - Gondomar
Natural de Gondomar
Filiação:
Armando Casimiro da Costa
Aurora de Oliveira Casimiro Costa

Presumo que sejam descendentes de António Casimiro da Costa, dado que através do João Barroca, chego à conclusão que se estabeleceu no Porto.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315141 | Mário Palm | 11 out 2012 07:06 | Em resposta a: #315125

Cara Stella Aleixo:

Na próxima semana irei ao Arquivo e vou procurar os passaportes do António e do João, a partit de 1922.
Depois dou notícias.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315183 | Mário Palm | 11 out 2012 19:13 | Em resposta a: #315125

Cara Stella Olaio:

Acabo de receber a informação que estão "on line" e por gentileza dos Mormons, os registos de passaportes emitidos por Braga, entre 1879 e 1932.
Julgo que será importante para as suas pesquisas.
O endereço é o seguinte:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/records/waypoint/MMBX-DNQ:n102885229?cc=1925427

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#315723 | small | 21 out 2012 21:35 | Em resposta a: #315141

Caro Mário Palmeira

Muito obrigada. Respondo aqui às duas mensagens que fez o favor de deixar. Estive ausente, peço desculpa pela demora em responder.
Fico a aguardar para quando for ao Arquivo D.Braga se me fizer esse favor.

Cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#316033 | Mário Palm | 25 out 2012 16:54 | Em resposta a: #315723

Cara Stella Aleixo:

Após consultas no Arquivo, obtive maus e bons resultados:
- Sobre evetuais passaportes emitidos para o António e o João Marques da Costa, não foram encontrdos registos em datas posteriores a 1992.
- Foi encontrado um pedido de passaporte em nome de João Alberto Marques da Costa, feito em 17/10/1893, bem como um passaporte emitido pelo vice-consulado de S. Paulo, a 21/4/1893, em seu nome e no de dois filhos, sendo dado como viúvo. Este João Alberto não constava na minha lista dos filhos de João Casimiro e da Maria do Alívio.
Avancei nas pesquisas e encontrei o assento de seu baptismo na freg. de S. João do Souto, a 28/5/1848, tendo nascido a 24 do mesmo mês. Encontrei também mais irmãos ainda não relacionados, perfazendo, para já, 13 filhos daquele casal.
- Encontrei ainda o baptismo da Maria do Alívio, a 11/5/1719, em S. Victor, Braga, onde constam seus pais e avós.
Amanhã continuarei a presquisa no Arquivo. Quando a concluir, farei um apontamenro-resumo em Word, que enviarei para o seu e-mail, juntamente com cópias digitalizadas do pedido de passaporte e do passaporte emitido em S. Paulo. Desde já agradeço que depois confirme a sua boa recepção.

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#318106 | ACC | 25 nov 2012 11:42 | Em resposta a: #314849

Bom dia
Tenho dados interessantes s/ este meu antepassado.
Favor informar email, para onde enviar.
Cumps.
Antonio Casimiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#318107 | ACC | 25 nov 2012 11:54 | Em resposta a: #250078

Bom dia
Agradeço envio email, para mandar dados sobre meu antepassado Antonio Casimiro da Costa.
Cumps.
Antonio Casimiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#318281 | small | 27 nov 2012 21:59 | Em resposta a: #318106

Caro António Casimiro da Costa

Muito obrigada pelo seu contacto. O meu endereço é: stellaleixoarrobaiolpontopt.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#318751 | ACC | 07 dez 2012 10:18 | Em resposta a: #318281

Bom dia
Ja seguiu para email
stellaleixoarrobaiol@ponto.pt

Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#318846 | small | 09 dez 2012 18:04 | Em resposta a: #318751

Caro António

O email está errado vou deixar novamente stellaleixoarrobaiolpontopt. Desculpe mas são as regras do fórum.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#331416 | small | 23 jun 2013 12:04 | Em resposta a: #318751

Caro António Casimiro da Costa

Não recepcionei o mail que diz ter-me enviado e 7.12.2012, será que o chegou a fazer? A seguir ao seu envio fiz a correcção do endereço não sei se tomou devida nota

Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#375525 | simone.dimitrov | 23 nov 2016 16:45 | Em resposta a: #314845

Caro Lourval, bom dia!

Preciso muito mas muito mesmo da foto do Casal Mathias e Anna Costa. Trabalho com memória e história em Santos e não existe uma foto sequer dela. Existe apenas uma que dizem ser fake. Você poderia me enviar por e-mail por favor simone.dimitrov arroba gmail ponto com

Não tenho acesso total. Obrigada.

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#375533 | small | 23 nov 2016 19:39 | Em resposta a: #331416

Caro António Casimiro da Costa

Não sei se ainda anda por aqui. Tenho enviado mails com notícias, mas sem resposta, oxalá leia esta minha mensagem.
Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#389484 | Guilherme França | 22 fev 2018 18:04 | Em resposta a: #375525

Simone, eu connheço um bisneto deles, ele tem muitas fotos da familia, voce ja encontrou-as?

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#389486 | small | 22 fev 2018 19:31 | Em resposta a: #389484

Guilherme

Desculpe invadir o seu espaço, tanto mais que esta mensagem era dirigida a Simone. Como poderá ver no início deste tópico, tenho muito interesse em tudo o que se relacione com esta família, assim ficaria muito grata se pudesse ajudar.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#449589 | Fla.Bia.Wer | 19 ago 2023 16:14 | Em resposta a: #250078

Bons dias!

Meu nome é Flávia Beatriz Villanova Machado Loretti Werneck, nascida em Niterói, RJ, Brasil, em 06 de dezembro de 1973. Nasci Flávia Beatriz de Oliveira Braga, porque meu pai, Jacy José de Oliveira Braga, não queria colocar o sobrenome de minha família materna, Villanova Machado, em meu sobrenome. O Loretti Werneck é sobrenome de meu marido, Cassio. Averbei em cartório meu sobrenome assim que pude. Minha mãe, Celina Beatriz de Villanova Machado Casemiro da Costa, é parente de Dona Anna Costa e do Sr. Mathias, de Santos. Ouvi muitas histórias contadas por minha tia-avó, Laís Machado, uma das três filhas do segundo casamento de Felicíssimo de Villanova Machado (Almirante), irmão de Rodolpho de Villanova Machado (prefeito de Niterói). O Villanova foi suprimido de seu sobrenome em razão da moral da época, já que era uma das três filhas de um segundo casamento, com Dulce Muniz e Albuquerque, professora de Francês no Colégio Brasil e no Liceu Nilo Peçanha.

Minha tia-avó contava que um parente distante viera de Braga, Portugal, e que desembarcou em Santos. Ela mencionava uma caixa com moedas antigas de ouro, que, oportunamente, foram vendidas e o fizeram rico. Isso casa com a história dos irmãos ourives. Ela dizia que dona Anna era uma moça de posses.

É muito interessante ler essas histórias e já tê-las ouvido de pequena. Recordo perfeitamente de ter ouvido muitas vezes os nomes Manoel, Antônio, Alberto e Mathias, todos Casimiro da Costa.

Ela falava de um Alberto, referindo-se a ele como "velho", para diferenciá-lo de outro Alberto mais jovem.

Minha tia-avó também falava de uma loja de Secos e Molhados, em Santos, perto do porto, cujo dono era um Casimiro da Costa. Não sei se o dono era Alberto, Antônio ou Manoel, e que um dos filhos ficava sentado no balcão, pois era pequeno, mas acompanhava o pai.
Perdão por ser tão vaga a lembrança.

O sobrenome sofreu alteração, de Casimiro para Casemiro, não conheço o motivo.

Estou tentando me lembrar de mais detalhes. Tenho isto anotado em algum lugar. Preciso encontrar.

Dos cinco filhos de Dona Anna Costa, que ficou viúva de Mathias por causa de briga de terras localizadas em Santos, história também contada por minha tia-avó, um destes filhos é Antônio Alberto Casemiro da Costa, que casou-se na Inglaterra com dona Mabel Louise Clark, com quem teve filhos, um deles, Anthony, que casou-se com minha avó materna Lina Machado, irmã de minha tia-avó, Laís, que contava essas histórias.

Não sei se ajudo ou atrapalho. Mas ouvia essas histórias de minha tia-avó, que nasceu em Conselheiro Lafayete, Minas Gerais, em 13/10/1923. Ela não deixou descendentes.

Eu me interesso por genealogia e patrimônio cultural. Tanto a família Villanova Machado quanto a família Oliveira Braga são de meu interesse.

Se me lembrar de alguma coisa mais, retorno.

À disposição e mui atenciosamente,
Flávia Beatriz Villanova Machado Loretti Werneck

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#449596 | Jorge Resende | 19 ago 2023 20:40 | Em resposta a: #250078

CARISSIMA SENHORA, PARA UMA AJUDA QUE ALGUEM POSSA DAR, ENTENDO QUE QUANTO MAIS EXATA FOR A QUESTÃO, MAIS FACILMENTE ALGUÉM PODERÁ DAR ATENÇÃO.
DO SEU RELATO, O QUE SE PODE DEDUZIR ENTÃO PARA A AJUDARMOS?
QUER QUE SE ENCONTRE ASSENTOS RELATIVOS A QUEM PRECISAMENTE?
QUE NOMES, LUGAR DE NASCIMENTO, DATA, ETC.
POR FAVOR NÃO DESISTA DA SUA PESQUISA, MAS TEM DE AJUDAR COM MAIS PORMENORES QUE PERMITAM, COMO REFERI, ALGUMA POSSÍVEL AJUDA.
AO DISPÔR
RESENDE

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#449598 | small | 19 ago 2023 20:51 | Em resposta a: #449589

Prezada Flávia
Temos está família toda estudada, arquivada numa base de dados.
Da sua mensagem e do que Lhe foi transmitido existem algumas incorrecções.
Envie por favor o seu email e teremos todo o gosto em partilhar o que temos.
Posso já adiantar que é uma família muito interessante, sobretudo porque me fiz que gosta de genealogia.

Stella Aleixo
Fico a aguardar.
Disponha

Resposta

Link directo:

António Casimiro da Costa, ourives e José Monteiro Coelho

#449599 | Fla.Bia.Wer | 19 ago 2023 21:13 | Em resposta a: #449598

Cara Stella,

Agradeço imensamente a disponibilidade. Lerei tudo com gosto.

Meu e-mail é: fla.bia.werneck@gmail.com

Muito grata!

Flávia Beatriz V. M. L. Werneck

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 18:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen