Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões

Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251254 | LCM | 09 mar 2010 11:12

Existe um serviço de Companhia das Índias com armas de Franqui (mal representadas), no I, Câmara (II e III) e Mendonça, ditos “Ave Maria” (IV).

Suspeito que seja encomenda de uma família madeirense ou com ascendência na ilha da Madeira.

Desde já agradeço qualquer contributo para este assunto.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251316 | filipe.jardim | 10 mar 2010 12:37 | Em resposta a: #251254

Concordo consigo - quase de certeza que se trata de uma familia madeirense...só não sei se se trata da deturpação de Francis (derivado de Francisco) do ramo Freitas Albuquerque, ou porventura exista alguma ligação aos Spinoza da Câmara, o que o levará, para os lados de Machico.

Contudo, não deve descurar os apontamentos de Sainz-Trueva, com algo publicado sobre ex-librismos e Heráldica, no contexto pretendido.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251345 | Conde de Granada | 10 mar 2010 17:48 | Em resposta a: #251254

Caro confrade Lourenço Correia de Matos,

Segundo me consta, os Franchi são de origem italiana. No Brasil, há dois ramos principais. Um português, vindo da Madeira, cujo primeiro ancestral conhecido é Lucca di Franchi, e outro ramos de descendentes de imigrantes italianos oriundos do Vêneto, passados ao Brasil em fins do século XIX.

Vou procurar algumas informações no meu arquivo e logo lhe aviso sobre.

Saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251366 | LCM | 10 mar 2010 21:11 | Em resposta a: #251316

Caro Filipe,

Muito obrigado. A mim "cheirou-me" a gente da Madeira! Sabe se José Sainz-Trueva tem e-mail? Gostaria de o contactar pois não tenho todas as Islenhas onde foi publicando os artigos.

Aproveito para lhe fazer uma pergunta sobre outro assunto: quero comprar o livro "Uma árvore de costados dos Perestrelos portugueses - os Capitães do Porto Santo", de João José Abreu de Sousa, Secretaria Regional de Educação e Cultura da Madeira, 2007.
Qual a melhor entidade ou livraria a contactar?

Muito obrigado, cumprimentos
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251397 | filipe.jardim | 11 mar 2010 09:39 | Em resposta a: #251366

Caro Lourenço,

Infleizmente não tenho o contacto de Sainz-Trueva, mas deve tentar por outros meios, nomeadamente contactando com a DRAC (Direcção Regional de Cultura) a qual está organicamente afecta à SREC (Secretaria Reg...).

Vou tentar averiguar o livro em questão. Curiosamente estou fazendo um levantamento de um ramo (Diniz de São Vicente) ascendente destes Abreu de Sousa (São Vicente).

Cumprimentos e logo que tenha noticias...

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251399 | LCM | 11 mar 2010 09:52 | Em resposta a: #251345

Muito obrigado. Estas armas são certamente de um madeirense.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251446 | filipe.jardim | 12 mar 2010 00:59 | Em resposta a: #251397

Caro Lourenço,

De facto, confirmo a presença da família de apelido Franchi ou Franques (conforme actualiza o Arquivo regional). Esta família ligou-se aos Britos (morgados dos Barros da Ribeira Brava) - vd. Familias da Madeira e do Porto Santo - a qual terá vindo das Canárias...estão ligadas aos viscondes da Ribeira Brava e Amparo e como tão bem deve saber, aos Ornelas Cysneiros...

Relativamente, à Loiça Brazonada, na Islenha n.º 38, Sainz-Trueva complementa a informação constante da obra de Castro e Solla, "Cerâmica Brazonada", obra que deve ser consultada, pois encontra referência do tema - relacionado com famílias da Madeira. Volto, contudo, a sugerir o contacto, do autor.

Relativamente, ao livro que pretende, dos Perestrelos, infelizmente a minha ida à livraria esperança revelou-se infrutifera...

Cumprimentos e disponha,

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Franqui (Franchi), Câmara, Mendonça - ilha da Madeira

#251457 | LCM | 12 mar 2010 07:51 | Em resposta a: #251446

Caro Filipe,

Mais uma vez muito obrigado. Vou ver a "Islenha" 38.

Cumprimentos
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 02:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen