Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Pessoas

Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#251933 | FBrito | 19 mar 2010 20:02

Caros confrades,

O Tenente General João Manuel da Silva viveu e morreu no Rio de Janeiro. Foi Governador de Moçambique de 1821 até, pelo menos, a 1823. Foi comerciante no Rio de Janeiro e também foi conhecido por João Manuel da Silva Campeão, João Manuel da Silva Sumatra Campeão e ainda por João Manuel da Silva Guimarães Sumatra Campeão.

Sei que João Manuel da Silva faleceu no Rio de Janeiro entre 1832 e 1834. Gostaria de saber se algum dos confrades do Rio de Janeiro me pode ajudar a localizar o seu testamento. Penso que este militar teria alguma relação de parentesco com uns antepassados meus e que seria natural de Guimarães (Portugal), visto que no seu testamento (que sei que existe mas não conheço na integra) beneficiou uma pessoa de Guimarães.

É até possível que a naturalidade de João Manuel da Silva seja referida em alguma obra sobre assuntos militares ou sobre figuras conhecidas do Rio de Janeiro. Infelizmente não tenho acesso a tais obras e na Enciclopédia Luso Brasileira existe uma entrada relativa a João Manuel da Silva mas a sua naturalidade é omitida...

Agradeço qualquer ajuda.

Melhores cumprimentos,

Francisco Pinto dos Santos Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#252026 | FBrito | 21 mar 2010 22:20 | Em resposta a: #251933

Caros Confrades,

Renovo o pedido feito na mensagem anterior, acrescentando que João Manuel da Silva Campeão terá morrido entre 1830 e 1832.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#252135 | FBrito | 24 mar 2010 09:51 | Em resposta a: #251933

Caros Confrades,

Renovo o tópico e aproveito para apresentar uma cronologia que me foi recentemente facultada. Recordo-lhes que gostaria de saber a naturalidade de João Manuel da Silva ou pedir a algum dos utilizadores deste Forum que consulte testamentos do século XIX no Rio de Janeiro que tente encontrar o testamento de João Manuel da Silva...

1811- 1830 - dentro deste período foi traficante de escravos no Rio de Janeiro.

1824 a 1825 - Tenente General e Governador de Moçambique

30/06/1826 - em Moçambique, capitão e caixa da escuna Maria Leonor, com passaporte para Lourenço Marques com escala pelos portos de Quelimane, Sofala e Inhambane.

26/07/1828 - é-lhe concedida licença pelo governador de Quelimane para se deslocar a Moçambique. Licença que se repete em 13/09/1828.

02/09/1829 - juntamente com João Bonifácio Alves da Silva*, ambos «existentes na vila de Quelimane», proprietários dos navios: a barca brasileira Amizade e o brigue Vulcano que, em Setembro, estavam em Moçambique a requerer licença para voltar a Quelimane à carga de escravos. Já no ano anterior estava em Quelimane. Comandava o brigue D. Manuel que se dirigia de Goa para o Rio de Janeiro, com escala por Bombaim e Moçambique. E é no ano seguinte que está em Quelimane como «negociante volante». O senado da Câmara, nas acusações que fez ao governador Vasconcelos Cirne*, inclui a de este ter obrigado o Campeão a pagar-lhe 3000 pesos para o deixar sair para o Brasil.

10/12/1829 - partiu de Quelimane para o Rio de Janeiro na barca Amizade juntamente com João Bonifácio Alves da Silva*. No Rio de Janeiro dispôs-se a financiar a Regência da Terceira, o que não chegou a fazer por ter falecido logo a seguir.

04/02/1830 - no Rio de Janeiro, capitão Joaquim Martins*, a barca Amizade descarregava 625 escravos dos 636 com que partira de Quelimane.

13/07/1830 - o governador de Quelimane, Vasconcelos Cirne*, informava o governador-geral que Sumatra Campeão era homem embarcadiço, sem domicílio em terra, tinha a patente de coronel de milícias nomeado de Manica.

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#252193 | FBrito | 25 mar 2010 22:11 | Em resposta a: #252135

Caros Confrades,

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#252796 | FBrito | 07 abr 2010 00:32 | Em resposta a: #252135

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#253482 | FBrito | 21 abr 2010 14:47 | Em resposta a: #251933

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#253785 | FBrito | 27 abr 2010 00:19 | Em resposta a: #251933

Volto a renovar o tópico...


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#253789 | Blcn | 27 abr 2010 02:27 | Em resposta a: #251933

Prezado,

Sou do Rio de Janeiro e acredito que localizar o documento nesse caso não será fácil. Os arquivos brasileiros não são tão organizados como o de Portugal.
Se fosse mais recente, o procedimento correto seria tirar uma certidão nos 5º e 6º Distribuidores, para saber se há o testamento daquela pessoa no registro, sendo que isso só vale para atos praticados no Rio de Janeiro.
De qualquer forma, enviei um e-mail para pessoas que lidam com questões cartorárias no dia-a-dia, perguntando sobre como obter registros do século XIX. Se me responderem, postarei a resposta aqui.

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#253822 | FBrito | 27 abr 2010 21:36 | Em resposta a: #253789

Caro Blcn,

Muito obrigado. O meu principal objectivo era encontrar no testamento alguma referência à naturalidade de João Manuel da Silva o seu parentesco com "Silvas" de Guimarães e, especialmente, o seu parentesco com Rosa Maria (natural de Guimarães, Portugal e filha de Manuel Domingues e Ana Maria) a quem deixou a quantia de 300000 reis.

Como penso que já referi, João Manuel da Silva Campeão terá morrido em 1832 no Rio de Janeiro, sendo seu testamenteiro António José Pedrosa.

Muito obrigado pela sua disponibilidade e ajuda!

Abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#254564 | FBrito | 11 mai 2010 23:51 | Em resposta a: #253789

Caro Blcn,

Já tem alguma novidade sobre João Manuel da Silva Campeão?


Um abraço,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#260272 | FBrito | 10 ago 2010 14:18 | Em resposta a: #252135

Renovo o pedido de informações sobre João Manuel da Silva Campeão...O meu principal interesse é saber a sua naturalidade...


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#260298 | M.Ribeiro | 10 ago 2010 19:46 | Em resposta a: #253789

Caro Blcn

Procuro pelo testamento de meu bisavô português Manoel José Ribeiro, no Rio de Janeiro, em meados do século XX. Poderia dizer-me o que são estes "5º e 6º Distribuidores"? Posso acessá-los de São Paulo para pedir a certidão? E certidão de quê?

Abraço.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#260391 | Fernando do Vabo | 12 ago 2010 18:16 | Em resposta a: #251933

Caro Francisco.

João manuel da Silva, foi governador de Moçambique entre junho/1824 e março/1825.

O site de Moçambique é www.portaldogoverno.gov.mz.

Final do mês vou a duas fontes aqui no Rio, e vou levar o nome dele.

Só por curiosidade, seu questionamento ter por finalidade algo voltado pra genealogia.

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#260443 | FBrito | 13 ago 2010 14:41 | Em resposta a: #260391

Caro Fernando do Vabo,

Obrigado pela sua mensagem e disponibilidade. A minha pergunta está um pouco relacionada com genealogia e com a história local de Guimarães. Com genealogia porque João Manuel da Silva deixa um legado a uma antepassada minha (de apelido Silva) e penso que poderá existir algum parentesco. Com a história local de Guimarães porque João Manuel da Silva poderá ser natural de Guimarães (chegou a ser conhecido por João Manuel da Silva Guimarães) e, sendo uma figura com alguma relevância histórica, era interessante descobrir a sua naturalidade.


Um Abraço,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#261996 | Fernando do Vabo | 12 set 2010 03:13 | Em resposta a: #260443

Caro confrade,

você não caiu no esquecimento, é que dependemos de terçeiros.

Pedi a um amigo militar, se acha algo no Arquivo Historico Militar, que fica no Ministério do Exercito.Êle ficou de me dar uma resposta.Vamos ver se até o final do mês, temos uma resposta.

Descobri também que João Manuel da Silva, foi Presidente da Academia Real Militar por duas vezes;

7/1814 até 7/1815

6/1820 até 5/1821

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#262044 | DalBuys | 12 set 2010 23:48 | Em resposta a: #260443

Caro Sr. Francisco Brito,
Conheço dois lugares onde se podem ser procurados os inventários e testamentos que lhe interessam. Um é no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, que mantem um site na internet. O outro é no Museu da Justiça, que guarda muitos inventários e testamentos e que, também, mantem um site onde se pode procurar online. No Arquivo Nacional, nunca pesquisei online, mas creio que, se escrever para lá, será respondido.
Moradas:
Arquivo Nacional: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=48

Museu da Justiça: http://www.tjrj.jus.br/
1 - clicar em "Consultas"
2 - na tira à esquerda, bem abaixo, clicar em Museu "acervo"
3 - no sítio onde diz Pesquisa Processo, clique em "selecione" e marque, quando aparecerem as opções, "Competencia/Ação"
4 - Em Competencia marque "Civel", em Ação marque "inventário" ou "testamento" o os anos que pretende pesquisar. É certo que nem todos os processos são do mesmo ano da morte do indivíduo.

Espero que encontre o que procura.

Cumprimentos

Dalmiro da Mota Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#262127 | FBrito | 14 set 2010 10:03 | Em resposta a: #261996

Caro Fernando do Vabo,

Muito obrigado pela sua resposta e pela sua disponibilidade para me ajudar. Quanto ao João Manuel da Silva que refere, penso que não se tratar de João Manuel da Silva "Campeão", pois existiu outro militar com o mesmo nome, que viveu no Brasil na mesma época (penso que se tratava do Brigadeiro João Manuel da Silva, que foi comandante do Real Corpo de Engenheiros e director do Arquivo Real Militar - encontrei a mesma confusão na obra "Generais do Exército Português")...

Fico a aguardar notícias suas.

Um abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#262213 | Fernando do Vabo | 15 set 2010 01:21 | Em resposta a: #262127

Caro Francisco,

não sei qual é a informação real, porém, o JOÃO MANUEL DA SILVA que foi GOVERNADOR de MOÇAMBIQUE, é o MESMO que fez parte da junta e depois presidiu a ACADEMIA REAL MILITAR.

Na informação que tirei as datas de sua presidencia junto a Academia, tem a referência que ele foi depois transferido para Moçambique.

Sou novato neste Forum, porém estou aprendendo que nem todas as informações encontradas são verdadeiras. Os autores também se confundem com os homõnimos.

Já encontrei umas furadas em relação a minha família.

De que lugar você escreve?

Abraços

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#262222 | FBrito | 15 set 2010 09:36 | Em resposta a: #262044

Caro Dalmiro da Mota Buys de Barros,

Muito obrigado pelas informações que aqui deixou. Não conhecia estes sites e de facto são muito úteis...Infelizmente ainda não encontrei o que procurava mas vou continuar a insistir.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#262225 | FBrito | 15 set 2010 09:55 | Em resposta a: #262213

Caro Fernando do Vabo,

Escrevo-lhe de Guimarães (Portugal).

Quanto a João Manuel da Sivla, talvez seja a mesma pessoa...O que me levou a pensar que fossem duas pessoas diferentes foi o facto de João Manuel da Siva ter falecido antes de 1831 e ter encontrado uma referência a um outro João Manuel da Silva posterior a essa data...

Deixo-lhe aqui alguns dados sobre João Manuel da Silva:

JOÃO MANUEL DA SILVA GUIMARÃES SUMATRA CAMPEÃO

30/06/1826 - em Moçambique, capitão e caixa da escuna Maria Leonor, com passaporte para Lourenço Marques com escala pelos portos de Quelimane, Sofala e Inhambane.

26/07/1828 - é-lhe concedida licença pelo governador de Quelimane para se deslocar a Moçambique. Licença que se repete em 13/09/1828.

02/09/1829 - juntamente com João Bonifácio Alves da Silva*, ambos «existentes na vila de Quelimane», proprietários dos navios: a barca brasileira Amizade e o brigue Vulcano que, em Setembro, estavam em Moçambique a requerer licença para voltar a Quelimane à carga de escravos. Já no ano anterior estava em Quelimane. Comandava o brigue D. Manuel que se dirigia de Goa para o Rio de Janeiro, com escala por Bombaim e Moçambique. E é no ano seguinte que está em Quelimane como «negociante volante». O senado da Câmara, nas acusações que fez ao governador Vasconcelos Cirne*, inclui a de este ter obrigado o Campeão a pagar-lhe 3000 pesos para o deixar sair para o Brasil.

10/12/1829 - partiu de Quelimane para o Rio de Janeiro na barca Amizade juntamente com João Bonifácio Alves da Silva*. No Rio de Janeiro dispôs-se a financiar a Regência da Terceira, o que não chegou a fazer por ter falecido logo a seguir.

04/02/1830 - no Rio de Janeiro, capitão Joaquim Martins*, a barca Amizade descarregava 625 escravos dos 636 com que partira de Quelimane.

13/07/1830 - o governador de Quelimane, Vasconcelos Cirne*, informava o governador-geral que Sumatra Campeão era homem embarcadiço, sem domicílio em terra, tinha a patente de coronel de milícias nomeado de Manica.

Em 1830 oferece uma parte da carga de um navio que se deveria dirigir a D. Pedro na ilha Terceira. Não chega a realizar esta oferta devido ao seu prematuro falecimento.


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#264946 | FBrito | 07 nov 2010 22:59 | Em resposta a: #262222

Renovo o pedido reproduzindo uma informação que encontrei no Dicionário Aristocrático de Inocêncio Francisco da Silva: João Manuel da Silva, Governador e Capitão General de Moçambique, etc, etc. Título do Conselho, por Carta de 31 de Março de 1821 (...)".

Relembro que o meu principal objectivo é saber a naturalidade de João Manuel da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#265711 | FBrito | 22 nov 2010 14:59 | Em resposta a: #264946

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#265779 | Fernando do Vabo | 24 nov 2010 13:57 | Em resposta a: #265711

Você não foi esquecido. É uma questão de oportunidade.
Amanhã devo ir ao Ministerio do Exercito.
A pessoa que tinha se oferecido pra ir, ma deixou na mão.
Estamos vivendo uma guerra civil na Cidade do Rio de Janeiro.
Uma media de 10 carros incendiados por dia.
O tráfico tomou conta da cidade, devido a conivência, inoperância e incompetência das "autoridades".

Se eu voltar vivo(rs rs), darei noticias, de como funciona essa pesquisa no exercito.

Abraços
Fernando do vabo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#265806 | FBrito | 24 nov 2010 22:08 | Em resposta a: #265779

Caro Fernando do Vabo,

Muito obrigado pela sua resposta. Tenho tido notícia de alguns dos tristes acontecimentos do Rio de Janeiro, espero sinceramente que as coisas melhorem...

Fico a aguardar o seu contacto.

Um abraço,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290248 | abribas | 31 out 2011 15:26 | Em resposta a: #251933

Caro confrade
De uma escritura de compra e venda, datada de 19.8.1839, da herança de João Manuel da Silva Campiam, falecido no Brasil, retiro que este seria filho de Manuel Domingues e de sua mulher Ana Maria que constituíram procurador o seu filho reverendo Manuel dos Prazeres Silva, residentes em Guimarães. Intervêm como compradoras as residentes no Rio de Janeiro Maria Luísa da Silveira e Preciosa Mança da Silveira.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290250 | FBrito | 31 out 2011 17:18 | Em resposta a: #290248

Caro António,

Muito obrigado pela sua resposta. São muito interessantes as informações que me deixa porque confirmam o parentesco (neste caso filiação) entre João Manuel da Silva Campião e Manuel Domingues e Ana Maria.

Tem mais alguma informação sobre João Manuel? Estou interessado em saber qual a sua descendência no Brasil, qual o montante da sua fortuna, etc.

Agradeço qualquer informação.

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290251 | abribas | 31 out 2011 17:35 | Em resposta a: #290250

Caro Francisco
Pelo que entendo, os pais, únicos herdeiros de João Manuel da Silva Campeão, vendem pela quantia de 3 contos de Reis os "bens de raiz, moveis, escravos, semoventes (?), dinheiros, ouro, prata, direitos e acções" ás referidas compradoras.
A escritura foi feita no escritório do tabelião José Maria Lopes de Carvalho, rua da Fonte Nova, Guimarães.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290252 | FBrito | 31 out 2011 17:42 | Em resposta a: #290251

Caro António,

Muito obrigado. Estava convencido que o património de João Manuel da Silva seria bastante superior. Não me sabe dizer se ele teve descendência no Brasil?

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290253 | abribas | 31 out 2011 17:55 | Em resposta a: #290252

Tendo os pais por herdeiros, não me parece que houvesse descendência.
Nada mais de relevante consta.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290260 | FBrito | 31 out 2011 18:35 | Em resposta a: #290253

Caro António,

Muito obrigado mais uma vez. Insisti na questão da possível fortuna de João Manuel porque ele foi um negreiro de alguma importância pelo que pude perceber de dados retirados do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Também foi Coronel de Milícias (patente de Manica). Deveria ser uma espécie de pirata...Vou consultar as notas de José Maria Lopes de Carvalho para ver a venda da herança de que me falou.
Se por acaso quiser alguma informação sobre Manuel Domigues e Ana Maria (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1304729) ou sobre os seus descendentes diga-me porque tenho alguma coisa (são meus 7os avós).

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda aos Confrades do Rio de Janeiro - Tenente General João Manoel da Silva Campeão

#290291 | Fernando do Vabo | 01 nov 2011 03:00 | Em resposta a: #290260

Caro Francisco.

Depois de quase um ano, estou de volta.

Só agora recebi uma luz de um confrade, e estou recebendo informações dos meus antepassados militares.

Mandei um email para o Arquivo Historico Militar, informando o nome do militar, pedindo a FOLHA MILITAR, documento que trás todos os dados do militar, tanto no âmbito militar como civil.

Diga que é pra fins de estudo genealógico

O email é ahm@mail.exercito.pt

Eles te mandam via postal

Saudações

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen