Araújo Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Araújo Pereira

#250417 | MartaV | 24 fev 2010 12:12

Bom dia,

Tenho andado a pesquisar acerca de um ascendente meu Capitão Francisco José de Araújo Pereira, casado com Maria Severina Saraiva.

Era filho de Manuel José de Araújo Pereira e de Ana Maria Batista, todos eles naturais de Penços (ou Pensos) Arcebispado de Braga.

O problema nas minhas pesquisas relaciona-se com o nome da mulher (Maria Severia) e da mãe (Ana Maria Batista) que nem sempre coincidem, levando-me a duvidar se "os" Francisco de Araújo Pereira com que me vou deparando, serão, de facto, o meu ascendente.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#250419 | Conde de Granada | 24 fev 2010 13:04 | Em resposta a: #250417

Cara Sra. Marta V.,

Saberia me dizer se esse Manuel José de Araújo Pereira (de Lemos, em alguns documentos) foi casado em segundas núpcias com Catarina Brandão da Silva? Assim, procuro também informações sobre alguém (esse senhor que citei acima) com o mesmo nome, em Penços no Arcebispado de Braga. Ele nascido em 8 de agosto de 1701 e falecido em 15 de julho de 1763, sendo filho de Jorge de Araújo e Malafaia (filho de Sebastião de Araújo Henriques e de Suzana Eça de Malafaia) e de Ana de Jesus Pereira de Araújo (filha de Manuel Pereira de Araújo e de Isabel Lopes Correa de Lemos). Porventura saberia me dizer se existe alguma ligação entre ambos?

Saudações,

Granada.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#250423 | MartaV | 24 fev 2010 14:21 | Em resposta a: #250419

Caro Granada,

Tenho poucos dados adicionais aos que coloquei na minha mensagem anterior. Posso dizer que Francisco José (filho de Manuel José de Araújo Pereira) teve uma filha, Maria, em 1813. Este Francisco que indico, a ser filho do mesmo Manuel José da sua mensagem, teria que ter nascido antes de 1763, ou seja, seria pai com 50 ou mais anos. Esta situação, ainda que invulgar, não é, de todo, improvável. Que me diz?
Ao mesmo tempo, acho muita coincidência a existência de duas pessoas, precisamente com o mesmo nome, na mesma terra!!!
Quanto aos casamentos de Manuel José de Araújo Pereira, só tenho indicação do com Ana Maria Batista, que é o que consta no assento de baptismo de sua neta Maria.

As minhas pesquisas continuam e, a serem frutuosas, partilharei aqui, neste assunto, os resultados.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#250430 | Conde de Granada | 24 fev 2010 16:47 | Em resposta a: #250423

Cara Marta V.,

De fato, é curioso o nome ser o mesmo e serem da mesma localidade. Os nomes dos pais e avós dele lhe parecem conhecidos? Espero que suas pesquisas sejam muito frutuosas e, tão logo, possamos trocar mais informações.

Respeitosas e cordiais saudações,

Granada.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#251908 | MartaV | 19 mar 2010 10:09 | Em resposta a: #250430

Como já tinha referido, há algumas semanas, estava à espera de notícias acerca destes meus Araújo Pereira. Infelizmente as pesquisas não foram tão eficazes quanto eu desejava e pouco avancei mas, como prometido, deixo-lhe aqui a única novidade.

Francisco José de Araújo Pereira foi, de acordo com os dados do Arquivo Histórico Militar, Quartel Mestre do Regimento de Milícias de Leiria, tendo sido reformado pelo Príncipe Regente D. João, a 29 de Abril de 1812.
Realmente não sei a que idade se poderia ascender a tal posto, QuartelMestre, e confesso a minha ignorância quanto à hierarquia militar (de facto desconhecia até a existência de tal patente...).

Não sei se este novo dado o pode ajudar. Já agora, pode indicar-me se conhece a descendência de Manuel José de Araújo Pereira (cujo nome coincide com o do pai deste meu Francisco José), de que me falou já numa mensagem anterior? Ou uma data de casamento, a fim de eu possa confrontar os meus escassos dados com os seus?

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#251909 | MartaV | 19 mar 2010 10:13 | Em resposta a: #250430

Caro Granada,

Deixo, ainda, um outro pedido.
Poderá indicar-me os dados que constam do assento de óbito (se é que o tem) de Manuel José de Araújo Pereira. Por exemplo, há indicação sobre um possível 2.º casamento, o n.º de filhos de deixa?

Peço desculpa pela insistência, mas começo a sentir-me chegar a um beco sem saída.

Renovados cumprimentos,

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#252046 | Conde de Granada | 22 mar 2010 13:23 | Em resposta a: #251909

Cara Sra. Marta V.,

A única informação que tenho sobre a descendência dele é que teve um único filho (com Catarina Brandão da Silva) por nome Diogo (ou Diego) de Araujo Pereyra de Lemos, nascido na Murcia, Espanha, em 8 de julho de 1750, tendo morrido em 1809, presume-se que em confronto com os franceses, já que era oficial de artilharia e "nunca mais voltou para casa" depois de ir à guerra.

Infelizmente, não tenho a certidão de óbito. Espero que consiga obter as informações que tanta procura.

Ao seu dispor, respeitosa e cordialmente,

Granada.

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#273421 | AMAssis | 27 mar 2011 14:42 | Em resposta a: #252046

Olá,

Venho perguntar-lhe se sabe quem são os pais de Catarina Brandão da Silva.

Obrigado,

António Assis

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#274979 | mtavares | 22 abr 2011 01:08 | Em resposta a: #250417

Boa noite:
Penço pertence à freguesia de Avidos,Famalicão. Por acaso também descendo de um Manuel de Araújo Pereira dessa localidade, mas anterior ao seu.
Há várias pessoas com nomes iguais, uns com Pereira outros sem também noutras freguesias como Requião e Ruivães.
comprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#345154 | aeiou2 | 16 abr 2014 13:47 | Em resposta a: #251908

Cara Marta V,

Este Francisco José d'Araújo Pereira , Quartel Mestre do Regimento de Milícias de Leiria, onde nasceu?

Teve um filho Francisco José d'Araújo Pereira, com Maria Severina (Genoveva) Saraiva e que casou no Brasil com Joaquina Belmira, no Brasil, Rio Grande do Sul?

Este último regressa a Portugal e vai viver para o Porto, onde se casam duas filhas Adelaide e Amália.

agradeço qualquer ajuda
Obrigada
Maria Oom

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#345337 | MartaV | 21 abr 2014 18:42 | Em resposta a: #250419

Boa tarde,

Os dados que possuo não sei se o irão ajudar, mas parece-me existir, pelo menos, algumas coincidências.
Ora bem, quanto a 2.ºas núpcias, nada sei. Sobre Manuel José de Araújo Pereira, a indicação que tenho é que terá nascido em 1738, em Pensos, Freguesia de Ávidos (Vila Nova de Famalicão, portanto, arcebispado de Braga), falecendo na mesma localidade de Pensos. Era filho de João de Araújo Pereira (falecido em Vila Nova de Famalicão em 1783) e de Maria Silva (falecida também em Vila Nova de Famalicão, mas em em 1764.

Cumprimentos,

Marta V

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Pereira

#345604 | aeiou2 | 28 abr 2014 17:06 | Em resposta a: #250417

Boa tarde,

Tenho um Francisco José d' Araújo Pereira, nascido em Pombal, talvez por volta de 1820 e que aparece no Family Search, como sendo filho de outro Francisco José de Araújo Pereira e de Maria Severiana/Genoveva Saraiva.
Terá notícia deste filho ?

Muito obrigada
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen