Algumas Curiosidades

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Algumas Curiosidades

#250619 | Julius | 27 fev 2010 15:27

Caros Confrades,

Tenho algumas curiosidades com relação ao uso de brasões de armas por famílias nobres portuguesas.
Gostaria de saber, quais destas famílias, efetivamente, tiveram representantes que foram cavaleiros e que carregaram seu brasão de armas desenhado no escudo, durante grandes batalhas, quais sejam: Cruzadas, a guerra contra os mouros, etc; (ou mesmo que os tenham conseguido durante essas ocasiões). Como eu moro no Brasil, e não se trata de uma grande cidade, tenho dificuldade de acessar determinadas obras, por isso pergunto: existe fontes que eu possa acessar on-line, para sanar estas dúvidas ? Ou mesmo alguém pode me passar estas informações ? (tenho conhecimento do Nobiliário de Felgueiras Gaio e da Pedatura Lusitana, mas pelo pouco que vi, não esclarece estes tipos de dúvidas).
Segundo:
Como faço para conseguir uma espécie de "árvore genealógica" das nobres famílias portuguesas ? Explico melhor:
Por exemplo, a família dos Corte-Reais, tiveram origem na família Costa, os Resendes nos "de Baião", etc. Isso, sem que eu necessite consultar obras imensas para tal fim, e mais uma vez, se existe tal obra, ou estudo, disponível na internet.

Desde já agradeço.

Com os melhores cumprimentos,

Julius

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250708 | Julius | 28 fev 2010 23:18 | Em resposta a: #250619

Caros Confrades,

Não sei se consegui ser suficientemente claro e objetivo com minhas indagações. Gostaria que alguém pudesse ao menos me indicar um rumo para o esclarecimento das questões.
Se por ventura alguém quiser, posso esclarecer melhor minhas dúvidas. Obrigado.


Com os melhores cumprimentos,

Julius

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250741 | raulnunes | 01 mar 2010 16:18 | Em resposta a: #250708

Olá, Julius!
Muita informação sobre brasões de armas ("coats of arms", heraldry", "heráldica", etc.) podem ser obtidas facilmente na Internet (Google, Wikipedia, etc.). Aqui mesmo no Geneall, se as acha clicando em Família associada a um determinado sobrenome ( e, em particular, na seção de Heráldica deste Fórum e no Espaço Guarda-mor, Páginas Familiares , Outras páginas pode achar -APELIDOS DE FAMÍLIA (ORIGENS E HERÁLDICA) de Óscar Caeiro Pinto que pode eventualmente contactar). Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250862 | Julius | 02 mar 2010 23:03 | Em resposta a: #250741

Obrigado raulnunes por sua ajuda. No entanto, não sanou minhas dúvidas. Sei que fiz perguntas complexas e que talvez não sejam tão fáceis de responder, mas insisto em saber se alguém pode me ajudar com estas dúvidas, ou pelo menos me indicando uma bibliografia sobre o assunto.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250969 | Julius | 04 mar 2010 15:29 | Em resposta a: #250862

Alguém sabe me dizer como faço para conseguir informações a respeito de nobres portugueses que tenham servido nas cruzadas ?

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250970 | Conde de Granada | 04 mar 2010 15:38 | Em resposta a: #250969

Caro Julius,

A bibliografia concernente ao tema é, por demais, vasta. Na internet, existem muitos sites que abordam tais temas. Um dos melhores sobre heráldica é o "Héraldique Européenne": http://www.heraldique-europeenne.org/Accueil.htm
Quanto à genealogia e história, creio ser interessante usar sites com mecanismos de busca, tal qual o Google, e pelas referências que encontrar, guiar-se aos temas de maior interesse. Como eu disse, abundam tais temas na internet e sites sobre o assunto não faltam; basta que tenha boa vontade e procure.

Cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250990 | Julius | 04 mar 2010 22:54 | Em resposta a: #250970

Caro Conde de Granada,

agradeço por ter respondido meu tópico. Tenho conhecimento do site que me indicou. No entanto, gostaria de ter acesso a uma obra (ou informações) que tratasse de descrever (exclusivamente) como foram representadas as grandes famílias da nobreza portuguesa, durante as Cruzadas, quem foram esses cavaleiros, etc. Já fiz algumas buscas na net, e nada sobre o assunto encontrei, além de pequena coisa aqui ou lá. Mesmo assim, obrigado pela sua atenção.

Cordialemente,

Julius

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#250991 | Conde de Granada | 04 mar 2010 23:11 | Em resposta a: #250990

Caro Julius,

Boa noite.

Espero que encontre o que procura. Todavia, desconheço quaisquer publicações que tratem, exclusivamente, de tal tema, ou seja, da participação das famílias da nobreza portuguesa nas Cruzadas. Mesmo assim, faço votos de que consiga encontrar as informações que tanto almeja.

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Curiosidades

#251051 | Julius | 05 mar 2010 20:34 | Em resposta a: #250991

Caro Granada,

Ao que me parece, este é um assunto realmente difícil de encontrar informações. De qualquer forma, agradeço pelos seus votos, bem como pela sua atenção e ajuda.

Cordialmente,

Julius

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 06:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen